terça-feira, 26 de novembro de 2013

O INFERNO, E A IMPORTÂNCIA DA CONFISSÃO - LITURGIA DIÁRIA , 27 DE NOVEMBRO DE 2013


O INFERNO, E A IMPORTÂNCIA DA CONFISSÃO
POR SANTO ANTÔNIO MARIA CLARET
                                                                
EXEMPLO DE UMA SENHORA QUE POR MUITOS ANOS CALOU NA CONFISSÃO UM PECADO DESONESTO. REFERE SANTO AFONSO E MAIS PARTICULARMENTE O PADRE ANTÔNIO CAROCCIO, QUE PASSARAM PELO PAÍS EM QUE VIVIA ESTA SENHORA DOIS RELIGIOSOS, E ELA, QUE SEMPRE ESPERAVA CONFESSOR FORASTEIRO, ROGOU A UM DELES QUE A OUVISSE EM CONFISSÃO, E CONFESSOU-SE. LOGO QUE PARTIRAM OS PADRES , O COMPANHEIRO DISSE AO CONFESSOR TER VISTO QUE, ENQUANTO A SRA SE CONFESSAVA, SAIAM DE SUA BOCA MUITAS COBRAS E UMA SERPENTE ENORME DEIXAVA VER FORA SUA CABEÇA, MAS VOLTAVA DE NOVO PARA DENTRO, E APÓS ELA TODAS AS QUE ANTES SAÍRAM. SUSPEITANDO O CONFESSOR O QUE AQUILO PODERIA SIGNIFICAR, VOLTOU A CIDADE E A CASA DAQUELA SRA, ONDE LHE DISSERAM QUE ELA, NO MOMENTO DE ENTRAR NA SALA, MORRERA REPENTINAMENTE . POR TRÊS DIAS SEGUIDOS JEJUARAM E ORARAM POR ELA ,SUPLICANDO AO SENHOR QUE LHES MANIFESTASSE AQUELE CASO.AO TERCEIRO DIA APARECEU-LHES A INFELIZ SENHORA CONDENADA E MONTADA SOBRE UM DEMÔNIO ,EM FIGURA DE UM DRAGÃO HORRÍVEL COM DUAS SERPENTES ENROSCADAS AO PESCOÇO,QUE A AFOGAVAM E LHE COMIAM OS PEITOS,UMA VÍBORA NA CABEÇA,DOIS SAPOS NOS OLHOS,SETAS ARDENTES NAS ORELHAS,CHAMAS DE FOGO NA BOCA E DOIS CÃES DANADOS QUE LHE MORDIAM E LHE COMIAM AS MÃOS; E DANDO UM TRISTE E ESPANTOSO GEMIDO,DISSE : - EU SOU A DESVENTURADA SRA QUE VOSSA V. RVMA. CONFESSOU HÁ 3 DIAS, CONFORME EU IA CONFESSANDO, MEUS PECADOS SAÍAM DE MINHA BOCA,E AQUELA SERPENTE ENORME, QUE O COMPANHEIRO VIU SAIR DE MINHA CABEÇA E VOLTOU DEPOIS PARA DENTRO, EM FIGURA DUM PECADO DESONESTO QUE CALEI SEMPRE POR VERGONHA; QUIS CONFESSÁ-LO COM V. RVMA., MAS TAMBÉM NÃO ME ATREVI POR ISSO, VOLTOU A ENTRAR DENTRO , E COM ELE TODOS OS MAIS QUE HAVIAM SAÍDO. CANSADO JÁ DEUS DE TANTO ESPERAR-ME,TIROU-ME REPENTINAMENTE A VIDA E ME PRECIPITOU NO INFERNO,ONDE SOU ATORMENTADA PELOS DEMÔNIOS EM FIGURA DE HORRENDOS ANIMAIS. A VÍBORA ME ATORMENTA A CABEÇA PELA MINHA SOBERBA E EXCESSIVO CUIDADO EM PENTEAR OS CABELOS,OS SAPOS CEGAM-ME OS OLHOS,POR MEUS OLHARES LASCIVOS;AS FLECHAS ACESAS ME ATORMENTAM OS OUVIDOS,PORQUE ESCUTEI MURMURAÇÕES,PALAVRAS E CANTIGAS OBSCENAS;O FOGO ABRASA-ME A BOCA PELAS MURMURAÇÕES E BEIJOS TORPES;TENHO AS SERPENTES ENROSCADAS NO PESCOÇO E ME COMEM OS PEITOS,PORQUE OS LEVEI DUM MODO PROVOCATIVO, PELO DECOTE DE MEUS VESTIDOS E PELOS ABRAÇOS DESONESTOS;OS CÃES ME COMEM AS MÃOS,PELAS MÁS OBRAS E TATOS IMPUROS,MAS O QUE MAIS ME ATORMENTA É O HORROROSO DRAGÃO,EM QUE VOU MONTADA,E QUE ME ABRASA AS ENTRANHAS EM CASTIGOS DE MEUS PECADOS IMPUROS. AI! QUE NÃO HÁ REMÉDIO PARA MIM,SENÃO TORMENTOS E PENA ETERNA! AI DAS MULHERES! ACRESCENTOU;PORQUE MUITAS DELAS SE CONDENAM POR 4 GÊNEROS DE PECADOS: POR PECADOS DE IMPUREZA, PELAS GALAS E ENFEITES,POR FEITIÇARIA E POR CALAR PECADOS NAS CONFISSÕES. OS HOMENS SE CONDENAM POR TODA A CLASSE DE PECADOS,MAS AS MULHERES PRINCIPALMENTE POR ESTES QUATRO PECADOS. DISTO ISTO, ABRIU-SE A TERRA E POR ELA ENTROU ESTA INFELIZ MULHER, ATÉ O MAIS PROFUNDO DO INFERNO, ONDE PADECE E PADECERÁ POR TODA A ETERNIDADE!" – [FONTE: O CAMINHO RETO, DE SANTO ANTÔNIO MARIA CLARET, PÁG. 99 E 100]




