sexta-feira, 21 de março de 2014

A ORAÇÃO DO ROSÁRIO É GRANDIOSA, E NÃO HÁ DEVOÇÃO MAIOR NESTE MUNDO - LITURGIA DIÁRIA , 21 DE MARÇO DE 2014



A ORAÇÃO DO ROSÁRIO É GRANDIOSA, E NÃO HÁ DEVOÇÃO MAIOR NESTE MUNDO

Veja alguns Católicos que, por não conhecer a grandeza do Rosário, acabam deixando de rezá-lo, e as vezes até substituindo pelo terço da misericórdia, ou por outra oração. Quero aqui tentar explicar os motivos, com base nos escritos dos Santos, o quanto a oração do rosário é grandiosa, e não há devoção maior neste mundo, depois da Santa Missa que a devoção ao Rosário de Nossa Senhora

Não é em vão que Nossa querida Mãe do céu, apareceu tantas vezes insistindo para que rezassem ao menos o terço todos os dias, pela conversão dos pecadores e salvação de suas almas. Muitos santos dizem que através do Rosário podemos obter tudo de nossa Senhora. E portanto ele não é substituível. Mais triste ainda é quando ele é substituído pelo terço da misericórdia, por ele ser mais curto e mais rápido terminar, infelizmente já vi isso em algumas pessoas e imagino que Nossa Senhora deve ficar realmente muito triste com estas atitudes de pouca devoção e pouco amor por ela 

 É vontade de Maria que rezemos o Rosário

"A Santíssima Virgem lhe disse (ao Bem-aventurado Alano de la Roche) também um dia a fim de o inspirar a pregar o Santo Rosário mais e mais: "Tu fostes um grande pecador na juventude, mas eu obtive de meu FILHO a graça da tua conversão. Se fosse possível, gostaria eu de ter passado por todos os tipos de sofrimentos a fim de salvar-te, pois a conversão dos pecadores é uma glória para mim. E eu pedi, também, que tu fosses digno de pregar o Rosário por toda a parte." [1]

São Domingos disse ao Bem-aventurado Alano: “Vede os maravilhosos resultados que tive ao pregar o Santo Rosário! Tu e aqueles que amam Nossa Senhora devem fazem o mesmo, por meio do santo exercício do Rosário, atraireis todos à verdadeira ciência das virtudes” [1]
Nossa Senhora abençoa não somente aqueles que propagam seu Rosário, mas ela recompensa copiosamente à aqueles que com seu exemplo atrai os demais a esta devoção

"Não é possível expressar quanto a Santíssima Virgem estima o Rosário sobre todas as demais devoções, e quão magnânimo é ao recompensar os que trabalham para pregá-lo, estabelecê-lo e cultivá-lo. Recitado enquanto são meditados os mistérios sagrados, o Rosário é manancial de maravilhosos frutos e depósito de toda espécie de bens. Através dele, os pecadores obtêm o perdão; as almas sedentas se saciam; os que choram acham alegria; os que são tentados, a tranqüilidade; os pobres são socorridos; os religiosos, reformados; os ignorantes, instruídos; os vivos triunfam da vaidade, e as almas do purgatório (por meio de sufrágios) encontram alívio. Perseverai, portanto, nessa santa devoção, e tereis a coroa admirável preparada no Céu para a vossa fidelidade”. (São Luís Maria de Montfort) [3]

O Rosário é a Melhor das devoções, depois da Santa Missa

Isso quem diz é São Luís Maria de Montfort: "O Rosário completo é, pois, uma grande coroa de rosas e o Terço de cinco dezenas é uma pequena coroa de flores ou uma pequena coroa de rosas celestiais que colocamos nas cabeças de JESUS e Maria. A rosa é a rainha das flores, e o Rosário, depois da Santa Missa é a melhor das devoções" [1] 
E continua:
"Não é possível para mim expressar em palavras o quanto Nossa Senhora pensa a respeito do Santo Rosário e de como ela imensamente o prefere em relação a todas as outras devoções. Nem posso eu me expressar de maneira suficiente o quanto ela recompensa aqueles que trabalham, a fim de propagar esta devoção a fim de estabelecê-la e divulgá-la, nem por outro lado, o quanto ela pune aqueles que trabalham contra esta devoção" [1]
O Rosário é uma oração perfeita

