sábado, 3 de agosto de 2013

“AMEM ESTA IGREJA, SEJAM ESSA IGREJA, FIQUEM NA IGREJA! E AMEM O ESPOSO!" - (SANTO AGOSTINHO) - LITURGIA DIÁRIA , 04 DE AGOSTO DE 2013

“AMEM ESTA IGREJA, SEJAM ESSA IGREJA, FIQUEM NA IGREJA! E AMEM O ESPOSO!" - (SANTO AGOSTINHO)

"EXTRA ECCLESIAM NULLA SALUS" (FORA DA IGREJA NÃO HÁ SALVAÇÃO) – CONCÍLIO TRIDENTINO , CELEBRADA NO TEMPO DO SUMO PONTÍFICE PAULO III, EM 13 DE JANEIRO DO ANO DO SENHOR DE 1547

Sinto um leve cheiro de fumaça no ar , a mesma fumaça , a que se referiu o PAPA PAULO VI , á época do CV II . Vejo pessoas distorcendo , confundindo , mentindo , enganando , e levando os incautos fiéis , lentamente , mas firmemente ao erro , através de heresias e erros doutrinários , adaptando as extraordinárias palavras do Santo Padre , PAPA FRANCISCO , em suas fortes e profundas homilias , aos tempos modernos de hoje , e á vontade dos ouvidos e desejos dos “fregueses” . Tomemos cuidado com os lobos , com aquela falinha que é mansa , mas que mata a alma , que estão saindo a cada dia em maior quantidade e ferocidade de suas tocas . Desprezar a IGREJA E SEU MAGISTÉRIO SAGRADO , é desprezar a Cristo. Disse o PAPA PAULO VI que “quem não ama a Igreja, não ama a Jesus Cristo” . Quando a Igreja nos toca pelos Sacramentos, é o próprio Cristo que nos toca. Jesus disse aos Apóstolos (hoje os bispos): “Quem vos ouve a mim ouve, quem vos rejeita a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou’ (Lc 10,16) . Por isso , sempre é bom lembrar o que a SANTA E UNA IGREJA CATÓLICA , ensina há 20 séculos :



Catecismo da Igreja Católica Apostólica Romana  §846 , pág. 243 : FORA DA IGREJA CATÓLICA NÃO HÁ SALVAÇÃO . “Como entender esta afirmação , com freqüência repetida pelos Padres da Igreja ? Formulada de maneira positiva , ela significa que TODA SALVAÇÃO vem de Cristo- Cabeça ATRAVÉS DA IGREJA  , que é o seu corpo : Apoiado na Sagrada Escritura e na TRADIÇÃO , o Concílio ensina que esta Igreja peregrina , É NECESSÁRIA PAPA A SALVAÇÃO . O ÚNICO mediador e caminho de salvação é Cristo , que se nos torna presente no seu Corpo , que é a Igreja . Ele , porém , inculcando com palavras expressas a necessidade da Fé e do Batismo , ao mesmo tempo confirmou  a NECESSIDADE DA IGREJA , no qual os homens entram pelo batismo , como que por uma porta . Por isso , NÃO PODEM SALVAR-SE , aqueles que , sabendo que a Igreja Católica foi fundada por Deus através de Jesus Cristo como instituição necessária , apesar disto não quiserem nela entrar , ou então perseverar”



Catecismo – §2092 – Há duas espécies de presunção : o homem ou presume das suas capacidades (esperando poder salvar-se sem a ajuda do Alto), ou presume da omnipotência ou misericórdia divinas (esperando obter o perdão sem se converter, e a glória sem a merecer)”



