domingo, 7 de julho de 2013

NA HORA DE COMUNGAR NA SANTA MISSA‏ - LITURGIA DIÁRIA , 97 DE JULHO DE 2013

NA HORA DE COMUNGAR NA SANTA MISSA

É necessário crescer na consciência da importância da participação na missa e da recepção da Eucaristia . Primeiramente vamos puxar pela memória e relembrar o que a Igreja ensina sobre a participação dos fiéis na missa e a recepção da Eucaristia. Está lá no número 1.389 do Catecismo da Igreja Católica. A participação é obrigatória aos domingos e nos dias festivos. E a recepção da Eucaristia é obrigatória pelo menos uma vez ao ano, se possível no tempo pascal, devidamente preparada pelo sacramento da reconciliação

A Igreja, determinando esta obrigatoriedade , quer, na verdade, salvar o mínimo de prática religiosa. MAS, CONVENHAMOS, É MUITO POUCO, NÃO É MESMO? . Limitar-se ao que a Igreja exige é viver a fé de modo legalista, frio, sem aquele amor-resposta ao amor que Deus tem por nós e que tem sua expressão máxima no mistério da encarnação, paixão, morte e ressurreição de Jesus . Por isso, como mãe e mestra a Igreja vai mais longe. Ela recomenda vivamente aos fiéis “que recebam a santa Eucaristia nos domingos e dias festivos, ou ainda com maior freqüência, e até todos os dias” . Muito se poderia escrever aqui sobre as condições para se receber a Eucaristia (estado de graça, jejum de uma hora antes de comungar, não frequentar outras religiões e seitas , se casado , casado na Igreja Católica etc.)

Lembremos que a comunhão do Pão da Palavra prepara a comunhão do Pão Eucarístico e a celebração eucarística é um todo bem integrado, em que uma parte prepara a outra, com as devidas disposições interiores . Procurar não chegar atrasado e nem em cima da hora . Eu preciso entender o que é realmente a Missa. Saber que a Santa Missa é , como dizia Santo Padre Pio : “TODO O CALVÁRIO” . Missa é sacrificio incruente de Jesus Cristo !! A Comunidade Cristã está reunida para Celebrar juntos os Mistérios de Jesus Cristo. Na Missa eu me abasteço com a Palavra e a Eucaristia partilhadas . Chegando calmo na igreja já é grande coisa. Depois eu não posso deixar de ir na Missa só porque chegou gente em casa, ou porque estou muito cansado e até porque não estou com vontade! Aí é injustiça, pois, será que Deus algum dia ficou cansado e sem vontade de ajudar a minha vida? Eu preciso ter consciência de como é importante para mim a Missa. Alguém dizia: Um Domingo sem Missa é uma Semana sem a Graça!

É preciso também passar pelo TABERNÁCULO . Diante do Sacrário faço meu encontro com Deus e peço o Espírito Santo para aproveitar ao máximo daquele encontro celebrativo

Também entra a questão do lugar que ocupo na igreja. Se faço opção de ficar em pé, encostado numa parede lateral, meio largado no fundo da Igreja, olhando mais para portas e janelas do que para o Altar como é que vou prender minha atenção, me envolver com o Rito e deixar uma Ação de Deus acontecer na minha vida? As pessoas que ocupam um lugar de atenção e se deixam envolver pelo clima e pelo espírito da Missa nunca observam nem o tempo passar, mas eu preciso querer e me ajudar. Os meus sentidos precisam estar ali naquela Casa de Deus e da Família Cristã!

Não devo ficar preocupado se alguém está reparando em mim ou olhando para mim. Devo voltar minha atenção para o Altar e ouvir o Sacerdote presidente. Acreditando que as pessoas ali também querem sair diferentes e estão precisando de Deus assim como eu . Dentro da Missa eu preciso participar. Uma palavra essencial. Muitas pessoas não pegam nem o folheto ou o livro de canto e algumas quando pegam não procuram cantar. Cantar é participar. Quem canta bem eleva o espírito até Deus e reza duas vezes

O mesmo são as respostas da Missa. Eu preciso abrir a boca e responder em voz alta e em bom tom o Ritual da Missa. Estou rezando, e cada resposta tem um sentido muito profundo . Também as leituras, salmo e Evangelho não podem ser acompanhados e ouvidos de qualquer jeito. Tem pessoas que dentro da igreja perdem o olhar e se distraem por qualquer coisa. Um ventinho, uma criancinha, um folheto no chão já é motivo para se distrair e desprender a atenção. Nós precisamos ser mais compenetrados naquilo que estamos fazendo, principalmente dentro da igreja na hora da Missa

