terça-feira, 13 de julho de 2010

JEJUM NO AT E NT

CAROS COORDENADORES E MEMBROS DOS GRUPOS DE ORAÇÃO DA GOSPA:

"QUE A GRAÇA E A PAZ DE CRISTO JESUS NOSSO SENHOR, E A TERNURA DE MARIA ESTEJAM CONVOSCO E COM OS VOSSOS!

“QUERIDOS FILHOS:

HOJE VOS CONVIDO A RENOVAR A ORAÇÃO E O JEJUM COM MAIS ENTUSIASMO AINDA, ATÉ QUE A ORAÇÃO SE TORNE ALEGRIA PARA VOCÊS. FILHINHOS, QUEM REZA NÃO TEM MEDO DO FUTURO E QUEM JEJUA NÃO TEM MEDO DO MAL.
REPITO-LHES MAIS UMA VEZ, SOMENTE COM A ORAÇÃO E O JEJUM, PODEIS PARAR COM AS GUERRAS DA VOSSA INCREDULIDADE E DO VOSSO MEDO DO FUTURO. ESTOU COM VOCÊS, E ENSINO-LHES QUE SÓ NO SENHOR, ESTÁ A VOSSA PAZ E ESPERANÇA. POR ISSO APROXIMEN-SE DE DEUS E O COLOQUEM EM PRIMEIRO LUGAR EM SUAS VIDAS.

OBRIGADA POR TERDES RESPONDIDO A MINHA CHAMADA!”

Maria nos convida ao jejum, como uma arma de combate contra o mal, e contra nós mesmos.
O jejum é uma das cinco pedrinhas que pede Nossa Senhora em Medjugorje, é uma pedrinha que pode destruir o nosso Golias, a nossa incredulidade e falta de confiança no Senhor.
Devemos aprender com as histórias bíblicas, devemos tirar delas lições, pois ela é mestra para a nossa vida.
Na história dos povos, encontramos nas diversas culturas e religiões antigas e modernas, a abstenção de alimentos.
Quero exortar os membros dos Grupos de Oração da Gospa a viverem o Jejum de quarta e sexta feira, como pede Nossa Senhora, para que possamos viver segundo a Vontade do Senhor, e não segundo as nossas paixões carnais.
Sabendo que quase ninguém conhece a fundamentação bíblica do jejum, pedi para o Padre Simeão Maria F.M.D.J. fundamentá-la no Antigo e Novo testamento.

ANTIGO TESTAMENTO
Na Sagrada Escritura o jejum vai aparecer com diversos significados para o povo judeu. O jejum feito para expressar pesar. Por exemplo, após a batalha travada no monte Gelboé contra os filisteus, que culminou com a morte do rei Saul, os judeus jejuaram durante sete dias. Esse jejum era praticado por ocasião da morte de uma pessoa, em sinal de luto (1Sm 31,13; 2Sm 1,12; 3,25). O jejum aparece ainda com sinal de arrependimento:

“Tocai a trombeta em Sião! Ordenai um jejum, proclamai uma reunião sagrada! Reuni o povo, convocai a comunidade, congregai os anciãos, reuni os jovens e os lactentes! Que o esposo saia de seu quarto e a esposa de seu aposento! Entre o pórtico e o altar chorem os sacerdotes, ministros de Iahweh e digam: Iahweh, tem piedade do seu povo” (Jl 2,15-17b).

E também, (1Sm 7,6; Ne 9,1ss; Jr 14,12; Jn 3,8). O jejum em si pode vir acompanhado com a oração em um momento de crise ou na intenção de uma pessoa doente, para que esta recupere a saúde. O rei Davi jejuou pelo seu filho, aquele que teve por mãe Betsabéia, aquela que fora mulher de Urias. Davi interrompeu o jejum, quando soube que a criança havia morrido. As pessoas ficaram sem entender tal comportamento, mas ele explica que, seu jejum fazia parte da oração em favor da criança, para que ela vivesse.

