quinta-feira, 25 de julho de 2013

EU CREIO NA VIDA ETERNA - LITURGIA DIÁRIA , 26 DE JULHO DE 2013

EU CREIO NA VIDA ETERNA
AO MORRER, CADA UM TERÁ O SEU JUÍZO PARTICULAR DIANTE DE DEUS. E TRÊS DESTINOS SERÃO POSSÍVEIS: O CÉU, O PURGATÓRIO OU O INFERNO. SAIBA O QUE A IGREJA CATÓLICA ENSINA SOBRE O DESTINO FINAL DO HOMEM

Crer na vida eterna significa que esta vida é só um começo, pois a vida verdadeira continua depois. O Novo Testamento distingue essas duas vidas, principalmente no Evangelho de São João e, para tanto, utiliza palavras extraídas do grego: bios e zoé. A primeira refere-se à vida terrestre e a segunda à vida eterna. A preparação do cristão deve ser para a zoé, ou seja, para a vida eterna

Após a morte física acontece o chamado "Juízo Particular" , o qual é explicado pelo Catecismo da seguinte maneira :

"Cada homem recebe em sua alma imortal a retribuição eterna a partir do momento da morte, num Juízo Particular que coloca sua vida em relação à vida de Cristo, seja por meio de uma purificação, seja para entrar de imediato na felicidade do céu, seja para condenar-se de imediato para sempre" (1022)

As chamadas "experiências de morte próxima" mostram indícios que confirmam o que a doutrina e a fé ensinam. Do mesmo modo, diz o Catecismo, "a parábola do pobre Lázaro e a palavra de Cristo na cruz ao bom ladão, assim como outros textos do Novo Testamento, falam de um destino último da alma, que pode ser diferente para uns e outros" (1021)

O amor é a realidade mais importante e é acerca dele que o homem será julgado. "No entardecer de nossa vida, seremos julgados sobre o amor", disse São João da Cruz. O último momento da vida de um homem, de certa forma, refletirá como ele viveu a vida toda, assim, Deus o julgará pela exterioridade de seus atos e também pela interioridade de seu coração

O PRIMEIRO DESTINO POSSÍVEL AO HOMEM APÓS O JUÍZO PARTICULAR É O CÉU . O Catecismo ensina que "os que morrem na graça e na amizade de Deus, e que estão totalmente purificados, vivem para sempre com Cristo. São para sempre semelhantes a Deus, porque o vêem tal como ele é, face a face" (1023)

A vida eterna significa viver a vida de Deus. Contudo, ela não é igual para todos, será proporcional ao tamanho da generosidade que o homem dispôs durante essa vida, ou seja, se amou generosamente, terá uma grande parcela, se pouco amou, pouco receberá

Pode parecer estranho, mas o mesmo critério foi adotado para os santos. Santo Tomás de Aquino escreveu um tratado sobre as auréolas dos santos, ou seja, sobre o símbolo da glória que a pessoa santa vive no céu. Elas variam, ou seja, a glória dos santos pode ser maior ou menor. A Virgem Maria tem a maior auréola possível

A SEGUNDA POSSIBILIDADE É A DE SER SALVO, MAS NÃO SER SANTO (PURGATÓRIO) , ou seja, "os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão completamente purificados, embora tenham garantida sua salvação eterna, passam, após sua morte, por uma purificação, a fim de obter a santidade necessária para entregar na alegria do Céu" (1030)

Ser salvo significa morrer em estado de amizade com Deus, sem pecado mortal, porém, durante a vida, não O amou sobre todas as coisas, não foi generoso suficientemente. Nesse caso, precisa preparar-se para amar a Deus sobre todas as coisas, sofrendo no chamado "Purgatório" que é "a purificação final dos eleitos" (1031) . É por isso que a Igreja ensina a honrar os defuntos e oferecer orações a eles :

"... em especial o sacrifício eucarístico, a fim de que, purificados, eles possam chegar à visão beatífica de Deus. A Igreja recomenda também as esmolas, as indulgências e as obras de penitência em favor dos defuntos" (1032)

FINALMENTE, A TERCEIRA POSSIBILIDADE: O INFERNO . O Catecismo diz que "não podemos estar unidos a Deus se não fizermos livremente a opção de amá-lo. Mas não podemos amar a Deus se pecamos gravemente contra Ele, contra nosso próximo ou contra nós mesmos." E continua no mesmo número :

"Nosso Senhor adverte-nos de que seremos separados dele se deixarmos de ir ao encontro das necessidades graves dos pobres e dos pequenos que são seus irmãos. Morrer em pecado mortal sem ter-se arrependido dele e sem acolher o amor misericordioso de Deus significa estar separado do Todo-Poderoso para sempre, por nossa própria opção livre. E é este estado de auto-exclusão definitiva da comunhão de Deus e com os bem-aventurados que se designa com a palavra INFERNO  (1033)

