A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE - LITURGIA DIÁRIA , 05 DE JULHO DE 2013

quinta-feira, 4 de julho de 2013

A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE
ADORAÇÃO OU TENTATIVA DE BARGANHA COM DEUS? SERVIR A DEUS OU SER SERVIDO POR DEUS? HONRAR OU SER HONRADO? IR À IGREJA BUSCAR A DEUS OU PARA FICAR RICO? A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE É BÍBLICA?
  

“Leilões da fé”: assim ficaram popularmente conhecidos os cultos, tidos como religiosos, em que se propõe a barganha com Deus, na propagação de ensinamentos do tipo ‘quem der mais será mais abençoado’: Esta é a base da pregação dos que promovem a malfadada “teologia da prosperidade”, uma proposta de se servir a Deus não por amor ou devoção, mas com a intenção de ser recompensado


Segundo essa linha de pensamento, - que por incrível que pareça é defendida por indivíduos que se autoproclamam “cristãos”, - se você frequentar tal “igreja” e ouvir o que diz o “pastor”, pagando o dízimo e fazendo muitas ofertas, você será ricamente abençoado. Se tiver problemas conjugais, eles serão sanados. Se tiver algum desejo material, como um carro importado, uma viagem, aquela reforma da casa ou montar uma empresa, ele será realizado. Deus espera que você demonstre sua fidelidade fazendo polpudas doações financeiras; em troca, verá todos os seus desejos e vaidades serem recompensados, e viverá com saúde uma longa e próspera existência nesta terra...


Mas como essa história começou? Especialistas apontam que a teologia da prosperidade surgiu nos Estados Unidos, nas décadas de 1950/60. De acordo com o Dr. Leonildo Silveira Campos, sociólogo e professor da Universidade Metodista de São Paulo, trata-se de um conjunto de crenças “que afirma ser legítimo ao crente buscar resultados, ter fortuna favorável e enriquecer, obtendo o favorecimento divino para a sua vida material”. O teólogo Paul Freston observa que “o princípio básico da teologia da prosperidade é a doação financeira, entendida não como um ato de gratidão ou devolução a Deus pelos frutos da terra e do trabalho (como no contexto bíblico), mas como um investimento. Devemos dar a Deus para que ele nos devolva com lucro, em dobro”


Observando de perto as propostas da teologia da prosperidade, encontramos sérios motivos para preocupação. As promessas de felicidade terrena encontram solo fértil nos países em que existe um grande nível de exclusão social, o que possibilita a manipulação de mentes e corações simples em nome da fé. Além disso, sob essa perspectiva, a religião assume a lógica do consumo e do mercado, para a qual a dignidade do ser humano depende daquilo que ele tem, e não daquilo que ele é. Isso leva à ideia, equivocada e perigosa, de que ter mais dinheiro significa ser mais amado por Deus, o que por sua vez é antibíblico e contrário à proposta e ao exemplo de vida de Jesus Cristo


É fácil notar que a teologia da prosperidade busca transformar a sublime mensagem dos Evangelhos em apenas mais um item da malfadada cultura do consumo exacerbado, levando a uma fé individualista e egoísta, para a qual o mais importante é a felicidade pessoal, com o bem da coletividade relegado a segundo plano. A lógica da Teologia da Prosperidade se fundamenta nas promessas de sucesso material e financeiro para quem é fiel a Deus: ensina que o nível de sucesso depende do valor da contribuição financeira. Esse discurso apresenta, claramente, uma proposta de troca, de barganha entre o fiel e Deus. E como Deus não vem pessoalmente receber as doações, elas devem ser entregues àqueles que se colocam como representantes do Divino


Aí estão os tristes fatos de uma realidade que vem crescendo a cada dia em nossa cidade e em nosso país. Nos bairros mais pobres de São Paulo, a cada quarteirão encontramos 3, 4 e até 5 pequenos salões ou garagens alugadas e transformadas em “igrejas”, sob as mais variadas denominações. Reflita: se a intenção desses supostos líderes espirituais é “salvar almas para Cristo” (como gostam de afirmar), e se eles acreditam mesmo no protestantismo, porque então abrem novas “igrejas” ao lado de outras já existentes? Não seria mais simples e lógico incentivar a população a frequentar as comunidades já existentes? Óbvio que o objetivo destes verdadeiros empresários da fé não é espiritual, ao contrário. Cabe aos verdadeiros cristãos a tarefa de substituir a teologia da prosperidade pela Teologia do Amor e da Gratuidade, aquela ensinada por Nosso Senhor nos Evangelhos



