quarta-feira, 31 de julho de 2013

A Rainha da Paz, mestra de oração

Queridos irmãos, queridas irmãs, a paz! Uma das coisas que mais chama a atenção de qualquer peregrino que chega a Medjugorje é o clima de oração e, consequentemente, de paz que ali reina. O Pe. Livio Fanzaga, um dos maiores divulgadores de Medjugorje, nos fala sobre isso.
 
“A ferramenta viva e eficaz com a qual Maria conduz a paróquia de São Tiago Maior, em Medjugorje, e os peregrinos ao coração da fé é a oração. Na oração, as verdades da fé se revestem de carne e osso e se tornam vivas. Maria é a oração viva e vem à terra para trazer a sua oração em meio a nós. Nas aparições diárias, Nossa Senhora vem, em primeiro lugar, para rezar conosco e por nós. Suas mensagens, inicialmente semanais e depois mensais, constituem uma catequese insuperável sobre a oração. A própria Rainha da Paz explicou que um dos motivos pelos quais permanece assim por tanto tempo entre nós é para nos ensinar a rezar.
Nossa Senhora traça, com grande sabedoria pedagógica, um caminho de oração. Por anos, Ela se empenha em conduzir os paroquianos ao próprio coração da oração. Isso pressupõe, no início, um esforço sobre a nossa natureza cansada e distraída, mas depois o coração se abre ao amor de Deus e a oração se torna um encontro com o Senhor. Aprende-se a rezar, rezando. Maria não dá lições teóricas, mas nos convida a rezar. ‘Não desejo’, diz, ‘que vocês falem da oração mas desejo que rezem’. Mas o que significa ‘rezar’? Significa descobrir a Deus, encontrá-lo, conhecê-lo e amá-lo. A oração é, na sua essência, uma experiência viva de Deus. Como não se pode viver sem Deus, assim não se pode viver sem oração Como Deus deve ser colocado em primeiro lugar, assim nada é mais importante do que a oração.
‘Rezem, rezem, rezem’ é o convite mais recorrente das mensagens. Por que é assim tão importante a oração para a nossa geração? Para dizer a verdade, também em Lourdes e em Fátima Nossa Senhora tinha dado uma importância fundamental à oração. De modo particular, em Lourdes Nossa Senhora pronunciou pouquíssimas palavras nas dezoito aparições, limitando-se o mais das vezes a desfiar a coroa do rosário, enquanto Bernadete o recitava. Em Medjugorje, a oração é apresentada por Maria como a atividade fundamental do homem e a ocupação mais importante do seu dia. ‘A oração seja vida para vocês’, afirma. Viver e rezar são a mesma coisa. Tudo deve ser transformado em oração, e as orações devem iluminar todo o dia.
Com o passar dos anos, os empenhos de oração pedidos pela Rainha da Paz aumentam. Ela deseja que se recite todos os dias o rosário completo. Convida para a santa missa diária, que em Medjugorje é sempre solene e com homilia. A santa missa é muitas vezes seguida de adoração noturna. Nos tempos da Quaresma, é pedida a Via Sacra. Os paroquianos às vezes mostram cansaço, e Nossa Senhora não hesita em reprová-los, dizendo: ‘Vocês rezam pouco’. Mas depois os encoraja, dizendo: ‘As suas orações me são necessárias’. Sobretudo, insiste sobre a oração em família. Deseja que cada família recite o santo rosário e que tenha uma Bíblia num lugar bem visível, de modo a ler um trecho todos os dias, para depois procurarem vivê-lo.
O resultado deste caminho de oração é a primeira coisa que salta aos olhos de um peregrino que chega a Medjugorje pela primeira vez. O grande vale verde circundado por montanhas é como um imenso templo a partir do qual a oração se eleva sem cessar da igreja, das casas, dos campos e das trilhas onde grupos de peregrinos se deslocam de um lugar para o outro, sempre rezando. Em Medjugorje, uma pessoa compreende que a oração é necessária para a vida espiritual como o ar que se respira e a água que se bebe.
‘Na oração vocês encontrarão a Deus’. Este é o remédio que Nossa Senhora oferece à nossa geração que perdeu a Deus porque parou de rezar. Certamente não é falando de Deus ou discutindo sobre Deus que os homens do nosso tempo reencontrarão a fé que perderam. É necessário que dobrem o joelho, que abram o coração e comecem a rezar. Na oração a alma se nutre de Deus. Depois da oração, estamos cheios da sua luz, da sua graça e do seu amor. No início, quando se dá os primeiros passos, não faltará o cansaço, mas depois ‘vocês rezarão com alegria’, assegura a Rainha da Paz. Quem, tendo sido colocado na escola de Maria, não fez esta experiência emocionante? Quantas pessoas, sobretudo jovens, chegando a Medjugorje cansados e desiludidos da vida, experimentaram a verdade deste diagnóstico da Rainha da Paz: ‘Sem a oração, sua vida é vazia’. Ao mesmo tempo, porém, compreenderam a validade da terapia proposta: ‘Vocês descobrirão o sentido da vida quando tiverem descoberto a Deus na oração’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...