terça-feira, 14 de maio de 2013

TODA A VIDA AINDA É POUCO, PARA SE CONSTRUIR UM SANTO - LITURGIA DIÁRIA , 14 DE MAIO DE 2013


TODA A VIDA AINDA É POUCO, PARA SE CONSTRUIR UM SANTO

 

NÃO EXISTEM OS SANTOS. EXISTE O SANTO. A santidade acontece INDIVIDUALMENTE . Como a SALVAÇÃO , a santidade é individual porque cada alma é uma individualidade, um segredo. A individualidade da minha alma é a matéria para minha santificação. A vida dos SANTOS é marcada pela individualidade da alma. É o mesmo DEUS, a mesma fé, a mesma PALAVRA, os mesmos mandamentos, a mesma IGREJA, o mesmo batismo, a mesma consagração, mas apesar de tudo isso, uns são Santos e outros não

A salvação, a santidade é um projeto individual (meu). Perdemos-nos nas pequenas coisas nos esquecendo do nosso projeto. A diferença está em nós, MAS A SANTIDADE É ÚNICA. Cada um é diferente do outro, mas é um único DEUS. O martírio é o caminho mais rápido para a santidade. Quanto mais essa geração for covarde, teremos menos santos e santas

JOÃO PAULO II nos ensinou a viver e nos ensinou a morrer. E quando não nos é permitido o martírio do derramamento de sangue, nós devemos buscar o martírio da caridade que começa nos deveres mais humildes do nosso estado de consagração, esse é o segundo martírio. Se não me é permitido o 1º martírio e eu não vivo o 2º, estou perdendo tempo. A vocação à santidade não é um privilégio de ninguém, não é uma exceção à regra, não é um milagre. É preciso acabar com a mania de que a santidade é para o outro e não para mim. Santidade é vocação de todos, do rei ao sapateiro. Todos são convidados os celibatários e os casados. “A Santidade é uma vocação universal” Atos 7,54-60 – O martírio de Santo Estevão

Desejar a morte para que não morra a vida. O martírio é o amor levado ao extremo. Não há santo que não saiba perdoar. Quem não sabe perdoar nunca vai ser santo. “Cristo só verdadeiramente será Hóstia para nós quando nos fizermos Hóstias para Ele”. (SÃO GREGÓRIO MAGNO) No relato do martírio de Estevão, fora saciada a sede de vingança judaica. Fora saciada a sede do amor cristão. Macário de Alexandria – Santo monge. Ainda moço abraça a vida solitária. Discípulo de Santo Antão. Enquanto que a vida clerical se perdia no ouro e na púrpura, aqueles homens chocavam, vivendo nas montanhas, vestindo-se de saco. Santo é aquele que é capaz de contradizer a sua época. Com um saco de areia nas costas, Macário diz: “Maltrato a quem me maltrata (corpo)”.

Os preguiçosos, os que reclamam nunca vão ser santos. Os que procuram o comodismo, que não fazem a experiência da cruz, que não sofrem, nunca vão ser santos. Faltam santos porque nossa Igreja está cheia de “boas vidas”. Dor e Amor são inseparáveis para quem quer ser santo. O caminho da cruz é o caminho do céu. O caminho de Macário. Da austeridade, do silêncio e das vigílias. Tire a cruz, e tirara o céu da nossa vida. “Vós com vossa pobreza, são venturosos, pois zombam do mundo”. Fala de alguns navegantes à Macário que responde: “Vós com vossa riqueza são desgraçados porque o mundo zomba de vós”. Macários. A Conversão é um dos espetáculos mais belos que podemos contemplar em alguém

SANTA MARGARIDA DE CORTONA – ITÁLIA: Jovem adolescente sai de casa e vive uma vida de total prostituição. Por dinheiro essa jovem menina vive nos braços de um e de outro. Procurada por uns, evitada por outros. A sedutora dos homens bons. Da Margarida Santa, um dia houve a Margarida pecadora. Mas entre a Santa e a pecadora teve que haver um dia a Margarida convertida. A conversão é a passagem para a santidade. Por mais que eu faça, se não houver conversão de nada vale. No palco da vida, o grande espetáculo que tenho que representar, é de homem e mulher convertido. Duas são as vias para viver a santidade: 1º da brancura que é o caminho da inocência. 2º do vermelho (sangue) que é o caminho da penitencia. Quem perdeu o caminho da inocência, agarre-se ao caminho da penitência