Vale a pena refletir sobre um fato ocorrido na vida de Madre Teresa de Calcutá. Conta-se que certo homem, ao vê-la cuidando das feridas de um doente, comentou que não teria coragem de fazer aquilo nem que fosse para ganhar um milhão de dólares. Diante disso, a resposta de Madre Teresa foi a seguinte: “Por um milhão de dólares eu também não faria. Faço por amor"


Só pela gratuidade do amor vale a pena buscar a Deus. Só por amor faz sentido entregar a vida a Deus e assumir a vida cristã, com todas as suas alegrias e também com os seus desafios e obstáculos, como diz o Senhor: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a cada dia sua própria cruz e me siga” (Lc 9,23). Nunca, - jamais, - Jesus disse que seus seguidores abraçariam uma vida somente de alegrias e de prosperidade, livre de todos os problemas deste mundo. Nada, feito sem amor, tem valor para Deus: o sentimento que havia em Cristo era o de intima compaixão com os necessitados - jamais o de barganha, ou seja, ofertar para receber riquezas como pagamento. E se os defensores da teologia da prosperidade alegam se basear nas Escrituras Sagradas, a melhor maneira de concluir esta reflexão é com as afirmações diretas que a Bíblia contém a respeito da questão :

"No mundo, tereis aflições. (...) Guardai-vos escrupulosamente de toda avareza e cobiça, porque a vida de um homem, ainda que ele esteja na abundância, não depende de suas riquezas." - Jesus Cristo (Lc 12, 15 e Jo 16, 33)


“Se alguém ensina outras doutrinas e discorda da sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo, é orgulhoso e nada entende. Esse tal demonstra um interesse doentio por controvérsias e contendas acerca de palavras, que resultam em inveja, brigas e atritos constantes, entre os que têm a mente corrompida e que são privados da verdade, os quais pensam que a piedade pode ser uma fonte de lucro.” -  Apóstolo Paulo (1 Timóteo 6, 3-5)


"Aprendi a contentar-me com o que tenho." - Paulo Apóstolo (Filipenses 4, 11)


“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro. (...) Se quiseres ser perfeito, vai, vende os teus bens e dá aos pobres, e terás um tesouro nos Céus. Depois, vem e me segue’. E o jovem, ouvindo estas palavras, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.” - Jesus Cristo (Matheus 6, 24 / 19, 21-22)

Quem tem olhos para ver, que veja a verdade ... Mas não desanimemos. Nosso Deus tudo sabe e tudo vê, e um dia todos prestarão contas a Ele. Os erros existem, mas o certo existe também. Continue lendo e estudando a Palavra de Deus e ouvindo a voz da sua consciência. - continue buscando o verdadeiro caminho de Jesus Cristo. Conheça o Catecismo da Igreja Católica: busque, sempre e antes de tudo, a verdade


