quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

USAR O NOME DE DEUS PARA O PRÓPRIO BENEFÍCIO - LITURGIA DIÁRIA , 05 DE FEVEREIRO DE 2014

 
USAR O NOME DE DEUS PARA O PRÓPRIO BENEFÍCIO
 
"Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão"(Ex 20,7)
 
Fico preocupado com alguns irmãos quando fazem o que vem na cabeça dizendo ser a vontade de Deus. É tanta "profecia", "revelação" e "experiências sobrenaturais" que começo a duvidar se de fato sou um cristão genuíno, pois às vezes essas coisas me parecem um certo abuso nominalista . Não quero com isso limitar o poder de Deus nem tão pouco menosprezar as experiências verdadeiras que alguns irmãos têm e tiveram. Até porque não sou sectário e incrédulo da Teologia dos dons do Espírito santo, muito pelo contrário,  acredito piamente nos dons espirituais e nos milagres que seguem os que creem
 
A questão é a forma que muitos têm usado o nome de Deus para seu próprio benefício. Quanta carnalidade escondida no excesso de "espiritualidade" ostentada a vista da plateia. Quando me deparo com alguém falando que foi ao terceiro céu, ou que viu anjo, ou se não, viu o próprio Jesus, logo na minha miséria me vem à mente: "ou este irmão é muito "ungido", ou ele é um tremendo de um "picareta" e está querendo apenas seus cinco minutos de glória" . Há muita falta de temor por traz destas coisas. Gente que não conhece a ação e os planos do  Deus verdadeiro,mas que fala em seu nome. Não é bom o zelo sem o conhecimento (Pv 19,2) . Se queremos caminhar na verdade,temos que ser honestos, mesmo que nosso ministério não ganhe popularidade. Fomos chamados para ser fiel e não para ser astros de sucesso (Madre Teresa de Calcutá)
 
Se o apóstolo Paulo fosse um charlatão faria um grande sucesso perante os gregos e judeus. Um homem que foi até o terceiro céu,viu coisas que nunca poderão ser compreendidas neste corpo mortal. Este mesmo Paulo não se beneficiou nem um pouco da visão que lhe foi dada. Pelo contrário,preferiu não ir além do que está escrito e devidamente revelado (1 Co 4,6) . O cristão é de poucas palavras, pois do muito falar, nascem às palavras néscias. Há mais esperança para o insensato do que para o homem que é precipitado no dizer (Pv 29,20) . Até Paulo que foi ao terceiro céu, disse que caso mudasse sua doutrina da que foi transmitida por ele no começo do seu ministério, e mesmo que um anjo do céu endossasse tal ensino, deveria ser rejeitado e considerado como anátema (Gl 1,8)
 
É necessário no temor lembrar que Deus está no Céu e nós estamos na terra. Tomar o nome de Deus em vão é falar daquilo que não se conhece para receber se auto-promover, tomando para si e conduzindo um plano que pertence ao único Digno de louvor. Muito cuidado, pois o Senhor não dará por inocente aquele que tomar Seu Santo Nome em vão . Cuidado com este evangelho esotérico pragmático apresentado em algumas igrejas, tanto por padres, bem como pastores. Nestes lugares há sempre um líder que recebe as visões e toda comunidade é coagida a acatar como sendo canônicas,imunes de erros e julgamentos, como se gozassem da infalibilidade Papal. Isso não tem respaldo bíblico, nem magisterial.Tratam de pessoas carnais, manipuladoras e sem temor a Deus,que reivindicam uma "unção" e um pastoreio a qual não lhes foi dado esta prerrogativa
 
Quanto a estes, as Escrituras são claras,pois está escrito: "Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal". (Cl 2,18) . Pensemos duas vezes antes de falar "ah Deus me mostrou, Deus me falou ou Deus me revelou", mas procuremos ser fieis e obedientes a fazer a vontade do Pai que se revela nas escrituras e no sagrado magistério . Para São Francisco, a obediência é mais importante que a pobreza,porque ele a enxerga como a atitude fundamental de Jesus. Para ele, a obediência é a conseqüência natural de ver a Deus como "Todo o Bem". Deus quer nos comunicar todo o Bem e obedecer é acolher todo o Bem que vem de Deus
 
