UM COMPANHEIRO CAÍDO DO CÉU

sábado, 4 de janeiro de 2014




Queridos irmãos, queridas irmãs, a paz! A ir. Emmanuel nos propõe algo que é realizado em sua própria comunidade e que já era também um hábito no Convento de Santa Faustina: sortear um santo que nos acompanhará por todo o Novo Ano. Passemos a ela a palavra:
“A nossa Comunidade das Beatitudes tem uma tradição muito bonita, que favorece ativamente o seu vínculo com a Igreja que está no céu. Na aurora de cada ano novo, pedimos a um santo que nos escolha e ele terá o encargo de cuidar bem de nós durante todo o ano. Ele nos protegerá, nos soprará os bons caminhos a tomar e nos introduzirá em sua graça própria. Para saber qual é o santo que nos escolheu, reunimo-nos para rezar e, após invocar o Espírito Santo, fazemos circular entre nós um cesto cheio de papeletas cuidadosamente dobradas. Nomes de santos estão ali escritos, juntamente com algo que eles disseram ou uma palavra que lhes diz respeito. E cada um recebe também uma tarefa que tem a ver com esse santo.
É surpreendente constatar a que ponto os santos tomam a peito seu ministério para conosco, cada um segundo a sua personalidade! Se alguém não conhece o santo que pegou, será uma boa ocasião para descobri-lo e para deixar este santo edificá-lo, transmitir-lhe ensinamentos. Se já o conhece um pouco, será uma ocasião para conhecer outras facetas suas e sobretudo para tomá-lo como companheiro de caminhada.
Deve-se saber que são os santos que nos escolhem e que não somos nós que os escolhemos. Isto nos dá segurança, como tudo o que vem do alto!
Estendemos, naturalmente, essa tradição aos nossos visitantes e amigos e às nossas famílias, e todos mostram uma grande alegria por receber um santo para o ano. Uma vez mais, temos a oportunidade de ficarmos maravilhados diante da maneira de agir de Providência, pois muitas vezes, antes do ano terminar, o novo companheiro terá realizado grandes coisas para o seu protegido. Já não se contam mais os exemplos disso! Nunca esquecerei daquela senhora, em Medjugorje, que na nossa capela tirou uma papeleta com o nome de irmã Faustina. Arregalou os olhos, um pouco decepcionada de achar um nome totalmente desconhecido para ela. Voltando à França, comprou um livro sobre a irmã Faustina e o resultado foi fulminante! Toda a mensagem sobre a misericórdia representou para ela uma descoberta vital. No ano seguinte, voltou a Medjugorje e disse-me: “Irmã, sem a ajuda de irmã Faustina, nunca teria conseguido superar os acontecimentos desse ano. Ela me tomou pela mão e, com ela, dei uma reviravolta radical na minha vida. Não sei como consegui viver antes! Agora Jesus está completamente vivo para mim!”
Essa tradição agiu como uma mancha de óleo, e às vezes ficamos sabendo que em tal ou qual família, paróquia, grupo de oração, um cestinho circula nos encontros de ano novo!
E por que não na sua família? Para tanto, nas páginas seguintes, juntei alguns nomes de santos que você pode fotocopiar e recortar. É apenas um pequeno modelo para lançamento; cada um poderá acrescentar os santos que conhece e enriquecer desta forma o areópago celeste que oferecerá a seus familiares. (Os nomes escolhidos deverão restringir-se a pessoas já falecidas. Devem ter sido reconhecidos pela Igreja, canonizados, bem-aventurados ou veneráveis ou já terem a causa introduzida em Roma).
Esse meio concreto e bem personalizado para desenvolver nossa comunhão com os santos deve agradar muito à Virgem, Rainha de Todos os Santos, pois em Medjugorje, logo depois da Bíblia, foi a vida dos santos que Ela nos recomendou ler. Em suas vidas encontram-se situações, lutas, problemas, até mesmo quedas, nos quais cada um de nós pode reconhecer sua própria história. Como fizeram eles para viver a santidade por meio de todas essas circunstâncias tão humanas?
Para a Virgem, a santidade não é uma teoria confusa, distante, inacessível, mas uma vitória do amor aplicado a cada momento do nosso dia, por mais insignificante que possa parecer. Ao ligar-nos com esses companheiros maravilhosos, os santos, ela nos cura mais uma vez de nossa carência de coração. Assim como Ela teceu com suas mãos a túnica sem costura de Jesus sobre a terra, está tecendo a Igreja final. Para tanto, não dispõe de outro fio que não seja o amor, nem de outro pano que não seja o seu coração.
Santos queridos... nossas portas estão abertas para vocês!”