LITURGIA DO DIA 05 DE JULHO DE 2013
PRIMEIRA LEITURA: GÊNESIS 23, 1-4.19; 24, 1-8.62-67


XIII SEMANA COMUM* , (VERDE - OFÍCIO DO DIA) - LEITURA DO LIVRO DO GÊNESIS - 1Sara viveu cento e vinte e sete anos: tal foi a duração de sua vida. 2Ela morreu em Quiriat-Arbé, hoje Hebron, na terra de Canaã. Abraão veio para a prantear e chorar. 3Abraão, tendo-se retirado de junto da defunta, falou aos filhos de Het, dizendo: 4"Sou no meio de vós um simples hóspede e estrangeiro; concedei-me, não obstante, a propriedade de uma sepultura na vossa terra, para que eu possa sepultar minha defunta mulher." 19E Abraão sepultou Sara, sua mulher, na caverna de Macpela, defronte de Mambré, hoje Hebron, na terra de Canaã. 1O velho Abraão estava avançado em idade, e o Senhor o tinha abençoado em todas as coisas. 2Abraão disse ao servo mais antigo de sua casa, que administrava todos os seus bens: "Mete tua mão debaixo de minha coxa. 3Quero que jures pelo Senhor, Deus do céu e da terra, que não escolherás para mulher de meu filho nenhuma das filhas dos cananeus, no meio dos quais habito; 4mas irás à minha terra, à minha parentela, e lá escolherás uma mulher para o meu filho Isaac." 5O servo respondeu: "Talvez essa mulher não me quererá seguir a esta terra; nesse caso, poderei reconduzir o teu filho à terra de onde saíste?" 6"Guarda-te bem, disse-lhe Abraão, de reconduzir para lá o meu filho! 7O Senhor Deus do céu, que me tirou da casa de meu pai e de minha pátria, que me disse e me jurou dar esta terra à minha posteridade, este Senhor mandará o seu anjo diante de ti, e tu escolherás lá uma mulher para o meu filho. 8Mas, se ela não te quiser seguir, estarás desobrigado do juramento que te impus. Somente não reconduzas (de forma alguma) para lá o meu filho." 62Entretanto, Isaac tinha voltado do poço de Lacai-Roi, e habitava no Negeb. 63Uma tarde em que saíra para meditar no campo, levantando os olhos, viu alguns camelos que se aproximavam. 64Rebeca também, tendo levantado os olhos, viu Isaac, e desceu do camelo. 65Ela disse ao servo de Abraão: "Quem é aquele homem que vem ao nosso encontro no campo?" "É o meu senhor", respondeu ele. E ela tomou depressa o véu e cobriu-se. 66O servo contou a Isaac tudo o que tinha feito. 67E Isaac introduziu Rebeca na tenda de Sara, sua mãe. Desposou-a, e ela tornou-se sua mulher muito amada. E desse modo Isaac consolou-se da morte de sua mãe - Palavra do Senhor


SALMO RESPONSORIAL(105)

REFRÃO:  DAI GRAÇAS AO SENHOR, PORQUE ELE É BOM
1. Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, / porque eterna é a sua misericórdia! / Quem contará os grandes feitos do Senhor? / Quem cantará todo o louvor que ele merece? -R.
2. Felizes os que guardam seus preceitos / e praticam a justiça em todo o tempo! / Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos, / pelo amor que demonstrais ao vosso povo! -R.
3. Visitai-me com a vossa salvação, / para que eu veja o bem-estar do vosso povo, / e exulte na alegria dos eleitos, / e me glorie com os que são vossa herança. -R.

EVANGELHO: MATEUS 9, 9-13


PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO MATEUS - Naquele tempo, 9Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, que estava sentado no posto do pagamento das taxas. Disse-lhe: Segue-me. O homem levantou-se e o seguiu. 10Como Jesus estivesse à mesa na casa desse homem, numerosos publicanos e pecadores vieram e sentaram-se com ele e seus discípulos. 11Vendo isto, os fariseus disseram aos discípulos: "Por que come vosso mestre com os publicanos e com os pecadores?" 12Jesus, ouvindo isto, respondeu-lhes: "Não são os que estão bem que precisam de médico, mas sim os doentes. 13Ide e aprendei o que significam estas palavras: Eu quero a misericórdia e não o sacrifício (Os 6,6). Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores" - Palavra da salvação


 


MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE – “Hoje, convido cada um de vocês a começar de novo a amar, por primeiro, a Deus que salvou e redimiu cada um de vocês e, depois, aos irmãos e irmãs que Ihes estão próximos. Sem amor, filhinhos, vocês não podem crescer em santidade nem podem fazer boas obras. Por isso, filhinhos, rezem, rezem sem cessar para que Deus Ihes revele o Seu amor. Eu convidei todos vocês a unirem-se a Mim e a amar. Também hoje estou com vocês e convido-os a des-cobrir o amor em seus corações e nas famílias. Para que Deus possa viver em seus corações, vocês devem amar” – MENSAGEM DO DIA 25.11.95
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