quarta-feira, 13 de outubro de 2010

LITURGIA DIÁRIA - 14/10/2010

"Eis os grandes homens que hão de vir, suscitados por Maria, em obediência às ordens do Altíssimo, para que o seu império se estenda sobre o império dos ímpios, dos idólatras e dos maometanos. Quando e como acontecerá?.....Só Deus sabe !.....Quanto a nós, cumpre calar-nos, orar, suspirar e esperar : Exspectans exspectavi
Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem
(São Luis Maria De Montfort)

MORRERMOS PELA NOSSA FÉ
“Eu não estou defendendo idéias do século XVIII ou XIX; eu estou defendendo o cristianismo de 2000 anos. É evidente que o mundo liberal não quer o cristianismo porque, afinal das contas, quer que o cristianismo morra. Não só que os padres de batina morram; quer que o cristianismo acabe. Só que acontece que o cristianismo é duro de matar, meu filho… É duro de matar porque nós… Nós já aprendemos uma coisa muito importante: (…) a Igreja já aprendeu, com seus erros do passado, que a fé não é uma coisa pela qual nos matamos, mas algo pelo qual nós morremos. Eu não estou disposto a matar você, mas estou disposto a morrer para defender a minha fé, isso sim.” - Padre Paulo Ricardo

O mundo moderno quer mudanças na Igreja: quer que ela de certo modo se adapte à ideologia do mundo atual. É certo que a Igreja deve sempre estar adaptando o modo como se anuncia o Evangelho. É, sem sombra de dúvidas, uma forma bastante eficaz de cumprir aquele mandato de Jesus: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15). No entanto, isso de modo algum significa mudar o cerne da mensagem cristã, ou seja, aquilo que Jesus ensinou aos apóstolos. É preciso que o que Cristo pregou há dois mil anos atrás seja preservado na sua integridade mais pura. Ao mesmo tempo em que o Mestre disse que devíamos pregar o Evangelho, também observou: “Ensinai-as [as nações] a observar tudo o que vos prescrevi” (Mt 28, 20). Ora, a Igreja, responsável por guardar o depósito de fé, não pode de modo algum prescrever novas idéias, novos dogmas; Ela é fiel à doutrina de Cristo! E é isso que motivou São Paulo a olhar para a Igreja como uma realidade “santa e irrepreensível” (Ef 5, 27).
E talvez seja isso que cause repugnância no mundo. Enquanto os tempos vão mudando constantemente e a cultura vai se transformando de época em época, a Igreja, anunciadora da Verdade imutável, conserva. E eis aqui o grande segredo para que possamos seguir a doutrina católica em sua pureza: devemos estar sempre conservando. Não queremos mudar nem alterar as fórmulas da nossa fé! Não queremos uma nova religião, ou um cristianismo self-service, em que eu escolho aquilo que me agrada e descarto o que me é inconveniente. Queremos viver a totalidade e a integridade da fé que Cristo pregou e prega através do Seu Corpo, que é a Igreja.
E para estarmos em comunhão com a fé de 2000 anos da Igreja, devemos fazer aquilo que pe. Paulo Ricardo salientou muito bem: obedecer ao Santo Padre. A obediência ao Papa é a garantia da unidade. Porque o Espírito Santo assiste o Sumo Pontífice. É inacreditável que, em vinte séculos de Igreja, mais de 250 papas ocuparam o trono da Igreja Católica e NENHUM proferiu um discurso ex catedra que contradissesse um decreto dos seus antecessores. Nenhum! É que a Igreja procura conservar. Veja bem: ela quer salvar almas, ela quer convidar as pessoas a se salvarem. Mas antes disso, há o anúncio da Verdade! E foi isso que o Papa destacou na sua recente encíclica Caritas in Veritate: “Só na verdade é que a caridade refulge e pode ser autenticamente vivida. A verdade é luz que dá sentido e valor à caridade.” (n. 3)
Por fim, o padre Paulo Ricardo aponta: “[A] fé não é uma coisa pela qual nos matamos, mas algo pelo qual nós morremos.” A história da Igreja é a prova concreta dessa afirmação. Durante todos os tempos a Igreja sempre teve fiéis corajosos que, por amor à Verdade de Cristo, preferiram a morte a abandonarem suas convicções. E esse fato está estreitamente ligado com a transcendência da nossa fé, afinal “se é só para essa vida que temos colocado a nossa esperança em Cristo, somos, de todos os homens, os mais dignos de lástima” (1 Cor 15, 19). Isso faz o apóstolo declarar: “[P]ara mim o viver é Cristo e o morrer é lucro” (Fp 1, 21). Para os materialistas, a morte é o fim da vida; para os cristãos, é o começo da Justiça, o começo de uma vida de glória.
Não, nós não pomos nossa esperança nesse mundo
. Somos cidadãos do Céu e sabemos que estamos nesse mundo somente de passagem. Olhamos para o martírio como uma forma de honrar plenamente a nossa fé. O cristianismo, nesse sentido, é magnífico. É fascinante. Todas as ideologias mundanas morrem aqui. Contudo, a doutrina do amor e da caridade (cf. 1 Cor 13, 8 ) permanece.
É essa a recompensa da nossa fidelidade: a vida. O que vem do mundo está destinado ao fracasso, mas aquilo que vem de Deus nos conserva para a vida eterna. Olhemos para Jesus, para a Virgem Maria e todos os santos e mártires. Que, olhando para a fidelidade deles, possamos também nós ser fiéis à doutrina da Igreja, contra a qual “as portas do inferno não prevalecerão” (Mt 16, 18)

