domingo, 15 de setembro de 2013

GLÓRIA AO PAI, AO FILHO E AO ESPÍRITO SANTO. AMÉM!


http://acertandooalvo.files.wordpress.com/2012/06/gloria.jpg

Um pai fala a seus filhos.
Apresentamos apenas um dos muitos sentidos da oração laudatória.

"Glória seja dada ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos. Amém."
Esta é uma belíssima oração jaculatória, que os católicos usam para rezar no terço e nas liturgias.
É uma oração fascinante e cheia de significados. Jesus Cristo disse que o Pai procura adoradores, verdadeiros adoradores, que o adorem em espírito e verdade. Mas que significa para um católico rezar ou cantar essa jaculatória?
Se a Deus devemos adorar em espírito e verdade, não somente de palavras, mas com a vida e com o coração, esta jaculatória significa a adesão do cristão a Deus, uma adesão que implica também numa recusa: a recusa da pompa do mundo ou dos espetáculos mundanos.
Enquanto peregrinos neste mundo rumo à eternidade, nossa viagem para a eternidade, para o encontro definitivo com o Pai, é cheia de perigos.
Deus é o Sumo Bem, e o mundo um bem transitório. Quem criou o mundo foi Deus infinito, por isso o mundo parece grande para nós, pois reflete a infinita grandeza de Deus.
Fomos criados para Deus, mas o mundo nos fascina, pois nossa pequenez nos coloca numa atitude de servilidade perante a grandeza do mundo. Essa sensação que o mundo, que a grandeza do mundo, exerce sobre nós, esse fascínio nos arrasta e nos submete com uma força semelhante às ondas do mar, essa força quer nos dominar e ser o fim último de nossa existência.
Mas Deus é o fim último de nossa existência. Então nós temos que lutar para não nos deixar dominar pelo mundo, por suas pompas e seduções.
Diante de um mundo que quer nos ganhar com suas atrações e espetáculos, que quer dominar nossas vidas com suas novelas e shows, rezamos ou cantamos o "Glória Patri".
Respondemos com o "Glória Patri" à quem quer nos enganar com suas lisonjas e falsas máximas.
Rezar ou cantar o "Glória Patri" (Glória ao Pai...) equivale a assinar um contrato no qual nos submetemos inteiramente ao Contratante: é fazer ou renovar uma promessa, a promessa de fidelidade a Deus, de que jamais gostaria de trocá-lo por outra coisa.
Diante do mundo que pretende me seduzir, que pretende receber a minha glória, que pretende ser glorificado por mim, respondo rezando o "Glória", com o qual digo que só Deus é digno de receber minha honra e minha glória.
Portanto, diante dos espetáculos, das pompas e dos shows mundanos, que postula minhas aclamações e glórias, respondo que só Deus merece ser glorificado por mim, ao rezar ou cantar esta belíssima jaculatória.
Nas nossas orações devemos responder positivamente à Deus, transformar nossas orações em espírito e vida.
Se quando rezamos dizemos ou prometemos só a Deus dar honra e glória, só a Ele devemos então dar honras e glórias.
Rezar essa oração é dizer a Deus, é prometer a Deus, que só à Ele daremos honra e glória, não ao mundo.
No Rok in Rio 2013, espetáculo que está acontecendo no Rio de Janeiro, os músicos, que ali estão se apresentando, estão recebendo honras e glórias dos seus espectadores.
As Novelas da Globo recebem honra, glória e prestígio da população, e "Amor à Vida" é a sua nova novela das nove, que eles a divulgam dizendo "o seu novo amor das nove".
O "Glória", se bem rezado, nos liberta desta servilidade, pois nos faz responder com um não total às novelas e espetáculos mundanos.
As novelas e os espetáculos não têm lugar na vida de um cristão, é por isso que eles odeiam a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Os músicos e as novelas mundanas não merecem ser glorificados e honrados por nós. Não seja fan, seja cristão!
Portanto, a Deus somente nossa honra e nossa glória, agora e para sempre. Amém.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...