É perfeita por que engloba tudo o que é de mais agradável a Deus e Nossa Senhora. Ele possui todas as orações mais agradáveis aos olhos de Deus, segue descrito abaixo:

1 - Possui o símbolo de Nossa Fé. "Credo ou o Símbolo dos Apóstolos que é rezada no crucifixo do Rosário é um santo sumário de todas as verdades cristãs. É uma oração que possui grande mérito porque a fé é a raiz, a base e o começo de todas as virtudes cristãs, de todas as virtudes eternas e também de todas orações que são do agrado do DEUS Todo-Poderoso." (São Luis Maria de Montfrot) [1]

2 - Possui a oração do Pai Nosso, que foi ensinada diretamente por Jesus Cristo. "O PAI Nosso ou a oração do SENHOR possui grande valor acima de tudo por causa de sua Autoria que não é nem humana nem angélica, mas do Reis dos Anjos e dos homens, Nosso Senhor e Salvador JESUS CRISTO. São Cipriano disse que parecia certo que Nosso SENHOR, por quem nascemos para a vida da graça, veio para ser o nosso Mestre celestial e os ensinar a orar" (São Luis Maria de Montfort) [1]

3 - Possui a saudação Angélica, ou Ave Maria. Assim diz São Luis Maria de Montfort: "A Saudação Angélica é o mais ocioso sumário que toda a teologia Católica nos ensina a respeito da Virgem Santíssima. Ela é dividida em duas partes, uma de louvor e a outra de petição: a primeira mostra tudo quanto constitui a verdadeira grandeza de Maria e tudo que necessitamos pedir a ela e tudo o que podemos esperar receber de sua bondade. (...) Através da Saudação Angélica, DEUS se tornou Homem, uma virgem se tornou Mãe de DEUS, as almas dos justos foram libertadas do Limbo, enchendo, no Céu, os tronos vazios. Além disto, o pecado foi perdoado, a graça nos foi dada, os doentes foram curados, os mortos ressuscitaram, os exilados foram trazidos de volta ao seu lar, a ira da SANTÍSSIMA TRINDADE foi apaziguada e os homens obtiveram a vida eterna. Finalmente, a 'Saudação Angélica é um arco-íris nos céus, um sinal de misericórdia e graça que DEUS dá ao Mundo'." (Bem-aventurado Alano de La Roche) [1] Não há nada que agrade mais a nossa Mãe, que recitar a Ave Maria, é como oferecer uma rosa a Nossa Senhora, como foi dito acima

4 - Possui os 15 Mistérios da vida de Jesus e de Maria: "Um mistério é uma realidade sagrada que é difícil de compreender. As obras de Nosso Senhor JESUS CRISTO são todas sagradas e divinas, porque Ele é DEUS e Homem ao mesmo tempo (...)" [1]
Continua

"São Domingos dividiu a vida de Nosso SENHOR e Nossa Senhora em quinze mistérios que lembram suas virtudes e ações mais importantes. São quinze quadros, cujas cenas devem servir-nos de normas e exemplos de fogo que guiam nossos passos nesta vida terrena" [1]
5 - Possui a Meditação da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, que é o que mais agrada a Deus. Lhe agrada muito meditar o quanto Ele sofreu por nós. E isto novamente, não sou eu quem digo, e sim dois grandes santos da Igreja e a própria Virgem Maria, segue abaixo as devidas citações:
 
Virgem Maria ensinou ao Bem-aventurado Alano de La Roche e disse-lhe em uma visão: “Quando os fiéis rezem as Cento e cinquenta Ave Marias e os e os Quinze PAI Nossos, muito me agradam e esta devoção é eficaz para se obter graças. Mas a eficácia aumenta muito mais e me agradarão mais ainda se, enquanto se rezar, meditar na Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de JESUS CRISTO, pois a meditação é a alma desta devoção” [1]

Santo Afonso de Ligório, doutor da Igreja, diz o mesmo:

