segunda-feira, 29 de abril de 2013

SOBRE A PASSIO DOMINI (IN PASSIO DOMINI NOSTRI IESU CHRISTI) - LITURGIA DIÁRIA , 29 DE ABRIL DE 2013


SOBRE A PASSIO DOMINI
IN PASSIO DOMINI NOSTRI IESU CHRISTI
 
O TEMPO ATUAL ESTÁ CHEIO DE DIFICULDADES. QUASE NUNCA A CRISE DE FÉ FOI TÃO PROFUNDA COMO HOJE. VEMOS COMO TEM AUMENTADO A FALTA DE FÉ, O ABUSO DA SEXUALIDADE, O ABORTO, O DIVÓRCIO, O DESESPERO, OS SUICÍDIOS, A SOBERBA, AS MÁS CRITICAS À IGREJA, OS SACRILÉGIOS, A INFIDELIDADE DE SACERDOTES E ALMAS CONSAGRADAS. A SITUAÇÃO DO MUNDO É DE FATOS PENOSÍSSIMA!

 

SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE (1647–1690) , ESCREVENDO A TERCEIRA GRANDE REVELAÇÃO DE JESUS , COM QUE FOI PRIVILEGIADA , DIZ O SEGUINTE  :

 

“Em seguida, Ele revelou-Me as inefáveis maravilhas do Seu puro Amor, o excesso deste Seu amor aos homens, dos quais Ele nada recebe senão ingratidão e desprezo, e disse: “Isto causa-Me uma tristeza Maior do que tudo quanto sofri na Minha Paixão. Se os homens correspondessem, por pouco que fosse ao Meu amor ,  Eu julgaria pouco tudo quanto fiz por eles, e, se fosse possível, faria ainda muito mais. Contudo, eles pagam com frieza e desprezo todo o Meu zelo em lhes fazer bem. Por isso, ao menos tu, dá-Me alegria de reparar a sua ingratidão, tanto quanto puderes!

 

Em cada noite de quinta-feira para sexta-feira quero-te fazer participar na tristeza mortal, que Eu quis suportar no Horto das Oliveiras. Sem poderes compreendê-lo, serás mergulhada numa agonia mais dolorosa que a própria morte. Para estares união comigo naquela oração humilde, que Eu, então na Minha Agonia, dirigi, ao PAI, tens de levantar-te, e, das onze à meia-noite, ficar prostrada por terra e rezar comigo, para apaziguar a ira Divina e alcançar misericórdia para os pecadores. Assim aliviarás, de certo modo, a amargura que senti ao Ver-Me abandonado pelos Apóstolos, a quem deveria censurar porque não tinham sido capazes de vigiar, nem uma hora comigo. Nesta hora farás O que Eu te ensinar”

Incompreendida por vários, Margarida teve o apoio de um sacerdote, recebeu o reconhecimento do povo que podia agora deixar o medo e mergulhar no amor de Deus. Leão XIII consagrou o mundo ao Sagrado Coração de Jesus e o Papa Pio XIII recomendou esta devoção que nos leva ao encontro do Coração Eucarístico de Jesus. Santa Margarida Maria Alacoque morreu em 1690 e foi canonizada pelo Papa Bento XV em 1920

Santa Margarida Maria de Alacoque (Verosvres, 22 de Agosto de 1647 - Paray-le-Monial, 17 de Outubro de 1690) foi uma santa católica mística e a famosa vidente do Sagrado Coração de Jesus

 

As horas da Paixão do Senhor são horas especiais, em que Jesus abre o seu coração para conceder ao mundo graças abundantes de conversão, luz e fortaleza. Nós também estamos convidados a entrar no Horto das Oliveiras, para vigiar e orar em união com o Senhor

 

ESTE CONVITE “FAZ-ME COMPANHIA NA NOITE DE QUINTA-FEIRA”, SIGNIFICA:

 

- ADORAR O SENHOR OFENDIDO

 

- TER COMPAIXÃO DO SENHOR QUE SOFRE

 

- REPARA OS NOSSOS PECADOS E OS DO MUNDO INTEIRO

 

-OFERECER PRECES PELO SANTO PADRE, PELOS BISPOS, PELOS SACERDOTES E PELO MUNDO INTEIRO

 

- HAURIR FORÇAS PARA SUPORTAR OS NOSSOS PRÓPRIOS SOFRIMENTOS

 

- ALCANÇAR GRAÇAS PARA AQUELES QUE ESTÃO LONGE DE DEUS

 

Vem para mim junto de Mim olha comigo. Olha para os Meus esforços, olha para o que tenho feito por este mundo ingrato e vê a maneira como Me corresponde!...

