quinta-feira, 5 de maio de 2011

É MAIS FÁCIL SEGUIR O MUNDO , QUE SUBIR O CALVÁRIO - LITURGIA DIÁRIA , 05 DE MAIO DE 2011

É MAIS FÁCIL SEGUIR O MUNDO QUE SUBIR O CALVÁRIO
Minha Mãe do céu, chamam-Vos Rainha dos Mártires, sim, na verdade,
quem sofreu mais do que Vós?!... Ah, jamais criatura alguma!


As pessoas de nosso tempo, em sua grande maioria, buscam a facilidade e a comodidade.Propor a elas enfrentar obstáculos, escalar montanhas, é correr o risco de ganhar inimigos. Por outro lado a sugestão para diversões, coisas agradáveis é algo que facilmente se aceita. Quase todos querem vantagens. Quase todos fogem da luta, da dificuldade, do obstáculo.Não foi esse porém o ensinamento de Nosso Senhor. Entre a porta larga e a estreita, Ele mandou que entrássemos pela estreita, pois o largo é o caminho que conduz a perdição.Ademais disso colocou como condição para ser Seu discípulo, renunciar a si mesmo e tomar sua Cruz, e segui-lO, ou seja, a lógica do Evangelho de Nosso Senhor e diametralmente oposta a lógica do mundo.Este busca decair nas facilidades, Nosso Senhor nos convida a subir o Calvário, carregando nossa Cruz. O mundo propõe aplausos para a fama, os prazeres, as riquezas; Nosso Senhor foi a frente e carregou a Cruz para mostrar que esse é o caminho para a salvação e a santidade. Quem, pois, coloca seu objetivo no sucesso, no aplauso do mundo, nos holofotes da fama, não está nos caminhos de Nosso Senhor.O caminho de Nosso Senhor foi e é a subida do Calvário. Subida difícil, subida árdua e penosa, mas também gloriosa e bela. Subida que é para os heróis da Fé e que foi percorrida, nesses dois mil anos de catolicismo, pelos santos, fossem eles mártires jogados aos leões, cruzados enfrentando os inimigos da Fé, missionários expostos a serem devorados pelos canibais, virgens resistindo a perfídia de degenerados, Papas, como São Gregório VII morrendo no exílio, por praticar a justiça combater a iniquidade.E, ai voltamos mais uma vez a Nosso Senhor que disse que devemos nos alegrar quando formos caluniados por causa d'Ele.Sim, o verdadeiro cristão é atacado, perseguido, injuriado, incompreendido, mas ele e um predileto de Deus e sempre tem e terá a proteção da Mãe das Dores e das lágrimas, Nossa Senhora. Sim, só as almas amantes é que sobem a rua da amargura! Só as almas amantes lhes é dado carregar a cruz!Ó cruz bendita, preciosíssimo tesouro escondido, debaixo de aparências bruscas, encerras tantas doçuras! Ó cruz quando fostes carregada pelos ombros de vosso Criador não sabias vós que ias servir de instrumento para que as portas do céu se abrissem! E vós, almas eleitas às quais é dado o dom precioso de carregar a cruz pesada de cada dia, na hora em que ela se apresenta, quem sabe cheias de medo e de pavor, pondes em nossos ombros, a cruz!Ah! se conhecesseis o dom da cruz, e de como outrora serviu ao Divino Mestre de instrumento, para nela executar a mais portentosa obra, como foi a da Redenção! Assim, também a vós, almas eleitas, a cruz vos serve para a mais portentosa obra a "santificação própria". Ah! qual a obra mais importante de uma alma?Sim, a obra mais importanteé a santificação própria. A cruz, alma querida, é esse baluarte preciosíssimo que vos defende dos inimigos carnais, pois o sofrimento, subjuga e vos faz conhecer o vosso nada! A cruz, destrona o império infernal. Filhos do pecado, sujeitos como estamos às misérias humanas, a cruz nos eleva, pois ela abate nosso amor próprio, fazendo-nos compreender que, para entrar na mansão celestial, é necessário sofrer! Os maus também sofrem, mas seus sofrimentos ficam neutros, porque eles sofrem sem a conformidade do Divino Crucificado. E porque é necessário sofrer? Ah! por causa de nossos pecados! O Divino Crucificado nos abriu as portas do Paraíso, entretanto, precisamos completar em nós a Paixão do Salvador, se quisermos ter entrada no Paraíso. Ó cruz bendita, eu vos saúdo, sê o sol nas minhas trevas.