sexta-feira, 28 de março de 2014

OS INIMIGOS DA NOSSA ALMA : O DEMÔNIO, O MUNDO E A CARNE , E O COMBATE CONTRA A NOSSA CONCUPISCÊNCIA - LITURGIA DIÁRIA , 28 DE MARÇO DE 2014





OS INIMIGOS DA NOSSA ALMA : O DEMÔNIO, O MUNDO E A CARNE , E O COMBATE CONTRA A NOSSA CONCUPISCÊNCIA

Nós, católicos, combatemos uma guerra em duas frentes: uma pública contra os inimigos da Igreja e outra anônima contra os inimigos da nossa alma, a saber, o demônio, o mundo e a carne

O combate contra os inimigos da Igreja nós o fazemos publicamente: denunciando suas artimanhas, refutando suas palavras enganosas, difundindo a Verdade que a Igreja sempre ensinou, etc. E também privadamente, por nossas orações. O combate externo não é nada fácil, pois temos o “mundo” contra nós. Difamação, mentira, intimidação, discursos inflamados, são as armas preferidas dos inimigos da Igreja. Isto, claro, quando não conseguem agir pela força bruta, porque o demônio é “assassino desde o princípio”

Com todas estas dificuldades, no entanto, muitas vezes o combate mais difícil é aquele pela salvação da nossa alma. O combate constante contra a concupiscência, a luta para se livrar de um vício, um longo sofrimento a ser suportado, um ambiente depravado, um “mundo” que conspira contra as virtudes e favorece o pecado… Cada um de nós tem sua cruz. Cada um de nós trava um combate silencioso e anônimo pela própria salvação

O que nos alimenta e nos fortalece neste combate interno são a doutrina, as orações e os sacramentos que recebemos da Igreja Católica, única Arca de Salvação. Se existe tanto ódio contra a Igreja é porque somente Ela possui os meios que podemos utilizar para salvar nossas almas. O que o Inimigo quer é a perdição dos homens e, para isto, busca impedir que a Igreja cumpra sua missão salvífica

A nossa obrigação, como católicos, é defender a Santa Igreja dos ataques que Ela constantemente sofre. Os dois combates, assim, se encontram extremamente relacionados. A espiritualidade é a pérola, enquanto que a apologética é a concha. O mais valioso, sem dúvida, é a pérola. Mas sem a proteção da concha, ela não se formaria. Quando fazemos apologética, não estamos discutindo coisas vãs, nem brigando por bobeiras. Estamos lutando para preservar o tesouro que a Igreja Católica nos legou. Este tesouro é o único que sustenta a vida de nossa alma, é o único que nos dá forças para combater os inimigos que querem nossa perdição

Os inimigos infiltrados, sob o pretexto de “obediência à autoridade”, pretendiam obrigar os católicos a abandonar a Tradição. Eles modificaram os ensinamentos, os sacramentos, a liturgia, as orações. Em tudo se viu uma dessacralização, uma mundanização, uma aproximação com o profano, um abandono de tradições seculares. O demônio sabe que, quanto mais destruir a Tradição da Igreja, mais fácil se torna levar as almas para o inferno. Por isto, a luta por manter a Tradição é tão imprescindível

Demos graças a Deus por termos a oportunidade, ainda hoje, de usufruir dos grandes bens da Tradição católica. Agradeçamos também a todos os bispos e padres que enfrentaram, e ainda hoje enfrentam, o furor do “mundo” e da anti-igreja para nos conceder os verdadeiros sacramentos e nos transmitir a verdadeira doutrina. Para conservar o precioso depósito da Fé, eles foram ou ainda são difamados e insultados . Aprendamos com eles a defender a Santa Igreja. E, não apenas devemos proteger este patrimônio da Fé, como devemos fazer uso dele. O tempo da quaresma, no qual nos encontramos, é propício para a penitência e para a conversão. Ao nos dedicarmos à importante ação apologética, não devemos nos esquecer que, para a salvação de nossas almas, o principal é a vida interior, a qual mantemos com as práticas devocionais





