segunda-feira, 10 de março de 2014

O LENHO DA CRUZ , CAMINHO DE SALVAÇÃO - LITURGIA DIÁRIA , 11 DE MARÇO DE 2014

O LENHO DA CRUZ , CAMINHO DE SALVAÇÃO
Não há outro caminho para entrar no céu senão resignar-se nas tribulações até a morte
“ Eis o lenho da cruz, do qual pendeu a salvação do mundo”, canta a Igreja na Sexta-feira Santa. Na cruz está nossa salvação, nossa força contra as tentações, o desprendimento dos prazeres terrenos. Nela está nosso verdadeiro amor a Deus. É preciso, pois, decidir-se a levar com paciência a cruz que Jesus nos envia e nela morrer por seu amor assim como ele morreu na sua por nosso amor. Não há outro caminho para entrar no céu senão resignar-se nas tribulações até a morte
Este também é o meio para encontrar a paz até no sofrimento. Pergunto: quando vem a cruz, que outro meio existe para não perder a paz senão o de harmonizar-se com a vontade de Deus? Se não o tivermos conosco, andemos onde quisermos, façamos o que pudermos, jamais poderemos fugir do peso da cruz. Por outro lado, se a carregarmos de boa vontade, ela nos levará até os céus e nos dará a paz neste mundo. Quem rejeita a cruz aumenta seu peso. Quem, no entanto, a abraça e a carrega com paciência, tem o seu peso diminuído e transformado em consolação. De fato, Deus enriquece de graças todos aqueles que de boa vontade a levam, fazendo sua vontade. O sofrimento não nos agrada. Isso é natural. Mas o amor divino, quando reina num coração, o torna agradável
Oh! Se considerássemos a felicidade que havemos de gozar no paraíso porque fomos  fiéis a Deus e não nos lamentamos no sofrimento e nas dificuldades, não nos queixaríamos de Deus quando nos manda o sofrimento, mas diríamos com Jó: “ Seria até um consolo para mim: torturado sem piedade, saltaria de gozo, pois não reneguei as palavras do Santo”  (Jó 6,10). Se somos pecadores e merecedores do inferno, deveríamos ficar contentes ao ver que Deus nos castiga nas tribulações, porque este é um sinal de que Ele deseja libertar-nos do castigo eterno. Pobre daquele pecador que prosperou nesta terra! Quem sofre alguma tribulação grave olhe para o inferno que mereceu e assim todo sofrimento lhe parecerá leve. Se, pois, cometemos pecados, nossa oração deve ser esta: Senhor, não me poupeis dores, dai-me, no entanto, forças para sofrer com paciência a fim de que não vá contra vossa vontade. Fazei-me de acordo com a vossa vontade em tudo, dizendo sempre com Jesus: “ Sim, Pai, que assim foi do teu agrado”  (Mt 11,26)
A alma que é tomada de amor divino busca somente a Deus. “ Se alguém quisesse comprar o amor, com todos os tesouros de sua casa, se faria desprezível” (Ct 8,7). Quem ama a Deus tudo despreza e renuncia a tudo o que não o ajuda a amar a Deus. Não busca consolações e doçura de espírito nas boas obras que faz e em todas as penitências e fadigas pela glória de Deus. Basta-lhe saber que dá gosto a Deus. Em síntese, busca sempre e em todas as coisas renegar-se a sim mesmo, renunciando a todo prazer e, depois disto, de nada se vangloria, mas apresenta-se como servo. E, colocando-se no último lugar, abandona-se nas mãos da vontade divina e de sua misericórdia
É preciso mudar de paladar, se queremos ser santos. Se não conseguirmos fazer que o doce tenha sabor de amargo e o amargo sabor doce, jamais chegaremos à união perfeita com Deus. Toda nossa segurança e perfeição está em suportar com resignação as pequenas e grandes adversidades que nos vêm. E precisamos suportá-la em vista daqueles justos fins Pelos quais o Senhor quer que as suportemos:
  1. Para purificar-nos de nossas culpas;
  2. Para merecer a vida eterna;
  3. Para fazer a vontade de Deus, fim principal e mais nobre que podemos ter em todas as obras

