domingo, 28 de agosto de 2011

VIRTUDES NOS HEREGES ?? - LITURGIA DIÁRIA , 29 DE AGOSTO DE 2011

VIRTUDES NOS HEREGES ?


“Nem se engane alguém com as especiosas aparências destes homens [os hereges], quando mostram nas igrejas maior modéstia que muitos católicos, ou se portam liberais e afáveis, ou afetam erudição e letras. Porque destas primeiramente têm, quando muito, só as naturais juntas com tal arrogância e fasto, que com dois dedos de eloqüência latina ou grega, presumem dominar a Sagrada Teologia e interpretar as Divinas Escrituras. Mas, se alguém os provoca a desafio, ou lançam tudo a gritaria e descompostura, ou não aceitam, como desavergonhados, sobre covardes e ignorantes. Isto experimentou várias vezes o nosso São Francisco de Sales nos países dos Chablaix. E de virtudes, impossível é terem as verdadeiras e sólidas, faltando-lhes a fé, fundamento de todas e princípio de agradar a Deus, Autor delas. Só lhes ficaram algumas cascas, que lês guardam com suma hipocrisia, e que os demônios, que são os seus padrinhos, ou familiares e assessores (como sentem os Santos Padres), lhes não impugnam, ou por não espantar a caça, que está segura no laço da condenação, ou porque serve também ao seu intento de pegar o contágio aos bons, que pensam que também eles o sejam. Porque, como disse São Bernardo, todo herege é ovelha na lã, raposa nas entranhas, lobo nas obras: ‘Haeretici oves sunt habitu, astu vulpes, actu et crudelitate lupi’. Querem parecer, mas não ser bons; e querem ser, mas não parecer maus, porque o parecer bons lhes serve de que os não tenhamos a eles por maus, e de que sejam piores, sendo maus não só para si, senão para quem se lhes chega, tendo-os por bons”. É o pecado dos pecados, a mais repugnante das coisas que Deus reprova neste mundo enfermo. No entanto, quão pouco entendemos de sua odiosidade excessiva!É a poluição da verdade de Deus, o que é a pior de todas as impurezas. Porém, como somos quase indiferentes a ela! Nós a fitamos e permanecemos calmos. Encostamos nela e não trememos. Misturamo-nos com seus fautores e não temos medo. Nós a vemos tocar as coisas santas e não percebemos o sacrilégio. Inalamos seu odor e não mostramos qualquer sinal de detestação ou desgosto. Alguns de nós afetamos ter sua amizade; e alguns até buscam atenuar as culpas dela. Nós não amamos a Deus o bastante para termos raiva pela glória d'Ele. Não amamos os homens o bastante para sermos caridosamente sinceros pelas almas deles. Tendo perdido o tato, o paladar, a visão e todos os sentidos das coisas celestiais, somos capazes de armar tenda no meio dessa praga odienta, em tranqüilidade imperturbável, reconciliados com sua repulsividade, e não sem declarações em que nos gabamos de admiração liberal, talvez até com uma demonstração solícita de simpatias tolerantes [por seus fautores]. Por que estamos tão, tão abaixo dos santos antigos, e mesmo dos apóstolos modernos destes últimos tempos, na abundância de nossas conversões? Porque não temos a antiga firmeza! Falta-nos o velho espírito da Igreja, o velho gênio eclesiástico. Nossa caridade é insincera, pois não é severa; e não é persuasiva, pois é insincera. Carecemos de devoção pela verdade como verdade, como verdade de Deus. Nosso zelo pelas almas é débil, pois não temos zelo pela honra de Deus. Agimos como se Deus ficasse lisonjeado com conversões, ao invés de serem almas que tremem, resgatadas por um excesso de misericórdia. Dizemos aos homens meia-verdade, a metade que calha melhor à nossa própria pusilanimidade e aos preconceitos deles; e depois nos admiramos de tão poucos se converterem, e que, desses poucos, tantos apostatem. Somos tão fracos a ponto de nos surpreendermos de que nossa meia-verdade não teve tanto sucesso quanto a verdade inteira de Deus. Onde não há ódio à heresia, não há santidade. Um homem, que poderia ser um apóstolo, torna-se uma úlcera na Igreja por falta de justa indignação." - (Pe. Frederick William FABER [1814-1863], The Precious Blood, or: The Price of Our Salvation [O Preciosíssimo Sangue, ou: o Preço de Nossa Salvação], 1860, pp. 314-316, tradução de Felipe Coelho)


LITURGIA DO DIA 29 DE AGOSTO DE 2011

PRIMEIRA LEITURA : Jeremias 1, 17-19


MARTÍRIO DE SÃO JOÃO BATISTA - (vermelho, pref. próprio - ofício da memória) - Leitura do livro do profeta Jeremias - Naqueles dias, 17Tu, porém, cinge-te com o teu cinto e levanta-te para dizer-lhes tudo quanto te ordenar. Não temas a presença deles; senão eu te aterrorizarei à vista deles; 18quanto a mim, desde hoje, faço de ti uma fortaleza, coluna de ferro e muro de bronze, (erguido) diante de toda nação, diante dos reis de Judá e seus chefes, diante de seus sacerdotes e de todo o povo da nação. 19Eles te combaterão mas não conseguirão vencer-te, porque estou contigo, para livrar-te - oráculo do Senhor. - Palavra do Senhor