LITURGIA DO DIA 28 DE MARÇO DE 2014
PRIMEIRA LEITURA (OS 14,2-10)

LEITURA DA PROFECIA DE OSEIAS - Assim fala o Senhor Deus: 2“Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado. 3Vós todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor; dizei-lhe: ‘Livra-nos de todo o mal e aceita este bem que oferecemos; o fruto de nossos lábios. 4A Assíria não nos salvará; não queremos montar nossos cavalos, não chamaremos mais ‘Deuses nossos’ a produtos de nossas mãos; em ti encontrará o órfão misericórdia”. 5Hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles afastou-se a minha cólera. 6Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio e lançará raízes como plantas do Líbano. 7Seus ramos hão de estender-se; será seu esplendor como o da oliveira, e seu perfume como o do Líbano. 8Voltarão a sentar-se à minha sombra e a cultivar o trigo, e florescerão como a videira, cuja fama se iguala à do vinho do Líbano. 9Que tem ainda Efraim a ver com ídolos? Sou eu que o atendo e que olho por ele. Sou como o cipreste sempre verde: de mim procede o teu fruto. 10Compreenda estas palavras o homem sábio, reflita sobre elas o bom entendedor! São retos os caminhos do Senhor e, por eles, andarão os justos, enquanto os maus ali tropeçam e caem” - Palavra do Senhor
 
SALMO RESPONSORIAL RESPONSÓRIO (SL 80,6-17)

OUVE, MEU POVO, PORQUE EU SOU O TEU DEUS!

— Eis que ouço uma voz que não conheço: “Aliviei as tuas costas de seu fardo, cestos pesados eu tirei de tuas mãos. Na angústia a mim clamaste, e te salvei

— De uma nuvem trovejante te falei, e junto às águas de Meriba te provei. Ouve, meu povo, porque vou te advertir! Israel, ah! se quisesses me escutar

— Em teu meio não exista um deus estranho, nem adores a um deus desconhecido! Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor, que da terra do Egito te arranquei

— Quem me dera que meu povo me escutasse! Que Israel andasse sempre em meus caminhos. Eu lhe daria de comer a flor do trigo, e com mel que sai da rocha o fartaria”

EVANGELHO (MC 12,28B-34)

PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO + SEGUNDO MARCOS - Naquele tempo, 28bum escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor”. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”. 32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”. 34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus - Palavra da Salvação



 
MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE – “Convido-os a rezar com o coração, a fim de que suas orações sejam um diálogo com Deus. Desejo que cada um de vocês consagre mais tempo a Deus. Satanás é forte e quer destruí-los e enganá-los de muitas maneiras. Por isso, Meus filhos queridos, rezem todos os dias para que suas vidas sejam um bem para vocês e para todos os que vocês encontrarem. Eu estou com vocês e os protejo, apesar de Satanás querer destruir os Meus projetos e impedir os planos que o Pai Celestial deseja realizar aqui” – MENSAGEM DO DIA 25.09.90


São GuntranoA IGREJA CELEBRA HOJE , SÃO GUNTRANO - Guntrano teve muitos descaminhos, muitas opções erradas. Teve muitas mulheres e muitos filhos. Como todo ser humano buscou a felicidade, porém, em lugares errados. Um homem social, político e de grande influência, mas com o coração inquieto e desejoso de algo maior. Deu toda sua herança para um sobrinho e se decidiu a viver uma radicalidade cristã, ou seja, viver o chamado à santidade. Então, Guntrano passou a ouvir a Palavra de Deus e a acolher os conselhos dos bispos. Governou na justiça, a partir dos bons conselhos recebidos. Viveu a renúncia de si mesmo para abraçar a cruz e fazer a vontade de Deus. Faleceu com 68 anos, depois de consumir-se no amor a Deus e aos irmãos, sendo cristão na sociedade




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...