quarta-feira, 12 de junho de 2013

O premente apelo à conversão


Queridos irmãos, queridas irmãs, a paz! O Pe. Lívio Fanzaga nos fala que não existe nenhum lugar no mundo que se assemelhe a Medjugorje no tocante a conversões. As pessoas que vão até lá frequentemente voltam transformadas. Louvado seja Deus, porque Sua misericórdia é sem limites.

“As aparições de Medjugorje começaram em 24 de junho, festa de São João Batista, o profeta que preparou o caminho para a vinda do Messias, pregando a conversão. No entanto, a Rainha da Paz indicou o dia 25 de junho como sendo o dia do aniversário das aparições porque somente naquele dia ficou completo o grupo dos seis videntes. A escolha, porém, da festividade do Batista não havia sido casual. De fato, o apelo à conversão é o coração da mensagem de Medjugorje. Também em Lourdes e em Fátima ecoou, nos lábios de Maria, o premente apelo à penitência. Todavia, é em Medjugorje que se pode como que tocar com as mãos as surpreendentes mudanças de vida daqueles que ali vão.
 
A própria proibição das peregrinações oficiais decretada pela Santa Sé, a qual, porém, permite as organizadas privadamente, deu uma configuração única aos peregrinos que vão a Medjugorje. Trata-se frequentemente de almas aflitas que vêm de toda parte do mundo com sua carga de dor e de desespero. Chegam em Medjugorje como se esta fosse a última praia para salvar suas vidas do naufrágio. Não raro são pessoas que haviam perdido Deus e a esperança. Às vezes são cristãos desorientados, que perderam as certezas da fé e estão numa procura ansiosa de pontos seguros de referência.
 
A Rainha da Paz afirmou que Ela, em Medjugorje, concede graças especiais de conversão. Esta é uma realidade que se pode verificar. A maioria das pessoas que vão até lá volta mudada. Conheci um jovem que havia ido lá com sua mãe - a qual havia pago sua viagem - que afirmava, com ar de desafio, que nunca haveria de se converter. No entanto, depois de uma estadia de dois dias,  confessou-se e mudou de vida. Agora, passados alguns anos, é um ótimo cristão. As conversões em Medjugorje são inumeráveis. É o lugar por excelência onde a graça da conversão inunda o coração dos que ali vão. Não existe nenhum outro lugar da terra que lhe possa ser comparado.
 
O apelo à conversão ressoa nos lábios da Rainha da Paz com uma força que nada tem a invejar daquela dos profetas bíblicos. A estratégia de Maria ficou clara desde o princípio. No segundo dia das suas mensagens “regulares” ou “oficiais”, como são normalmente chamadas as mensagens dadas através da vidente Marija, Nossa Senhora declara o seu programa claramente: ‘Queridos filhos, convertam-se vocês da paróquia, assim ajudarão a se converterem todos os que aqui vierem’. Não se trata apenas de um apelo à conversão como em La Salette, Lourdes ou Fátima, mas de um programa concreto, que prevê o despertar da vida cristã da paróquia, de modo que seu exemplo estimule e arraste todos aqueles que Nossa Senhora vier a chamar a Medjugorje de toda parte do mundo.
 
A urgência da conversão é motivada pela situação de pecado em que o mundo se encontra. ‘Olhem ao seu redor, queridos filhos, e verão como é grande o pecado que domina sobre esta terra’. Os homens tomaram ‘o caminho da destruição’ e querem ‘construir um mundo sem Deus, para o qual não há futuro, nem alegria, nem salvação eterna’. Nossa Senhora não faz descrições apocalíticas sem esperança e a sua palavra é de constante encorajamento. No entanto, maternalmente nos adverte que satanás quer destruir nossas almas e conduzir-nos pelo caminho da morte. Há vinte anos (n.t.:hoje, trinta e dois) não faz mais que repetir o premente apelo: ‘Suplico-lhes que se convertam’. Não é uma ameaça, mas uma súplica. Maria veio para reconduzir pelo caminho da salvação uma humanidade perdida nas trevas da incredulidade e do mal. ‘Escolham a vida e não a morte da alma’ é o seu convite de Mãe. Muitos responderam ao chamado e a Rainha da Paz se alegra com isso. Mas quantos ainda estão faltando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...