sábado, 12 de outubro de 2013

Consagração a Nossa Senhora Aparecida ganha novas frases, a pedido do Papa Francisco


A passagem do Papa Francisco ainda repercute no Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo. Um pedido feito pelo pontífice alterou duas partes da oração de consagração a Nossa Senhora, uma das mais tradicionais preces dos devotos que vão à Basílica. O Santo Padre incluiu duas menções a Jesus Cristo na oração proferida por ele durante a missa solene que celebrou no último dia 24 de julho e desde então o novo texto passou a ser adotado.

As frases adicionadas no primeiro e terceiro parágrafos da oração, respectivamente, foram "pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo" e "vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe". O texto da consagração é de origem popular e foi publicado em 1904 em um livro chamado 'Manual do Devoto'. A partir de 1955, com a oração da consagração sendo transmitida em várias rádios do país, a prece se consolidou entre os fiéis. (veja a nova oração completa abaixo).

A reitoria do Santuário Nacional informou, por meio de seu site oficial, que já era prevista uma atualização na oração e que o pontífice foi convidado a rezá-la pela primeira vez assim que a Santa Sé autorizou as inclusões das duas frases. De acordo com o reitor padre Domingos Sávio, a liberdade para mudar o texto ocorreu por ser 'um texto devocional, e não litúrgico' e que 'com a inclusão da figura de Cristo, a oração deixa de ser exclusivamente mariológica e fica mais completa'.



CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA APARECIDA

Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil.
Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas.
Recebei-me, ó Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte.
Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade.
Assim seja!



2 comentários:

  1. O caminho de Deus é perfeito, e a palavra do Senhor refinada; e é o escudo de todos os que nele confiam. 2 Samuel 22: 31
    Venha nos visitar:
    http://botefeamor.blogspot.com.br/
    Abraços Fraternos

    ResponderExcluir
  2. "Abençoai-me, ó celestial cooperadora..." esse trecho também foi modificado. É uma pena pois no texto anterior dizia: "Abençoai-me, ó Mãe celestial...". Deixar de chamar Nossa Senhora de Mãe celestial para chamar de celestial cooperadora...?! Que pena!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...