sábado, 14 de setembro de 2013

O SANTO ROSÁRIO , REZAI-O INTEIRO TODOS OS DIAS - LITURGIA DIÁRIA , 15 DE SETEMBRO DE 2013

O SANTO ROSÁRIO , REZAI-O INTEIRO TODOS OS DIAS
Há um inferno, suplícios eternos. É horroroso, mas é certo. A porta do inferno é o pecado mortal. Há também um céu, morada de Deus, mansão dos anjos e santos, uma glória, uma felicidade eternas. A chave de ouro do céu é a oração. Quereis evitar o inferno, merecer o céu? É absolutamente necessário rezar

"Ah! O grande remédio para nós e para os outros! O grande remédio para nós e para os outros: rezar o rosário inteiro! rezar o rosário inteiro! Não deixe de rezar o rosário inteiro! ‘Ah, mas eu não tenho tempo Padre’. Tenha vergonha de dizer isso! Tenha vergonha de dizer isso, por mais trabalho que tenha. Sabe porque? Digo sempre isso : tempo, todo mundo tem igual : 24 horas por dia. E nós distribuímos nossos interesses nessas 24 horas; e aquilo que interessa menos, não dá tempo! Tempo é amor. Se amarmos verdadeiramente à nossa senhora; se amarmos verdadeiramente à nossa própria salvação; se amarmos verdadeiramente a salvação dos outros,não faltará tempo para rezar o rosário! Não faltará! Eu vos pergunto: qual é a mãe que no fim de um dia disse: ‘Hoje fiquei tão cheia de trabalho que não tive tempo de dar mama ao meu filhinho’? Ela vai ficar com fome, ela vai ficar com prejuízo, ela vai ficar sem dormir, mas o menininho dela não vai ficar com fome, não é verdade? Não vai. Porque? Por que tempo é amor. Então se amarem o rosário, vão ter tempo para rezar o rosário; por mais que tenham trabalho o dia todo (…cansativo, solicitado por tanta gente), não importa! Por isso eu lhes digo: Seu dia não terminou ainda se você não rezou seu rosário todo . Se você não rezou o seu rosário todo, ainda é hoje; não é amanhã não! ‘Ah, mas já passou de meia-noite’: eu lhes digo: é uma vergonha que tenha passado de meia-noite sem rezar o rosário . Mas se passou de meia-noite, vai ser meia-noite e vinte minutos, meia-noite e sessenta minutos, meia-noite e cento e vinte minutos, meia noite e cento e oitenta minutos, e lá se vai. Não acabou o dia ainda não!” - [Trecho da Homilia de um sacerdote católico . pregada em uma solenidade em honra de N. Sra. do Rosário]


Sem mim, nada podeis, disse o Salvador. Sem Deus, isso é, sem sua graça, nada podemos, nem evitar o mal, nem praticar o bem. Ora, no curso ordinário não há graça sem oração, porque, segundo o Evangelho, será dado a quem pedir, por isso Jesus disse: Pedi e recebereis, procurai e achareis, batei e abrir-se-vos-á. Portanto, se não rezamos não obtemos a graça. Ora, quereis saber o que é um cristão sem a graça? É um soldado sem armas, uma planta sem água, um corpo sem alimento
O homem que não se alimenta não tem força, nem saúde, nem alegria, breve morrerá. Tal o cristão que não reza
Somos levados ao pecado pela corrupção do coração, pelos escândalos do mundo, pelas tentações contínuas do demônio. No meio destes inimigos, temos uma fraqueza extrema, uma cegueira inconcebível que nos levam a sacrificar os bens do céu aos da terra. Como resistir, como triunfar por entre esses perigos? Pela oração. Porque, se certo é que nada podemos sem a graça, tudo podemos com ela. Pecadores que gemeis sob o peso de vossos maus hábitos, quereis quebrar vossas prisões? Rezai. Justos, quereis evitar o pecado e perserverar na virtude? Rezai. Na prosperidade e na indigência, na alegria e na tristeza, na paz e na pertubação, no fervor e na tibieza, rezai: a oração é a garantia de todos os estados, a consolação de todas as penas, o triunfo de todas as tentações




