sábado, 20 de julho de 2013

“OBJETIVO DO ECUMENISMO É A UNIÃO COMPLETA E VISÍVEL COM A IGREJA CATÓLICA E COM O PAPA” - LITURGIA DIÁRIA , 20 DE JULHO DE 2013

Voltados para o Príncipe da Paz: Papa Bento XVI se prostra diante do Santíssimo Sacramento na presença dos chefes das diversas religiões participantes do encontro de Assis.
FOTO : Voltados para o Príncipe da Paz : Papa Bento XVI se prostra diante do Santíssimo Sacramento na presença dos chefes das diversas religiões participantes do encontro de Assis




Desde o início de seu Pontificado, Bento XVI colocou o diálogo ecumênico entre as prioridades de seu ministério e em muitas circunstâncias as suas palavras expressaram com vigor o desejo de que todos os fiéis em Cristo reencontrem a unidade da primeira hora da Igreja
Refletindo sobre os primeiros anos do cristianismo, Bento XVI observou, numa ocasião, a intervenção que São Paulo foi obrigado a fazer já no tempo dos primeiros fiéis de Corinto :
"De fato, o Apóstolo soubera que na comunidade cristã de Corinto havia nascido discórdias e divisões. Por isso, com grande firmeza, acrescenta: 'Cristo estaria dividido?' (1 Cor 1,13). Desse modo, ele afirmava que toda divisão na Igreja é uma ofensa a Cristo; e, ao mesmo tempo, que é sempre n'Ele, único Cabeça e Senhor, que podemos reencontrar-nos unidos, pela força inesgotável de sua graça." (BENTO XVI , Angelus, 23 de janeiro de 2011)
A tentação da discórdia é realmente antiga, mesmo entre quem foi criado para ser uma só coisa. E a conseqüência daquela "ofensa a Cristo" – evidenciou o Papa mais vezes – é que a divisão entre os cristãos é muitas vezes uma tela escura que não deixa transparecer plenamente a presença de Deus para o restante da humanidade:
"O mundo sofre pela ausência de Deus, por causa da inacessibilidade de Deus, deseja conhecer o rosto de Deus. Mas como os homens de hoje poderiam e podem conhecer esse rosto de Deus no rosto de Jesus Cristo se nós cristãos somos divididos, se um ensina contra o outro, se um está contra o outro? Somente na unidade podemos mostrar realmente a este mundo – que tem necessidade – o rosto de Deus, o rosto de Cristo." (BENTO XVI , Audiência geral, 23 de janeiro de 2008)

A caminhada ecumênica na qual  Bento XVI tanto se empenhou foi muito bem. Milhares de anglicanos repudiam o cisma e a heresia e bispos anglicanos são ordenados padres em catedrais católicas, naturalmente depois de abjurarem  a seita anglicana . Além do Ordinariato inglês para os ex-anglicanos, que já está funcionando, o Cardeal Wuerl, de Washington, está organizando um nos Estados Unidos
"Além disso, desejo alegrar-me pelo empenho a favor da plena integração de grupos de fiéis e de indivíduos singularmente, já pertencentes ao Anglicanismo, na vida da Igreja Católica, em conformidade com quanto está estabelecido na Constitutição Apostólica Anglicanorum coetibus . A adesão fiel destes grupos à verdade recebida de Cristo e proposta pelo Magistério da Igreja não é de modo algum contrária ao movimento ecumênico mas, pelo contrário, mostra a sua finalidade derradeira, que consiste em alcançar a comunhão plena e visível dos discípulos do Senhor"  - (DISCURSO DO PAPA BENTO XVI ,AOS PARTICIPANTES NA ASSEMBLEIA PLENÁRIA DA CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ, Sala Clementina, Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2010)