Foi Jesus quem nos trouxe a revelação completa de que Deus é todo o Bem. Jesus é modelo de como nós devemos ser obedientes, porque acolheu o Bem sem reservas, e assim nos ensina a viver em plenitude. Essa é a boa nova . Ser obediente como Jesus é aprender a "descobrir" o bem que Deus espalha em nossa vida . Jesus veio mostrar que temos no céu um Pai cheio de amor. Ele alimenta os passarinhos, veste de roupas bonitas as flores do campo, manda o sol e a chuva tanto para os justos como para os injustos, revela aos pequeninos sabedorias que ficam escondidas aos grandes deste mundo. Ele é o Pai que nos dá o pão de cada dia e abre para nós as portas do seu Reino. Jesus vivia dando graças ao Pai e dizendo que estava de acordo com a sua vontade cheia de amor.
 
Francisco fala muitas vezes em revelação e em inspiração
 
Foram revelações para ele, por exemplo, o que encontrou abrindo o evangelho com Bernardo e Pedro (1Cel 92), assim como a resposta de Clara e Silvestre a seu pedido de oração. Via em toda parte a ação de Deus (LM 12. 2). Achava que os frades vinham para a Ordem (RNB2) ou pediam para ir para as missões (RB 12, 2) por inspiração divina
 
Dizia que os candidatos deviam dispor de suas coisas conforme a inspiração do Senhor (RB 2, 9). Os superiores deviam agir com os frades que pecassem como lhes parecesse correspondente à vontade de Deus (RNB 5), e os missionários teriam que agir como lhes parecesse mais agradável a Deus (RNB 16, 8)
 
São Francisco mostrou especialmente em seu Testamento como se deixava levar por Deus. Escreveu:  "O Senhor me concedeu, a mim, Frei Francisco, começar a fazer penitência... E o próprio Senhor me levou para o meio dos leprosos... E o Senhor me deu tanta fé na igreja... Depois o Senhor me deu e me dá tanta fé nos sacerdotes... E depois que o Senhor me deu irmãos, ninguém me mostrava o que eu tinha que fazer, mas o próprio Altíssimo me revelou... O Senhor me revelou que dissesse esta saudação... Como o Senhor me deu de dizer e de escrever a Regra e estas palavras..."
 
Ser obediente como Jesus é deixar-se atravessar e conformar pelo Bem que vamos descobrindo. O obediente vai ficando semelhante a Jesus Cristo.Ser obediente, na visão franciscana, é buscar continuamente - como pessoas e como fraternidade,qual é a vontade de Deus, que se manifesta por inspiração, de muitas formas mas principalmente através dos irmãos . Obedecer é fazer com que a vontade com que Deus ama seja sentida em toda a obra da criação e passe a ser vida e ação dos seres humanos na história do mundo em que fomos colocados
 
Mas Pasme !!! isso é uma novidade até para os franciscanos de hoje . O grande número de frades que entrou na Ordem levou a uma perda do espírito por parte de muitos e a um relaxamento da disciplina fraterna, que não se mantém por leis e coerções, nem muito rebeldias oriundas de uma pseudo liberdade Cristã
 
São Boaventura, ministro geral de 1257 a 1274, chegou a escrever: "O prelado faz a parte da cabeça no corpo da comunidade. Enquanto os outros membros se aplicam às atividades próprias de cada um, o chefe preside e provê a todos, regulando a função de todos os sentidos, governando tudo e transmitindo sensação e movimento a todos os membros, através das ordens e das concessões da santa obediência" (De sex alis seraphim, c. 6. in Opuscula mystica, Quaracchi 1965) . Ser usado por Deus, não significa ter a aprovação de Deus
 
I Cor 9,27: "Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado..." . E da mesma forma: riquezas, boa condição financeira e boa aparência também não significam que a pessoa está sendo aprovada.Muitos só atentam para o exterior, para os dons, para o quanto a pessoa é usada por Deus, mas não atentam para o caráter de quem está sendo usado por Deus
 
Muitos querem ser usados, e desejam isso acima de tudo porque? Porque ser usado por Deus atrai os "holofotes" para nós, atrai a atenção das pessoas, atrai o reconhecimento.E é isso que a nossa alma traiçoeira e enganosa tanto deseja: O reconhecimento das pessoas ao redor, o "aplauso", o "tapinha nas costas" como sinal de aprovação.E esquecemos que aplausos nada significam, nem para Jesus, pois a multidão que o acolheu com Hozanas ao filho de Davi, logo após estavam a gritar: " Crucifíca-o !!!"
 