.....“Não podemos esquecer que a Igreja é muito  mais do que um caminho de salvação: É O ÚNICO CAMINHO . Ora isto não foi inventado pelos homens, mas foi Cristo quem assim dispôs : o que crer e for batizado, será salvo; o que, porém, não crer, será condenado. Por isso se afirma que a Igreja é necessária, com necessidade de meio, para nos salvarmos. Já no século II Orígenes escrevia: se alguém quer salvar-se, venha a esta casa, para que possa consegui-lo… Que ninguém se engane a si mesmo: fora desta casa, isto é, fora da Igreja, ninguém se salva. E S. Cipriano: se alguém tivesse escapado (do dilúvio) fora da arca de Noé, então poderíamos admitir que quem abandona a Igreja pode escapar da condenação
Extra Ecclesiam, nulla salus. É o aviso contínuo dos Padres : fora da Igreja católica pode encontrar-se tudo – admite Santo Agostinho –menos a salvação Pode ter-se honra, pode haver Sacramentos, pode cantar-se o “aleluia”, pode responder-se “amém”, pode defender-se o Evangelho, pode ter-se fé no Pai, no Filho e no Espírito Santo e, inclusivamente, até pregá-la. Mas nunca, se não for na Igreja católica, pode encontrar-se a salvação
No entanto, como se lamentava PAPA Pio XII há pouco mais de vinte anos, alguns reduzem a uma fórmula vã a necessidade de pertencer à Igreja verdadeira para alcançar a salvação eterna . ESTE DOGMA DE FÉ integra a base da atividade co-redentora da Igreja, é o fundamento da grave responsabilidade apostólica dos cristãos . Entre os mandatos expressos de Cristo determina-se categoricamente o de nos incorporarmos no Seu Corpo Místico pelo Batismo. E o nosso Salvador não só promulgou o mandamento de que todos entrassem na Igreja, mas estabeleceu também que a Igreja fosse meio de salvação, sem a qual ninguém pode chegar ao reino da glória celestial

É DE FÉ QUE quem não pertence à Igreja não se salva
; e que quem se não batiza não ingressa na Igreja. A justificação, depois da promulgação do Evangelho, não pode verificar-se sem o lavacro da regeneração ou o seu desejo, estabelece o Concilio de Trento” (São Josemaría Escrivá , “Amar a Igreja”, cap. 2, 24)

CONCÍLIO DE TRENTO (1545-1563) - Profissão de fé (Da Bula de Pio IV "Iniunctum nobis" de 13 de Novembro de 1564).....1000.....”Da mesma forma aceito e confesso indubitavelmente tudo o mais que foi determinado, definido e declarado pelos sagrados cânones, pelos Concílios Ecumênicos, especialmente pelo santo Concílio Tridentino (e pelo Concílio Ecumênico do Vaticano, principalmente no que se refere ao Primado do Romano Pontífice e ao Magistério infalível). Condeno ao mesmo tempo, rejeito e anatematizo as doutrinas contrárias e todas as heresias condenadas, rejeitadas e anatematizadas pela Igreja. Eu mesmo, N., prometo e juro com o auxílio de Deus conservar e professar íntegra e imaculada até ao fim de minha vida , ESTA VERDADEIRA FÉ CATÓLICA, FORA DA QUAL NÃO PODE HAVER SALVAÇÃO , e que agora livremente professo. E quanto em mim estiver, cuidarei que seja mantida, ensinada e pregada a meus súditos ou àqueles, cujo cuidado por ofício me foi confiado. Que para isto me ajudem Deus e estes santos Evangelhos!”



"Outra causa que tem acarretado muitos dos males que afligem a Igreja é o indiferentismo, ou seja, aquela perversa teoria espalhada por toda a parte, graças aos enganos dos ímpios e que ensina poder-se conseguir a vida eterna em qualquer religião, contanto que se amolde à norma do reto e honesto. Podeis com facilidade, patentear à vossa grei esse erro tão execrável, dizendo o Apóstolo que há um só Deus, uma só fé e um só batismo (Ef. 4,5): entendam, portanto os que pensam poder-se ir de todas as partes ao Porto da Salvação que, segundo a sentença do Salvador, eles estão contra Cristo, já que não estão com Cristo(Luc. 11,23) e os que não colhem com Cristo dispersam miseravelmente, pelo que perecerão infalivelmente os que não tiverem a fé católica e não a guardarem íntegra e sem mancha(Simb. Sancti Athanasii).(...) Desta fonte lodosa do indiferentismo promana aquela sentença absurda e errônea, digo melhor disparate, que afirma e que defende a liberdade de consciência. Esse erro corrupto que abre alas, escudado na imoderada liberdade de opiniões que, para confusão das coisas sagradas e civis, se estende por toda parte, chegando a imprudência de alguém asseverar que dela resulta grande proveito para a causa da religião. Que morte pior há para a alma do que a liberdade do erro?, dizia Santo Agostinho (Ep. 166)"(PAPA Gregório XVI (1831-1846), Mirari Vos)