"Quem pode negar que a devoção à paixão de Jesus Cristo é a devoção mais útil, a mais terna e a mais cara a Deus? Devoção que mais consola os pecadores e mais anima as pessoas que amam? De onde recebemos tantos bens, senão da paixão de Cristo? De onde temos a esperança de perdão, a força contra as tentações, a confiança de chegar ao paraíso? De onde vem tantas luzes da verdade, tantos convites de amor, tantos estímulos para mudar de vida, tantos desejos de nos doar a Deus, senão da paixão de Cristo? São Paulo tinha razão em chama de condenado aquele que não ama a Jesus Cristo: 'Se alguém não ama o Senhor, seja condenado'. Diz São Boaventura: 'Se quereis progredir no amor de Deus, meditai todos os dias a Paixão do Senhor. Nada contribui tanto para a santidade das pessoas como a Paixão de Cristo'. E dizia já Santo Agostinho: 'Vale mais uma lágrima derramada ao lembrar da Paixão, do que o jejum a pão e água em cada semana.' É por isso que os santos se ocuparam tanto em meditar as dores de Cristo" [2]

Existem certamente uma infinidade de escritos dos Santos a respeito de tão bela devoção, mas vou me conter em postar estas que creio que sejam suficientes para que o leitor compreenda a grandeza de meditar as dores de Cristo e quanto isso agrada nosso Senhor

6 - O Rosário é uma oração perfeita por que por ele pedimos a intercessão da Mãe de Deus: Não há no céu nem na terra maior Intercessora que Nossa Senhora, e no rosário nós colocamos tudo nas mãos de Maria, e confiamos a ela nossa oração. Jesus nada nega a sua mãe

7 - O Rosário é uma oração perfeita também, por que nele pedimos a intercessão dos Santos que estão no céu, para que roguem por nós
 Considerações finais

Depois dos motivos expostos acima, creio que o leitor possa refletir: O que faltou na oração do rosário? Nada. O Rosário é uma oração completa e a mais perfeita, por isso Nossa Senhora tanto insistiu em todas suas aparições, que rezemos ao menos o terço todos os dias. Nada pode ser substituído pela oração do rosário. Como disse São Luís Maria de Montfort [1], no livro citado , não peca quem reza de outra forma, porém, nada neste mundo, nem uma outra oração é tão grande em méritos e tão querida por nosso Senhor. Aconselhamos fortemente a leitura completa do livro citado que pode ser baixado no link abaixo

Fontes: [1] O Segredo do Rosário - Livro escrito por São Luís Maria de Montfort. Baixe o livro completo AQUI ; [2] A Prática do Amor a Jesus Cristo - Santo Afonso de Ligório ; [3] MONTFORT, São Luís Maria Grignion de, Tratado Da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, Rio De Janeiro: Vozes, 28º edição





LITURGIA DO DIA 21 DE MARÇO DE 2014
PRIMEIRA LEITURA (GN 37,3-4.12-13A.17B-28)
LEITURA DO LIVRO DO GÊNESIS - 3Israel amava mais a José do que a todos os outros filhos, porque lhe tinha nascido na velhice. E por isso mandou fazer para ele uma túnica de mangas longas. 4Vendo os irmãos que o pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no e já não lhe podiam falar pacificamente. 12Ora, como os irmãos de José tinham ido apascentar o rebanho do pai em Siquém, 13adisse Israel a José: “Teus irmãos devem estar com os rebanhos em Siquém. Vem, vou enviar-te a eles”. 17bPartiu, pois, José atrás de seus irmãos e encontrou-os em Dotaim. 18Eles, porém, tendo-o visto ao longe, antes que se aproximasse, tramaram a sua morte. 19Disseram entre si: “Aí vem o sonhador! 20Vamos matá-lo e lançá-lo numa cisterna, depois diremos que um animal feroz o devorou. Assim veremos de que lhe servem os sonhos”. 21Rúben, porém, ouvindo isto, disse-lhes: 22“Não lhe tiremos a vida”! E acrescentou: “Não derrameis sangue, mas lançai-o naquela cisterna do deserto, e não o toqueis com as vossas mãos”. Dizia isto, porque queria livrá-lo das mãos deles e devolvê-lo ao pai. 23Assim que José chegou perto dos irmãos, estes despojaram-no da túnica de mangas longas, pegaram nele 24e lançaram-no numa cisterna que não tinha água. 25Depois, sentaram-se para comer. Levantando os olhos, avistaram uma caravana de ismaelitas, que se aproximava, proveniente de Galaad. Os camelos iam carregados de especiarias, bálsamo e resina, que transportavam para o Egito. 26E Judá disse aos irmãos: “Que proveito teríamos em matar nosso irmão e ocultar o seu sangue? 27É melhor vendê-lo a esses ismaelitas e não manchar nossas mãos, pois ele é nosso irmão e nossa carne”. Concordaram os irmãos com o que dizia. 28Ao passarem os comerciantes madianitas, tiraram José da cisterna, e por vinte moedas de prata o venderam aos ismaelitas: e estes o levaram para o Egito - Palavra do Senhor