[FONTE : O BOM COMBATE DA ALMA GENEROSA, INSTITUTO DAS MISSIONÁRIAS DE JESUS CRUCIFICADO - Campinas - 1ª Edição, ano de 1936, com IMPRIMATUR]. Redenção, palavra forte, cujo sentido muitos ignoram!Há vinte séculos é tão difícil medir-lhe a extensão, quanto sondar-lhe a profundidade. Há um mistério de luz, nas trevas do Calvário. Há um resgate de vida, por trinta moedas de Sangue...Condenamos a traição de Judas, mas, traímos a vocação cristã.Maldizemos a fraqueza de Pilatos, mas, fugimos aos compromissos do Batismo.Quantas vezes, na vida diária, a descrença macula as intenções e o desespero arruína a esperança. Somos filhos de Deus pela Graça, mas, seguimos a carne pelo sangue.Ouvimos o apelo dos Céus, mas, voltamos os olhos para a terra.No entanto, Senhor, a Mensagem é a mesma: "Se alguém quiser Me seguir, tome a sua cruz e Me acompanhe"!Meu Deus, uns conhecem a cruz e rejeitam o seu peso, outros suportam o peso, mas, não querem carregar a cruz. Uns arrastam a cruz porque não podem fugir do Calvário; outros chegam ao Calvário, mas, se negam a morrer na cruz.A cruz para ser árvore de vida há de ser plantada na morte. A seiva que lhe esgarça os ramos, só dá frutos quando nela morremos.A cruz é qual sementinha do campo, que morre na terra para rebentar com vida. Senhor, pela redenção, nos legaste a Vossa Cruz! Os lábios que pregam essa "loucura", exprimirão o que a Fé nos ensina. A alma que sente esta Verdade, deve saber por que o mundo sofre.Senhor, não é doce o tufão, quando varre as areias do deserto. Não é doce o calor, quando mata a virulência dos gérmens.Não é doce o bisturi, quando rasga a podridão da matéria.Não é doce uma cruz, quando estamos pregados nela.A cruz só é leve na vida, quando aceitamos o seu peso de morte.Daí, a renúncia que se faz entrega e o amor que gera o sacrifício.Daí, o heroísmo que sagra os fortes e a vitória que consagra os Santos.Somos, por natureza, esquivos ao sofrimento.Tudo o que nos rouba a fonte do prazer é espinho dorido macerando a nossa carne.Há, na cruz, um plano da Providência que jamais se esgota.A cruz não se pesa pela soma de sofrimentos, mas, pela unção paciente das dores. Uma cruz pequenina pode ser mais custosa que um madeiro imenso. Uma cruz gigantesca pode ser mais leve que um bloco de granito.Aceitar, com paciência, a cruz, é diminuir-lhe o peso. Fugir ao seu domínio, é ser esmagado por ela. Na ordem do Cristianismo, em matéria de cruz, tudo depende dos ombros que se curvam e dos braços que a carregam.Senhor, quem decifrará o mistério da dor?As almas feridas são extremamente sensíveis; buscam o alívio das dores e escondem a cicatriz das chagas; suplicam a doçura do bálsamo e se esquecem do amor de gratidão.O mundo sofre porque não sabe viver.O mundo morre porque não sabe sofrer.Senhor, dá-nos a conhecer o valor do sofrimento para aproveitarmos dos méritos de Vossa Paixão. [VOZES DO SILÊNCIO , MEDITAÇÕES EUCARÍSTICAS, PELO PADRE ISNARD DA GAMA, 1956 , COM IMPRIMATUR]



