terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Última transmissão do Frei Slavko na Rádio Mir

Queridos irmãos e irmãs, a paz! Convido-os a “ouvir”, com os ouvidos do coração, a última transmissão radiofônica do inesquecível Frei Slavko, o sacerdote que se tornou o espelho do espírito de Medjugorje por seu amor incondicional a Deus, à Virgem Maria, e, consequentemente, aos irmãos. Esta meditação, que aqui será apresentada de forma resumida, foi feita apenas quatro horas e meia antes de sua partida para o Céu. Que suas palavras ungidas nos ajudem a viver bem não só este advento, mas o advento de toda a nossa vida, o tempo que o bom Deus nos dá para, na oração e na vigilância, nos prepararmos para o encontro com o Senhor que vem.

Última transmissão do Frei Slavko na Rádio Mir de Medjugorje
Sexta-feira, 24 de novembro de 2000, 11h.
1. Sejam louvados Jesus e Maria! Saúdo sinceramente a todos vós, ouvintes da “Voz da Rainha da Paz” dos estúdios da Radio “Mir” de Medjugorje e desejo que esta hora na escola da Rainha da Paz seja útil para todos vós! Durante todo o mês meditamos sobre a mensagem que Maria nos deu no dia 25 de outubro. Refletimos juntos sobre a renovação da Igreja e dissemos que a Igreja é cada um de nós. Se nós começamos a renovar-nos como indivíduos, a Igreja ali se renova. Dissemos que o novo tempo pode começar hoje, sem precisarmos esperar pelo novo ano e o novo milênio, porque o novo começo, o novo tempo acontece quando o homem, pela força do Espírito Santo, se decide por uma nova relação consigo mesmo, com a natureza, com os outros e com Deus. Sem a renovação interior e espiritual do homem, não podemos entrar no novo tempo, ser a nova família, a nova Igreja e viver novas relações. Por essa razão, Maria nos direciona ao Espírito Santo que renova todas as coisas. E isso é para nós um estímulo a rezar de verdade ao Espírito Santo. Todos aqueles que acompanham o programa da tarde da paróquia sabem bem que, depois de termos rezado o rosário e cantado a ladainha, nós rezamos ao Espírito Santo uma vez que Maria deseja que antes de cada programa vespertino se invoque o Espírito Santo, porque, sem o Espírito Santo, não podemos compreender nem fazer nada e não podemos crescer. Que esta nossa transmissão seja para nós um estímulo a renovar-nos continuamente com a força do Espírito Santo!

2. Maria repete muitas vezes nas mensagens que devemos dar a Deus o primeiro lugar na nossa vida para que Deus reine de fato no nosso coração, nos nossos pensamentos e ações. Hoje queremos nos tornar conscientes de que Cristo se nos oferece como caminho, verdade e vida. Quando dizemos “Rei” devemos ter consciência de que o Reino de Cristo, com Cristo, não é como aqueles que já experimentamos, não é o reino dos políticos e dos poderosos da terra. A diferença absoluta e fundamental e esta: sabemos que, durante o processo contra Jesus, um dos sumo sacerdotes disse que era melhor que um só homem morresse pelo povo em vez de todo o povo. E é exatamente esta a essência da relação de Cristo com cada homem, com todos nós: Ele deu a sua vida, morreu pelos nossos pecados para que nós pudéssemos viver. Assim, direi que Maria tem razão ao convidar-nos a abrir completamente nosso coração ao Pai através do Espírito Santo, porque quando, através da oração, permitimos a Jesus que Ele entre no nosso coração, recebemos verdadeiramente aquilo que procuramos, recebemos a paz porque Ele é o Rei da Paz, a luz porque Ele é Luz, o amor em nosso coração porque Ele é Amor, a vida no coração porque Ele é a Vida, Ele serve a vida.

Daqui nos vem a pergunta: “Quem na verdade ocupa o primeiro lugar na nossa vida?” É muito fácil dar a resposta. Por três vezes Maria, no fim da última mensagem, nos convida à oração, e todos aqueles que responderam e rezaram como Ela nos pede, esses podem dizer que Deus ocupa o primeiro lugar em suas vidas. De fato, a oração significa gastar tempo com aquilo que para nós é importante, com Aquele que amamos. Se tomarmos o tempo e rezarmos, isso significa que para nós Cristo é importante, que queremos falar com Ele, aprender com Ele, que queremos caminhar com Ele. A oração nos diz o que devemos dizer e fazer a cada dia. A oração é o tempo em que nos voltamos a Cristo, em que repousamos nele, em que aprendemos dele e falamos com Ele, em que escutamos a Sua Palavra para que a nossa vida seja mais completa e perfeita, para que o nosso caminho sobre esta terra possa ser o verdadeiro caminho com Cristo em direção à Pátria Eterna. O Reino de Cristo é reino de paz, verdade e amor. Toda vez que falamos da renovação da Igreja e nos empenhamos em renovar o nosso modo de viver, nos colocamos ao lado de Cristo e Ele está do nosso lado. Que esta solenidade e a mensagem de Maria sejam para nós um estímulo para que purifiquemos o nosso coração de todos os ídolos, de tudo aquilo que não permite que Cristo reine plenamente na nossa vida!

3. E enquanto pensamos em Cristo Rei, é oportuno fazermos novamente a pergunta: “Quem está verdadeiramente no primeiro lugar na nossa vida, quem a orienta?” Vede, se nos recordamos da oração e do jejum de Cristo, e das tentações com as quais Satanás o provou, na terceira tentação ele disse a Jesus: “Eu te darei todos os reinos da terra, se prostrado me adorares”. Jesus respondeu: “Vá embora, satanás! Adorarás só o Senhor e servirás somente a Ele!”. Jesus se decidiu completamente pelo Pai, Ele é o Enviado do Pai para salvar-nos. Jesus não esquece o seu papel e a sua tarefa e diz: “Meu Pai está no primeiro lugar!”. Conosco pode facilmente acontecer que digamos que somos batizados, que somos de Cristo, mas na nossa vida reina outro: pode ser o orgulho, ou seja, pode acontecer que na verdade nós adoremos a nós mesmos ou que procuremos que os outros nos adorem. Se acontece que o homem coloca a si mesmo no primeiro lugar em sua própria vida, Cristo não tem lugar naquele coração. Se olharmos para nós mesmos com humildade, podemos descobrir quem para nós ocupa o primeiro lugar. E se vemos que não conseguimos perdoar alguém, digamos a Jesus, que nos manda perdoar setenta vezes sete: “Senhor, sabes que para mim é difícil perdoar, mas me decido por isso. Te apresento as minhas dores, feridas, a minha falta de paz, me afasto de todo sentimento mau e coloco a ti claramente no primeiro lugar!” Se, ao contrário, acontece que estamos nervosos nas palavras ou no comportamento, é porque estamos nós mesmos ocupando o primeiro lugar. Vejam quantas vezes as nossas dores são colocadas no primeiro lugar! Certamente o homem deve amar-se, respeitar-se, defender-se, mas o homem não pode adorar-se a si mesmo.

A ser concluído na próxima semana. Traduzido do italiano para o português por Tania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...