LITURGIA DO DIA 27 DE NOVEMBRO DE 2013
PRIMEIRA LEITURA (DN 5,1-6.13-14.16-17.23-28)
LEITURA DA PROFECIA DE DANIEL - Naqueles dias, 1o rei Baltazar ofereceu um grande banquete aos mil dignitários de sua corte, tomando vinho em companhia deles. 2Já embriagado, Baltazar mandou trazer os vasos de ouro e prata, que seu pai Nabucodonosor tinha tirado do templo de Jerusalém, para beberem deles o rei e os grandes do reino, suas mulheres e concubinas. 3Foram, pois, trazidos os vasos de ouro e prata, retirados do templo de Jerusalém, e deles se serviram o rei e os grandes do reino, suas mulheres e concubinas; 4bebiam vinho e engrandeciam seus deuses de ouro e prata, de bronze e ferro, de madeira e pedra. 5Naquele mesmo instante, apareceram dedos de mão humana que iam escrevendo, diante do candelabro, sobre a superfície da parede do palácio, e o rei via os dedos da mão que escrevia. 6Alterou-se o semblante do rei, confundiram-se suas ideias e ele sentiu vacilarem os ossos dos quadris e tremerem os joelhos. 13Então Daniel foi introduzido à presença do rei, e este lhe disse: “És tu Daniel, um dos cativos de Judá, trazidos de Judá pelo rei, meu pai? 14Ouvi dizer que possuis o espírito dos deuses, e que em ti se acham ciência, entendimento e sabedoria em grau superior.16Ora, ouvi dizer também que sabes decifrar coisas obscuras e deslindar assuntos complicados; se, portanto, conseguires ler o escrito e dar-me sua interpretação, tu te vestirás de púrpura, e levarás ao pescoço um colar de ouro, e serás o terceiro homem do reino”. 17Em resposta, disse Daniel perante o rei: “Fiquem contigo teus presentes e presenteia um outro com tuas honrarias; contudo, vou ler, ó rei, o escrito e fazer-te a interpretação. 23Tu te levantaste contra o Senhor do céu; os vasos de sua casa foram trazidos à tua presença e deles bebestes vinho, tu e os grandes do reino, suas mulheres e concubinas; ao mesmo tempo, celebravas os deuses de prata e ouro, de bronze e ferro, de madeira e pedra, deuses que não veem nem ouvem, e nada entendem — e ao Deus, que tem em suas mãos tua vida e teu destino, não soubeste glorificar. 24Por isso, foram mandados por ele os dedos da mão, que fez este escrito.25Assim se lê o escrito que foi traçado: mâne, técel, pársin. 26E esta é a explicação das palavras: mâne: Deus contou os dias de teu reinado e deu-o por concluído; 27técel: foste pesado na balança, e achado com menos peso; 28pársin: teu reino foi dividido e entregue aos medos e persas” - Palavra do Senhor

SALMO RESPONSORIAL (DN 3,62S)
LOUVAI-O E EXALTAI-O PELOS SÉCULOS SEM FIM!

— Lua e sol, bendizei o Senhor!

— Astros e estrelas, bendizei o Senhor!

— Chuvas e orvalhos, bendizei o Senhor!

— Brisas e ventos, bendizei o Senhor!

— Fogo e calor, bendizei o Senhor!

— Frio e ardor, bendizei o Senhor!