NEGAR O QUE OS PAPAS E O QUE A IGREJA AFIRMA, É PECADO, É OMISSÃO GRAVÍSSIMA, EM OUTROS CASOS É ATÉ MESMO PENA DE EXCOMUNHÃO . A dificuldade em explicar “Por que eu sou Católico” é que há dez mil razões para isso, todas se resumindo a uma única: o catolicismo é verdadeiro” . Tornar-se católico, não significa que se deixe de pensar, mas que se aprende a pensar


E quando o Concílio de Constantinopla, no ano de 381, colocou no seu Símbolo estas palavras: “Cremos na Igreja Una, Santa, CATÓLICA e Apostólica”, isto não constituía novidade alguma, pois já desde tempo antiquíssimo se vinha recitando no Credo ou Símbolo dos Apóstolos: creio na Santa Igreja CATÓLICA


No Sermão do Montanha, Jesus disse : “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta e espaçoso é ao caminho que conduz à perdição e muitos são os que entram por ele. Estreita, porém, é a porta e apertado é o caminho que conduz à Vida. E poucos são os que o encontram” -  (Mateus 7. 13,14)


A maioria das pessoas está na estrada que leva à destruição porque não seguir as leis de Deus e optar pelo mundanismo; poucos tomam a estrada que conduz à Vida . Examinar de como Deus lidou com Israel esclarece quão importante foi suas advertências de se manterem afastados das religiões falsas à sua volta (Deuteronômio 7:25) . Segui-Lo implica em mudança radical de comportamentos e atitudes em relação à maioria descompromissada com o Reino de Deus


A verdade, porque a verdade é uma só” . Onde há contradição não existe a verdade, porque uma coisa não pode ser e deixar de ser ao mesmo tempo 


Leia com ATENÇÃO esse trecho dos Atos dos Apóstolos 13, 6 – 10 : “Tendo atravessado toda a ilha até Pafos, aí encontraram um mago, FALSO PROFETA, que era judeu e se chamava Bar-Jesus. Ele estava com o procônsul Sérgio Paulo, homem prudente, o qual mandara chamar Barnabé e Saulo, desejoso de ouvir a Palavra de Deus. Elimas, porém, o mago - assim se traduz o seu nome - COMEÇOU A OPOR-SE A ELES, PROCURANDO AFASTAR o procônsul da FÉ. Então Saulo, que também se chamava Paulo, repleto do Espírito Santo, FIXANDO NELE OS OLHOS, disse: 'Homem CHEIO de TODA FALSIDADE e de TODA a MALÍCIA, FILHO do DIABO e INIMIGO de TODA a JUSTIÇA, não cessarás de PERVERTER os CAMINHOS do SENHOR, que são RETOS?”


".....Todo o que se aparta e não permanece na doutrina de Cristo, não tem a Deus; o que permanece na doutrina, este tem assim ao Pai como ao Filho. Se algum vem a vós e não traz esta doutrina, não o recebais em vossa casa, nem lhe digais Deus te salve; porque o que lhe diz Deus te salve comunica com suas malignas obras” - (2 Jo versículos 7, 9 a 11)


“A Igreja desde sempre “luta”, não dialoga -, “defende”, não entrega – o tesouro da fé que Deus lhe confiou, e protege os fiéis do veneno dos hereges” - (São Pio X)


“Lançai fora a ímpia e funesta opinião de que, em qualquer religião, é possível chegar ao caminho da salvação eterna”  - (Papa Pio IX)


Se, com efeito, a verdadeira religião, a religião de Jesus Cristo é obrigatória para todos os homens, e, se esta religião, a única, é professada e ensinada só pela Igreja católica, apostólica, romana, força é reconhecer que fora desta Igreja não há salvação, e que ninguém pode alcançar o céu sem a ela de algum modo pertencer. Não é, portanto, a Igreja que há de ser acusada por falar assim; se algum fosse digno de censura, seria o seu divino Fundador, que tornou a sua religião indispensável para todos . Este é também o sentir unânime da Tradição, que ensina como coisa certa, dar Deus a todos os homens as graças suficientes para se salvarem, e que ninguém se condena a não ser por um ato livre da alma que, ingrata, recusa os dons divinos" – (Padre W. Devivier, S. J.)


