quarta-feira, 5 de junho de 2013

A principal mensagem de Medjugorje


Queridos irmãos, queridas irmãs, a paz! São inúmeras as mensagens que Nossa Senhora, em seu imenso amor materno, nos tem dado ao longo desses 32 anos de aparições. Mas, qual delas seria a mais importante? É o que veremos no texto abaixo, do Pe. Livio Fanzaga.

“A mensagem mais importante que emerge das aparições de Nossa Senhora, quando elas são verdadeiras, é que Maria é uma figura real, que existe verdadeiramente, embora numa dimensão que escapa aos nossos sentidos. Para os cristãos, o testemunho dos videntes é, sem dúvida, uma confirmação da fé, que muitas vezes é instável e está como que adormecida. Não podemos esquecer que, desde a ressurreição de Cristo até hoje, as aparições de Jesus como as de Maria tiveram uma influência importante na vida da Igreja, despertando a fé e estimulando a vida cristã. As aparições são um sinal do sobrenatural, com o qual Deus, com a sua sabedoria e a sua providência, infunde novo vigor ao povo de Deus peregrino sobre a terra. Esnobar as aparições ou, pior ainda, desprezá-las, significa desconhecer um dos instrumentos com os quais Deus intervém na vida da Igreja.

Eu nunca vou esquecer a experiência interior que experimentei no primeiro dia em que cheguei em Medjugorje. Era uma noite fria de março de 1985, quando as peregrinações ainda estavam começando e a aldeia estava sob a constante vigilância da polícia. Fui à igreja debaixo de forte chuva. Era um dia de semana, mas a igreja estava repleta de gente do local. Naquela época, as aparições ocorriam antes da Santa Missa na pequena sala ao lado da sacristia. Durante a Santa Missa, um pensamento de luz passou pela minha alma. “Aqui”, eu disse a mim mesmo, “Nossa Senhora aparece, portanto, o cristianismo é a única religião verdadeira”. Eu não tinha dúvidas, nem mesmo antes, quanto à minha fé. Mas a experiência interior da presença da Mãe de Deus durante a aparição havia como que revestido de carne e osso as verdades da fé nas quais eu acreditava, tornando-as vivas e resplandecentes de santidade e beleza. 

A grande maioria dos peregrinos vive uma experiência semelhante, os quais, depois de uma viagem muitas vezes cansativa e cheia de dificuldades, chegam a Medjugorje sem encontrar nada que satisfaça os sentidos materiais ou as expectativas de caráter sensacional. Um cético poderia perguntar-se o quê poderiam encontrar, naquela aldeia remota, pessoas que ali chegam provenientes da América, da África ou das Filipinas. No fundo, não existe nada mais que uma paróquia modesta esperando por eles. No entanto, eles voltam para casa transformados e muitas vezes retornando à custa de grandes sacrifícios, porque em seu coração experimentaram a certeza de que Maria está realmente ali, que se ocupa deste mundo e da vida de cada um de nós com uma ternura e um amor sem limites. 

Principal mensagem: Maria está viva hoje

Não há dúvida de que a mensagem mais importante e que chega mais imediatamente ao coração daqueles que vão a Medjugorje é que Maria está viva e que, portanto, a fé cristã é verdadeira. Alguém poderia argumentar que uma fé que precisa de sinais ainda é frágil. Mas quem neste mundo incrédulo, onde a cultura dominante despreza a religião e onde, até mesmo no interior da igreja, não são poucas as almas cansadas e sonolentas não precisa de sinais que fortaleçam a fé e sejam sustento no caminho contracorrente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...