sábado, 1 de fevereiro de 2014

Resisti ao diabo e ele fugirá de vós (Vídeo)



CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA

§409 Esta situação dramática do mundo, que "inteiro está sob o poder do Maligno" (1Jo 5,19), faz da vida do homem um combate: Uma luta árdua contra o poder das trevas perpassa a história universal da humanidade. Iniciada desde a origem do mundo, vai durar até o último dia, segundo as palavras do Senhor. Inserido nesta batalha, o homem deve lutar sempre para aderir ao bem; não consegue alcançar a unidade interior senão com grandes labutas e o auxílio da graça de Deus.

§394      A Escritura atesta a influência nefasta daquele que Jesus chama de "o homicida desde o princípio" (Jo 8,44) e que até chegou a tentar desviar Jesus da missão recebida do Pai. "Para isto é que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo" (1Jo 3,9). A mais grave dessas obras, devido às suas consequências, foi a sedução mentirosa que induziu o homem a desobedecer a Deus.

















A doutrina sobre o demônio no Catecismo da Igreja Católica é muito clara e não deixa espaço para a dúvida, o diabo existe.  E, sem dúvida, existe também a batalha que Satanás e seus comparsas realizam contra o homem, contra a Igreja e contra o mundo.

Na audiência de 23 de fevereiro de 1977, o Papa João Paulo VI falou sobre o mundo e explicou que este não só significa um lugar no qual vivemos e onde as pessoas moram, mas significa também uma dominação, um poder do diabo sobre ele.

Certamente quando vemos o mundo mergulhado no pecado das drogas, da prostituição, do alcoolismo, da criminalidade, da corrupção, do roubo e outras coisas, conseguimos identificar a influência satânica e a ação destruidora do demônio sobre nós. Para o diabo, o campo de batalha é vasto, tão vasto quanto o meio ambiente no qual o homem vive. E ninguém escapa dos seus ataques, nem o santo e nem o pecador.

Apesar de tudo isso, o diabo é limitado, o que provoca uma raiva muito grande nele. Ele se sente humilhado por ter que se curvar diante de Deus, diante de Cristo, que foi vitorioso sobre ele na Cruz. A vitória final é a vitória de Cristo! Mas mesmo sabendo que é um perdedor, ele não se cansa de lutar, com o objetivo de roubar os filhos do Reino, tanto quanto puder, antes de seu fim definitivo.

Nesta batalha – que começou e ainda não terminou – Jesus continua hoje a participar através de nós, entre nós e conosco. Em Cristo nos tornamos mais poderosos que o diabo: “A alma que estiver unida com Cristo provoca medo no diabo, tanto o quanto o próprio Jesus provoca medo nele” (São João da Cruz). Por isso, se quisermos derrotar o demônio, nós temos que caminhar na direção de Jesus, com Jesus e revestir-nos de Jesus, como São Paulo nos aconselha quando diz: “... revesti-vos do Senhor Jesus...” (Rm 13,14), pois o demônio tem medo dEle e não de nós. Se revestir-nos de Jesus sairemos vencedores.

“Não temais! Permanecei firmes e vereis a vitória que o Senhor hoje vos dará... O Senhor combaterá por vós; e vós, ficai tranquilos” (Ex 13).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...