Aqueles que podem fazer sua Comunhão Eucarística a façam com calma, com bom aproveitamento e bem mergulhados naquele momento. Aqueles que não podem façam Comunhão Espiritual, tendo esse contato íntimo com Jesus Cristo.
Agora não é motivo nem aqui nem na China dizer que não vai a Missa porque não pode comungar, isso é um tanto ridículo, uma desculpa esfarrapada que não cola, uma “muleta” ultrapassada – é bom arranjar outra. Também tem aqueles que nutrem complexos e saem aí por dizer: “A missa demora muito” – “Não tenho roupa” – “Trabalho muito” – “As crianças não param quietas” – “Não gosto do padre”, etc e tantas outras que só Deus sabe! Nós precisamos criar juízo, buscar Deus enquanto é tempo e andar na verdade . Depois voltemos para a casa, pois, começa a nossa Missão. Aliás, a palavra Missa vem daí – Missa – Missão. Saibamos viver e saborear a Missa e participar quantas vezes eu puder
MISSA: QUANDO COMEÇA E QUANDO TERMINA? PORQUE TANTA PRESSA?

A maioria das pessoas chega a Igreja para a missa, quase sempre na última hora ou em cima da hora ou faltando uns minutinhos ou passando uns minutinhos
Por Mons. Inácio José Schuster
Mas quantos chegam, pelo menos alguns minutos, antes de começar?
A missa, na verdade, começa quando ainda em casa eu decido que vou para a Igreja e esta preparação continua quando chego 10 ou 15 minutos antes de começar para me colocar em estado de oração, fazer um exame de consciência, oferecer a missa, pedir ao Espírito Santo que me assista, pedir ao Anjo da Guarda que me acompanhe, invocar os anjos e santos, pedir a intercessão da Virgem Maria, pedir a libertação das almas do purgatório e tantas e tantas coisas que podemos pedir e agradecer e ainda, rezar pelos pecadores, pela Igreja, pelo Papa, pelos Bispos e pelos Sacerdotes e Seminaristas, além dos pedidos pela família e dos pedidos particulares, cujas graças vamos suplicar

Depois de iniciada a missa é muito difícil e não há tempo para isso porque temos que participar e ficar atentos para que juntos com o sacerdote a nossa missa tenha uma maior eficácia, ou seja, para que mais e maiores graças alcancemos do Céu . É exatamente essa eficácia da missa que faz a diferença quando constatamos o quanto nós progredimos espiritualmente durante a nossa vida e a cada retrospectiva que fazemos ao final de cada ano quando temos que avaliar a nossa jornada neste mundo à luz da fé, do evangelho e das leis de Deus e da Igreja

Nós não admitimos chegar atrasados ao cinema, a um show, a uma festa, a um jogo de futebol, mas constantemente nos atrasamos para a missa, sem nos darmos conta de que é DEUS que nos aguarda, é JESUS que nos está esperando, é o Céu que pede a nossa presença para louvar e adorar, suplicar e levar a nossa oferta, enfim é ali que vai se desenrolar o mais espetacular, o mais fantástico, o mais extraordinário e o maior milagre da face da terra, ou seja, ali vai acontecer a transubstanciação do pão e do vinho, no CORPO e no SANGUE de JESUS CRISTO

Não se trata de simples representação como dizem os protestantes, mas se trata da PRESENÇA REAL DE JESUS NA EUCARISTIA. Por isso, conscientizados do verdadeiro valor da missa, passemos a atribuir-lhe o devido respeito e consideração

Um Padre de uma certa Diocese, certo dia quando ainda abençoava os fiéis ao final da missa e vendo que muitos já tinham ido e outros saíam como que correndo da Igreja ainda quase gritando disse: “Que Deus vos abençoe e duvido que o Senhor vos alcance”. Claro que isso foi como que uma brincadeira do Padre, mas ao mesmo tempo ele estava preocupado com essas pessoas que não recebem a bênção final da missa, que é muito importante e por isso deveria ser recebida de joelhos

Essa pressa das pessoas denota uma certa impaciência com as coisas de Deus, porque normalmente são essas mesmas pessoas que sempre reclamam que a missa que leva uma hora é muito demorada, que o Padre fala demais, que a missa foi chata, mas que nunca reclamam de ficar horas vendo novelas, um filme ou um jogo de futebol, ou seja têm todo o tempo do mundo para as coisas fúteis e não tem uma horinha por semana para Deus

Por tudo isto vale a pena chegar pelo menos 5 ou 10 minutos antes de começar e também cuidar para não sair correndo ao final da missa, ou até mesmo antes da bênção final e sim permanecer mais um ou dois minutos para a AÇÃO DE GRAÇAS e fazer um pouco de companhia a JESUS que ficará sozinho quando todos forem embora