Apesar de existir uma tendência moderna, até mesmo de muitos padres, em dizer que o inferno não existe, pois "Deus é amor", o próprio Jesus, no Novo Testamento, falou "muitas vezes da "Geena", do "fogo que não se apaga", reservado aos que recusam até o fim de sua vida crer e converter-se, e no qual se pode perder ao mesmo tempo a alma e o corpo." (1034) O Inferno é uma grave realidade, a qual não se deve desprezar. É por isso que a Igreja "... afirma a existência e a eternidade do inferno. As almas dos que morrem em estado de pecado mortal descem imediatamente após a morte aos infernos, onde sofrem as penas do Inferno, "o fogo eterno". A pena principal do Inferno consiste na separação eterna de Deus, o Único e quem o homem pode ter a vida e a felicidade para as quais foi criado e às quais aspira" (1035)

Quando a Igreja ensina sobre a eternidade e a gravidade do Inferno pretende chamar "à responsabilidade com a qual o homem deve usar de sua liberdade em vista de seu destino eterno. Constituem também um apelo insistente à conversão" (1036)
O Catecismo encerra esse tema afirmando que "Deus não predestina ninguém ao Inferno; para isso é preciso uma aversão voluntária a Deus (pecado mortal) e persistir nela até o fim. Na Liturgia Eucarística e nas orações cotidianas de seus fiéis, a Igreja implora a misericórdia de Deus, que quer que ninguém se perca, mas todos venham a converter-se" (1037) – [POR: EQUIPE CHRISTO NIHIL PRAEPONERE]




LITURGIA DO DIA 26 DE JULHO DE 2013
PRIMEIRA LEITURA: ECLESIÁSTICO 44, 1.10-15

SANTOS JOAQUIM E ANA PAIS DE MARIA , (BRANCO, PREFÁCIO COMUM OU DOS SANTOS - OFÍCIO DA MEMÓRIA)

LEITURA DO LIVRO DO ECLESIÁSTICO
1Façamos o elogio dos homens ilustres, que são nossos antepassados, em sua linhagem. 10Os primeiros, porém, foram homens de misericórdia; nunca foram esquecidas as obras de sua caridade. 11Na sua posteridade permanecem os seus bens. 12Os filhos de seus filhos são uma santa linhagem, e seus descendentes mantêm-se fiéis às alianças. 13Por causa deles seus filhos permanecem para sempre, e sua posteridade, assim como sua glória, não terá fim. 14Seus corpos foram sepultados em paz, seu nome vive de século em século. 15Proclamem os povos sua sabedoria, e cante a assembléia os seus louvores! - Palavra do Senhor

SALMO RESPONSORIAL (131)

REFRÃO: O SENHOR VAI DAR-LHE O TRONO DE SEU PAI, DAVI

1.
O Senhor fez a Davi um juramento, uma promessa que jamais renegará: “um herdeiro que é fruto do teu ventre colocarei sobre o trono em teu lugar!” -R.

2. Pois o Senhor quis para si Jerusalém e a desejou para que fosse sua morada: “Eis o lugar do meu repouso para sempre, eu fico aqui: este é o lugar que preferi!” -R.

3. “De Davi farei brotar um forte herdeiro, acenderei ao meu ungido uma lâmpada. Cobrirei de confusão seus inimigos, mas sobre ele brilhará minha coroa!” -R.

EVANGELHO: MATEUS 13, 16-17

PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO MATEUS - Naquele tempo, 16Mas, quanto a vós, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem! Ditosos os vossos ouvidos, porque ouvem! 17Eu vos declaro, em verdade: muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não o viram, ouvir o que ouvis e não ouviram - Palavra da salvação




 

MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE – “Queridos filhos! Também hoje Me alegro com vocês e convido-os ao bem. Desejo que cada um de vocês medite e leve a paz em seu coração e diga: ´Eu desejo colocar Deus em primeiro lugar em minha vida!´. Dessa maneira, filhinhos, cada um de vocês se tornará santo. Filhinhos, digam a cada um: ´Desejo o bem a você!´ e ele lhes retribuirá com o bem e, filhinhos, o bem habitará no coração de cada homem. Filhinhos, nesta tarde, trago-lhes o bem de meu Filho, que deu a Sua vida para salvá-los. Por isso, filhinhos, alegrem-se e estendam suas mãos a Jesus, que é somente bem. Obrigada por terem correspondido a Meu apelo” – MENSAGEM DO DIA 25.12.97



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...