terça-feira, 15 de abril de 2014

Quaresma : Exame de consciência para a confissão


Quaresma : Exame de consciência para a confissão

ANTES DA CONFISSÃO :

Meu Deus, humildemente ajoelhado em vossa presença, venho pedir perdão de meus pecados. Imploro Vossa misericórdia infinita e Vossa graça para fazer uma boa confissão. Enviai-me o Espírito Santo para conhecer quanto pequei, para me arrepender verdadeiramente, e fazer um firme propósito de nunca mais pecar. Por Cristo Nosso Senhor. Amém

EXAME DE CONSCIÊNCIA

Perguntas Preliminares: Quando fiz a minha última confissão? Foi bem feita? Cumpri a penitência?

MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS

1º MANDAMENTO – RELIGIÃO

: Fui negligente em instruir-me nas verdades da Religião? Procurei instruir-me nas verdades Católicas, freqüentando o Catecismo? Tive vergonha da minha Religião? Faltei o respeito com pessoas, lugares e coisas sagradas? Fui irreverente na casa de Deus, rindo-me ou conversando com os outros? Li, assinei, propaguei, emprestei livros, revistas, jornais ou folhetos contrários à Religião Católica? Duvidei de alguma verdade da Fé? Neguei alguma verdade da Fé? Assisti a alguma sessão espírita ou culto protestante? Zombei da Religião? Falei mal da Religião, da Igreja ou dos sacerdotes? Consultei espíritas, feiticeiros, benzedores ou cartomantes?

Esperança: Entreguei-me ao desânimo nas dificuldades da vida em vez de colocar minha esperança em Deus? Desesperei da minha Salvação? Revoltei-me contra a Divina Providência? Fui presunçoso, pretendendo salvar-me sem ser católico praticante ou sem querer abandonar o pecado?

Caridade: Entreguei-me de tal forma ao trabalho, aos prazeres ou ao amor a uma pessoa, que cheguei a esquecer-me de Deus, pelo descuido ou desgosto dos deveres religiosos? Oração: Deixei de rezar as orações diárias por preguiça? Rezei, voluntariamente, sem devoção?

2º MANDAMENTO - SANTOS NOMES

Pronunciei o nome de Deus ou dos Santos sem respeito? Roguei praga? Blasfemei contra Deus ou os Santos? Jurei pelo nome de Deus sem necessidade? Jurei falso? Deixei cumprir alguma promessa?

3º MANDAMENTO - DOMINGOS E DIAS SANTOS

Faltei por minha culpa à Missa aos domingos e dias santos? Cheguei tarde? Depois do Ofertório? Assisti à Missa sem prestar atenção? Trabalhei ou mandei trabalhar nos domingos ou dias santos sem verdadeira necessidade? Quanto tempo?

4º MANDAMENTO - PAIS E FILHOS ; PATRÕES E EMPREGADOS

Deveres dos filhos: Faltei o respeito para com meus pais? Fui desobediente ou malcriado para com eles? Desejei-lhes algum mal? Algum mal grave?  Envergonhei-me dos meus pais pobres ou velhos? Abandonei-os em sua velhice ou necessidades?

Deveres dos pais: Deixei de cuidar do bem-estar corporal de meus filhos? Desde o princípio de sua vida? Deixei de educá-los no santo temor de Deus: a) não cuidando de sua instrução religiosa, também depois da 1ª Comunhão; b) não lhes ensinando a rezar; c) não os fazendo cumprir seus deveres de cristãos? Deixei de preservar meus filhos das más companhias e das ocasiões perigosas para sua fé e virtude (colégios protestantes ou espíritas, cinema imoral, bailes, más leituras, namoros imorais, etc.)? Fui demasiadamente indulgente para com os defeitos de meus filhos, deixando de repreender ou puni-los? Deixei de cuidar da modéstia dos vestidos dos meus filhos? Dei mau exemplo aos meus filhos?

Deveres dos patrões: Neguei aos meus empregados o tempo necessário para o cumprimento de seus deveres religiosos? Deixei de exortá-los, pelo exemplo e pela palavra, à prática da vida cristã? Deixei de respeitar-lhes a dignidade humana e cristã, tratando-os com palavras ásperas ou injuriosas, ou de outro modo qualquer? Deixei de pagar-lhes, pontualmente, o ordenado justo?

Deveres dos empregados: Desrespeitei meus patrões? Desobedeci-lhes? Deixei de cumprir minhas obrigações quanto ao trabalho, a) sendo preguiçoso; b) fazendo mal os meus trabalhos; c) estragando, perdendo ou furtando objetos que me foram confiados?

5º MANDAMENTO - CARIDADE; VIDA E SAÚDE

Deixei de ajudar o próximo, e em particular às pessoas de minha família, em suas graves necessidades espirituais, não me importando com a salvação de sua alma? Deixei de chamar o sacerdote para as pessoas de minha família quando gravemente doentes? Dei escândalo com palavras ou exemplos? Levei alguém ao pecado? Que pecado foi? Faltei com a caridade, principalmente com as pessoas de minha casa? Deixei de socorrer o próximo em sua miséria, podendo ajudá-lo? Desprezei o meu próximo? Tive raiva ou ódio dele? Desejei-lhe algum mal? Algum mal grave? Injuriei-o? Briguei com ele? Quis de alguma forma vingar-me dele? Semeei discórdias ou inimizades? Deixei de cuidar da minha saúde? Expus-me a perigo de vida sem necessidade? Desejei ou tentei suicidar-me? Espanquei, feri ou matei alguém? Para condutores de veículos - Dirigi sem o devido cuidado, arriscando a minha vida e a dos outros? Provoquei aborto? Aconselhei alguém a cometer tal crime? Colaborei de qualquer forma para isso?

