quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A LIMITAÇÃO DE SATANÁS - LITURGIA DIÁRIA , 15 DE NOVEMBRO DE 2013


A LIMITAÇÃO DE SATANÁS

Essas são qualidades de Deus: onipresente, onisciente e onipotente. Mas como muitas pessoas quando acontece qualquer coisa de errado atribuem ao demônio? Teria ele as mesmas atribuições de Deus?

Contudo, o poder de Satanás não é infinito. ele não passa de uma criatura, poderosa pelo fato de ser puro espírito, mas sempre criatura. Não é capaz de impedir a edificação do Reino de Deus. embora Satanás atue no mundo por ódio contra Deus e seu Reino em Jesus Cristo, e embora sua ação cause graves danos - de natureza espiritual e, indiretamente, até de natureza física - para cada homem e para a sociedade, esta ação é permitida pela Divina Providência, que com vigor e doçura dirige a história do homem e do mundo. A permissão divina da tividade diabólica é um grande mistério, mas "nós sabemos que Deus coopera em tudo para o bem daqueles que o amam" (Rm 8,28). (Catecismo da Igreja Católica - § 395)

Segundo o Apocalipse de São João, um terço dos anjos caíram, liderados por Satanás.Alguns demonólogs (inclusive Pe. Gabriele Amorth, e por experiência própria) distinguem Satanás de Lúcifer. Este estaria subordinado àquele

Demonólogo é o que estuda os demônios, aplicado à demonologia . Há em fontes ocultistas a ideia de que Satanás e Lúcifer fossem demônios diferentes, mas nada em fonte cristã

Mas há uma boa fonte. Ei-la : “Em muitos interrogatórios os demônios são classificados segundo uma dupla divisão inspirada no capítulo 9 do Apocalipse: se as pupilas estão para cima, trata-se de escorpiões, se estão para baixo, trata-se de serpentes

Os escorpiões têm por chefe lúcifer (nome extra-bíblico, mas profundamente enraizado na tradição), e as serpentes têm por chefe satanás que dá ordens também a lúcifer (contudo poderia ser o mesmo demônio) e a todos os demônios. Gostaria de frisar que na Bíblia a palavra “diabo” não tem um sentido genérico como demônio, mas indica sempre e só satanás; o outro nome de satanás é belzebu. Para muitos, lúcifer é sinônimo de satanás. Não aprofundei a questão. Segundo a minha experiência pessoal, trata-se de dois demônios diferentes” - Franbezant,OFMConv

  

"O Maligno semeia guerra; Deus cria paz” . É a mensagem que o Papa Bento XVI lançou em alocução que precedeu a oração mariana do Angelus em Castel Gandolfo. De facto – disse o Papa aos fiéis reunidos no pátio interno da Residência Apostólica de verão -, “.....o Maligno procura sempre arruinar a obra de Deus, semeando divisão no coração humano, entre corpo e alma, entre o homem e Deus, nas relações interpessoais, sociais, internacionais, e também entre o homem e a criação”

Para fazer essa reflexão o Papa partiu da memória litúrgica deste domingo. “Entre as "ovelhas perdidas" que Jesus conduziu à salvação há também uma mulher chamada Maria, originária do vilarejo de Magdala, no Lago de Galileia, e por isso chamada de Madalena. Hoje a Igreja recorda a sua memória litúrgica. Diz o Evangelista Lucas que dela Jesus fez sair sete demónios (cf. Lc 8,2), ou seja, a salvou de uma total escravidão do mal. E o Papa continuou:

“No que consiste esta cura profunda que Deus realiza através de Jesus? Consiste em uma paz verdadeira, completa, fruto da reconciliação da própria pessoa e de todos os seus relacionamentos: com Deus, com os outros, com o mundo”

Citando a Carta de São Paulo aos Efésios, o Papa acrescentou: “Cristo é a nossa paz. De dois povos, ele fez um só. Na sua carne derrubou o muro da separação: isto é a inimizade. Para realizar essa obra de reconciliação radical de Jesus, o Bom Pastor, teve que se tornar o Cordeiro, "... o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (Jo 1,29)

Bento XVI afirma que as leituras bíblicas deste domingo recordam que “Deus é o Pastor da humanidade” :


“Isto significa que Deus quer para nós a vida, quer nos guiar a bons prados, onde podemos nos alimentar e descansar; não quer que nos percamos e que morramos, mas que cheguemos ao destino do nosso caminho, que é precisamente a plenitude da vida. Isso é o que todo pai e toda mãe quer para seus filhos: o bem, a felicidade, a realização”– [FONTE: PAPA BENTO XVI]

