terça-feira, 16 de julho de 2013

A televisão é o câncer da família



O câncer é uma formação de células anormais que passam despercebidas pelo organismo. Essas células vão crescendo e multiplicando-se descontroladamente e podem levar à morte, por isso, o câncer é considerado uma doença silenciosa e traiçoeira.

Assim como o câncer, a televisão joga pra dentro de nossas casas “células anormais” (cenas de violência, morte, sexo, prostituição, droga, traição...) que silenciosamente vão nos manipulando e nos moldando conforme seus interesses. Sua única exigência é que sejamos submissos e dependentes e aceitemos sem crítica tudo o que nos é servido. Já dizia os Titãs: “a televisão me deixou burro, muito burro demais. E agora eu vivo dentro dessa jaula junto dos animais”, tamanho é o poder manipulador e a capacidade de hipnotizar que esse meio de comunicação exerce sobre nós.

O principal papel da televisão é de deturpar os valores cristãos, especialmente a família. Sabendo que a realidade das crianças é diferente da dos adultos, a televisão apresenta um tipo de programação que, por um lado, visa mudar o comportamento do adulto, e por outro, moldar o comportamento das crianças desde cedo. Por exemplo, hoje as crianças e os adolescentes acompanham novelas e seriados que mostram uma realidade distorcida de família e relacionamentos, aos poucos essas crianças passam a aceitar essa nova realidade, imposta pela mídia, como atitudes normais. É uma ideologia de “desvalores”. As crianças expostas a esses valores não cristãos provavelmente, se tornarão jovens e adultos influenciados. Segundo a psicopedagoga Rosilene Maia: “É natural que as crianças tenham curiosidade de assistir programas adultos proibidos pelos pais. (...) As crianças acabam tendo aquilo como referência e tendem a repetir o que veem na televisão. Por isso tem que haver uma supervisão”.

Cabe a nós, pais, selecionar os programas aos quais nossos filhos assistem, mostrando o que vai de encontro ou não com os valores que acreditamos fazerem parte da nossa educação. Afinal, crianças e jovens que crescem participando desse mundo de promiscuidade e agressividade tendem a seguir tais caminhos, por achar que são atitudes comuns.





Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...