segunda-feira, 20 de maio de 2013

DEUS NO CENTRO : A FÉ E A CORAGEM , DE SE VIVER DA PROVIDÊNCIA - LITURGIA DIÁRIA , 21 DE MAIO DE 2013


DEUS NO CENTRO : A FÉ E A CORAGEM , DE SE VIVER DA PROVIDÊNCIA


O que mais nos aflige hoje é a falta de bens materiais. Todos nós temos essa preocupação; tanto os pais e as mães de família, como os jovens, principalmente aqueles que estão para se casar e pensam no futuro


É muito importante conhecer a face de Deus Pai para cultivarmos a fé em Sua providência e aprendermos a viver dela. Até hoje nos acostumamos a viver da providência humana e a nos apoiar em previdências. Ter uma profissão, utilizar serviços e adquirir bens são previdências que nos dão segurança


Deixamos o dinheiro na poupança, fazemos investimentos para garantir o futuro; nos apoiamos em planos: planos de saúde, em seguros diversos; tudo para nos dar segurança. Mas o que acontece é que não temos segurança nenhuma: todas essas coisas estão se desvalorizando


Deus quer mudar tudo isso. Até hoje nos apoiamos nas previdências humanas. Precisamos mudar. Se não tomarmos uma atitude, viveremos aflitos e cairemos facilmente nas armadilhas do príncipe deste mundo. É muito sério! Mais do que nunca, precisamos aprender a nos apoiar na Providência de Deus e não no que o mundo nos oferece para nos garantir segurança. Deus nos oferece Sua Providência de Pai



NÃO É DEIXAR DE TRABALHAR, E SIM NÃO DEPOSITAR A SEGURANÇA NAS COISAS MATERIAIS, NO DINHEIRO, POUCO OU MUITO QUE SE TEM . Aí você pode perguntar: “Mas onde colocarei minha confiança?” Colocaremos nossa segurança unicamente em Deus e em Sua Providência


Sei que estamos acostumados a ter segurança quando o armário está cheio, mas é preciso mudar. Temos de chegar a ponto de ver a despensa vazia, a panela vazia, nossa conta bancária zerada e não nos abalar


É difícil, mas o Senhor está dizendo que é preciso treinar. Estamos em tempo de treinamento. Temos de ser adestrados para confiar em que o Pai cuida de nós e aguardar Sua Providência


Nosso Deus, que é Pai, nos dá só o necessário; “o pão nosso de cada dia”. Quando ensinou o pai-nosso aos apóstolos, Jesus falou numa linguagem própria dos judeus. Ele estava falando de coisas concretas. O “pão nosso de cada dia” quer dizer, de fato, a porção necessária para cada dia. O problema é que estamos mal-acostumados e queremos abundância. Só nos sentimos seguros quando temos de sobra. É o que o sistema deste mundo faz conosco. Por isso, é muito difícil nos acostumar só com o necessário para cada dia


Porém, Deus insiste: “Meus filhos, vocês precisam aprender a viver de minha Providência”
Nossa grande preocupação de pais são os filhos. Mas nossos filhos, principalmente as crianças, irão suportar tudo isso. Para eles será muito mais fácil. Nós, adultos, é que vamos sofrer. As crianças têm seus costumes e preferências, mas, facilmente, vão superar as dificuldades justamente por ser crianças e não ter se acostumado com o sistema deste mundo. Nós é que vamos ter dificuldades porque estamos viciados nesse sistema. Especialmente aqueles que foram pobres, que passaram necessidades e hoje têm certo conforto – experimentam pobreza, mas também abundância –, precisam adaptar-se porque podem facilmente ceder diante do sistema


Chegará um tempo em que só terá acesso à economia, à saúde, à educação e ao trabalho quem se cadastrar; quem receber a marca na mão ou na testa, como está no livro do Apocalipse. O risco é ter os filhos como desculpa e ceder. O segredo é adaptar-se agora ao sistema de nosso Pai


Hoje existe na Europa uma moeda única. O que parecia uma coisa distante já é uma realidade. A moeda única será rapidamente uma realidade e o mundo todo será regido por ela, com todas as suas conseqüências


Por isso é que o Pai está nos alertando. Ele não quer que soframos mais do que o necessário. Se não treinarmos agora, quando a situação piorar vamos sofrer demais . O Senhor sabe que passamos por grandes penúrias, porque deixamos que o sistema deste mundo dominasse a face da Terra. Por isso sofremos. Por isso há crise econômica, desemprego, falta de alimento, de moradia. Reafirmo : a solução para nossas vidas é investir tudo o que somos e possuímos no Reino e na justiça de Deus. É preciso fazer a experiência de buscar o Reino e a justiça de Deus, certos de que todo o necessário nos será dado por acréscimo

Enquanto continuarmos no sistema do mundo, seremos vítimas. O grande apelo é este: “Procurar Deus em primeiro lugar”

Ao buscar o Reino de Deus, empenho minha vida, minha saúde, meu tempo em implantar Seu Reino. Não vivo para mim mesmo, nem só para minha família, nem só para ganhar dinheiro, para dar segurança a meus filhos e garantir-lhes um futuro. Vivo para meu Deus e para a implantação de Seu Reino. Vivo para que Sua Justiça aconteça. É nisso que invisto minha vida! Como consequência, por acréscimo, o Senhor me dá tudo o mais de que necessito