"Ter uma fé clara, segundo o Credo da Igreja, freqüentemente é etiquetado como fundamentalismo. Enquanto o relativismo, isto é o deixar-se levar "aqui e acolá por qualquer vento de doutrina", aparece como a única atitude que não reconhece nada como definitivo e que deixa como última medida somente o próprio eu e as suas vontades" – (PAPA BENTO XVI)


“A infalibilidade da Igreja é como uma medida adotada pela misericórdia do Criador para preservar a [verdadeira] religião no mundo e para refrear aquela liberdade de pensamento que, evidentemente, em si mesma, é um dos nossos maiores dons naturais, mas que urge salvar dos seus próprios excessos suicidas” - (Cardeal Newman, Apologia pro vita sua. Editorial Verbo. 1974, p. 276)


"Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro ; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro"(Apocalipse 22:18-19)


"Eu, Paulo, apóstolo – não por iniciativa humana, nem por intermédio de nenhum homem, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai que o ressuscitou dos mortos – e todos os irmãos que estão comigo, às Igreja da Galácia . Admiro-me de terdes abandonado tão depressa aquele que vos chamou, na graça de Cristo, e de terdes passado para um outro evangelho. Não que haja outro evangelho, mas algumas pessoas vos estão perturbando e querendo mudar o evangelho de Cristo . Pois bem, mesmo que nós ou um anjo vindo do céu vos pregasse um evangelho diferente daquele que vos pregamos, seja excomungado . Como já dissemos e agora repito: Se alguém vos pregar um evangelho diferente daquele que recebestes, seja excomungado . Será que estou buscando a aprovação dos homens ou a aprovação de Deus? Ou estou procurando agradar aos homens? Se eu ainda estivesse preocupado em agradar aos homens, não seria servo de Cristo" - (Início da Carta de São Paulo aos Gálatas , Gl 1,1-2.6-10)


"Porque virá tempo em que os homens já não suportarão A SÃ DOUTRINA DA SALVAÇÃO. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si" - (II Timóteo 4, 3)


“Não se abram os vossos ouvidos para que se introduzam neles perniciosas idéias, não se conceda esperança alguma de voltar a tratar nada das antigas constituições; porque – e é coisa que deve ser repetida constantemente – o que, por mãos apostólicas, com assentimento da Igreja Universal, mereceu ser banido da pregação evangélica, não pode cobrar vigor para nascer; nem pode voltar à vinha do Senhor o que consta ter sido destinado ao fogo eterno” - (São Simplício Papa (468-483), Da imutabilidade da doutrina cristã, Denzinger, Manual de credos e definições, 160)


Guardai-vos dos falsos profetas. Eles vêm a vós disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos arrebatadores." (Mt VII,15) "Levantar-se-ão muitos falsos profetas e seduzirão a muitos. Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas, que farão milagres a ponto de seduzir, se isto fosse possível, até mesmo os escolhidos" -  (Mt XXIV,11.24)



Católico, AME, SIRVA e DEFENDA a Igreja Católica... Cristo Jesus deu a vida por ela . "Amem esta Igreja, sejam essa Igreja, fiquem na Igreja! E amem o Esposo!" - (Santo Agostinho)






LITURGIA DO DIA 04 DE AGOSTO DE 2013 
 
PRIMEIRA LEITURA: ECLESIASTES 1, 2; 2, 21-23


XVIII DO TEMPO COMUM , (VERDE, GLÓRIA, CREIO - II SEMANA DO SALTÉRIO) - LEITURA DO LIVRO DO ECLESIASRES2Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, vaidade das vaidades! Tudo é vaidade. 21Que um homem trabalhe com sabedoria, ciência e bom êxito para deixar o fruto de seu labor a outro que em nada colaborou, note-se bem, é uma vaidade e uma grande desgraça.22Com efeito, que resta ao homem de todo o seu labor, de todas as suas azáfamas a que se entregou debaixo do sol? 23Todos os seus dias são apenas dores, seu trabalhos apenas tristezas; mesmo durante a noite ele não goza de descanso. Isto é ainda vaidade - Palavra do Senhor


SALMO RESPONSORIAL (89)


REFRÃO: VÓS FOSTES, Ó SENHOR, UM REFÚGIO PARA NÓS!

1. Vós fazeis voltar ao pó todo mortal,/ quando dizeis: "Voltai ao pó, filhos de Adão!"/ Pois mil anos para vós são como ontem,/ qual vigília de uma noite que passou. -R.

2. Eles passam como o sono da manhã,/ são iguais à erva verde pelos campos:/ de manhã ela floresce vicejante,/ mas à tarde é cortada e logo seca. -R.