LITURGIA DO DIA 15 DE NOVEMBRO DE 2013
PRIMEIRA LEITURA (SB 13,1-9)
LEITURA DO LIVRO DA SABEDORIA  - 1São insensatos por natureza todos os homens que ignoram a Deus, os que, partindo dos bens visíveis, não foram capazes de conhecer aquele que é; nem tampouco, pela consideração das obras, chegaram a reconhecer o Artífice. 2Tomaram por deuses, por governadores do mundo, o fogo e o vento, o ar fugidio, o giro das estrelas, a água impetuosa, os luzeiros do dia. 3Se, encantados por sua beleza, tomaram estas criaturas por deuses, reconheçam quanto o seu Senhor está acima delas: pois foi o autor da beleza quem as criou. 4Se ficaram maravilhados com o seu poder e a sua atividade, concluam daí quanto mais poderoso é aquele que as formou: 5de fato, partindo da grandeza e da beleza das criaturas, pode-se chegar a ver, por analogia, aquele que as criou. 6Contudo, estes merecem menor repreensão: talvez se tenham extraviado procurando a Deus e querendo encontrá-lo. 7Com efeito, vivendo entre as obras dele, põem-se a procurá-lo, mas deixam-se seduzir pela aparência, pois é belo aquilo que se vê! 8Mesmo assim, nem a estes se pode perdoar: 9porque, se chegaram a tão vasta ciência, a ponto de investigarem o universo, como é que não encontraram mais facilmente o seu Senhor? - Palavra do Senhor

SALMO RESPONSORIAL (SL 18)
OS CÉUS PROCLAMAM A GLÓRIA DO SENHOR!

— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia

— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz

EVANGELHO (LC 17,26-37)

PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO + SEGUNDO LUCAS - Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26“Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. 27Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. 28Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. 29Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. 30O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado. 31Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. 32Lembrai-vos da mulher de Ló. 33Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la; e quem a perde vai conservá-la. 34Eu vos digo: nesta noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado.35Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada.36Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado”. 37Os discípulos perguntaram: “Senhor, onde acontecerá isso?” Jesus respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres” - Palavra da Salvação
Mensagem extraordinária de Nossa Senhora em 10 de agosto de 2012 - “Queridos filhos, Eu vim até vocês e me apresentei como a Rainha da Paz, porque Meu Filho Me envia. Eu desejo ajudar vocês, queridos filhos; ajudar vocês a terem paz. Mas tantas vezes Eu disse a vocês, Eu repeti a todos vocês Meus filhos: ‘Eu preciso de vocês caros filhos.’ Com vocês, Eu posso realizar a paz. Por isso, também hoje Eu chamo vocês a rezarem pela paz, rezem pela paz no mundo, rezem pela paz nas famílias, retornem à oração dentro das suas famílias e coloquem Deus no primeiro lugar em suas famílias. A Mãe reza junto com vocês e intercede por todos vocês diante do Seu Filho. Rezem, rezem, e perseverem na oração. Obrigada também hoje por terem respondido ao Meu chamado” – MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE



A IGREJA CELEBRA HOJE , SANTO ALBERTO MAGNO - Celebramos neste dia a santidade de um grande santo da nossa Igreja, o qual foi digno de ser intitulado de Magno (Grande). Nascido na Alemanha em 1206, numa família militar que desejava para Alberto a carreira militar ou administrativa . Soldado do Senhor e administrador do Reino de Deus, devotíssimo da Virgem Maria, Santo Alberto optou pelos desejos do coração de Deus, por isso depois de estudar ciências naturais em Pádua e Paris entrou na família Dominicana em 1223, a fim de mergulhar nos estudos, santidade e apostolado. Como consequência da sua crescente adesão ao Reino, foram aumentando os trabalhos na “vinha do Senhor”, por isso na Ordem Religiosa foi superior provincial e mais tarde, nomeado pelo Papa, Bispo de Ratisbona, num tempo em que somente um santo e sábio poderia estabelecer a paz entre os povos e cidades, como de fato aconteceu . Santo Alberto Magno era um apaixonado e vocacionado ao magistério (teve como discípulo São Tomás de Aquino); foi dispensado do Episcopado, para na humildade e pobreza continuar lecionando, pregando e pesquisando e dominando com tranquilidade os assuntos sobre mecânica, zoologia, botânica, metereologia, agricultura, física, tecelagem, navegação e outras áreas do conhecimento, os quais inseriu no seu caminho de santidade: “Minha intenção última, escrevia, está na ciência de Deus”. Suas obras escritas encheram 38 grossos volumes e com o testemunho impregnou toda a Igreja de santidade e exemplo de quem soube viver com equilíbrio e graça a fé que não contradiz a razão. Entrou no Céu em 1280, proclamado Doutor da Igreja e Patrono dos cultores das ciências naturais - Santo Alberto Magno, rogai por nós!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...