EVANGELHO (LC 21,12-19)
PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO + SEGUNDO LUCAS - Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. 14Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; 15porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. 17Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida! - Palavra da Salvação








Mensagem de Nossa Senhora em 2 de janeiro de 2013 - “Queridos filhos, com muito amor e paciência, procuro fazer os seus corações semelhantes ao Meu Coração. Procuro, com o Meu exemplo, ensiná-los a humildade, a sabedoria e o amor, porque Eu preciso de vocês, não posso fazer sem vocês, Meus filhos. Segundo a vontade de Deus Eu estou escolhendo vocês, pela  sua força Eu estou fortalecendo vocês. Portanto, filhos Meus, não tenham medo de abrirem os seus corações para Mim. Eu os darei ao Meu Filho e Ele, em troca, os dará a paz divina. Vocês a levarão a todos aqueles a quem encontrarem, testemunharão o amor de Deus com as suas vidas e, vocês estarão dando o dom do Meu Filho através de vocês mesmos. Através da confissão, do jejum e da oração, Eu os guiarei. Sem medida é o Meu amor. Não tenham medo! Meus filhos, rezem pelos sacerdotes. Que os seus lábios estejam fechados para toda a condenação, porque não se esqueçam: o Meu Filho os escolheu, e somente Ele tem o direito de julgar. Obrigada” – Mensagem de Nossa Senhora em Medjugorje





A IGREJA CELEBRA HOJE , SANTA CATARINA LABOURÉ - Celebramos neste dia o testemunho de vida cristã e mariana daquela que foi privilegiada com a aparição de Nossa Senhora, a qual deu origem ao título de Nossa Senhora das Graças ou da Medalha Milagrosa . Santa Catarina de Labouré nasceu em Borgonha (França) a 2 de maio de 1806. Era a nona filha de uma família que, como tantas outras, sofria com as guerras napoleônicas . Aos 9 anos de idade, com a morte da mãe, Catarina assumiu com empenho e maternidade a educação dos irmãos, até que ao findar desta sua missão, colocou-se a serviço do Bom Mestre, quando consagrou-se a Jesus na Congregação das Filhas da Caridade . Aconteceu que, em 1830, sua vida se entrelaçou mais intimamente com os mistérios de Deus, pois a Virgem Maria começa a aparecer a Santa Catarina, a fim de enriquecer toda a Igreja e atingir o mundo com sua Imaculada Conceição, por isso descreveu Catarina . “A Santíssima Virgem apareceu ao lado do altar, de pé, sobre um globo com o semblante de uma senhora de beleza indizível; de veste branca, manto azul, com as mãos elevadas até à cintura, sustentava um globo figurando o mundo encimado por uma cruzinha. A Senhora era toda rodeada de tal esplendor que era impossível fixá-la. O rosto radiante de claridade celestial conservava os olhos elevados ao céu, como para oferecer o globo a Deus. A Santíssima Virgem disse: Eis o símbolo das graças que derramo sobre todas as pessoas que mas pedem” . Nossa Senhora apareceu por três vezes a Santa Catarina Labouré. Na terceira aparição, Nossa Senhora insiste nos mesmos pedidos e apresenta um modelo da medalha de Nossa Senhora das Graças. Ao final desta aparição, Nossa Senhora diz: “Minha filha, doravante não me tornarás a ver, mas hás-de ouvir a minha voz em tuas orações” . Somente no fim do ano de 1832, a medalha que Nossa Senhora viera pedir foi cunhada e espalhada aos milhões por todo o mundo . Como disse Sua Santidade Pio XII, esta prodigiosa medalha “desde o primeiro momento, foi instrumento de tão numerosos favores, tanto espirituais como temporais, de tantas curas, proteções e sobretudo conversões, que a voz unânime do povo a chamou desde logo medalha milagrosa“ . Esta devoção nascida a partir de uma Providência Divina e abertura de coração da simples Catarina, tornou-se escola de santidade para muitos, a começar pela própria Catarina que muito bem soube se relacionar com Jesus por meio da Imaculada Senhora das Graças . Santa Catarina passou 46 anos de sua vida num convento, onde viveu o Evangelho, principalmente no tocante da humildade, pois ninguém sabia que ela tinha sido o canal desta aprovada devoção que antecedeu e ajudou na proclamação do Dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora em 1854 . Já como cozinheira e porteira, tratando dos velhinhos no hospício de Enghien, em Paris, Santa Catarina assumiu para si o viver no silêncio, no escondimento, na humildade. Enquanto viveu, foi desconhecida . Santa Catarina Labouré entrou no Céu a 31 de dezembro de 1876, com 70 anos de idade . Foi beatificada em 1933 e canonizada em 1947 pelo Papa Pio XII . Santa Catarina Labouré, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...