terça-feira, 17 de setembro de 2013

Método Natural - Curso


Aula sobre o Método Natural, ministrada pela Dra juliana Baccani Miranda (Profa. de UTI Pediátrica). Saiba como funciona, como usar e porque usar. Lembramos que a Igreja permite somente o método natural como forma de controle da gravidez.

“Pela sua estrutura íntima, o ato conjugal, ao mesmo tempo que une profundamente os esposos, torna-os aptos para a geração de novas vidas, segundo leis inscritas no próprio ser do homem e da mulher. Salvaguardando estes dois aspectos essenciais, unitivo e procriador, o ato conjugal conserva integralmente o sentido de amor mútuo e verdadeiro e a sua ordenação para a altíssima vocação do homem para a paternidade” (Humane Vitae).

Gerar uma nova vida é uma alegria, mas também constante motivo de preocupação dos pais. Preocupada com os meios artificiais usados pelos casais na prevenção e programação da gestação, a Igreja recomenda métodos naturais que utilizam da própria natureza fisiológica do homem e da mulher para que o casal possa planejar a sua família. No entanto, os métodos naturais vão muito além da prevenção, eles contribuem para que a mulher tenha um melhor conhecimento de seu corpo e favorece a harmonia e o diálogo entre os casais.

É só no método natural que o casal tem a possibilidade de usar ou para evitar uma gravidez, porque o casal está fazendo um planejamento no momento mas tem a possibilidade de gerar uma vida e usa o método para espaçar uma gravidez, ou para postergar uma gravidez para que ela aconteça no momento mais favorável da vida do casal, tendo em vista uma paternidade responsável.

Existe um documento que é importante citar quando se fala dos métodos naturais, que é a Encíclica do Papa Paulo VI, de 1974, que se chama Humanae Vitae. Nele, o Sumo Pontífice fala sobre a regulação da natalidade, porque a Igreja vê os casais livres e responsáveis com a criação. Nesse documento, a Igreja olha o homem de forma global, não vê a pessoa humana apenas fisiologicamente, mas também emocional e espiritualmente.

Nessa época, a Igreja reuniu cientistas, pessoas que entendem dessa área e casais para analisar a questão da regulação da natalidade. É aí que entra a história dos métodos naturais, porque eles são o melhor caminho, pois os casais vão se utilizar da própria fisiologia – sem interferência de nada artificial – para poder planejar a sua família levando em conta essa visão global do homem.... saiba mais.... assista o vídeo, caso não abir, clique: http://pt.gloria.tv/?media=500346

3 comentários:

  1. Olá !!!
    Sou Rosinete Lima, instrutora do autêntico método de ovulação Billings, há 10 anos pela CENPLAFAM WOOMB Brasil.
    O artigo é bastante contraditório no que se diz respeito ao autêntico método de ovulação Billings. O que seria adequado, é não mencionar o mone Billings. O método é muito mais simples, e estamos além disso.
    Importante salientar que o método nasceu a partir de um pedido feito por um sacerdote, Frei Maurice Catarinich ao doutor John Billings, em 1953, que por sinal era muito católico. O método sempre caminhou com a igreja, desde o papa Pio XII, ao papa Francisco. Já iníciou-se o processo de beatificação do doutor John Billings.

    A CENPLAFAM WOOMB Brasil, está a disposição: (011) 3889.8800

    ResponderExcluir
  2. Que aula maravilhosa!!!
    Como é bom saber que ainda existem médicos jovens praticando e exercendo éticamente a profissão.Parabéns!!!Casal lindo abençoado e Católicos de verdade!!!

    ResponderExcluir
  3. Excelente a explicação! Adorei a palestra!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...