CIUDAD DEL VATICANO ,  3 de março de 2011 (ZENIT.org- Um sacerdote da Congregacão para a Doutrina da Fé , afirma que o recentemente constituído Ordinariato de Nossa  Senhora de Walsingham é "muito importante"  para Bento XVI . Membros do ordinariato, estabelecido para ex anglicanos que desejam entrar em plena comunhão com a Igrejia Católica, visitarão Roma recentemente e se encontrarão com personalidades da Congregacão para a Doutrina da Fé , incluindo o prefeito , Cardeal William Levada . O padre Hermann Geissler, chefe da oficina doutrinal do dicastério, concedeu uma entrevista ao The Portal, revista independente do ordinariato . O padre Geissler afirmou “que o ordinariato é muito importante para o Santo Padre”“Na área do ecumenismo isto reforça a aproximação da Igreja Católica em duas vías”, destacou o sacerdote. ”Promove o diálogo sincero com a defesa cristã da vida e a promoção da paz” . O padre Geissler afirmou : “O objetivo do movimento ecumênico é uma união completa e visivel com um único Cristo e com Pedro em sua única Igreja. Devemos cooperar e crescer juntos” . O sacerdote afirmou que o Papa se sente chamado a promover a unidade na Igreja e no  mundo . “È o chefe dos pastores , não poderia fazer outra coisa" . "A unidade se constroe em dois pilares : AMOR E VERDADE" , completou o sacerdote . O sacerdote afirmou que 50 a 60 clérigos e uns 1.000 laicos , estavam planejando unir-se ao ordinariato , e "cada alma é preciosa"



LITURGIA DO DIA 20 DE JULHO DE 2013
PRIMEIRA LEITURA: ÊXODO 12, 37-42

XV SEMANA COMUM* , (VERDE - OFÍCIO DO DIA) - LEITURA DO ÊXODO - Naqueles dias, 37Os israelitas partiram de Ramsés para Socot, em número de seiscentos mil homens, aproximadamente, sem contar os meninos. 38Além disso, acompanhava-os uma numerosa multidão, bem como rebanhos consideráveis de ovelhas e de bois. 39Cozeram bolos ázimos da massa que levaram do Egito, pois esta não se tinha fermentado, porque tinham sido lançados fora do país e não puderam deter-se nem fazer provisões. 40A permanência dos israelitas no Egito durara quatrocentos e trinta anos. 41Exatamente no fim desses quatrocentos e trinta anos, todos os exércitos do Senhor saíram do Egito: 42Foi uma noite de vigília para o Senhor, a fim de tirá-los do Egito: essa mesma noite é uma vigília a ser celebrada de geração em geração por todos os israelitas, em honra do Senhor - Palavra do Senhor

SALMO RESPONSORIAL (135)

REFRÃO: ETERNA É A SUA MISERICÓRDIA

1. Demos graças ao Senhor, porque ele é bom: porque eterno é seu amor! De nós, seu povo, humilhado, recordou-se: porque eterno é seu amor! De nossos inimigos libertou-nos: porque eterno é seu amor! -R.

2. Ele feriu os primogênitos do Egito porque eterno é seu amor! E tirou do meio deles Israel: porque eterno é seu amor! Com mão forte e com braço estendido: porque eterno é seu amor! -R.

3. Ele cortou o Mar Vermelho em duas partes: porque eterno é seu amor! Fez passar no meio dele Israel: porque eterno é o seu amor! E afogou o Faraó com suas tropas: porque eterno é seu amor! -R.

EVANGELHO: MATEUS 12, 14-21

PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO MATEUS - Naquele tempo, 14Os fariseus saíram dali e deliberaram sobre os meios de o matar. 15Jesus soube disso e afastou-se daquele lugar. Uma grande multidão o seguiu, e ele curou todos os seus doentes. 16Proibia-lhes formalmente falar disso, 17para que se cumprisse o anunciado pelo profeta Isaías: 18Eis o meu servo a quem escolhi, meu bem-amado em quem minha alma pôs toda sua a afeição. Farei repousar sobre ele o meu Espírito e ele anunciará a justiça aos pagãos. 19Ele não disputará, não elevará sua voz; ninguém ouvirá sua voz nas praças públicas. 20Não quebrará o caniço rachado, nem apagará a mecha que ainda fumega, até que faça triunfar a justiça. 21Em seu nome as nações pagãs porão sua esperança (Is 42,1-4) - Palavra da salvação






MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE – “Queridos filhos! Hoje convido-os a unirem suas vidas a Deus Criador, pois somente assim a vida de vocês terá sentido e compreenderão que Deus é amor. Deus envia-Me a vocês por amor, para ajudá-los a compreender que sem Ele não há futuro, nem alegria e, acima de tudo, não há salvação eterna. Filhinhos, convido-os a deixarem o pecado e aceitarem a oração em todos os momentos, a fim de que na oração vocês possam reconhecer o sentido da vida. Deus se doa a quem O procura. Obrigada por terem correspondido ao Meu apelo” – MENSAGEM DO DIA 25.04.97

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...