quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Dom José Negri Bispo de Santo Amaro


Papa Francisco nomeia Dom José Negri-PIME como Bispo titular da Diocese de Santo Amaro

A Diocese de Santo Amaro, em São Paulo, comunica, com grande júbilo, que o Papa Francisco acaba de nomear, neste 2 de dezembro de 2015, Dom José Negri, PIME, Bispo Diocesano de Santo Amaro. Ele se torna o segundo Bispo desta grande Diocese, na zona sul da capital paulista, continuando a missão pastoral de Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM, que passa a ser Bispo emérito.

No próximo dia 8 de dezembro, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Santo Amaro, às 20h, durante a solene celebração eucarística que dará abertura ao Ano Santo da Misericórdia, a Diocese de Santo Amaro acolherá Dom José Negri, seu novo Pastor, com muita alegria!Dom José Negri nasceu em 18 de setembro de 1959, em Milão, Itália. Estudou Filosofia e Teologia no seminário do Pontifício Instituto das Missões ao Exterior (PIME), na Itália. Foi ordenado sacerdote missionário do PIME em 1986, em sua cidade natal. É licenciado e mestre em Psicologia pela Universidade Gregoriana de Roma.

Antes do episcopado, atuou em Frutal (MG), em 1987. No mesmo ano, assumiu a diretoria espiritual do Seminário Menor do PIME, até 1988, em Palhoça (SC), onde também foi responsável por uma paróquia até 1990. Trabalhou como reitor, de 1990 a 1992, e diretor espiritual, de 1992 a 1995, no Seminário de Filosofia do PIME, em Brusque (SC). No mesmo período, foi conselheiro regional da Circunscrição Brasil Sul de seu Instituto.

De 1999 a 2002, foi diretor espiritual do Seminário de Teologia PIME, em Monza, Itália.
De volta ao Brasil, em 2002, teve nova atuação como diretor espiritual do Seminário de Filosofia do PIME, em Brusque (SC). Também foi professor do curso de graduação de “Aconselhamento Formativo”, em São Paulo (SP); vice- provincial do PIME na região Brasil Sul; e administrador paroquial e pároco da paróquia São Judas Tadeu, em Brusque (SC).
Dom José Negri foi nomeado bispo auxiliar de Florianópolis (SC) em 14 de dezembro de 2005, tendo sido ordenado na cidade de Brusque, em 5 de março de 2006, adotando como lema episcopal “Basta-te a minha graça” (2Cor 12, 9). Atuou como bispo referencial para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial do Regional Sul 4 da CNBB.

Em 18 de fevereiro de 2009, coube ao papa Bento XVI nomeá-lo bispo da diocese de Blumenau, cuja posse foi efetivada em 4 de abril do mesmo ano.

Em 29 de outubro de 2014, o Papa Francisco o nomeou bispo coadjutor da diocese de Santo Amaro (SP), e, em 17 de janeiro de 2015, ele tomou posse neste encargo.

A partir de hoje, 2 de dezembro, Dom José Negri, unido à Igreja e ao povo de Deus, assume sua missão pastoral e evangelizadora, como Bispo da Diocese de Santo Amaro.

Todo o Clero, Institutos Religiosos, Comunidades e Paroquianos da Diocese de Santo Amaro, unidos, expressam profunda e sincera gratidão a Dom Fernando, pelo seu incansável e frutuoso testemunho de amor e de serviço ao povo de Deus, e acolhem Dom José com um caloroso “Bem-vindo!”.

“Bendito aquele que vem em nome do Senhor!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...