terça-feira, 4 de outubro de 2011

O Santo Rosário


Prezados irmãos, através da oração do santo Rosário, Jesus deseja que a Sua paz e a alegria de Maria permaneçam em nossos corações. Esta linda meditação do Padre Ljubo Kurtovic, um dos freis que trabalharam com tanto amor em Medjugorje, certamente vai nos ajudar a rezar mais e melhor o nosso Rosário.
Diz-nos o Frei Ljubo:
"Rezar o Rosário não é só repetir as mesmas palavras, mas é um repetir de maneira a que possamos ouvir estas palavras.
Certa vez, uma pessoa me perguntou: 'Por que temos que repetir para Nossa Senhora mil vezes ave Maria, ave Maria, como se Ela fosse surda, como se não me ouvisse?'. Acontece que esta nossa repetição não serve para Ela, serve para mim, que não estou concentrado, que estou estressado. Nossa Senhora tem necessidade só de uma Ave Maria, porque Ela escuta e ouve!
As palavras que estamos repetindo foram ditas pelo anjo a Maria, portanto, não são palavras humanas. É preciso ouvi-las de modo que esta oração se torne uma oração de escuta da Palavra de Deus.

Quando Nossa Senhora ouviu o convite do anjo “Alegra-te, cheia de graça”, Ela ficou em silêncio... Esta foi uma oração de silêncio, oração de contemplação. Por isso, rezar o rosário quer dizer rezar com palavras, com o silêncio e também através da contemplação, também com a escuta. Falamos com Deus, escutamos a Deus... e para poder ouvi-lo devemos fazer silêncio.

O Rosário começa com o credo: isto é, com o anúncio das grandes obras de Deus. Os apóstolos anunciavam as grandes obras de Deus, assim também nós no início do Santo Rosário contemplamos, observamos estes atos maravilhosos da redenção, da criação, da glória.
Podemos dizer que Deus é Criador e Redentor, não só ao nosso redor, mas também dentro de nós. 'Tu encontraste graça diante de Deus', diz o anjo a Maria. Na oração, Deus nos diz estas palavras, palavras que foram ditas a Maria e que são para todo o gênero humano, para cada homem: 'Encontraste a salvação diante de Deus', 'encontraste a graça diante de Deus'!
Hoje repito junto com o anjo as suas palavras... a graça que Nossa Senhora encontrou, para poder ser a mãe, passa para mim, para poder ser filho, e no Filho me tornar filho, filha, filho de Deus, de Maria.

A oração dos Salmos era cheia de vida: se lermos os Salmos, lá encontraremos todos os sentimentos humanos. O salmista rezava não só com palavras, mas com todo o seu ser, porque rezava, dançava... chorava.
Pode parecer que nós tenhamos endurecido a nossa oração, que ela seja um pouco dura, morta: a nossa oração pode tornar-se assim. Nossas orações podem não ser interessantes porque nosso interesse não está nelas! Nossa imaginação voa e se fixa sobre aquilo que nos interessa. Assim também a nossa palavra... a língua diz uma coisa e os pensamentos voam e se fixam sobre as coisas que os atraem.

A oração deve partir de um coração limpo para que possamos compará-la com a chuva: a oração se eleva ao céu, como o vapor que vai para a atmosfera e se torna nuvem... para poder depois, esta água que se elevou ao céu e ficou condensada nas gotas, começar a regar a terra e torná-la fértil, refrescar o ar. Assim a oração elevada ao céu! O que isso significa, o que acontece? Se a terra, os rios e os mares estão envenenados com tantos venenos químicos, estes venenos, pela evaporação, sobem ao céu e às nuvens e depois a chuva que cai do céu se torna também venenosa. Hoje não só a terra está envenenada, não só os mares e os rios, mas também a própria atmosfera, por isso caem chuvas que não trazem vida, mas a morte, e muitos bosques e florestas secam por causa desta chuva. Assim também acontece com a oração: se a oração sai de um coração amargo, azedo, e sobe a Deus, para que Deus possa dar a bênção que deveria depois retornar, banhar a nossa alma, o nosso coração, com a graça... a nossa oração retornará para dentro de nós amarga, do mesmo modo como foi enviada por nós a Deus, e no lugar da bênção e da alegria teremos aquilo que enviamos ao alto.

Por isso, o centro do Rosário é... Jesus mesmo, e Maria a moldura desta imagem, a imagem do Deus invisível. Deus fez uma moldura que é digna desta imagem, para poder ser comparada com a Sua beleza e santidade. Esta é Maria, é a serva da qual devemos aprender como se serve a Deus na humildade, na obediência, no amor.
Nossa Senhora transformou seu serviço em oração, e Ela cantava de alegria, agradecia pelos grandes coisas que Deus lhe havia feito. Cheia de alegria, foi à sua prima, cheia de fé e de devoção entrou naquele estábulo e deu à luz seu filho, cheia de gratidão o ofertou no templo, cheia de dor estava aos pés da cruz, cheia de alegria esperava o filho ressuscitado, e foi depois assunta ao Seu Reino.

O Rosário não é apenas uma oração de louvor, mas é também uma escola de vida. O Rosário nos ensina a rezar para poder viver na esperança, sofrer na fé, porque sabemos que Jesus não veio à Terra para trazer de volta o paraíso perdido, mas veio para levar-nos, com o sofrimento, ao céu.

Ninguém era mais unido a Jesus, não só com os laços naturais, mas também com os sobrenaturais, do que Maria. Por isso, ninguém melhor do que Ela poderia mergulhar na vida de Jesus, no sentido do Seu sofrimento e no valor do Seu sacrifício. Ninguém conhece isso melhor do que Maria, ninguém conhece a ressurreição de Jesus como Maria, e nenhum relato das aparições de Jesus nos fala de Maria. Não se encontra Nossa Senhora nas aparições. Nossa Senhora, serva humilde, parece que não vive mais... parece que, à luz do filho ressuscitado, Ela se torna invisível. Ela vive agora apenas para a glória de seu Filho, por isso não fala mais de si.

O Rosário nos fala não só do que Deus fez por nós no passado através de Cristo, mas nos revela também a riqueza da herança que Ele guarda para nós. Rezando o Rosário, a graça de Deus nos traz a graça do louvor que cantaremos na eternidade com todos os santos. (a ser continuado)
Traduzido do italiano para o português por Tania

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...