Coloquemo-nos, pois, sempre à disposição de Deus para suportar toda cruz que ele nos mandar. Cuidemos de estar sempre preparados para suportar toda aflição por seu amor para que, quando a morte vier, estejamos prontos para abraçá-la. E digamos como Jesus Cristo a são Pedro, quando preso no horto pelos judeus e conduzido à morte: “ Será que não devo beber o cálice que meu Pai me deu?” (Jo  18,11). Deus envia-me esta cruz para meu bem e eu lhe direi que não quero?
Se o peso desta cruz nos parecer muito grande, recorramos imediatamente à oração, para que Deus nos dê forças para carregá-la com mérito. E lembremo-nos do que diz são Paulo: “Tenho para mim que os sofrimentos da vida presente não têm comparação alguma com a glória futura que se manifestará em nós” ( Rm 8,18). Reavivemos, portanto, a fé quando as tribulações nos afligirem! Em primeiro lugar, olhemos para o Crucificado que agoniza sobre a cruz, por nosso amor. Olhemos também para o paraíso e para os bens que Deus prepara a quem sofre por seu amor. Assim não nos lamentaremos, mas lhe agradeceremos pelo sofrimento que nos dá e pediremos mais ainda. Oh! Quanto se alegram os santos no céu por não ter tido honras e prazeres neste mundo, mas por terem sofrido por Jesus Cristo! Tudo o que passa é pequeno, só é grande aquilo que é eterno
Meu Jesus, quanto consolo me traz esta vossa palavra: “ Retornai a mim e eu retornarei a vós” (Zc 1,3). Eu vos deixei em troca das criaturas e dos meus miseráveis gostos pessoais; agora deixo tudo e retorno a vós. Estou certo de que não me rejeitareis, se quero vos amar, fazendo-me ouvir que estais prontos para abraçar-me: eu retornarei a vós. Recebei-me, pois, na vossa graça e fazei-me conhecer o grande bem que sois vós e o amor que me destes, para que não vos deixe nunca mais. Meu Jesus, perdoai-me! Meu amor e amado meu, perdoai-me todos os desgostos que vos dei. Dai-me o vosso amor e depois fazei de mim o que bem quiserdes. Castigai-me quanto quiserdes, privai-me de tudo, mas não me priveis de vós! Que o mundo me ofereça todos os seus bens: eu vos prometo que só a vós desejo e nada mais. Ó Maria, recomendai-me ao vosso Filho. Ele concede-vos tudo quanto pedis.Eu cofio em vós - [FONTE : Livro "Uma estrada de salvação" - Santo Afonso Maria de Ligório]




LITURGIA DO DIA 11 DE MARÇO DE 2014

PRIMEIRA LEITURA (IS 55,10-11)

LEITURA DO LIVRO DO PROFETA ISAÍAS - Isto diz o Senhor: 10Assim como a chuva e a neve descem do céu e para lá não voltam mais, mas vêm irrigar e fecundar a terra, e fazê-la germinar e dar semente, para o plantio e para a alimentação, 11assim a palavra que sair de minha boca, não voltará para mim vazia; antes, realizará tudo que for de minha vontade e produzirá os efeitos que pretendi, ao enviá-la - Palavra do Senhor

SALMO RESPONSORIAL  (SL 33)

O SENHOR LIBERTA OS JUSTOS DE TODAS AS ANGÚSTIAS

— Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou

— Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda a angústia

— O Senhor pousa seus olhos sobre os justos, e seu ouvido está atento ao seu chamado; mas ele volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança

— Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta. Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido

EVANGELHO (MT 6,7-15)

PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO + SEGUNDO MATEUS - Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. 8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, 13e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. 14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes” - Palavra da Salvação


MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE – “Hoje, Eu os convido a renovarem o coração. Abram-se a Deus e dêem a Ele todas as dificuldades e as cruzes que vocês possuem, para que Ele possa transformar tudo em alegria. Filhinhos, vocês não podem abrir-se a.Deus se não rezarem. Por isso, de hoje em diante, decidam-se a consagrar um tempo do dia para se encontrarem com Deus, no silêncio. Assim, vocês serão capazes, com Deus, de testemunhar a Minha presença aqui. Filhinhos; não quero obrigá-los, mas dêem livremente seu tempo a Deus, como filhos Dele” – MENSAGEM DO DIA 25.07.89

Santo Eulógio - Mártire EspanholA IGREJA CELEBRA HOJE , SANTO EULÓGIO , MÁRTIRE ESPANHOL - Nascido em Córdova, Espanha, no século VIII, descobriu seu chamado ao sacerdócio e fez um ótimo caminho formativo, também nas áreas da ciência, aprofundando-se nas ciências teológicas. Era um homem de muito estudo, oração e amor. A Espanha foi afetada por invasões e o príncipe perseguia cruelmente a Igreja, prendendo e matando a muitos cristãos. São Eulógio deixou muitos escritos, com testemunhos de mártires e santos, assim como obras apologéticas e a ‘Exortação ao martírio’, que escreveu na prisão. Ele foi decapitado no dia 11 de março de 859, recebendo a coroa da vida imortal - Santo Eulógio, rogai por nós!




Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...