De manhã e à noite. A ORAÇÃO DA MANHÃ É O BATISMO DO DIA. UM DIA QUE COMEÇA SEM ORAÇÃO É UM DIA PAGÃO . A ORAÇÃO DA NOITE É A EXTREMA-UNÇÃO DO DIA . UM DIA QUE TERMINA SEM ORAÇÃO É UM DIA QUE MORRE SEM SACRAMENTOS . Quem não reza não é cristão, não se salva. Devemos rezar na hora da tentação. Quem não reza, quando tentado, cai fatalmente no pecado. Mas quem reza e reza bem não cai, porque Deus lhe acode com sua graça, e com a graça sempre é possível vencer toda e qualquer tentação, por forte e violenta que seja. Deus nunca permite que sejamos tentados acima de nossas forças

Devemos rezar na tristeza e no sofrimento, na enfermidade, na pobreza, nas perseguições. Quem está triste, diz São Tiago , reze. Os homens bem quiseram fazer deste mundo um paraíso, pelo menos, um vasto salão de prazer. É inútil. Este mundo será sempre um vale de lágrimas. Que fazer? Recorrer àquele que disse: “Vinde a mim, ó vós todos que sofreis e chorais, eu vos consolarei”. Façamos experiência: em vossas tribulações, rezai com fé e conformidade um Pai-Nosso, uma Ave-Maria, e eu vos garanto, achareis força e consolação

Enfim, quando é que devemos ainda rezar? “Rezai sempre, disse o divino Mestre, e nunca cesseis de rezar”. Como realizar este preceito? Deste modo. Quando é tempo de rezar, rezemos e rezemos bem; e quando é tempo de trabalhar, trabalhemos, mas não esqueçamos de oferecer nosso trabalho, nossas lutas, nossas penas a Deus, pelo menos uma vez por dia, de manhã, por exemplo, e assim rezaremos porque quem trabalha por amor de Deus, para cumprir as obrigações que Deus lhe impôs, este, trabalhando, reza o dia inteiro





“O Rosário da Virgem Maria (Rosarium Virginis Mariae), que ao sopro do Espírito de Deus se foi formando gradualmente no segundo Milénio, é oração amada por numerosos Santos e estimulada pelo Magistério. Na sua simplicidade e profundidade, permanece, mesmo no terceiro Milénio recém iniciado, uma oração de grande significado e destinada a produzir frutos de santidade. Ela enquadra-se perfeitamente no caminho espiritual de um cristianismo que, passados dois mil anos, nada perdeu do seu frescor original, e sente-se impulsionado pelo Espírito de Deus a « fazer-se ao largo » (duc in altum!) para reafirmar, melhor « gritar » Cristo ao mundo como Senhor e Salvador, como « caminho, verdade e vida » (Jo 14, 6), como « o fim da história humana, o ponto para onde tendem os desejos da história e da civilização” – [CARTA APOSTÓLICA ROSARIUM VIRGINIS MARIAE DO SUMO PONTÍFICE JOÃO PAULO II AO EPISCOPADO AO CLERO E AOS FIÉIS SOBRE O ROSÁRIO]


"Rezai o rosário, que tem que ser a oração de cada dia . O Rosário, invocação tão querida à tradição do povo cristão, é uma  arma espiritual . A meditação da vida de Jesus e Maria proporcionada por aquela oração conduza à renovação espiritual e à conversão do coração . Convido-vos, caros jovens, a fazer do Rosário a vossa oração de cada dia. Encorajo-vos, caros doentes, a crescer, graças à recitação do Rosário, no abandono confiante nas mãos de Deus. Exorto-vos, caros novos esposos, a fazer do Rosário uma constante contemplação dos mistérios de Cristo”[PAPA BENTO XVI , Cidade do Vaticano, 6 outubro de 2011 (EFE)


São Luís Maria Grignion de Montfort (1673 –1716) , grande apóstolo de Maria Santíssima, escreveu : “A Santíssima Virgem revelou ao Bem-aventurado Alain de la Roche que, depois do Santo Sacrifício da Missa, que é o primeiro e mais vivo memorial da Paixão de Jesus Cristo, não havia devoção mais excelente e meritória que o Rosário, que é como que um segundo memorial e representação da vida e da Paixão de Jesus Cristo”


Termino com estas palavras de ouro da grande Santa Teresa de Jesus de Ávila: “Quisera subir a montanha mais alta do mundo, ter uma voz de trovão e gritar a todos os homens: irmãos, rezai, rezai, porque quem não reza não se salva; mas quem reza se salva”

Pois é . Rezemos e cuidemos de nossas almas, neste tempo de grande apostasia!