Portanto, não dá para estar nos dois sistemas .  Não podemos ficar “pulando de galho em galho”, nem ficar “com um pé lá e outro cá”. Existem muita  mulheres e homens que se preocupam com muitas coisas: com o dia de ontem, com o dia de hoje e de amanhã, com seus filhos e netos, com seu emprego, sua segurança e saúde. Porém, uma só coisa é necessária : Maria escolheu a melhor parte e não vai lhe ser retirada


Nós só podemos procurar Deus, Seu Reino, Sua justiça, certos de que tudo mais nos será dado por acréscimo. TEMOS DE APRENDER A PROCURAR DEUS POR DEUS, NÃO POR CAUSA DE NOSSOS INTERESSES OU POR NOSSAS NECESSIDADES , senão o príncipe deste mundo vai continuar nos enganando. Quando buscamos Deus e mergulhamos n'Ele, tudo nos é dado por acréscimo. A paz e a alegria é um acréscimo e, com isso, também o emprego e o dinheiro . Eis o segredo!


ADOREMOS A DEUS, SEM OUTROS INTERESSES, PORQUE DEUS É DEUS . Tudo nos virá por acréscimo porque saímos do sistema do mundo que nos colocava como centro e colocamos o Senhor como único centro de nossa vida





LITURGIA DO DIA 21 DE MAIO DE 2013
PRIMEIRA LEITURA: ECLESIÁSTICO 2, 1-13

VII SEMANA COMUM , (VERDE - OFÍCIO DO DIA) - LEITURA DO LIVRO DO ECLESIÁTICO1Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação; 2humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria; não te perturbes no tempo da infelicidade, 3sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça. 4Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência. 5Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação. 6Põe tua confiança em Deus e ele te salvará; orienta bem o teu caminho e espera nele. Conserva o temor dele até na velhice. 7Vós, que temeis o Senhor, esperai em sua misericórdia, não vos afasteis dele, para que não caiais; 8vós, que temeis o Senhor, tende confiança nele, a fim de que não se desvaneça vossa recompensa. 9Vós, que temeis o Senhor, esperai nele; sua misericórdia vos será fonte de alegria. 10Vós, que temeis o Senhor, amai-o, e vossos corações se encherão de luz. 11Considerai, meus filhos, as gerações humanas: sabei que nenhum daqueles que confiavam no Senhor foi confundido. 12Pois quem foi abandonado após ter perseverado em seus mandamentos? Quem é aquele cuja oração foi desprezada? 13Pois Deus é cheio de bondade e de misericórdia, ele perdoa os pecados no dia da aflição. Ele é o protetor de todos os que verdadeiramente o procuram - Palavra do Senhor

SALMO RESPONSORIAL (36)

REFRÃO: ENTREGA TEU CAMINHO AO SENHOR, E O MAIS ELE FARÁ

1. Confia no Senhor e faze o bem, / e sobre a terra habitarás em segurança. / Coloca no Senhor tua alegria, / e ele dará o que pedir teu coração. -R.

2. O Senhor cuida da vida dos honestos, / e sua herança permanece eternamente. / Não serão envergonhados nos maus dias, / mas nos tempos de penúria, saciados. -R.

3. Afasta-te do mal e faze o bem,  / e terás tua morada para sempre. / Porque o Senhor Deus ama a justiça, / e jamais ele abandona os seus amigos. / Os malfeitores hão de ser exterminados, / e a descendência dos malvados destruída. -R.

4. A salvação dos piedosos vem de Deus; / ele os protege nos momentos de aflição. / O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, + / defende-os e protege-os contra os ímpios,  / e os guarda porque nele confiaram. -R.

EVANGELHO: MARCOS 9, 30-37

PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO MARCOS - Naquele tempo, 30Tendo partido dali, atravessaram a Galiléia. Não queria, porém, que ninguém o soubesse. 31E ensinava os seus discípulos: O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens, e matá-lo-ão; e ressuscitará três dias depois de sua morte. 32Mas não entendiam estas palavras; e tinham medo de lho perguntar. 33Em seguida, voltaram para Cafarnaum. Quando já estava em casa, Jesus perguntou-lhes: De que faláveis pelo caminho? 34Mas eles calaram-se, porque pelo caminho haviam discutido entre si qual deles seria o maior. 35Sentando-se, chamou os Doze e disse-lhes: Se alguém quer ser o primeiro, seja o último de todos e o servo de todos. 36E tomando um menino, colocou-o no meio deles; abraçou-o e disse-lhes: 37Todo o que recebe um destes meninos em meu nome, a mim é que recebe; e todo o que recebe a mim, não me recebe, mas aquele que me enviou - Palavra da salvação





MENSAGEM DO DIA 20 de maio - “Na terra vós estais divididos, mas sois todos meus filhos. Muçulmanos, ortodoxos, católicos, todos são iguais diante do meu Filho e de mim. Sois todos meus filhos! Isto não significa  que todas as religiões são iguais diante de Deus, mas os homens sim. Não basta, porém, pertencer à Igreja Católica para estar salvos: é necessário respeitar a vontade de Deus. Também os não católicos são criaturas feitas à imagem de Deus e destinadas alcançar um dia a salvação se vivem seguindo retamente a voz da própria consciência.  A salvação é oferecida a todos, sem exceção. Perdem-se somente aqueles que negam deliberadamente a Deus. A quem pouco foi dado, pouco lhe será pedido. A quem foi dado muito, muito lhe será pedido. Somente Deus, na sua infinita justiça, estabelece o grau de responsabilidade de cada homem e pronuncia a sentença final” – MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...