 

Como podeis viver tão sossegados?

 

É verdade que a Minha Misericórdia está sempre operante, buscando novos meios de lançar a semente. Mas... A quem é que a aproveita? Quem lhe corresponde e a deixa crescer, florir, frutificar? Quem corresponde a Misericórdia? A Minha Misericórdia é um manto que vos abriga e protege, mas... Quem se quer abrigar Debaixo dela?

 

Quantos a vão recusando todos os dias, dizendo sempre – que mais tarde..., que não há perigo..., pois este manto está sempre aqui, e acompanha-los-à sempre... E acabam por morrer fora dele!...

 

Dizei-Me quantos querem, verdadeiramente, Aproveitar o Meu Sacrifício de Redenção?

 

Tomemos, portanto a sério o convite do Senhor: “Vigiai e orai”, e o de Sua Mãe, que na aparição de 19.8.1917 em Fátima, disse aos pastorinhos : “Rezai, rezai muito e fazei sacrifício pelos pecadores, por que não há quem se sacrifique e peça por elas

 

Na Quinta-feira Santa, Nosso Senhor foi até o Jardim das Oliveiras para rezar, começando assim a Sua Divina Paixão. Ali Ele rezou: "Pai, se for da Vossa vontade, afastai de mim este cálice: no entanto, não se faça a minha vontade, mas a Vossa". Então um Anjo descendo do céu apareceu-Lhe para O fortalecer. Do mesmo modo como o Anjo fortaleceu e consolou Nosso Senhor, o Eterno Sumo Sacerdote, assim nos reunimos na presença de Jesus na Eucaristia para fortalecer espiritualmente e nutrir os nosso sacerdotes, através da intercessão dos santos Anjos. Jesus quis que o Seu sacerdócio permanecesse na Igreja, de uma forma visível através dos sacerdotes. Por essa razão, a atenção para o sacerdócio sacramental da Igreja é uma característica essencial da Obra dos Santos Anjos

 

O "mistério pascal" de Jesus Cristo está no centro da nossa fé cristã. A Páscoa de Jesus realizada através de seu sofrimento, morte e ressurreição também está no centro da espiritualidade da Obra dos Santos Anjos. Os membros da OA são encorajados a realizar a memória semanal da Paixão de Nosso Senhor em união com os santos Anjos. Começando cada quinta-feira à noite e prosseguindo até sexta-feira à tarde os membros são convidados a manter um certo grau de recolhimento e de reflexão sobre a Paixão do Senhor. Eles devem passar uma hora na quinta-feira à noite e outra hora na sexta-feira à tarde (de acordo com as possibilidades do próprio estado de vida) dedicando-se à oração e adoração, em união com Jesus Cristo assim como Ele passou através da agonia no Jardim das Oliveiras na Quinta-feira Santa, e morreu na cruz na Sexta-feira Santa

 

Assim como o anjo veio fortalecer a Cristo no Jardim do Getsêmani, assim também invocamos os santos Anjos para fortalecer-nos no carregar as nossas próprias cruzes. No entanto, a observância da Passio Domini é acima de tudo uma oração de intercessão para os outros. Durante o tempo que acompanhamos Cristo na sua paixão, oferecemos as gotas do Preciosíssimo Sangue de Jesus que Ele derramou por amor a nós e para a salvação do mundo. Nós oferecemos o Seu sangue, de modo especial para os sacerdotes e para os religiosos, para que eles sejam fiéis no cumprimento de suas vocações. Também intercedemos por aqueles sacerdotes que abandonaram a sua vocação para que eles possam se reconciliar com Cristo e a Sua Igreja

 