São Pedro Apóstolo
“Senhor, tu sabes tudo, sabes que eu Te amo.”
Rezar pelo Santo Padre e pelo Vaticano

São José Benedito Cottolengo
“Exerçam a caridade, mas exerçam-na com entusiasmo. Nunca se deixem chamar duas vezes, estejam prontos. Interrompam qualquer outra atividade, por mais santa que seja, e voem ao socorro dos pobres.”
Rezar pelos doentes do corpo e do coração

Santo Cura d’Ars
“Há alguns que choram porque não amam a Deus... Pois são justamente estes que o amam!”
Rezar pela santidade dos padres

Santa Teresinha do Menino Jesus
“Para sofrer em paz, basta querer o que Jesus quer.”
Rezar pelos que estão à morte

Serva de Deus Marta Robin
“Jesus, eu te agradeço, porque nos aceitas como nós somos e nos ofereces ao Pai como tu és.”
Rezar pelas vocações sacerdotais

Santa Helena
“Ó Jesus inocente, a Tua Cruz é a minha cruz.”
Rezar pelas crianças que são torturadas

São Serafim de Sarov (Rússia)
“O verdadeiro objetivo da vida cristã consiste em adquirir o Espírito Santo.”
Rezar por um novo Pentecostes de amor

São Miguel Arcanjo
“Satanás é poderoso e é por isso que busco as vossas orações por aqueles que estão sob a sua influência, para que sejam salvos.”
Rezar pelos obreiros do mal

Santa Bernadete
“As minhas armas são a oração e o sacrifício, até meu último suspiro. Só então cairá a arma do sacrifício, mas a da oração seguirá para o céu.”
Oferecer sacrifícios a Maria por suas intenções

Santa Faustina
“Tua miséria naufraga no abismo de minha misericórdia.”
Rezar para que os confessionários se encham de gente

São Simão de Cirene
“É a Cruz que te carrega, não és tu que a carregas.” (Santo Cura d’Ars)
Rezar pelos agonizantes

 São José
“Não temas receber Maria, tua mulher, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo.”
Rezar pela união dos casais

São Maximiliano Kolbe
“O essencial não é agir muito segundo as nossas ideias, mas estar entre as mãos da Imaculada.”
Rezar para que a Imaculada reine nos corações

São Francisco de Assis
“Conheço Jesus pobre e crucificado e isto me basta.”
Rezar para que Jesus seja amado

Santa Teresinha do Menino Jesus
“Nunca se confiará demais no bom Deus tão poderoso e misericordioso; consegue-se Dele tudo o que se espera.”
Rezar pela santidade das famílias

Beata Jacinta de Fátima
“Diga a todo mundo que Deus nos concede graças por meio do Coração Imaculado de Maria. É a Ela que devemos pedir.”
Rezar pelo triunfo do Coração Imaculado

Santo Antônio de Pádua
“Ensina-se a amar a Deus, amando como Ele ama.”
Rezar pelos não crentes

São Luís Maria Grignon de Montfort
“Quanto mais o Espírito Santo encontra Maria numa alma, tanto mais Ele se torna operante e poderoso para gerar Jesus cristo nessa alma e essa alma em Jesus Cristo.”
Rezar pelas intenções da Virgem

São Domingos Sávio
“O que fizerdes ao menor dos meus irmãos é a mim que o fazeis.”
Rezar para que cesse o aborto

São João Batista
“É preciso que Ele cresça e que eu diminua.”
Rezar pelos profetas de hoje

Santa Catarina Labouré
“Minha filha, a cruz será desprezada, será jogada por terra, o Lado de Nosso Senhor será aberto de novo.” (Nossa Senhora à santa)
Rezar pelos inimigos da Igreja

Beato Francisco de Fátima
“Penso em Deus que está tão triste por causa dos pecados! Tenho muita pena que Ele fique assim. Ofereço-lhe todos os sacrifícios que posso. Ah! Se ao menos pudesse consolá-lo!”
Rezar pelas crianças

São Vicente de Paulo
“Necessitas do pobre que ajudas tanto quanto ele necessita de ti.”
Rezar para ter compaixão

Santa Bernadete
“Queres rezar como um santo. Exorto-te a rezar como um pobre.”
Oremos pelos desencorajados