Os convertidos surpreendem. Margarida um dia desceu ao último degrau da depravação, mas um dia também subira ao último degrau da santificação. Aquela mulher que um dia fora de todos por dinheiro, acabara um dia sendo unicamente Daquele que nada tinha. Um convertido só pode ser compreendido por outro convertido. Quem não entrou no caminho da conversão, não vai acreditar na conversão do outro. “O convertido é um espírito diferente e que, portanto, gera observações diferentes a seu respeito”. O santo é aquele que não se contenta com o que ele é ou o que ele faz. Ele quer mais. Sua vida é um escândalo para os covardes e acomodados. É custoso ser santo. É mais fácil ser santo fora do que dentro das nossas Igrejas. O santo não é alguém negativo. Fica-lhe sempre a suspeita de não ter inteiramente se despido da pele do homem velho. De não ter destruído, mas só adormecido o outro que habitava o seu corpo: Pagou, suportou, sofreu tanto pela sua conversão, bem tão precioso mais frágil e por isso tem medo de perde-la. Quando o convertido faz algo, realiza logo, (pregamos, visitamos, cantamos, etc)

Jamais pode esquecer da experiência da sua queda e da sua libertação. “È preciso trabalhar arduamente, incansavelmente pela nossa santificação”. É a única luz, a única maneira. Só podemos alcançar nossa santidade pagando este preço: Dizer o NÃO que a santidade nos pede ao SIM ilusório do mundo. “No fundo de todo santo há um pecador que se debate porque quer vir à tona. Os santos não seriam santos se não tivessem lutado para conter os seus monstros interiores”. “No fundo de cada pecador, há um santo que se debate”. ‘A amarga decepção de Margarida a joga nos braços de DEUS. o drama da recuperação, após o drama do desperdício. Recuperar o que perdeu. Para ser santo, temos que amar o que nós detestávamos e detestar (desprezar) o que nós amávamos

A penitência arrancou a beleza de Margarida. Feria o rosto com pedras, depois pegava pedras menores e passava nas feridas. A bela tornou-se feia. Maltratava o corpo até o sangue jorrar pelas paredes. A única coisa que Margarida tinha era o silêncio de DEUS. “È possível, dulcíssimo Salvador, que convertendo cada dia tantas almas, só à perda da minha vos mostreis insensível, pois na verdade Senhor, ela custou-vos tanto como a da Madalena pecadora. Ò vos que me resgatastes com o preço infinito do vosso sangue, não me abandoneis no triste desamparo em que me vejo e tende misericórdia de mim”. Santa Margarida de Cartona. Ela escutou JESUS dizendo: “Tem ânimo, minha filha. Por mais violentos que sejam os esforços do demônio, pois eu estou contigo no combate e sairás sempre vitoriosa. Sê fiel em tudo aos conselhos do teu diretor. Confia cada vez mais na minha bondade, desconfia de ti mesma e com o socorro da minha graça triunfarás do inimigo”. Morreu ao 48 anos, vinte e três destes vividos na penitência. Aos 22 de fevereiro de 1297 Cartona chora a morte daquela mulher. Santidade é na pratica. Quem não quer construir um santo, está construindo um pecador. TODA A VIDA AINDA É POUCO, PARA SE CONSTRUIR UM SANTO

 

 

LITURGIA DO DIA 14 DE MAIO DE 2013
 

PRIMEIRA LEITURA: ATOS DOS APÓSTOLOS 1, 15-17.20-26

 