Nosso Senhor pede que vigiemos com Ele uma hora. Qualquer pessoa seguindo este apelo do Senhor e permitindo ser conduzida pelo seu santo Anjo, aprende, antes de mais, a força do silêncio; silêncio que é algo mais do que "Não falar". É o silêncio dos lábios e do coração, do amor à tranqüilidade e ao recolhimento; o silêncio que tem a reverência como o seu primeiro fruto. Ele também eleva o homem para o mundo das verdades da fé. Ele é o caminho para a purificação e integridade, uma arma contra toda a dissipação, distração e superficialidade

 

Existem três fases na vida ascética que consideramos ser a Lei dos santos Anjos: silenciar - escutar- obedecer. Estas três práticas, a seu tempo, deverão dar frutos e tornarem-se, por assim dizer, os atributos característicos de quem é guiado pelos santos Anjos

 

A manifestação externa destes atributos se concretiza nas quatro direções fundamentais da Obra: Adoração - Contemplação - Expiação – Missão , EM ESPECIAL PELOS SACERDOTES (Não penseis, meus filhos, que a unção sacerdotal os dotou de forças maiores que as vossas para resistir as tentações. Continuam a ser pessoas, fracas como todos vós, com a agravante de, pelo alto cargo que lhes confiei, se levantarem contra eles redobrada fúria, as hostes inimigas)

 

Rezai por aqueles que se transviam neste caminho em que aceitaram servir-Me, este caminho onde um dia entraram com amor e alegria, e hoje põem em dúvida perante as dificuldades que encontram

 

Pedi por aqueles sacerdotes que não rezam, não imploram graça e luz para as suas dúvidas e tentações, que não pedem perdão pelos seus pecados e que não rezam por aqueles de quem têm responsabilidade

 

Pedi pelos sacerdotes que se entregam exclusivamente às obras, que vivem no desejo do êxito, que se deixam embalar pelos louvores e descuidam da sua vida espiritual

 

Pedi pelos sacerdotes que se envaidecem do seu saber, que estudam para mostrar cada vez mais sabedoria ao mundo, mas cujo saber está eivado de doutrinas falsas, que põem em dúvida a Minha própria palavra nas Sagradas escrituras, e assim geram a descrença nos filhos que lhes confiei

 

Pedi pelos sacerdotes mundanizados, que apreciam as festas, as comodidades, os luxos que o dinheiro dá e por isso, se aproximam apenas das pessoas mais ricas e desprezam os pobres

 

Pedi pelos sacerdotes que desprezam o trabalho humilde do confessionário e o atendimento daqueles que os procuram na necessidade de um conselho, que afastam as almas aflitas com palavras de aborrecimento e pressa, que afastam as pessoas da confissão, da qual eles próprios se afastam também

 

Pedi pelos sacerdotes que se deixam dominar pelos sentidos e pelas paixões, pelos que se deixam seduzir com palavras de mel, com o Meu nome e o de Minha Mãe nos lábios, enganando incautos, tristes, desanimados e ingênuos, levando-os para o seu próprio pecado oculto

 

Pedi pelos sacerdotes que recusam a Minha Cruz e atiram com ela para os ombros dos irmãos, com manifestações de mau gênio ou de preguiça

 

Pedi pelos sacerdotes que tem cargos de chefia, de destaque, os que são dirigentes de grupos, pelos que estão no ensino e pelos que tem o encargo de responder perante os meios de comunicação, por todos os que são superiores de casas religiosas, pelos que estão ligados a grandes obrigações pastorais

 

Pedi pelos sacerdotes encarregados de pregar, para que lhes seja dada a luz e a pureza necessária aos bons frutos de sua missão

 

Pedi por aqueles sacerdotes que chegaram ao fim do dia e não tiveram uma hora para estar comigo

 

Pedi pelos sacerdotes que trabalham nos hospitais para que saibam transmitir a paz e a esperança aos doentes e preparem os que vão morrer, transmitindo-lhes o Meu Amor

 

Pedi pelos sacerdotes que são vítimas de intrigas e calúnias, pelos que são falsamente Acusados, para que recebam forças para a sua cruz

 