DIA 05 DE MAIO DE 2011



PRIMEIRA LEITURA : Atos dos Apóstolos 5, 27-33

II SEMANA DA PÁSCOA
(cor verde - ofício do dia da II semana) - Leitura dos Atos dos Apóstolos - Naqueles dias, 27Trouxeram-nos e os introduziram no Grande Conselho, onde o sumo sacerdote os interrogou, dizendo: 28Expressamente vos ordenamos que não ensinásseis nesse nome. Não obstante isso, tendes enchido Jerusalém de vossa doutrina! Quereis fazer recair sobre nós o sangue deste homem! 29Pedro e os apóstolos replicaram: Importa obedecer antes a Deus do que aos homens. 30O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, que vós matastes, suspendendo-o num madeiro. 31Deus elevou-o pela mão direita como Príncipe e Salvador, a fim de dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados. 32Deste fato nós somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus deu a todos aqueles que lhe obedecem. 33Ao ouvirem essas palavras, enfureceram-se e resolveram matá-los. - Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL (SALMO 33)

REFRÃO: Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.
1. Bendirei continuamente ao Senhor, seu louvor não deixará meus lábios. - R.
2. Provai e vede como o Senhor é bom, feliz o homem que se refugia junto dele. - R.
3. O Senhor volta a sua face irritada contra os que fazem o mal, para apagar da terra a lembrança deles. Apenas clamaram os justos, o Senhor os atendeu e os livrou de todas as suas angústias. - R.
4. O Senhor está perto dos contritos de coração, e salva os que têm o espírito abatido. São numerosas as tribulações do justo, mas de todas o livra o Senhor. - R.

EVANGELHO : João 3, 31-36

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - 31Aquele que vem de cima é superior a todos. Aquele que vem da terra é terreno e fala de coisas terrenas. Aquele que vem do céu é superior a todos. 32Ele testemunha as coisas que viu e ouviu, mas ninguém recebe o seu testemunho. 33Aquele que recebe o seu testemunho confirma que Deus é verdadeiro. 34Com efeito, aquele que Deus enviou fala a linguagem de Deus, porque ele concede o Espírito sem medidas. 35O Pai ama o Filho e confiou-lhe todas as coisas. 36Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; quem não crê no Filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus. - Palavra da salvação

MENSAGEM DO DIA 25/10/1996 - Hoje, convido-os a abrirem-se a Deus-Criador, para que Ele os transforme. Filhinhos, vocês Me são caros, amo a todos vocês e convido-os a ficarem mais próximos de Mim; que o seu amor ao meu Imaculado Coração seja mais fervoroso. Desejo renová-los e conduzi-los com o meu Coração ao Coração de Jesus que ainda hoje sofre por vocês e convida-os à conversão e à renovação. Através de vocês, desejo renovar o mundo. Compreendam, filhinhos, que vocês são hoje o sal da terra e a luz do mundo. Filhinhos, convido-os, amo-os e, de um modo especial, suplico-lhes: convertam-se - MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE


Assim dizia o apaixonado Paulo: "Ninguém pode com segurança construir sobre outro alicerce, senão na rocha viva que é Cristo crucificado, pois Deus não nos concedeu outro alicerce" (cf. I Cor. 3,11). Realmente, caríssimo irmão e filho no Cristo Jesus, parece-me que essa é a verdade, pois quando a alma está fundamentada em Cristo, vento algum de soberba ou vanglória a poderá derrubar. A pessoa está sustentada por uma profunda humildade, que faz ver Deus humilhado para a salvação do homem. Assim também a torrente da avareza, e dos prazeres mundanos e carnais, não consegue prejudicar a alma. É que a pessoa repousa firme nessa rocha, sem nenhuma incerteza das consolações corporais, mas cheia da firmeza das dores e sofrimentos. Dessa maneira a alma apaixonada por Cristo somente quer sofrer ofensas, caçoadas, fome e sede, calor (e frio), injúrias e difamações, e finalmente dar a vida alegremente por amor de Cristo. Aliás, a pessoa sente que cresce (na perfeição), quando sofre desprezo e caçoadas por parte do mundo, no amor de Jesus Cristo. Isso lemos na vida dos santos apóstolos, que se mostraram felizes quando começaram a ser desprezados pelo nome de Jesus. (cf. At. 4,1) - [EXCERTOS DA CARTA 232 , CARTAS COMPLETAS DE SANTA CATARINA DE SENA , EDITORA PAULUS]


A IGREJA CELEBRA HOJE , SANTO ÂNGELO - Santo Ângelo se abriu à vontade de Deus através da vida de oração e penitência. Quanto ao seu lugar na Igreja, fez experiência religiosa em vários mosteiros da Palestina e Ásia Menor, até que, ao passar o tempo num Carmelo, entrou na ordem consagrada a Nossa Senhora, a família Carmelita.Da Itália foi para a Sicília, e já sacerdote, fez um belo trabalho apostólico.Um homem dócil e corajoso. Certa vez, ao pregar, deparou-se com a graça da conversão de uma mulher que vivia no adultério com um senhor de muitas posses. Ela se abriu ao Evangelho, mas ele não. E este, mandou assassinar Santo Ângelo, que foi morto após uma pregação com apenas 34 anos.Santo Ângelo, rogai por nós !!



















































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...