sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

GEOGRAFIA DE MEDJUGORJE



"QUE A GRAÇA E A PAZ DE CRISTO JESUS NOSSO SENHOR,  E A TERNURA DE MARIA ESTEJAM CONVOSCO E COM OS VOSSOS!


Como já foi apresentado anteriormente, Medjugorje é uma pequena cidade que está  situada ao sul  da Bósnia-Herzegovina (antiga Iugoslávia), no leste europeu; país que está situado entre duas regiões: a montanhosa ao norte e a litorânea ao sul. O centro cultural e administrativo do país é a cidade de Mostar.


Em relação ao clima, os meses de julho e agosto são os mais quentes, e a precipitação máxima de chuvas ocorre em novembro e dezembro.  Os meses de inverno são extremamente longos e frios. No sul do país, onde está localizada a cidade de  Medjugorje, o clima  mediterrâneo é o predominante.


         Quanto à vegetação, esta área apresenta um panorama bastante diversificado.  Isto ocorre porque o país se estende da costa litorânea às colinas montanhosas. Da área total da Bósnia-Herzegovina, 56,8% é destinada à agricultura, 42,4% são bosques, restando livres apenas 0,8%.  No sul do país, a vegetação é muito verde, e perto de Medjugorje podem ser vistos bosques de carvalhos que embelezam a região. Há plantações de tabaco – considerado um dos melhores do mundo – e de vinhas. Também há plantações muito grandes de árvores frutíferas como pêssego, pêra, maçã, ameixa e cereja.  

A população da cidade de Medjugorje é estimada em aproximadamente 4.300 habitantes. Todos têm nacionalidade croata, o idioma é o croata, o alfabeto é o romano e a religião professada é a Católica. Antes da Primeira Guerra Mundial, esta região foi assolada pela pobreza. Ao longo dos anos, a área foi ocupada por contínuas migrações.  No período entre guerras, a hegemonia sérvia exigiu que muitas pessoas deixassem sua pátria e emigrassem para outros países.   Contudo, o grande fluxo migratório ocorreu depois da Segunda Guerra Mundial, quando os líderes comunistas forçaram muitas pessoas a emigrarem. Politicamente, depois de muitos anos de  comunismo, o regime de governo é a democracia parlamentarista. No começo dos anos sessenta, ocorreu um verdadeiro êxodo de croatas; as pessoas  partiam para outros países em busca de melhores condições de vida.


É importante ressaltar que as aparições de Nossa Senhora ocorreram em um momento muito preciso e determinado, não só para aquele povo, mas para toda a humanidade. Como já dissemos anteriormente, a antiga Iugoslávia, que era formada por diversos paises, reunidos por uma ditadura comunista atéia, buscava de todos os modos oprimir o povo que ia contra as idéias do governo, e também acabar com a religião, pois a Igreja buscava pregar a liberdade plena do homem, e os seus direitos a vida, os quais são invioláveis, por este motivo, tanto o povo, quanto a Igreja eram perseguidos e oprimidos pelos comunistas, que diziam fazer tudo isso em nome da ordem social, mas no entanto matavam muitos padres, religiosos e religiosas, e oprimiam severamente o povo. Enquanto o povo era oprimido e vivia na misérias, os comunistas (a elite da ditadura socialista), viviam como burgueses, comendo do bom e do melhor, em grandes festas.


Neste contexto específico de sofrimento, surge a Estrela da Manhã, para afugentar as trevas de escuridão, para dizer ao povo “Deus está convosco e Ele vos ama!”, surge Nossa Senhora, a Rainha da Paz, para ensiná-los e nos ensinar que com a oração do rosário podemos conseguir a paz nos nossos corações, nas nossas famílias, no nosso país e no mundo. Muitos homens da Igreja, não acreditaram, mas o povo acreditou, acolheu em seu coração as mensagens de Maria e começaram rezar, começaram a abandonarem-se nas mãos de Nossa Senhora as suas vidas, pedindo que Ela os conduzissem, que os oferecesse ao Pai, e do outro lado Maria dizia: “Preciso de vossa oração, para que se cumpram os projetos do Pai sobre vocês e sobre toda a humanidade”. Desta forma, os projetos de Deus, iniciados por meio de Maria em Medjugorje, não se limitaram só aquela miserável e pobre aldeia, mas a todo o mundo.


Como grupos de oração da Gospa, somos chamados a viver Medjugorje, a ser um pedacinho de Medjugorje e ser paz para o mundo.


Por Intercessão da Toda Santa e Toda Pura, a Bem-Aventurada  e Sempre Virgem Maria Rainha da Paz, abençoe-vos o Deus Todo-Poderoso e Misericordioso: "Em nome do Pai  e do Filho e do Espírito Santo. Amém!”

PERMANECEI NA PAZ E CAMINHAI SEMPRE NELA!


PE. FERNANDO TADEU 

Se você deseja contribuir com o nosso trabalho de evangelização e nos fazer uma doação segue a conta corrente.
Banco Caixa Economica
Ag 0659
Conta 28971-1
Qualquer dúvida passe um email para arautodedio@gmail.com
Pe Fernando Tadeu Barduzzi Tavares


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...