domingo, 17 de novembro de 2013

ATENÇÃO: Comunicado da Fundação Centro Medjugorje



A Fundação Centro Medjugorje em relação as noticias aparecidas nos diversos meios, sobre o comunicado privado do Senhor Núncio Apostólico do Estados Unidos, declara o seguinte:
1. O Comunicado do Sr. Núncio Apostólico Carlo Viganó foi dirigido em forma privada aos bispos dos Estados Unidos.

2. O movimento Ibero-americano acolhe com humildade a declaração do Senhor Núncio, sucessor dos Apóstolos, representante do Santo Padre e porta voz do Prefeito da a da Doutrina da Fé.

3. O Sr. Núncio Apostólico em seu Comunicado: não apóia nem descarta a sobrenaturalidade do fenômeno de Medjugorje porque afirma: “a Congregação para a Doutrina da Fé está no processo de investigar certos aspectos doutrinais e disciplinares do fenômeno de Medjugorje”.

4. O comunicado do Sr. Núncio faz uma referência especificamente, ás conferencias que Iván Dragicevic tinha programadas em algumas paróquias dos Estados Unidos, na qual a publicidade assegurou que teria “aparições” da Virgem.

5. Em vista que nem a Congregação para a Doutrina da Fé nem o Santo Padre tenham se pronunciado oficialmente em relação ao fenômeno de Medjugorje, o Comunicado afirma: “que os clérigos e os fieis não estão permitidos de participar de reuniões, conferências ou celebrações públicas durante as quais a credibilidade de tais ‘aparições’ se tomem por garantida”.

6. Como se observa, o Comunicado não proíbe o vidente Iván Dragicevic a fazer conferências, nem tampouco que os fieis ou clérigos que freqüentam as mesmas, mas que em tais reuniões “a credibilidade de tais ‘aparições’ se tomem por garantida”, porque ainda que a Congregação para a Doutrina da Fé ou o Santo Padre, não tenham se pronunciado a esse respeito, e “dar por garantida” que a Virgem aparece, seria antecipar-se à declaração do Magistério.

7. O Comunicado do Senhor Núncio, também declara que no que diz respeito ao fenômeno de Medjugorje, permanece em vigência a declaração dos Bispos da antiga ex-Yugoslávia de 1991 que não se pronunciou definitivamente sobre a sobrenaturalidade do fenômeno, porque disse: “Sobre a base da investigação que se tem feito (até o momento), não é possível estabelecer que houve aparições ou revelações sobrenaturais”.

8. Se observa, então, que a declaração de Zadar não foi definitiva e deixou a porta aberta para posteriores investigações por isso o Vaticano estabeleceu uma nova Comissão Internacional que tem trabalhado por três anos.

9. Lamentamos que alguns meios de comunicação social, católicos e não católicos, tenham se servido do Comunicado do Sr. Núncio para afirmar que a Santa Sede tenha negado a sobrenaturalidade do fenômeno de Medjugorje, ou mesmo, que tenha proibido cenáculos em torno do mesmo ou que os Bispos da ex-Yugoslavia, desde 1991, tenha descartado a sobrenaturalidade do fenômeno.

10. Frente aos feitos inegáveis dos milhões de fieis católicos que no mundo seguem fervorosamente os acontecimentos de Medjugorje e a confusão que os meios de comunicação têm gerado, igualmente, se espera que as instâncias magistrais falem sobre o assunto.
Atentamente,
Fundação Centro Medjugorje
Centro de informação oficial da Paróquia Santiago Apóstolo de Medjugorje para peregrinos de língua espanhola.www.centromedjugorje.org
http://www.centromedjugorje.org/santuario/noticia/719


SEGUE ABAIXO A TRADUÇÃO DO TEXTO DA CARTA QUE GEROU ESTA POLÊMICA. INFELIZMENTE MUITOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO MAL INTENCIONADOS NÃO TRADUZIRAM A CARTA E COLOCARAM APENAS QUE O VATICANO NÃO RECONHECIA AS APARIÇÕES DE MEDJUGORJE... SEGUE A CARTA NA INTEGRA:

 NUNCIATURA APOSTÓLICA
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

21 de outubro de 2013-11-10

Reverendo Monsenhor Jenkins,

Estou escrevendo a pedido de Sua Excelência, Reverendíssimo Gerhard Ludwig Muller, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, que pede que os Bispos dos Estados Unidos sejam avisados, mais uma vez, do seguinte (conforme minha carta de 27 de fevereiro de 2013, com o mesmo número de protocolo).  Portanto, sua Excelência deseja informar aos Bispos que um dos assim chamados videntes de Medjugorje, Sr. Ivan Dragicevic está programado para comparecer em algumas paróquias em todo o país, em que fará apresentações relativas ao fenômeno de Medjugorje.  Está previsto,  também, que o Sr. Dragicevic irá receber “aparições”durante estas apresentações programadas.

Como o senhor está bem ciente, a Congregação da Doutrina da Fé está no processo de investigação de alguns aspectos doutrinários e disciplinares do fenômeno Medjugorje.  Por este motivo, a Congregação tem afirmado que, com relação à credibilidade das “aparições” no caso, todos devem aceitar a declaração, datada de 10 de abril de 1991, dos Bispos da antiga República da Iugoslávia, que afirma: “Com base na pesquisa feita, não é possível declarar que houve aparições ou revelações sobrenaturais”.  Portanto, os clérigos e os fiéis não tem permissão para participar em reuniões, conferências ou celebrações públicas durante as quais a credibilidade de tais “aparições” é considerada como um fato.

Portanto, para evitar escândalo e confusão, o Arcebispo Muller pede que os bispos sejam informados disto o mais rápido possível.

Uso esta oportunidade para apresentar-lhe meus sentimentos de profunda estima,

Atenciosamente em Cristo,

Carlo Maria Vigano
Núncio Apostólico


Carta para o Monsenhor Ronny Jenkins
Secretário Geral da Conferência Episcopal dos Bispos dos Estados Unidos









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...