Graça e paz.
Salve Maria Santíssima!







"O homem é de uma soberba tal , que quando tem meios e saúde, pensa que é um deus, e as vezes até superior ao próprio DEUS. Mas quando acontece um fato sobre o qual ele e seus semelhantes não tem poder, somente então se lembra de que existe um SER SUPREMO"
São Padre Pio De Pietrelcina




Primeira leitura (Efésios 1,1-10)
Quinta-Feira, 14 de Outubro de 2010
28ª Semana Comum
Início da Carta de São Paulo aos Efésios.

1Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos e fiéis em Cristo Jesus: 2a vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 3Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda a bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com Cristo, no céu. 4Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor. 5Ele nos predestinou para sermos os seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão da sua vontade, 6para o louvor da sua glória e da graça com que ele nos cumulou no seu Bem-amado. 7Pelo seu sangue, nós somos libertados. Nele, as nossas faltas são perdoadas, segundo a riqueza da sua graça, 8que Deus derramou profusamente sobre nós, abrindo-nos a toda a sabedoria e prudência. 9Ele nos fez conhecer o mistério da sua vontade, o desígnio benevolente que de antemão determinou em si mesmo, 10para levar à plenitude o tempo estabelecido e recapitular em Cristo, o universo inteiro: tudo o que está nos céus e tudo o que está sobre a terra.

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Salmo (Salmos 97)

— O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.
— O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte a santo alcançaram-lhe a vitória!
— O Senhor fez conhecer a salvação, e as nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!
— Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, o nosso Rei!

Evangelho (Lucas 11,47-54)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse o Senhor: 47“Ai de vós, porque cons­truís os túmulos dos profetas; no entanto, foram vossos pais que os mataram. 48Com isso, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos. 49É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles, 50a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a
criação do mundo, 51desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos digo: serão pedidas contas disso a esta geração. 52Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não en­trastes, e ainda impedistes os que queriam entrar”. 53Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal, e a provocá-lo sobre muitos pontos. 54Armaram ciladas, para pegá-lo de surpresa, por qualquer palavra que saísse de sua boca.

- Palavra da Salvação
- Glória a vós, Senhor

“Queridos filhos, neste tempo quando de modo particular rezais e pedis a minha intercessão, vos convido filhinhos, a rezar a fim de que, através das vossas orações, possa ajudar para que muito mais corações se abram as minhas mensagens. Orai pelas minhas intenções. Eu estou convosco e intercedo junto de meu Filho por cada um de vós. Obrigada por terdes respondido ao meu chamado”
MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE



A IGREJA CELEBRA HOJE
SÃO CIRILO I
Rogai por nós !!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...