3. Ensinai-nos a contar os nossos dias,/ e dai ao nosso coração sabedoria!/ Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis?/ Tende piedade e compaixão de vossos servos! -R.

4. Saciai-nos de manhã com vosso amor,/ e exultaremos de alegria todo o dia!/ Que a bondade do Senhor e nosso Deus/ repouse sobre nós e nos conduza!/ Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho. -R.


SEGUNDA LEITURA: COLOSSENSES 3, 1-5.9-11


LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS COLOSSENSES
 - Irmãos, 1Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. 2Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. 3Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. 4Quando Cristo, vossa vida, aparecer, então também vós aparecereis com ele na glória. 5Mortificai, pois, os vossos membros no que têm de terreno: a devassidão, a impureza, as paixões, os maus desejos, a cobiça, que é uma idolatria. 9nem vos enganeis uns aos outros. Vós vos despistes do homem velho com os seus vícios, 10e vos revestistes do novo, que se vai restaurando constantemente à imagem daquele que o criou, até atingir o perfeito conhecimento. 11Aí não haverá mais grego nem judeu, nem bárbaro nem cita, nem escravo nem livre, mas somente Cristo, que será tudo em todos - Palavra do Senhor


EVANGELHO: LUCAS 12, 13-21


PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO LUCAS
- Naquele tempo,13Disse-lhe então alguém do meio do povo: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança. 14Jesus respondeu-lhe: Meu amigo, quem me constituiu juiz ou árbitro entre vós? 15E disse então ao povo: Guardai-vos escrupulosamente de toda a avareza, porque a vida de um homem, ainda que ele esteja na abundância, não depende de suas riquezas. 16E propôs-lhe esta parábola: Havia um homem rico cujos campos produziam muito. 17E ele refletia consigo: Que farei? Porque não tenho onde recolher a minha colheita.18Disse então ele: Farei o seguinte: derrubarei os meus celeiros e construirei maiores; neles recolherei toda a minha colheita e os meus bens. 19E direi à minha alma: ó minha alma, tens muitos bens em depósito para muitíssimos anos; descansa, come, bebe e regala-te. 20Deus, porém, lhe disse: Insensato! Nesta noite ainda exigirão de ti a tua alma. E as coisas, que ajuntaste, de quem serão? 21Assim acontece ao homem que entesoura para si mesmo e não é rico para Deus - Palavra da salvação





MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE – “Queridos filhos! Hoje, filhinhos, convido-os a permanecerem com Jesus, por meio da oração, para descobrirem a beleza das criaturas de Deus através da experiência pessoal de oração. Vocês não podem falar nem testemunhar sobre a oração se não rezarem. Por isso, filhinhos, no silêncio do coração, permaneçam com Jesus para que Ele os mude e os transforme com o Seu Amor. Este é para vocês, filhinhos, um tempo de graça. Aproveitem-no para a conversão pessoal, porque, quando vocês têm Deus, tudo possuem. Obrigada por terem correspondido a Meu apelo” - 25.07.98




SANTO DO DIA : SANTA LÍDIA - Uma antiga tradição cristã a respeito do culto aos santos demonstra que Santa Lídia foi uma das primeiras santas a serem veneradas dentro da fé católica . Lídia era uma prosélita, ou seja, uma pagã convertida ao judaísmo. Veio da Grécia asiática e instalou-se para o seu comércio em Filipos, porto do Mar Egeu. Fez-se cristã pelo ano de 55, quando São Paulo evangelizava essa região. São Lucas, que andava com o Apóstolo, contou este episódio :“…Filipos, que é a cidade principal daquele distrito da Macedônia, uma colônia (romana). Nesta cidade nos detivemos por alguns dias. No sábado, saímos fora da porta para junto do rio, onde pensávamos haver lugar de oração. Aí nos assentamos e falávamos às mulheres que se haviam reunido. Uma mulher, chamada Lídia, da cidade dos tiatirenos, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava. O Senhor abriu-lhe o coração, para atender às coisas que Paulo dizia” (At 16,12-14) . As formalidades da canonização levam frequentemente muitos anos. Foram, porém, curtíssimas ao tratar-se de Santa Lídia. Foi Barónio (+ 1607) que, em 1586, com sua própria autoridade, a introduziu no Martirológio romano, cuja revisão lhe estava entregue . Santa Lídia, rogai por nós!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...