quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A oração x reconciliação



Filhos amados de Maria, caríssimos irmãos em Cristo Jesus,

O evangelho de hoje (Lucas 11:1-4), nos mostra um dos tesouros deixados pro Cristo para nós, a oração do PAI NOSSO. Poderia ele ter parado apenas no Pai, e já seria uma grande revelação, pois não disse meu Pai, disse apenas PAI. Com isso através das palavras de Jesus, enxergamos que somos da família de Deus, irmão do cruxificado e assim amados. Mas a oração continuou e que beleza e alegria nos da estas palavras, que repetimos muitas vezes mecanicamente sem compreender qual o seu significado.
Quero convidar a todos hoje a saborear estas palavras ditas por Jesus ao seus discípulos, mas quero antes lembrar o que rezar esta oração significa.
Nossa Senhora, afirma que não existe ninguém que não precise de uma confissão mensal.
Todos nós jovens ou velhos, nos lembramos que na infância tínhamos um habito muito comum, quando brigarmos com um dos coleguinhas da escola, ou primos, ou mesmo irmão, ficavamos de mal. Mas, para nossa alegria e inocência da idade, quase que imediatamente, ficavamos de bem. Quem de vocês não lembra disso? ou mesmo de fazer os gestos com as mãos simbolizando o ficar de mal e ficar de bem? Eu me lembro, e como era bom ficar de bem. Davamos um abraço do amiguinho e pronto já estávamos brincando de novo.
Que tal hoje dar um abraço em Deus? Que tal ficar de bem com ele? Como? Simples uma boa confissão. A confissão é o ato de reconciliação, do perdão. Segundo o catecismo da nossa rica Igreja, este é o único meio de reconciliação com Deus.
Vamos hoje então nos arrependermos dos mal feitos, significa-se afastar-se do mal e dispor-se decididamente a um novo começo. Examinemos nossa consciência para podemos rezar dignamente o Pai Nosso.

"PAI NOSSO

Não digas: "Pai Nosso", se não te comportas cada dia com um filho, nem trata os demais como irmãos.
Não digas: "Que estais no céu", se somente pensa e amas as coisas da terra.
Não digas: "Santificado seja Vosso Nome", se estás preocupado em "santificar"o nome de outros deuses que tomam parte de sua vida.
Não digas: "Venha a nós o Vosso Reino", se não acreditas nem esta preparando-te para este acontecimento.
Não digas: "Seja feita a Vossa vontade", se não aceitas quando é dolorosa.
Não digas: "Assim na terra com no céu", se não acreditas na vida eterna.
Não digas: " O pão nosso de cada dia nos dai hoje", se não te preocupas com tantos pobres que hoje estão com fome.
Não digas: "Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido", se ainda guarda rancor e ódio do teu irmão.
Não digas: "E não nos deixeis cair em tentação", se tua intenção constante é pecar.
Não digas: "mais livrai-nos do mal", se não cooperas com Deus frente às tentações do inimigo.
Não digas: "Amém", se não acreditas no Pai Nosso. "
(Texto extraído do livro: O santo terço com Nossa Senhora de Fátima, Paróquia S. Francisco de Assis)

Examinemos hoje e busquemos nossa reconciliação com nosso Pai. Para rezarmos com Jesus de coração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...