sábado, 15 de setembro de 2018

A RESPOSTA É O AMOR


Caros amigos leitores, coordenadores, participantes dos Grupos de Oração dos nossos Grupos do Eco, quero iniciar este texto, com a saudação inicial da Carta aos Erminenses, escrita pelo bispo e mártir Santo Inácio de Antioquia (Sec. I): "A Igreja de Deus Pai e de Jesus Cristo, rica de todos os dons da misericórdia, repleta de fé e de caridade, sem que lhe falte qualquer graça, muito amada por Deus, portadora de santidade, efusivas saudações no Espírito Imaculado e no Verbo de Deus".

Na  mensagem de 25 de janeiro de 2007,  A Gospa nos disse: “Queridos filhos, colocai a Sagrada Escritura em um lugar visível nas vossas famílias e leiam-na. Assim, conhecereis a oração do coração, e os vossos pensamentos estarão em Deus. Não esqueçais que sois passageiros como uma flor em um campo que se vê de longe, mas que em um instante desaparece. Filhinhos, deixai um sinal de bondade e de amor por onde quer que passeis, e Deus vos abençoará com a abundância de Sua Benção. Obrigada por terdes respondido a meu chamado”.

Nossa Senhora nos faz um grande chamado à leitura da Sagrada Escritura, como um meio eficaz para mergulharmos na oração do coração – ao encontro com o Senhor - e  adquirirmos os pensamentos de Deus.

Há um poeta e filósofo francês chamado Paul Claudel, que após ter deixado o ateísmo e conveter-se ao cristianismo dizia: “O respeito que o cristão tem com a Palavra de Deus é tão grande, que os colocam totalmente distantes da Palavra!". Realmente isto é um fato concreto e trágico!!!! Percebo que muitas pessoas que dizem amar e respeitar a Palavra de Deus, estão totalmente longe dela, não buscam conhecê-la, não se esforçam em encontrar um tempo para lê-la. Estas pessoas arrumam mil e umas desculpas para não dar seu tempo a Deus. Que pena! Na Sagrada Escritura está a revelação da Vontade do Pai, está de um modo especial a presença de Jesus, o Verbo do Pai, o único capaz de consolar a ferida aberta em nossos corações, e tirar a dor da perda e da angústia que pulsam no peito.

O Evangelista João mergulhou profundamente no conhecimento e nas experiências de Jesus,  e inicia o seu Evangelho dizendo:  João Capitulo 1:  “(1)En archê ên ho logos, kai ho logos ên pros ton thelon, kai theos ên ho logos. (2)houtos ên em archêi pros ton theon (3)pantadi’ autou egeneto, kai chôris autou egeneto oude hen. (4)ho gegonen em autôi zoe, kai he zoe (5)ên to phos tôn antrôpôn: kai to phôs em têi skotiai, kai he skotia auto ou katelaben”. Ou seja, “(1) No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. (2)No princípio Ele estava com Deus. (3)Tudo foi feito por meio Dele, e sem Ele nada foi feito. (4)O que foi feito Nele era a vida, (5)e a vida era luz dos homens, e a luz brilha nas trevas, mas as trevas não apreenderam”.

O Verbo, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, Jesus, desde o início estava com o Pai, e foi por meio Dele, a Palavra do Pai, que tudo foi feito e criado, pela força do Espírito Santo. Penso, neste momento, em tantos corações que estão vivendo um tempo nublado, que estão nas trevas da angústia e da dor. Quantas pessoas estão gritando interiormente por uma luz, uma saída, um consolo? 

Nossa Senhora nos indica o caminho: “A leitura da Sagrada Escritura”, pois é ela a luz para os nossos passos, capaz de nos orientar, capaz de falar ao nosso coração a Vontade do Pai sobre nós, de nos indicar a estrada certa, capaz também de nos consolar.  (Se tiverem um tempinho leiam: Isaías 43).
Como seria bom, se lutássemos contra os nossos pecados, vícios e tentações usando a espada da Palavra de Deus!!! Tenho certeza que saberíamos melhor como agir em cada situação e adquiriríamos a força da esperança de recomeçar uma nova vida, tendo em vista que nem tudo está perdido, pois Deus pode, por meio do seu Verbo, dizer um novo “Faça-se!” em nosso coração em nossa vida, e assim nos modelar em um vaso novo.

Seria muito bom, antes de tomarmos a Sagrada Escritura em nossas mãos, suplicar o dom do Espírito Santo, pedindo que Ele abra o nosso coração, que quebre a dureza que há nele, para que a Sua palavra cale no mais fundo do nosso ser, sendo Ele a resposta para as  nossas interrogações e problemas. Se tivéssemos o hábito de meditar a Palavra, de deixar o Senhor falar conosco por meio de Sua  leitura, perceberíamos que, aos poucos, os nossos pensamentos mudariam, e que a Vontade do Pai sobre nós apareceria.

Neste momento louvo e agradeço a Deus por sua infinita misericórdia, por tanto amor, por ser um Deus idealista, que acredita no homem, que tenta a todo custo trazê-lo para si.  Lembram-se da passagem do Semeador? (cf. Mc 4,1-20): “O Semeador (Deus) sai para semear (sua palavra), uma parte cai à beira do caminho, vieram os pássaros e comeram, ou seja, escutaram a palavra, mas chegou satanás e deixaram-lhe tirá-la de seus corações. Outra parte caiu em terreno pedregoso, mas como caiu onde não havia muita terra, brotou logo. Como a terra não era profunda, o sol do meio-dia secou suas raízes, este são os corações que recebem a palavra com alegria, mas são inconstantes, e quando chegam a tribulação e a dificuldade desistem logo de viver a palavra do Senhor. Há também o terreno cheio de espinhos, da palavra que cai no coração do homem, e este deixa se levar pelas preocupações, pelas tristezas, e a palavra morre em seu coração.  Outra parte, contudo, caiu em terra boa, e deu fruto, porque o coração se abriu à graça. Ouviram a palavra e não a rejeitaram, mas colocaram-na em prática.