6º E 9º - MANDAMENTOS – CASTIDADE

Gostei de pensamentos ou desejos contra a castidade? Contei ou gostei de ouvir piadas indecentes? Tive conversas indecentes? Gostei de ouvi-las? Deixei de fugir dos perigos e das ocasiões próximas do pecado? Olhei para gravuras ou objetos indecentes? Assisti a programas imorais na televisão? Participei do carnaval? Assisti ao carnaval na televisão? Assisti a filmes ou espetáculos perigosos ou maus? Li livros ou revistas imorais? Conservei ou os emprestei aos outros? Deixei de vestir-me com decência? Usei roupas que ofendem a Deus: saias curtas, roupas muito justas, transparentes e decotadas, calças compridas, bermudas, shorts? Ensinei a outros a pecarem contra a castidade? Procurei seduzir alguma pessoa para pecados desonestos? Uma criança? Cometi pecados impuros comigo mesmo ou com outras pessoas? Tenho amizades ou relações ilícitas? Para casados: Pequei contra a fidelidade conjugal por pensamentos, palavras, olhares, obras (adultério)? Evitei filhos, pecaminosamente?

7º E 10º - MANDAMENTOS – PROPRIEDADE

Tive a intenção de furtar alguma coisa? Furtei de fato? Foi coisa de valor? Deixei de restituir ao dono? Aceitei ou comprei coisas furtadas? Fiquei com objetos achados sem procurar o dono? Deixei de pagar as minhas dívidas? Enganei o próximo, por exemplo, falsificando encomendas ou mercadorias no peso, na medida, na qualidade, ou de outra forma qualquer? Causei dano ou prejuízo a meu próximo? Deixei de reparar o dano causado? Explorei o próximo com juros excessivos?  Gastei dinheiro com jogos ou outros vícios?

8º MANDAMENTO - Verdade e Bom Nome . Fui fingido? Faltei à minha palavra? Menti? Prejudiquei alguém por mentira? Violei segredos a mim confiados? Segredos profissionais? Fiz mau juízo de alguém? Falei mal do meu próximo, descobrindo suas faltas sem verdadeira necessidade ou inventando faltas (calúnias)? Prejudiquei seu nome ou sua honra? Deixei de defender sua honra?

MANDAMENTOS DA IGREJA

Deixei passar mais de um ano sem me confessar? Deixei de fazer minha comunhão pascal? Deixei de observar o jejum e a abstinência? Deixei de ajudar na medida de minhas posses, as obras da Religião (manutenção da igreja, do culto divino, do clero, das instituições católicas de caridade, etc.)?

PECADOS CAPITAIS

Soberba: Fui orgulhoso ou vaidoso? Revoltei-me contra a autoridade?
Avareza: Pensei somente em ganhar dinheiro? Fiz do dinheiro e do luxo a última finalidade da minha vida? Impureza: Ver o 6º e 9º Mandamentos da Lei de Deus

Ira: Fiquei com raiva facilmente e sem razão? Gula: Excedi-me na comida ou na bebida? Embriaguei-me? Inveja: Tive inveja dos bens alheios? Gostei de que os outros estivessem mal? E se estavam bem, fiquei triste com isso?

DEPOIS DESTE EXAME, feito com cuidado e recolhimento, medite por alguns momentos sobre os castigos que o pecado merece: o purgatório pelos pecados veniais, o inferno pelos mortais... O inferno, lugar de eternos sofrimentos, separado eternamente de Deus, sem esperança de salvação... Pense em Jesus crucificado, coberto de chagas, coroado de espinhos, abandonado por todos na sua agonia: tudo isto por causa do pecado... Reflita na misericórdia de Deus, que espera o pecador e o acolhe com carinho quando se converte e depois diga com profundo sentimento de humildade, de confusão e de dor, o seguinte:

ATO DE CONTRIÇÃO. Meu Jesus, crucificado, por minha culpa, estou muito arrependido de ter feito pecado, pois ofendi a vós que sois tão bom, e mereci ser castigado neste mundo e no outro. Mas perdoai-me, Senhor. Não quero mais pecar. Amém

MODO DE CONFESSAR-SE. Padre, dai-me a vossa bênção, porque pequei. Minha última confissão foi... (dizer os pecados...) e terminar: destes e de todos os pecados da vida passada peço a Deus perdão e a vós padre, penitência e absolvição

DEPOIS DA CONFISSÃO. Quão grande é, Senhor, vosso amor e bondade! Creio que, pela boca do sacerdote, me perdoastes os meus pecados. Quantas graças vos devo por vossa grande misericórdia! Não permitais, Senhor, que me esqueça desta graça. Proponho firmemente evitar o pecado. Abençoai, Senhor, este propósito e fortalecei-me, para que não torne a cair. Isto vos peço por Jesus Cristo, Vosso Filho, Nosso Senhor, que com seu precioso sangue me lavou de meus pecados. Amém. Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós

São José, meu Anjo da Guarda, Anjos e Santos de Deus, rogai por mim. Amém. Agora reze a penitência

Dom Estêvão Bettencourt (OSB)

2 comentários:

  1. Considero excelente como orientação para quem queira se confessar e confessar toda a extensão de seus pecados.

    ResponderExcluir
  2. Excelente artigo como orientação para quem queira fazer uma confissão em toda extensão de seus pecados

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...