quinta-feira, 26 de maio de 2011

À SOMBRA DA CRUZ - LITURGIA DIÁRIA , 26 DE MAIO DE 2011

À SOBRA DA CRUZNo nosso coração, onde o mundo tem o seu cantinho afagado e fechado, Jesus tem dificuldade reinar com o Seu manto de púrpura irrisório, Sua coroa de espinhos e Seu cetro de cana. Mas é preciso.Rendamos algumas vezes a Jesus homenagens secretas: ponhamos-Lhe em espírito uma coroa aos pés. Ele o merece

Almas devotas, procuremos ao menos imitar a esposa dos cânticos, que dizia: “Eu assentei-me à sombra daquele que tanto desejei” (Ct 2,3). Oh! que doce repouso as almas que amam a Deus encontram nos tumultos deste mundo e nas tentações do inferno e mesmo nos temores dos juízos de Deus, contemplando a sós em silêncio o nosso amado Redentor agonizando na cruz, gotejando seu sangue divino de todos os seus membros já feridos e rasgados pelos açoites, pelos espinhos e pelos cravos. Oh! como a vista de Jesus crucificado afugenta de nossas mentes todos os desejos de honras mundanas, das riquezas da terra e dos prazeres dos sentidos! Daquela Cruz emana uma vibração celeste, que docemente nos desprende dos objetos terrenos e acende em nós um santo desejo de sofrer e morrer por amor daquele que quis sofrer tanto e morrer por amor de nós.Ó Deus, se Jesus Cristo não fosse o que Ele é, filho de Deus e verdadeiro Deus nosso criador e supremo Senhor, mas um simples homem, quem não sentiria compaixão vendo um jovem de nobre linhagem, inocente e santo, morrer à força de tormentos sobre um madeiro infame, para pagar, não os seus delitos, mas os de seus mesmos inimigos e assim libertá-los da morte em perspectiva? E como é possível que não ganhe os afetos de todos os corações um Deus que morre num mar de desprezos e de dores por amor de Suas criaturas?Como poderão essas criaturas amar outra coisa fora de Deus? Como pensar em outra coisa que em ser gratos para com esse tão amante benfeitor?“Oh! se conhecesses o mistério da cruz!” disse S. André ao tirano que queria induzi-lo a renegar a Jesus Cristo, por ter Jesus se deixado crucificar como malfeitor. Oh! se entendesses, tirano, o amor que Jesus Cristo te mostrou querendo morrer na Cruz para satisfazer por teus pecados e obter-te uma felicidade eterna, certamente não te empenharias em persuadir-me a renegá-lO; pelo contrário, tu mesmo abandonarias tudo o que possuis e esperas nesta terra para comprazeres e contentares um Deus que tanto te amou.Assim já procederam tantos santos e tantos mártires que abandonaram tudo por Jesus Cristo. Que vergonha para nós, quantas tenras virgenzinhas renunciaram a casamentos principescos, riquezas reais e todas as delícias terrenas e voluntariamente sacrificaram sua vida para testemunhar qualquer gratidão pelo amor que lhes demonstrou este Deus crucificado.Como explicar então que a muitos cristãos a paixão de Cristo faz tão pouca impressão? Isso provém do pouco que consideram nos padecimentos sofridos por Jesus Cristo por nosso amor. Ah, meu Redentor, também eu estive no número desses ingratos. Vós sacrificastes Vossa vida sobre uma Cruz, para que não me perdesse, e eu tantas vezes quis perder-Vos, ó bem infinito, perdendo a Vossa graça! Ora, o demônio, com a recordação de meus pecados, pretenderia tornar-me dificílima a salvação, mas a vista de Vós crucificado, meu Jesus, me assegura que não me repelireis de Vossa face se eu me arrepender de Vos haver ofendido e quiser Vos amar.Oh! sim, eu me arrependo e quero amar-Vos com todo o meu coração. Detesto aqueles malditos prazeres que me fizeram perder a Vossa graça. Amo-Vos, ó amabilidade infinita, e quero amar-Vos sempre e a recordação de meus pecados servirá para me inflamar ainda mais no Vosso amor, que viestes em busca de mim quando eu de Vós fugia. Não, não quero mais separar-me de Vós, nem deixar mais de Vos amar, ó meu Jesus. Maria, refúgio dos pecadores, Vós que tanto participastes das dores de Vosso Filho na Sua morte, suplicai-Lhe que me perdoe e me conceda a graça de O amar. [Excertos do livro: A PAIXÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO - Volume I - SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO]LITURGIA DO DIA 26 DE MAIO DE 2011