Em outras palavras: A nossa carne deseja a vaidade, ela é suscetível a isso.Mas será que está errado querer ser usado por Deus? Claro que não . O problema não está em "ser usado". O problema é quando nós pensamos e acreditamos que isso é o máximo, que isso nos faz "bons", que isso nos faz melhores que os outros, e que isso é tudo que precisamos para sermos aprovados . Que grande engano cometemos
 
 
 
 

LITURGIA DO DIA 05 DE FEVEREIRO DE 2014

PRIMEIRA LEITURA (2SM 24,2.9-17)

LEITURA DO SEGUNDO LIVRO DE SAMUEL . Naqueles dias, 2disse o rei Davi a Joab e aos chefes de seu exército que estavam com ele: “Percorrei todas as tribos de Israel, desde Dã até Bersabeia, e fazei o recenseamento do povo, de maneira que eu saiba o seu número” . 9Joab apresentou ao rei o resultado do recenseamento do povo: havia em Israel oitocentos mil homens de guerra, que manejavam a espada; e, em Judá, quinhentos mil homens. 10Mas, depois que o povo foi recenseado, Davi sentiu remorsos e disse ao Senhor: “Cometi um grande pecado, ao fazer o que fiz. Mas perdoa a iniquidade do teu servo, porque procedi como um grande insensato”. 11Pela manhã, quando Davi se levantou, a palavra do Senhor tinha sido dirigida ao profeta Gad, vidente de Davi, nestes termos: 12“Vai dizer a Davi: Assim fala o Senhor: dou-te a escolher três coisas: escolhe aquela que queres que eu te envie”. 13Gad foi ter com Davi e referiu-lhe estas palavras, dizendo: “Que preferes: três anos de fome na tua terra, três meses de derrotas diante dos inimigos que te perseguem, ou três dias de peste no país? Reflete, pois e vê o que devo responder a quem me enviou”. 14Davi respondeu a Gad: “Estou em grande angústia. É melhor cair nas mãos do Senhor, cuja misericórdia é grande, do que cair nas mãos dos homens!” 15E Davi escolheu a peste. Era o tempo da colheita do trigo. O Senhor mandou, então, a peste a Israel, desde aquela manhã até o dia fixado, de modo que morreram setenta mil homens da população, desde Dã até Bersabeia. 16Quando o anjo estendeu a mão para exterminar Jerusalém, o Senhor arrependeu-se desse mal e disse ao anjo que exterminava o povo: “Basta! Retira agora a tua mão!” O anjo estava junto à eira de Areuna, o jebuseu. 17Quando Davi viu o anjo que afligia o povo, disse ao Senhor: “Fui eu que pequei, eu é que tenho a culpa. Mas estes, que são como ovelhas, que fizeram? Peço-te que a tua mão se volte contra mim e contra a minha família!” - Palavra do Senhor

SALMO RESPONSORIAL (SL 31)

PERDOAI-ME, SENHOR, MEU PECADO!

— Feliz o homem que foi perdoado e cuja falta já foi encoberta! Feliz o homem a quem o Senhor não olha mais como sendo culpado, e em cuja alma não há falsidade!

— Eu confessei, afinal, meu pecado, e minha falta vos fiz conhecer. Disse: “Eu irei confessar meu pecado!” E perdoastes, Senhor, minha falta.

— Todo fiel pode, assim, invocar-vos, durante o tempo da angústia e aflição, porque, ainda que irrompam as águas, não poderão atingi-lo jamais.