Pedi por aqueles sacerdotes que estão continuamente rodeados de pessoas que se convencem de que eles são santos e os rodeiam de muitos perigos, além de os fazerem perder tempo

 

Pedi pelos sacerdotes que estão tentados e em trevas, que não vêem o caminho, que não sabem mais que fazer de sua vida, para que a luz de que necessitam lhes seja dada

 

Pedi pelos sacerdotes que estão tentados e em trevas, que não vêem o caminho, que não sabem mais o que fazer de sua vida, para que a luz de que necessitam lhes seja dada

 

Pedi pelos sacerdotes que não tem já a verdadeira fé, que se deixaram dominar por idéias falsa e já não acreditem nos sacramentos, não crêem na Minha presença Eucarística, admitem as faltas de respeito e os abusos

 

Pedi pelos sacerdotes que já não obedecem ao Santo Padre e se afastaram da Minha Igreja

 

Pedi pelos sacerdotes que estão arrependidos de ter seguido o caminho do sacerdócio e pelos que estão tentados a deixá-lo

 

Pedi pelos sacerdotes que cederam à tentação e Me abandonaram e erram agora pelos caminhos do mundo. Rezai pelos que estão arrependidos do passo que deram, mas não vêem possibilidades de mudar de vida, pelas responsabilidades que assumiram, mas rezai ainda mais pelos que não se arrependeram e fazem gala de sua traição

 

Rezai pelos sacerdotes falecidos, pois também eles tem muita necessidade da vossa oração e tendes para com eles também esse dever de caridade

 

Este é o grande trabalho das vossas quintas-feiras, é a tarefa importante que vos confio

 

REZAI PELOS SACERDOTES ESTA NOITE, SIM REZAI MUITO POR ELES, E, APESAR DE PODERDES PEDIR POR OUTRAS PESSOAS, REZAI PRINCIPALMENTE POR ELES, nas diversas situações de responsabilidade e de perigo em que se encontram

 

Pedi pelos sacerdotes, aqui junto de Mim, por isso é muito importante para eles, e eu agradecer-vos-ei o que por eles vos esforçardes

 

 É nestas direções que a própria vida com o Anjo encontra a sua expressão Igreja. Os numerosos e diversos mosteiros, assim como diversas congregações religiosas o testemunham

 

Ouvimos Nosso Senhor falando aos nossos corações, e imploramos ao Pai Celestial de permitir que uma gota do Preciosíssimo Sangue de Jesus, derramado no Jardim de Getsêmani , possa cair sobre aqueles por quem oramos . No mais profundo desespero de Nosso Senhor, Ele encontrou os Apóstolos dormindo e lhes perguntou: "Então não pudestes vigiar uma hora comigo?". Queremos passar estas três horas com nosso Salvador, para que neste tempo Ele não sofra sozinho

 

 

LITURGIA DO DIA 29 DE ABRIL DE 2013

 
 
PRIMEIRA LEITURA: ATOS DOS APÓSTOLOS 14, 5-18

 

SANTA CARTARINA DE SENA . VIRGEM E DOUTORA - (BRANCO, PREF. PESCAL OU DAS VIRGENS - OFÍCIO DA MEMÓRIA) - LEITURA DOS ATOS DOS  APÓSTOLOS - Naqueles dias, 5Mas como se tivesse levantado um motim dos gentios e dos judeus, com os seus chefes, para os ultrajar e apedrejar, 6ao saberem disso, fugiram para as cidades da Licaônia, Listra e Derbe e suas circunvizinhanças. 7Ali pregaram o Evangelho. 8Em Listra vivia um homem aleijado das pernas, coxo de nascença, que nunca tinha andado. 9Sentado, ele ouvia Paulo pregar. Este, fixando nele os olhos e vendo que tinha fé para ser curado, 10disse em alta voz: Levanta-te direito sobre os teus pés! Ele deu um salto e pôs-se a andar. 11Vendo a multidão o que Paulo fizera, levantou a voz, gritando em língua licaônica: Deuses em figura de homens baixaram a nós! 12Chamavam a Barnabé Zeus e a Paulo Hermes, porque era este quem dirigia a palavra. 13Um sacerdote de Zeus Propóleos trouxe para as portas touros ornados de grinaldas, querendo, de acordo com todo o povo, sacrificar-lhos. 14Mas os apóstolos Barnabé e Paulo, ao perceberem isso, rasgaram as suas vestes e saltaram no meío da multidão: 15Homens, clamavam eles, por que fazeis isso? Também nós somos homens, da mesma condição que vós, e pregamos justamente para que vos convertais das coisas vãs ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo quanto neles há. 16Ele permitiu nos tempos passados que todas as nações seguissem os seus caminhos. 17Contudo, nunca deixou de dar testemunho de si mesmo, por seus benefícios: dando-vos do céu as chuvas e os tempos férteis, concedendo abundante alimento e enchendo os vossos corações de alegria. 18Apesar dessas palavras, não foi sem dificuldade que contiveram a multidão de sacrificar a eles - Palavra do Senhor