SALMO RESPONSORIAL (SL 104,6-21)
LEMBRAI SEMPRE AS MARAVILHAS DO SENHOR!

— Mandou vir, então, a fome sobre a terra e os privou de todo pão que os sustentava; um homem enviara à sua frente, José que foi vendido como escravo

— Apertaram os seus pés entre grilhões e amarraram seu pescoço com correntes, até que se cumprisse o que previra, e a palavra do Senhor lhe deu razão

— Ordenou, então, o rei que o libertassem, o soberano das nações mandou soltá-lo; fez dele o senhor de sua casa, e de todos os seus bens o despenseiro

EVANGELHO (MT 21,33-43.45-46)
PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO + SEGUNDO MATEUS - Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo, disse-lhes: 33“Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou-a a vinhateiros, e viajou para o estrangeiro. 34Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos. 35Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro, e ao terceiro apedrejaram. 36O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma. 37Finalmente, o proprietário enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’. 38Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança!’ 39Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram. 40Pois bem, quando o dono da vinha voltar, que fará com esses vinhateiros?”. 41Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo”. 42Então Jesus lhes disse: “Vós nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?” 43Por isso eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos. 45Os sumos sacerdotes e fariseus ouviram as parábolas de Jesus, e compreenderam que estava falando deles. 46Procuraram prendê-lo, mas ficaram com medo das multidões, pois elas consideravam Jesus um profeta - Palavra da Salvação





 
MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE – “Convido-os a abandonarem-se a Deus. Neste tempo desejo, de modo especial, que vocês renunciem a tudo aquilo a que estão apegados e que prejudica sua vida espiritual. Por isso, filhinhos,.decidam-se completamente por Deus e não permitam que Satanás penetre em suas vidas através das coisas que prejudicam vocês e sua vida espiritual. Filhinhos, Deus se oferece em plenitude, e vocês poderão descobri-lo e conhecê-lo somente por meio da oração. Portanto, decidam-se pela oração” – MENSAGEM DO DIA 25.02.90



São Nicolau de FlueA IGREJA CELEBRA HOJE , SÃO NICOLAU DE FLUE - Comemoramos a vida santa de um eremita, São Nicolau de Flue, que nasceu na Suíça em 1417 e passou sua juventude ajudando o pai em trabalhos práticos, sempre inclinado à vida religiosa. A pedido do pai, casou-se com Doroteia que muito o levou para Deus, tanto que juntos educaram os dez filhos para a busca da santidade. Aconteceu que, em comum acordo e, com os filhos já educados, Nicolau retirou-se na solidão, perto de sua casa, porém, com o propósito de se dedicar exclusivamente a Deus, ele que era um homem popular devido a diversos cargos públicos e administrativos que ocupara na sociedade. São Nicolau entregou-se totalmente à vida de oração, penitência e jejuns, sem deixar de participar nas Santas Missas de domingo e dias santos, além de ter assumido uma tábua como cama; por travesseiro uma pedra e de primeiro frutas e ervas como alimento, isto até chegar a se alimentar somente da Eucaristia. Todo este processo estendeu-se progressivamente por 33 anos. Nicolau, que morreu com setenta anos, ao ir para o eremitério com 37 anos, em nada se alienou ao mundo. Pôde ele servir com conselhos e interferir pacificamente nas dificuldades entre católicos e protestantes, a ponto de ser amado e tomado como modelo de pacificador e pai da pátria. São Nicolau de Flue, rogai por nós!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...