LITURGIA DO DIA 15/09/2013
 
PRIMEIRA LEITURA: ÊXODO 32, 7-11.13-14

XXIV DO TEMPO COMUM - (VERDE, GLÓRIA, CREIO - IV SEMANA DO SALTÉRIO) - LEITURA DO LIVRO DO ÊXODO - Naqueles dias, 7O Senhor disse a Moisés: "Vai, desce, porque se corrompeu o povo que tiraste do Egito. 8Desviaram-se depressa do caminho que lhes prescrevi; fizeram para si um bezerro de metal fundido, prostraram-se diante dele e ofereceram-lhe sacrifícios, dizendo: eis, ó Israel, o teu Deus que te tirou do Egito. 9Vejo, continuou o Senhor, que esse povo tem a cabeça dura. 10Deixa, pois, que se acenda minha cólera contra eles e os reduzirei a nada; mas de ti farei uma grande nação."11Moisés tentou aplacar o Senhor seu Deus, dizendo-lhe: "Por que, Senhor, se inflama a vossa ira contra o vosso povo que tirastes do Egito com o vosso poder e à força de vossa mão? 13Lembrai-vos de Abraão, de Isaac e de Israel, vossos servos, aos quais jurastes por vós mesmo de tornar sua posteridade tão numerosa como as estrelas do céu e de dar aos seus descendentes essa terra de que falastes, como uma herança eterna." 14E o Senhor se arrependeu das ameaças que tinha proferido contra o seu povo - Palavra do Senhor

SALMO RESPONSORIAL (50)

REFRÃO: VOU, AGORA, LEVANTAR-ME, VOLTO À CASA DO MEU PAI

1. Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia!/ Na imensidão de vosso amor, purificai-me!/ Lavai-me todo inteiro do pecado,/ e apagai completamente a minha culpa! -R.

2. Criai em mim um coração que seja puro,/ dai-me de novo um espírito decidido./ Ó Senhor, não me afasteis de vossa face,/ nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! -R.

3. Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar,/ e minha boca anunciará vosso louvor!/ Meu sacrifício é minha alma penitente,/ não desprezeis um coração arrependido!  -R.

SEGUNDA LEITURA : 1º TIMÓTEO 1, 12-17

LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PAULO A TIMÓTEO
- Caríssimo, 12Dou graças àquele que me deu forças, Jesus Cristo, nosso Senhor, porque me julgou digno de confiança e me chamou ao ministério, 13a mim que outrora era blasfemo, perseguidor e injuriador. Mas alcancei misericórdia, porque ainda não tinha recebido a fé e o fazia por ignorância. 14E a graça de nosso Senhor foi imensa, juntamente com a fé e a caridade que está em Jesus Cristo. 15Eis uma verdade absolutamente certa e merecedora de fé: Jesus Cristo veio a este mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o primeiro. 16Se encontrei misericórdia, foi para que em mim primeiro Jesus Cristo manifestasse toda a sua magnanimidade e eu servisse de exemplo para todos os que, a seguir, nele crerem, para a vida eterna. 17Ao Rei dos séculos, Deus único, invisível e imortal, honra e glória pelos séculos dos séculos! Amém - Palavra do Senhor

