terça-feira, 8 de abril de 2014

Bento XVI fala sobre o celibato



Num encontro festivo com mais de 11.000 padres na Praça de São Pedro, 5 sacerdotes colocaram perguntas ao Papa Bento XVI, na época em que ele ainda  não era emérito. O papa respondeu espontaneamente, sem discursos preparados. Quando indagado sobre o celibato, respondeu:

“O celibato é um grande escândalo, porque demonstra que o Senhor e o seu mundo futuro são uma realidade no nosso tempo, e isso deveria desaparecer. Esta crítica permanente pode surpreender, num tempo em que a moda é não se casar. Mas este ‘não se casar’ é uma coisa totalmente distinta do celibato, porque o ‘não se casar’ baseia-se no querer viver só para si, sem aceitar vínculos definitivos, enquanto que o celibato é exatamente o contrário: é um sim definitivo, é um entregar-se nas mãos do Senhor. Eu penso que é sobretudo importante que os fieis vejam que o sacerdote não cumpre apenas uma tarefa e horas de trabalho e depois fica livre e vive só para si, mas que é um homem apaixonado por Cristo, que traz consigo o fogo do amor a Cristo. Vê-se que está cheio da alegria do Senhor, os fiéis percebem que ele não pode fazer tudo e aceitam os seus limites”.

Como num abraço recíproco, Bento XVI foi particularmente aplaudido quando disse aos sacerdotes que é preciso saber descansar:
“Repousem um pouco! Este é também um trabalho pastoral: encontrar tempo e ter a humildade e a coragem de descansar!”

Você pode ouvir estas palavras do nosso papa emérito em

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...