 

SALMO RESPONSORIAL (113B)

                                      

REFRÃO: NÃO A NÓS, Ó SENHOR, NÃO A NÓS, AO VOSSO NOME, PORÉM, SEJA A GLÓRIA

 

1. Não a nós, ó Senhor, não a nós, ao vosso nome, porém, seja a glória, porque sois todo amor e verdade! Por que hão de dizer os pagãos: “Onde está o seu Deus, onde está?” -R.

 

2. É nos céus que está o nosso Deus, ele faz tudo aquilo que quer. São os deuses pagãos ouro e prata, todos eles são obras humanas. -R.

 

3. Abençoados sejais do Senhor, do Senhor que criou céu e terra! Os céus são os céus do Senhor mas a terra ele deu para os homens. -R.

 

EVANGELHO: JOÃO 14, 21-26

 

PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO JOÃO - Naquele tempo, 21Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama. E aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e manifestar-me-ei a ele. 22Pergunta-lhe Judas, não o Iscariotes : Senhor, por que razão hás de manifestar-te a nós e não ao mundo? 23Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada. 24Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. A palavra que tendes ouvido não é minha, mas sim do Pai que me enviou. 25Disse-vos estas coisas enquanto estou convosco. 26Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito - Palavra da salvação

MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE – “Queridos filhos! Hoje os convido a renovar a oração e o jejum com mais entusiasmo ainda, até que a oração se torne alegria para vocês. Filhinhos, quem reza não tem medo do futuro e quem jejua não tem medo do mal. Repito-lhes ainda uma vez: somente com a oração e o jejum podem-se parar as guerras - as guerras de sua incredulidade e de seu medo do futuro. Estou com vocês e ensino-lhes, filhinhos: em Deus está a paz de vocês e a sua esperança. Por isso, aproximem-se de Deus e coloquem-No em primeiro lugar em suas vidas. Obrigada por terem correspondido a Meu apelo” – MENSAGEM DO DIA 25.01.2001

 
A IGREJA CELEBRA HOJE , SANTA CATARINA DE SENA - Neste dia, celebramos a vida de uma das mulheres que marcaram profundamente a história da Igreja: Santa Catarina de Sena. Reconhecida como Doutora da Igreja, era de uma enorme e pobre família de Sena, na Itália, onde nasceu em 1347 . Voltada à oração, ao silêncio e à penitência, não se consagrou em uma congregação, mas continuou, no seu cotidiano dos serviços domésticos, a servir a Cristo e Sua Igreja, já que tudo o que fazia, oferecia pela salvação das almas. Através de cartas às autoridades, embora analfabeta e de frágil constituição física, conseguia mover homens para a reconciliação e paz como um gigante . Dotada de dons místicos, recebeu espiritual e realmente as chagas do Cristo; além de manter uma profunda comunhão com Deus Pai, por meio da qual teve origem sua obra: “O Diálogo”. Comungando também com a situação dos seus, ajudou-o em muito, socorrendo o povo italiano, que sofria com uma peste mortífera e com igual amor socorreu a Igreja que, com dois Papas, sofria cisão, até que Catarina, santamente, movimentou os céus e a terra, conseguindo banir toda confusão. Morreu no ano de 1380, repetindo: "Se morrer, sabeis que morro de paixão pela Igreja"

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...