Vejam o grande amor de Deus, que semeia sempre, até no terreno pedregoso e cheio de espinhos, esperando que também nestes terrenos, nestes corações duros e sofridos pela vida, magoados e sem esperança, sua Palavra, possa criar raízes.  Maria nos diz: “Não esqueçais que sois passageiros como uma flor em um campo que se vê de longe, mas que em um instante desaparece”. Assim somos esta flor, que de manhã é bela, e a tarde está seca, e é levada pelo vento. Tudo é breve, tudo passa, nossa vida, como também nossos medos, alegrias e tristezas, mas o que permanece? Apenas o amor! E Maria continua: “Filhinhos, deixai um sinal de bondade e de amor por onde quer que passeis, e Deus vos abençoará com a abundância de Sua Benção”.  

Em um outro texto, eu escrevia que o fundamento da nossa vida é amarmos e sermos amados, a nossa vocação primeira é o amor, é viver no amor, o qual não se reduz ao sexo, ao prazer, ao bem-estar, mas à doação plena, a qual se faz muitas vezes “sacrifício” (palavra  distante e muito estranha em nosso vocabulário atual, mas a palavra sacrifício vem do latim – sacrun facere – que significar “tornar algo sagrado”). Assim, amar muitas vezes é sofrer pela felicidade do outro, sofrer para ser fiel às leis de Deus, é fazer algo, por amor, ou seja tornando-o sagrado e oferecendo-o a Deus. De que adianta dar o meu corpo às chamas, ou falar a língua dos homens e dos anjos se eu não tiver o amor? 

Eis o segredo da vida: “amar!’ deixar o nosso rastro de amor, em cada coração, em cada vida que encontrarmos, passar pelos breves caminhos da vida, não esperando apenas receber amor, mas semando-o ,dando-o, sem esperar retribuição. Muitos não tem a capacidade de retribuir o amor porque foram feridos, ou ainda estão com o coração sangrando pela rejeição e sofrimentos da vida.  Embora, estas pessoas necessitem de amor, se auto-defendem, com medo de serem mais uma vez machucadas pela vida, ou por pessoas que apenas querem usufruir de um coração disposto a amar. Contudo, não podemos deixar de lado a nossa vocação profética ao amor, devemos semeá-lo até nos corações de pedra, devemos ser estes apóstolos do amor, semeando amor em cada coração, em cada um que encontrarmos, sabendo que no tempo de Deus, este amor frutificará, e veremos que tudo ao nosso redor mudará, que até o vazio que muitas vezes assola o nosso coração, a solidão e a angústia, desaparecerão e darão lugar à alegria.  O amor nunca se perde, não desaparece, é eterno, é a resposta para a nossa vida.

Não arrume uma desculpa para deixar de amar, não diga: “Como posso amar se eu mesmo sinto um vazio, uma dor no meu peito?”. Ame sempre! Saiba que só o Senhor pode preencher o teu coração, só o Senhor pode satisfazer as nossas carências, não deixe de amar porque se sente carente e necessitado de amor, ame e este amor voltará a você. NÃO TENHA MEDO DE AMAR, NÃO TENHA MEDO DE TENTAR, NÃO TENHA MEDO DE RECOMEÇAR, NÃO TENHA MEDO DE DEIXAR-SE AMAR, BUSQUE A SUA FELICIDADE! Isto não significa ser escravo das pessoas, perder a  dignidade, os princípios éticos e morais, mas ter o coração aberto e despojado, para deixá-lo ser preenchido pelo amor de Deus e daqueles que querem amá-lo como você é.

Ame sempre, mesmo se estiver com o coração em mil pedaços, com vontade de chorar, sem esperança. Ame sempre, e saiba acolher em tudo de bom que lhe acontecer, um sinal do amor de Deus por você, e lembre-se que somente quando saímos de nós mesmos, e nos abrimos para amar, é que o Senhor poderá curar as feridas, as perdas, a desilusão. Assim, Ele lhe consolará com o Seu amor Eterno.

Certa vez estava conversando com o Padre João Batista reitor do Seminário Diocesano de Santo Amaro, sobre um caso complicado, e ele me dizia: “Devemos amar, não podemos não amar, devemos amar mesmo nesta situação!”. Aquelas palavras entraram em meu coração, e me abriram para amar mais, e decide naquele momento ao amor concreto, independente do que eu estava sentindo, e disse para mim mesmo: “Fernando, perdoe e ame!”, e ainda hoje, quando ocorre qualquer situação que quer me levar aos caminhos não evangélicos, me recordo das palavras do meu amigo.
Que o Senhor vos abençoe: "Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo". Amém!

Pe. Fernando Tadeu
Jornalista

Um comentário:

  1. Padre Fernando esse retiro é maravilhoso adorei passar minutos lendo não tem preço é uma grande graça que recebi ao conhece_lo obrigada Padre que Deus o abençoe boa noite

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...