domingo, 9 de março de 2014

Jesus vence o diabo (Vídeo)



Na quarta feira iniciamos a Quaresma que, mediante a oração, o Jejum, a esmola solidária e a Campanha da Fraternidade, nos conduzirá a alegria da Páscoa. Cientes de que em muitas ocasiões nos afastamos de Deus, guiados como Jesus, pelo Espírito, queremos recuperar a força da nossa fé e, sobre tudo, assentar nossa existência em Cristo e com Cristo.
Jesus caminhava sempre guiado pelo Espírito, seja ao deserto para ser tentado, ao Jordão para ser batizado, ao Tabor para ser Transfigurado, ao Monte das Oliveiras para ser preso. Tudo isso Ele realizou para seguir o plano salvador de Deus Pai.
As tentações de Jesus lhe oferecem um caminho triunfalista, utilizar o milagre em proveito próprio. O Pai, porém, lhe marca o caminho do serviço, da humildade, da misericórdia, da entrega. Jesus foi tentado no deserto, nos caminhos e nas cidades. Foi tentado pelos familiares, pelos discípulos. Pelo povo e pelas autoridades políticas e religiosas.
Jesus não realizaria nenhum milagre para aparecer, mas para manifestar a misericórdia de Deus Pai para com os necessitados. Às vezes caímos na tentação de recorrer a Deus para que nos dê sorte; a tentação de querer utilizar Deus, de querer ser como Ele e de fazer Deus a nossa medida. Outras vezes caímos nas tentações da arrogância, dos privilégios, do poder, da prepotência, do prestígio, o monopólio da verdade e de todo tipo de tentações simbolizadas nas tentações de Jesus. Respondamos como Ele com firmeza: ‘Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus’. ‘Não tentarás ao Senhor teu Deus’ e ‘Vai-te embora Satanás, ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele servirás’. Com sua vitória Jesus nos demonstra que as tentações que temos podem ser superadas. Contemos com a força do Espírito e a luz da Palavra. As tentações nos ajudam a crescer, amadurecer, a ser mais realistas, mais fortes, mais necessitados de oração e de conversão permanente.
Frei Heliodoro, oar




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...