Aliás, a visita ao SACRÁRIO deveria ser um hábito nosso e fazê-lo regularmente, senão diariamente e assim escutar JESUS no silêncio . JESUS tem muita coisa a nos dizer a nos inspirar. Temos que abrir a porta do nosso coração, temos que permitir que ELE possa adentrar e ali fazer morada. “Eis que estou a porta e bato”, disse Jesus


Mas, se você não costuma ir à missa, você não deve estar entendendo nada e não sabe o que está perdendo, aliás um casal amigo, atualmente costuma não perder nem um dia a santa missa para recuperar as missas que deixaram de participar quando não entendiam o seu INFINITO VALOR . Informe-se sobre a missa e como melhor participar e então obter as graças pedidas . Trata-se de maior ou menor sintonia com o Céu


LITURGIA DIÁRIA , 06 DE JULHO DE 2013
PRIMEIRA LEITURA: ISAÍAS 66, 10-14

XIV DO TEMPO COMUM , (VERDE, GLÓRIA, CREIO - II SEMANA DO SALTÉRIO) - LEITURA DO LIVRO DO PREFETA ISAÍAS - 10Regozijai-vos com Jerusalém e encontrai aí a vossa alegria, vós todos que a amais; com ela ficai cheios de alegria, vós todos que estais de luto, 11a fim de vos amamentar à saciedade em seu seio que consola, a fim de que sugueis com delícias seus peitos generosos. 12Pois eis o que diz o Senhor: vou fazer a paz correr para ela como um rio, e como uma torrente transbordante a opulência das nações. Seus filhinhos serão carregados ao colo, e acariciados no regaço. 13Como uma criança que a mãe consola, sereis consolados em Jerusalém. 14Com essa visão vossos corações pulsarão de alegria, e vossos membros se fortalecerão como plantas. O Senhor manifestará a seus servos seu poder, e aos seus inimigos sua cólera - Palavra do Senhor

SALMO RESPONSORIAL(65)

REFRÃO: ACLAMAI O SENHOR DEUS, Ó TERRA INTEIRA

1. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, / cantai salmos a seu nome glorioso, / dai a Deus a mais sublime louvação! / Dizei a Deus: 'Como são grandes vossas obras! -R.

2. Toda a terra vos adore com respeito / e proclame o louvor de vosso nome!' / Vinde ver todas as obras do Senhor: / seus prodígios estupendos entre os homens! -R.

3. O mar ele mudou em terra firme, / e passaram pelo rio a pé enxuto. / Exultemos de alegria no Senhor! / Ele domina para sempre com poder! -R.

4. Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: / vou contar-vos todo bem que ele me fez! / Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, / não rejeitou minha oração e meu clamor, / nem afastou longe de mim o seu amor! -R.

SEGUNDA LEITURA: GÁLATAS 6, 14-18

LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS GÁLATAS - Irmãos, 14Quanto a mim, não pretendo, jamais, gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. 15Porque a circuncisão e a incircuncisão de nada valem, mas sim a nova criatura. 16A todos que seguirem esta regra, a paz e a misericórdia, assim como ao Israel de Deus. 17De ora em diante ninguém me moleste, porque trago em meu corpo as marcas de Jesus. 18A graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com vosso espírito, irmãos. Amém - Palavra do Senhor

EVANGELHO: LUCAS 10, 1-12.17-20



PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO LUCAS - Naquele tempo, 1Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir. 2Disse-lhes: Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe. 3Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos. 4Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho. 5Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz a esta casa! 6Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós. 7Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa. 8Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos servir. 9Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: O Reino de Deus está próximo. 10Mas se entrardes nalguma cidade e não vos receberem, saindo pelas suas praças, dizei: 11Até o pó que se nos pegou da vossa cidade, sacudimos contra vós; sabei, contudo, que o Reino de Deus está próximo. 12Digo-vos: naqueles dias haverá um tratamento menos rigoroso para Sodoma. 17Voltaram alegres os setenta e dois, dizendo: Senhor, até os demônios se nos submetem em teu nome! 18Jesus disse-lhes: Vi Satanás cair do céu como um raio. 19Eis que vos dei poder para pisar serpentes, escorpiões e todo o poder do inimigo. 20Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos estão sujeitos, mas alegrai-vos de que os vossos nomes estejam escritos nos céus - Palavra da salvação.



 
MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE – “Hoje, convido-os a decidirem-se pela paz. Peçam a Deus que lhes dê a verdadeira PAZ. Vivam a paz em seus corações e compreenderão, queridos filhos, que a paz é dom de Deus. Queridos filhos, sem amor vocês não podem viver a paz. O fruto da paz é o amor e o fruto do amor é o perdão. Eu estou com vocês e convido-os, a todos, filhinhos, para que, em primeiro lugar, perdoem na família e, então, serão capazes de perdoar aos outros” – MENSAGEM DO DIA 25.01.96


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...