São João Maria Batista Vianney, Cura d’Ars
 “Meus filhos, não podemos compreender o poder que tem uma alma pura sobre o bom Deus: ela consegue tudo o que quer.”
Rezar pelos padres

 Santa Verônica
“É a tua Face, Senhor, que eu busco.”
Consolar Jesus pela adoração

São Domingos
“Meu Deus, o que será dos pecadores? Meu Deus, tem piedade dos pecadores!”
Rezar pelos corações endurecidos

São Nicodemos
“Vim para as ovelhas perdidas da casa de Israel.”
Oremos pela iluminação de Israel

Beato Charles de Foucauld
“Meu Pai, eu me abandono a Ti. Faz de mim o que Te agrada.”
Rezar pela conversão dos pecadores

Santa Faustina
“Farás grandes coisas se te abandonares inteiramente à minha vontade. ‘Que não se faça a minha vontade, mas a Tua, ó Deus’. Saiba que essas palavras, pronunciadas do fundo do coração, transportam a alma em um instante ao cume da santidade.” (Palavras de Jesus à Irmã Faustina)
Rezar pelos padres tentados por satanás

Santo Padre Pio
“Eu não posso recusar nada a ninguém. Como poderia, se o Senhor mesmo quer isso e se Ele não me recusa nada daquilo que Lhe peço?”
Rezar pela santidade dos padres e dos bispos

São Padre Pio
“A maior caridade consiste em arrebatar as almas que estão presas por Satanás para ganhá-las para Cristo.”
Rezar por aqueles que correm o risco de se perderem

Servo de Deus Marcel Van
“Vocês não devem calar-se! Existem lugares e situações em que vocês são os únicos a poder levar a semente da palavra de Deus.”
Rezar pelos perseguidos e pelos mártires

Serva de Deus Marta Robin
“Conto sobretudo com minha querida  mãe para me manter mais do que nunca humilde, gentil, confiante e bem pequena, para que o Bom Deus seja bem livre em minha alma. Porque a humildade, o abandono à vontade divina, é a base e o centro da união íntima e fecunda com Jesus.
Rezar pelos místicos de hoje

Serva de Deus Marta Robin
“Parece-me que o coração que confia plenamente é aquele que, fascinado pelo infinito poder do amor divino, não permite que as impossibilidades humanas limitem sua esperança, mas dá à sua confiança a imensidão do amor, o infinito, e que espera em Deus com uma tranquila segurança muito além do que podemos esperar e conceber.”
Rezar pelos corações partidos pelas provas

Bem-aventurada Teresa de Calcutá
“Uma família que reza é uma família que permanece unida.”
Rezar para que o amor conquiste o mundo

São Francisco de Assis
“Senhor, eu vos peço que a força ardente e doce de Vosso amor aparte minha alma de tudo aquilo que está sob o céu, para que eu morra de amor por Vosso amor, ó, Vós que, por amor do meu amor Vos dignastes morrer.”
Rezar pelos agonizantes

Bem-aventurada Chiara Luce Badano
Se você quer isso, Jesus, eu também o quero.”
Rezar para que os doentes recebam a consolação de Deus.
  
São João Maria Batista Vianney, Cura d’Ars
“Quando o Espírito Santo reside em nossos corações, que boas intenções Ele nos dá!... Mas é preciso corresponder a elas, é preciso segui-las.”
Rezar para que se multipliquem as santas vocações sacerdotais

São João Bosco
“O que mais deve consolar um pecador é que ele não terá muito tempo para chorar: à primeira lágrima, ao primeiro ‘eu me arrependo’, o Senhor será movido de compaixão.”
Rezar pelos jovens

São Francisco Xavier
“Nós devemos desconfiar de nossa própria força e confiar imensamente em Deus. Nunca demonstremos desânimo e não duvidemos jamais da vitória!”
Rezar pelos missionários

São João da Cruz
“Lembre-se de que tudo que você passa por Deus de felicidade ou de infelicidade vem Dele, a fim de que você não se orgulhe no primeiro caso nem desanime no segundo.”
Rezar por aqueles que levam uma cruz muito pesada


Compartilhe este artigo, evangelize! :

0 comentários:

Deixe seu comentario

O que você achou do artigo... !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Support : | |
Copyright © 2011. Nossa Senhora de Medjugorje - All Rights Reserved
Template Created by Nossa Senhora de Medjugorje, Aparições de Nossa Senhora
Proudly powered by