sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Totus tuus Maria!


Totus tuus Maria!

Totus tuus Maria!

Mater Christi, Mater Ecclesiae,

Totus tuus, Maria!

Mostrai que sois a Mãe de Jesus Cristo,
O nosso redentor a quem seguimos.
Mostrai-nos que sem Ele nos perdemos,
Ó Mãe do amor perfeito e da Esperança.

Mostrai que sois a Mãe da Santa Igreja,
Guiai em cada dia os seus pastores.
Igreja Missionária que anuncia
O tempo novo e a Terra Prometida.

Mostrai que sois a Mãe da Humanidade,
Por Cristo resgatada no Seu sangue.
Salvai-a de tragédias e infortúnios
Ao encontro da paz encaminhai-a.

Connosco caminhai, Mãe da Esperança,
Em busca da justiça e da verdade!
Jesus ressuscitado é o caminho
Vós sois a Mãe da nova Humanidade.

Os jovens, porque fazem o futuro,
Em Vós encontram sempre as águas vivas!
Em Vós encontram sempre Jesus Cristo
E em Cristo deles nasce um mundo novo.

Vós sois a Mãe de todos os que sofrem
Vós sois a Mãe dos pobre e oprimidos!
Mãe de Cristo, na Cruz sacrificado,
Mas que ressuscitou, vencendo a morte!

Filhos amados de Maria, caríssimos irmãos em Cristo Jesus,
O Santo Papa João Paulo II, dizia sempre totus tuus Maria, sou todo seu Maria. Que beleza tem nesta simples frase. Totus tuus, a devoção a Maria, é antes de tudo uma experiencia de vida.
Esse foi seu lema papal "Totus Tuus" (todo teu), Karol Józef Wojtyla foi órfão desde seus primeiros anos de vida. Mas, em sua sabedoria infantil e inspirado pelo Espirito Santo, esposo de Maria Santíssima, ele se consagrou totalmente aos cuidados e à proteção de Maria, a Mãe de Jesus e a nossa Mãe. Maria como boa mãe acolheu esse pequeno filho, e com isso nos mostrou que Ela acolhe a cada um de nós. E nos chama a seguir Cristo, e mais Ela, a eleita por Deus, se coloca a nossa frente mostrando o caminho.
João Paulo II na sua vida, sua paixão e seu amor todo particular por Maria, o levou no dia de sua eleição papal a por Cristo como o centro de sua vida, da vida da Igreja e de nossa vida cristã.
Na disponibilidade de Maria aprendeu a se pôr a serviço da Igreja levando a Boa Nova de Cristo para praticamente todos os povos. Na paciência de Maria, aprendeu a suportar seu martírio. No carinho com cada filho da igreja, mostrou a docilidade de Maria. Na humildade que aprendeu com a Maria, beijava o solo de uma nação, em sinal de amor aos filhos daquela terra. Assim como Maria acolheu os apóstolos que haviam em sua fraqueza abandonado seu Filho, ele perdoou a mão que quase lhe tirou a vida. Em mostra da sua obediência a Deus, até o fim quis servir seus filhos como faz Maria até hoje.
O povo em seu sepultamento bradava "Santo já", soa ainda também aos nossos ouvidos e em nossa memória suas palavras proféticas: "Abri as portas para Cristo".
Quem melhor para abrir as portas do céu que Maria? Confesso, querer sentir, a mesma alegria que deve ter sentido João Paulo II, ao ver Maria e Jesus lhe esperado no céu. Qual de nós em sã consciência escolhe o inferno?
Para encontramos o caminho Maria a 30 (trinta) anos aparece em Mendjugorje, nos indicando os passos para o encontro com seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Basta nos decidirmos pelo céu. Na espiritualidade Mariana, os passos indicados pela Mãe, em nenhum momento é algo que nos traz tristeza, e sim como ela diversas vezes diz traz a Alegria, a verdadeira Alegria, que é Cristo.
Com Maria somos chamados a renovar o "faça-se" diário no seguimento de Cristo. Já como devotos de Maria somos convidados a nos transformar em discípulos missionários de Jesus, tanto em nossa vida pessoal, em nossas famílias, comunidades, trabalhos, como dentro da Igreja, sendo um testemunho vivo, de como é bom estar com Deus.
Reconhecermos Maria como Mãe de Jesus, Mãe da Igreja e nossa Mãe tem por exigência a busca de uma vida cristã que nos identifique com o espírito de serviço, de disponibilidade e de amor sem reservas no abraçar a vontade do Pai. Não há amor a Maria sem amor a Jesus, como não há Maria sem Jesus, uma rita tradição Maria sempre é presentada nos ícones com seu Filho simbolizando tanto a importância de Maria para os Cristão como lembrando que ela conduz a Cristo.
No "faça-se" de Maria, como a serva do Senhor, se encontra todo o segredo da vida e da santidade cristã, por que então nos não devemos nos entregar também como fez nosso saudoso papa? Entreguemos aos seus cuidados, nos consagremos a ela, escutemos suas sabias palavras, aquela que nos ama, nossa mãe do céu, a Rainha da Paz. No dia 25 de outubro de 2011 disse-nos a Gospa:
“Queridos filhos, olho-os e nos seus corações não vejo alegria. Hoje desejo lhes dar a alegria do Ressuscitado para que Ele os guie e os abrace com seu amor e sua ternura. Amo-os e rezo incessantemente pela sua conversão a frente de meu Filho Jesus. Obrigada por terdes respondido ao meu chamado”.
Façamos esta escolha como fez João Paulo II, a vida deste grande Papa nos deixou um modo de olhar para o céu através dos olhos de Maria. Seguimos Cristo através da escola de amor de Maria.
Neste período nossa especial gratidão, a Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, pelo seu sim, que continua até hoje intercedendo por nós. Enfim nossa especial gratidão a Deus na pessoa de nosso querido e saudoso Papa João Paulo II, "o João de Deus".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...