SÃO MATIAS  APÓSTOLO DA IGREJA , (VERMELHO, GLÓRIA, PREFÁCIO DOS APÓSTOLOS - OFÍCIO DA FESTA) - LEITURA DOS ATOS DOS APÓSTOLOS - 15Num daqueles dias, levantou-se Pedro no meio de seus irmãos, na assembléia reunida que constava de umas cento e vinte pessoas, e disse: 16Irmãos, convinha que se cumprisse o que o Espírito Santo predisse na escritura pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam Jesus. 17Ele era um dos nossos e teve parte no nosso ministério. 20Pois está escrito no livro dos Salmos: Fique deserta a sua habitação, e não haja quem nela habite; e ainda mais: Que outro receba o seu cargo (Sl 68,26; 108,8). 21Convém que destes homens que têm estado em nossa companhia todo o tempo em que o Senhor Jesus viveu entre nós, 22a começar do batismo de João até o dia em que do nosso meio foi arrebatado, um deles se torne conosco testemunha de sua Ressurreição. 23Propuseram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome Justo, e Matias. 24E oraram nestes termos: Ó Senhor, que conheces os corações de todos, mostra-nos qual destes dois escolheste 25para tomar neste ministério e apostolado o lugar de Judas que se transviou, para ir para o seu próprio lugar. 26Deitaram sorte e caiu a sorte em Matias, que foi incorporado aos onze apóstolos - Palavra do Senhor

 

SALMO RESPONSORIAL(112)

 

REFRÃO: O SENHOR FEZ O INDIGENTE ASSENTAR-SE COM OS NOBRES

 

1. Louvai, louvai, ó servos do Senhor, / louvai, louvai o nome do Senhor! / Bendito seja o nome do Senhor, / agora e por toda a eternidade! -R.

 

2. Do nascer do sol até o seu ocaso, / louvado seja o nome do Senhor! / O Senhor está acima das nações,  / sua glória vai além dos altos céus. -R.

 

3. Quem pode comparar-se ao nosso Deus, + / ao Senhor, que no alto céu tem o seu trono / e se inclina para olhar o céu e a terra? -R.

 

4. Levanta da poeira o indigente  / e do lixo ele retira o pobrezinho, / para fazê-lo assentar-se com os nobres, / assentar-se com nobres do seu povo. -R.

 

EVANGELHO: JOÃO 15, 9-17

 

PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO JOÃO - Naquele tempo, 9Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor. 11Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa. 12Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo. 13Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos. 14Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando. 15Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda. 17O que vos mando é que vos ameis uns aos outros - Palavra da salvação
 

MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE – “Queridos filhos! Alegrem-se Comigo neste tempo de primavera quando toda a natureza desperta e seus corações ardentemente desejam mudança. Abram-se, filhinhos, e rezem. Não se esqueçam: Eu estou com  vocês e desejo conduzi-los todos a meu Filho, para que Ele lhes conceda o dom do amor sincero a Deus e a tudo quanto dEle procede. Abram-se à oração e peçam a Deus a conversão de seus corações, e tudo o mais Ele vê e providencia. Obrigada por terem correspondido a Meu apelo” – MENSAGEM DO DIA 25.04.2002

A IGREJA CELEBRA HOJE , SÃO MATIAS - Nós estamos em festa com toda a Igreja, pois lembramos a santidade de vida de um escolhido do Espírito Santo para o grupo dos apóstolos. São Matias era um discípulo que acompanhou Jesus no tempo de Seu apostolado e foi tão fiel na vivência dos ensinamentos do Mestre, que tornou-se testemunha de Sua ressurreição. No livro dos Atos dos Apóstolos, estão registrados os fatos que levaram à escolha de um discípulo que ocupasse o lugar deixado por Judas, o traidor: "...é preciso, pois, que um dentre eles se torne conosco testemunha de sua ressurreição. Apresentaram então dois homens: José chamado Barsabás, que tinha o apelido de Justo, e Matias" (Atos 1,22-23). São Matias recebeu em Pentecostes a efusão do Espírito Santo, e tornou-se um apóstolo ardoroso como os demais, testemunha do Ressuscitado. Evangelizou na Palestina e na Ásia Menor, e morreu mártir por apedrejamento. São Matias, rogai por nós!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...