SALMO RESPONSORIAL (SALMO 70)


REFRÃO: Minha boca anunciará vossa justiça
1. É em vós, Senhor, que procuro meu refúgio; que minha esperança não seja para sempre confundida. Por vossa justiça, livrai-me, libertai-me; inclinai para mim vossos ouvidos e salvai-me. - R.
2. Sede-me uma rocha protetora, uma cidadela forte para me abrigar: e vós me salvareis, porque sois meu rochedo e minha fortaleza. Meu Deus, livrai-me da mãos do iníquo, das garras do inimigo e do opressor, - R.
3. porque vós sois, ó meu Deus, minha esperança. Senhor, desde a juventude vós sois minha confiança. Em vós eu me apoiei desde que nasci, desde o seio materno sois meu protetor; em vós eu sempre esperei. - R.
4. Minha boca proclamará vossa justiça e vossos auxílios de todos os dias, sem poder enumerá-los todos. - R.
5. Vós me tendes instruído, ó Deus, desde minha juventude, e até hoje publico as vossas maravilhas. - R.


EVANGELHO : Marcos 6, 17-29


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos - Naquele tempo, 17Pois o próprio Herodes mandara prender João e acorrentá-lo no cárcere, por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com a qual ele se tinha casado. 18João tinha dito a Herodes: Não te é permitido ter a mulher de teu irmão. 19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, não o conseguindo, porém. 20Pois Herodes respeitava João, sabendo que era um homem justo e santo; protegia-o e, quando o ouvia, sentia-se embaraçado. Mas, mesmo assim, de boa mente o ouvia. 21Chegou, porém, um dia favorável em que Herodes, por ocasião do seu natalício, deu um banquete aos grandes de sua corte, aos seus oficiais e aos principais da Galiléia. 22A filha de Herodíades apresentou-se e pôs-se a dançar, com grande satisfação de Herodes e dos seus convivas. Disse o rei à moça: Pede-me o que quiseres, e eu to darei. 23E jurou-lhe: Tudo o que me pedires te darei, ainda que seja a metade do meu reino. 24Ela saiu e perguntou à sua mãe: Que hei de pedir? E a mãe respondeu: A cabeça de João Batista. 25Tornando logo a entrar apressadamente à presença do rei, exprimiu-lhe seu desejo: Quero que sem demora me dês a cabeça de João Batista. 26O rei entristeceu-se; todavia, por causa da sua promessa e dos convivas, não quis recusar. 27Sem tardar, enviou um carrasco com a ordem de trazer a cabeça de João. Ele foi, decapitou João no cárcere, 28trouxe a sua cabeça num prato e a deu à moça, e esta a entregou à sua mãe. 29Ouvindo isto, os seus discípulos foram tomar o seu corpo e o depositaram num sepulcro. - Palavra da salvação

MENSAGEM DO DIA 25/06/1987 - Convido-os, hoje, à paz do Senhor. Que cada um experimente, no seu coração aquela paz que o Senhor dá. Hoje, quero abençoá-los a todos: Eu os abençôo com bênção do Senhor e suplico-Ihes, queridos fiIhos, que vivam e sigam o Meu caminho. Eu os amo e é por isso que muitas vezes dou-lhes conselhos. Agradeço tudo o que estão fazendo, segundo as Minhas intenções. Suplico-lhes: Ajudem-Me, para que Eu possa oferecê-los ao Senhor e os salve, conduzindo-os pela estrada da salvação - MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE


A IGREJA CELEBRA HOJE , MARTÍRIO DE SÃO JOÃO BATISTA - Com satisfação lembramos a santidade de São João Batista que, pela sua vida e missão, foi consagrado por Jesus como o último e maior dos profetas: "Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João, o Batista...De fato , todos os profetas, bem como a lei, profetizaram até João. Se quiserdes compreender-me, ele é o Elias que deve voltar." (Mt 11,11-14). Filho de Zacarias e Isabel, João era primo de Jesus Cristo, a quem "precedeu" como um mensageiro de vida austera, segundo as regras dos nazarenos. São João Batista, de altas virtudes e rigorosas penitências, anunciou o advento do Cristo e ao denunciar os vícios e injustiças deixou Deus conduzí-lo ao cumprimento da profecia do Anjo a seu respeito: "Pois ele será grande perante o Senhor; não beberá nem vinho, nem bebida fermentada, e será repleto do Espírito Santo desde o seio de sua mãe. Ele reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus: e ele mesmo caminhará à sua frente..." ( Lc 1, 15). São João Batista desejava que todos estivessem prontos para acolher o Mais Forte por isso, impelido pela missão profética, denunciou o pecado do governador da Galileia: Herodes, que escandalosamente tinha raptado Herodíades - sua cunhada - e com ela vivia como esposo. Preso por Herodes Antipas em Maqueronte, na margem oriental do Mar Morto, aconteceu que a filha de Herodíades (Salomé) encantou o rei e recebeu o direito de pedir o que desejasse, sendo assim, proporcionou o martírio do santo, pois realizou a vontade de sua vingativa mãe: "Quero que me dês imediatamente num prato, a cabeça de João, o Batista" (Mc 6,25). Desta forma, através do martírio, o Santo Precursor deu sua vida e recebeu em recompensa a Vida Eterna reservada àqueles que vivem com amor e fidelidade os mandamentos de Deus. São João Batista, rogai por nós!



























































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...