PRIMEIRA LEITURA : Atos dos Apóstolos 15, 7-21
SÃO FILIPE NÉRI PRESBÍTERO
(branco, prefácio pascal ou dos pastores - ofício da memória) - Leitura dos Atos dos Apóstolos - Naqueles dias, 7Ao fim de uma grande discussão, Pedro levantou-se e lhes disse: Irmãos, vós sabeis que já há muito tempo Deus me escolheu dentre vós, para que da minha boca os pagãos ouvissem a palavra do Evangelho e cressem. 8Ora, Deus, que conhece os corações, testemunhou a seu respeito, dando-lhes o Espírito Santo, da mesma forma que a nós. 9Nem fez distinção alguma entre nós e eles, purificando pela fé os seus corações. 10Por que, pois, provocais agora a Deus, impondo aos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar? 11Nós cremos que pela graça do Senhor Jesus seremos salvos, exatamente como eles. 12Toda a assembléia o ouviu silenciosamente. Em seguida, ouviram Barnabé e Paulo contar quantos milagres e prodígios Deus fizera por meio deles entre os gentios. 13Depois de terminarem, Tiago tomou a palavra: Irmãos, ouvi-me, disse ele. 14Simão narrou como Deus começou a olhar para as nações pagãs para tirar delas um povo que trouxesse o seu nome. 15Ora, com isto concordam as palavras dos profetas, como está escrito: 16Depois disto voltarei, e reedificarei o tabernáculo de Davi que caiu. E reedificarei as suas ruínas, e o levantarei 17para que o resto dos homens busque o Senhor, e todas as nações, sobre as quais tem sido invocado o meu nome. 18Assim fala o Senhor que faz estas coisas, coisas que ele conheceu desde a eternidade (Am 9,11s.). 19Por isso, julgo que não se devem inquietar os que dentre os gentios se convertem a Deus. 20Mas que se lhes escreva somente que se abstenham das carnes oferecidas aos ídolos, da impureza, das carnes sufocadas e do sangue. 21Porque Moisés, desde muitas gerações, tem em cada cidade seus pregadores, pois que ele é lido nas sinagogas todos os sábados. - Palavra do Senhor

SALMO RESPONSORIAL (SALMO 95)
REFRÃO: Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações.
1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! cantai e bendizei seu santo nome!
2. Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!
3. Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” Ele firmou o universo inabalável pois os povos ele julga com justiça

EVANGELHO : João 15, 9-11
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, 9Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor. 11Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa. - Palavra da salvação

MENSAGEM DO DIA 25/06/1994 - Hoje alegro-me no meu coração, vendo todos vocês aqui presentes. Abençôo-os e con-vido todos vocês a viverem as mensagens que Ihes dou aqui. Eu desejo, filhinhos, conduzir todos vocês a Jesus porque Ele é a nossa salvação. Por isso, filhinhos, quanto mais rezarem, mais serão meus e do meu Filho Jesus. Abençôo a todos vocês com a minha bênção materna - MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE

Zombar da realeza de Cristo é negá-la. O mundo não pode admitir que alguém lhe seja superior, porque este teria o direito de fiscalizar-lhe as máximas. E aí está porque a realeza do Cristo será sempre escarnecida ou negada. O processo da zombaria é o mais conforme aos costumes mundanos. A zombaria é uma malignidade e uma fraqueza. Zomba-se daquilo que não se pode aniquilar, esperando assim fazê-lo desaparecer sob os sarcasmos. Poucos homens, mesmo superiores, resistem à zombaria. O ridículo mata. Jesus e a Sua obra por excelência, a Igreja, sobrepõem-se ao ridículo, e é essa uma prova de divindade: que a Igreja atravesse o mundo sempre a mesma, vitoriosa. [Primeira parte do livro “A subida do Calvário”, do padre Louis Perroy, SJ]
A IGREJA CELEBRA HOJE , SÃO FELIPE NÉRI - O "santo da alegria" nasceu em Florença, Itália, no ano de 1515.Depois de ficar órfão, recebeu um convite de seu tio para que se dedicasse aos negócios. Mas, tendo vida de oração e discernimento, ele percebeu que Deus o chamava a um outro negócio: expressar com a vida a caridade de Cristo. Néri foi estudar em Roma. Estudou Filosofia e Teologia, deixando-se conduzir e formar pelo Espírito Santo e, mesmo antes de ser padre, visitava os lugares mais pobres de Roma. Formou uma associação para cuidar dos doentes pobres. São Filipe disse sim para a glória de Deus e iniciou a bela obra do Oratório do Divino Amor, dedicando-se aos jovens e testemunhando sua alegria. Vivia da Divina Providência, indo aos lares dos ricos pedir pelos pobres.Homem de oração, penitência e adoração, São Filipe Néri partiu para o céu com 80 anos, deixando para nós esse testemunho: renunciar a si mesmo, tomar a cruz a cada dia e seguir Jesus é uma alegria. São Filipe Néri, rogai por nós!






























































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...