Vemos ainda, os jejuns públicos pela comunidade, que fazia parte das orações públicas, tais como:

“Então todos os israelitas e todo o povo vieram a Betel, choraram, ficaram ali diante de Iahweh, jejuaram todo o dia até à tarde, e ofereceram holocaustos e sacrifícios de comunhão perante Iahweh” (Jz 20,26). E também: 1Sm 14,24; 1Rs 21,9; Esdras 8,21-23; Jr 14,12; 36,6.9; Jn 3,5ss.

Já na caminhada do povo pelo deserto rumo à terra prometida, Deus promete por meio de Moisés a Aliança, Moisés jejua quarenta dias e quarenta noites, em preparação para receber as prescrições da Aliança (Ex 34,28; Dt 9,9). Em suas súplicas a Iahweh, para poder entender às Escrituras, os seus desígnios, Daniel associa o jejum à oração (Dn 9,3), e obteve a resposta através de uma figura humana misteriosa que lhe disse:

“Não temas, Daniel. Pois desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender, mortificando-te diante de Deus tuas palavras foram ouvidas” (Dn 10, 12a).

Na lei do culto israelita, o jejum aparece como prescrição somente aquele do Dia da Expiação, como lemos no Pentateuco:

“Isto será para vós uma lei perpétua.No sétimo mês, no décimo dia do mês, jejuareis e não fareis trabalho algum, tanto o cidadão como o estrangeiro que habita no meio de vós. Porque nesse dia se fará o rito de expiação por vós, para vos purificar. Ficareis puros de todos os vossos pecados, diante de Iahweh. Será para vós um repouso sabático e jejuareis. É uma lei perpétua” (Lv 16,29-31). (E também: Nm 29,7).

Em 587 antes de Cristo, acontece à queda de Jerusalém, os judeus são levados ao exílio para a Babilônia. Tal acontecimento era lembrado com quatro dias de jejum durante o ano (Zc 7,3ss; 8,19). Por sua vez, os profetas vão questionar o jejum, quando este é realidade como gesto externo, desligado da verdadeira piedade e dissociado da misericórdia e da solidariedade para com o órfão, a viúva, o estrangeiro e o pobre (Is 58,1ss; Jr 14,12; Zc 7,5ss). No judaísmo ligado à tradição farisaica, o jejum era muito comum e bastante apreciado como ato de religião. Quanto à forma de jejuar dos judeus no antigo Testamento, o jejum durava um dia, que começava ao amanhecer e terminava ao final do dia, no anoitecer. Porém, há uma exceção de jejum de 72 horas no Livro de Ester (Est 4,16).

NOVO TESTAMENTO
O jejum é raramente citado no N.T. Certa vez perguntaram a Jesus porque seus discípulos não jejuavam (presumivelmente porque ele não lhes impunha o jejum) enquanto os discípulos dos fariseus e de João Batista jejuavam, Jesus comparou a si próprio como o noivo e os seus discípulos como os companheiros do noivo. Enquanto o noivo está presente, a sua comitiva nupcial não se ao jejum. Os discípulos deviam se alegrar por Jesus estar com eles; eles jejuariam depois de sua partida (Mt 9,14ss).
Jesus supõe que seus discípulos jejuem; quando, porém, o fazem, ele quer que o façam as ocultas, e que não façam demonstração pública de sua devoção (Mt 6,16).
O próprio Jesus jejuou durante quarenta dias antes de iniciar seu ministério; a tradição viu no jejum feito por ele uma semelhança ao jejum de Moisés (Ex 34,28). Os evangelhos vão se referir ao jejum unido à oração (Mc 9,29), como meio para exorcizar os espíritos maus. Na Comunidade dos apóstolos, eles jejuavam, quando estava para tomar uma decisão importante; o jejum sempre acompanhando a oração, como a eleição de Paulo e Barnabé em Antioquia (At 13,2s) e a designação dos anciãos nas Igrejas recentemente estabelecidas na Ásia (At 14,23).

CITAÇÕES: Bíblia de Jerusalém.

"Por Intercessão da Toda Santa e Toda Pura, a Bem Aventurada e Sempre Virgem Maria, Rainha da Paz, Abençõe-vos o Deus Todo Poderoso: O Pai, O Filho, e o Espírito Santo. Amém!"
 
Pe. Mateus Maria, FMDJ

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                                                 Panie Jezu Ufam Tobie!

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