EVANGELHO : LUCAS 15, 1-32

PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO LUCAS
- Naquele tempo,1Aproximavam-se de Jesus os publicanos e os pecadores para ouvi-lo. 2Os fariseus e os escribas murmuravam: Este homem recebe e come com pessoas de má vida! 3Então lhes propôs a seguinte parábola: 4Quem de vós que, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? 5E depois de encontrá-la, a põe nos ombros, cheio de júbilo, 6e, voltando para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Regozijai-vos comigo, achei a minha ovelha que se havia perdido. 7Digo-vos que assim haverá maior júbilo no céu por um só pecador que fizer penitência do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. 8Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas e perdendo uma delas, não acende a lâmpada, varre a casa e a busca diligentemente, até encontrá-la? 9E tendo-a encontrado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Regozijai-vos comigo, achei a dracma que tinha perdido. 10Digo-vos que haverá júbilo entre os anjos de Deus por um só pecador que se arrependa. 11Disse também: Um homem tinha dois filhos.12O mais moço disse a seu pai: Meu pai, dá-me a parte da herança que me toca. O pai então repartiu entre eles os haveres. 13Poucos dias depois, ajuntando tudo o que lhe pertencia, partiu o filho mais moço para um país muito distante, e lá dissipou a sua fortuna, vivendo dissolutamente. 14Depois de ter esbanjado tudo, sobreveio àquela região uma grande fome e ele começou a passar penúria. 15Foi pôr-se ao serviço de um dos habitantes daquela região, que o mandou para os seus campos guardar os porcos.16Desejava ele fartar-se das vagens que os porcos comiam, mas ninguém lhas dava. 17Entrou então em si e refletiu: Quantos empregados há na casa de meu pai que têm pão em abundância... e eu, aqui, estou a morrer de fome! 18Levantar-me-ei e irei a meu pai, e dir-lhe-ei: Meu pai, pequei contra o céu e contra ti; 19já não sou digno de ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados. 20Levantou-se, pois, e foi ter com seu pai. Estava ainda longe, quando seu pai o viu e, movido de compaixão, correu-lhe ao encontro, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. 21O filho lhe disse, então: Meu pai, pequei contra o céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. 22Mas o pai falou aos servos: Trazei-me depressa a melhor veste e vesti-lha, e ponde-lhe um anel no dedo e calçado nos pés. 23Trazei também um novilho gordo e matai-o; comamos e façamos uma festa. 24Este meu filho estava morto, e reviveu; tinha se perdido, e foi achado. E começaram a festa.25O filho mais velho estava no campo. Ao voltar e aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças. 26Chamou um servo e perguntou-lhe o que havia. 27Ele lhe explicou: Voltou teu irmão. E teu pai mandou matar um novilho gordo, porque o reencontrou são e salvo. 28Encolerizou-se ele e não queria entrar, mas seu pai saiu e insistiu com ele. 29Ele, então, respondeu ao pai: Há tantos anos que te sirvo, sem jamais transgredir ordem alguma tua, e nunca me deste um cabrito para festejar com os meus amigos. 30E agora, que voltou este teu filho, que gastou os teus bens com as meretrizes, logo lhe mandaste matar um novilho gordo! 31Explicou-lhe o pai: Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32Convinha, porém, fazermos festa, pois este teu irmão estava morto, e reviveu; tinha se perdido, e foi achado - Palavra da salvação







MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE – “Queridos filhos! Neste tempo de graça convido-os novamente à oração. Filhinhos, rezem e preparem seus corações para a vinda do Rei da Paz, para que Ele, com a sua bênção, dê a paz ao mundo inteiro. A inquietação começou a reinar nos corações e o ódio reina no mundo. Por isso, vocês que vivem minhas mensagens sejam luz e mãos estendidas para este mundo que não crê, para que todos possam conhecer o Deus do amor. Não se esqueçam, filhinhos, Eu estou com vocês e os abençôo a todos. Obrigada por terem correspondido a Meu apelo” – MENSAGEM DO DIA 25.11.2001




A IGREJA CELEBRA HOJE , NOSSA SENHORA DAS DORES - “Quero ficar junto à cruz, velar contigo a Jesus e o teu pranto enxugar!” . Assim, a Igreja reza a Maria neste dia, pois celebramos sua compaixão, piedade; suas sete dores cujo ponto mais alto se deu no momento da crucifixão de Jesus. Esta devoção deve-se muito à missão dos Servitas – religiosos da Companhia de Maria Dolorosa – e sua entrada na Liturgia aconteceu pelo Papa Bento XIII . A devoção a Nossa Senhora das Dores possui fundamentos bíblicos, pois é na Palavra de Deus que encontramos as sete dores de Maria: o velho Simeão, que profetiza a lança que transpassaria (de dor) o seu Coração Imaculado; a fuga para o Egito; a perda do Menino Jesus; a Paixão do Senhor; crucifixão, morte e sepultura de Jesus Cristo . Nós, como Igreja, não recordamos as dores de Nossa Senhora somente pelo sofrimento em si, mas sim, porque também, pelas dores oferecidas, a Santíssima Virgem participou ativamente da Redenção de Cristo. Desta forma, Maria, imagem da Igreja, está nos apontando para uma Nova Vida, que não significa ausência de sofrimentos, mas sim, oblação de si para uma civilização do Amor . Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...