— Sois para mim proteção e refúgio; na minha angústia me haveis de salvar, e envolvereis a minha alma no gozo da salvação que me vem só de vós

EVANGELHO (MC 6,1-6)

PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO + SEGUNDO MARCOS - Naquele tempo, 1Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. 2Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: “De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? 3Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?” E ficaram escandalizados por causa dele. 4Jesus lhes dizia: “Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares”. 5E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. 6E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando - Palavra da Salvação

 
 
MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE – “Também hoje agradeço ao Senhor por tudo o que Ele está fazendo, de modo particular pelo dom de Eu poder estar ainda hoje com vocês. Queridos filhos, estes são dias nos quais o Pai oferece graças especiais a todos aqueles que Lhe abrem o coração. Eu os abençôo e desejo que também vocês queridos filhos, reconheçam as graças e tudo coloquem à disposição de Deus, para que Ele seja glorificado através de vocês. O Meu coração segue, atentamente, os seus passos” – MENSAGEM DO DIA 25.12.86

 
Santa ÁguedaA IGREJA CELEBRA HOJE , SANTA ÀGUEDA - Virgem e mártir, Santa Águeda nasceu no século III numa família muito conhecida, em Catânia, na Sicília. Muito cedo, ela discerniu um chamado a Deus consagrando a sua virgindade ao Senhor, seu amado e esposo. A grande santa italiana foi uma jovem de muita coragem vivendo o Santo Evangelho na radicalidade num tempo em que o imperador Décio levantou contra o Cristianismo uma forte perseguição. Aqueles que não renunciassem ao senhorio de Cristo e não O desprezassem eram punidos com muitos sofrimentos até a morte. Santa Águeda era consagrada ao Senhor, amava a Deus, mas foi pedida em casamento por um outro jovem. Claro, por coerência e por vocação, ela disse ‘não’. Esse jovem, que dizia amá-la, a denunciou às autoridades. Ela foi presa e injustamente condenada. Que terríveis sofrimentos e humilhações! Ela sempre se expressava com muita transparência e dizia que pertencia a uma família nobre, rica, conhecida, mas tinha honra de servir a Nosso Senhor, o seu Deus. De fato, para os santos, a maior honra e a maior glória é servir ao Senhor. Entregaram-na a uma mulher tomada pelo pecado, uma velha prostituta para pervertê-la, mas esta não conseguiu, pois o reinado de Cristo se dava no coração de Águeda antes de tudo. Então, novamente, como num gesto de falsa misericórdia, perguntaram-lhe: “Então, o que você escolheu, Águeda, para a salvação?”. “A minha salvação é Cristo”, ela respondeu. Os santos passaram por muitas dificuldades, mas, em tudo, demonstraram para nós que é possível glorificar a Deus na alegria, na tristeza, na saúde, na dor. Em 254 foi martirizada e se encontra na eternidade, com seu esposo, Jesus Cristo, a interceder por nós. Santa Águeda, rogai por nós


Um comentário:

  1. Sobre ir ao céu: Na minha cidade tem um rapaz que era o maior mulherengo, traficante, encrenqueiro, mentiroso, safado... etcetera... Brigas e brigas, apanhava, mas batia muito. No dia do casamento apanhou na rua, chegou atrasado na igreja... A esposa, uma mulher linda, ele peto dela, coitado! Mas ele era assim. Joel. Adúltero, traía a esposa, saía com mulheres da vida. Um dia teve um AVC e entrou em coma profundo, 21 dias. (to resumindo). Enquanto choravam aqui, ele era carregado do leito pelo próprio Jesus e entregado a Maria em um altar (acho), e ouviu Jesus dizer: "Mãe, cuida dele!".
    Jesus fez muitas recomendações e antes de voltar do coma, teve morte decretada, pois parou tudo, pulso, respiração, foi nesse momento que ele perguntou pra Jesus: "Senhor, me salvaste a alma, me devolveste a vida! Porque? O que o Senhor quer de mim? Jesus levou-o a "voar" pela cidade, mostrando os bêbados das ruas, os usuários de drogas nos becos e disse ao Joel: Está vendo, filho? São todos meus! Dai-me almas, meu filho! Dai-me almas! Eu estarei com você! Teus pecados foram todos perdoados...
    A história dele é emocionante, estamos digitando o livro... Se Deus quiser ha de sair logo. Queria que vcs conversassem com o Joel, ele tem muito mais pra contar!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...