terça-feira, 26 de março de 2013

A IMATURIDADE , E A CORAGEM E O DEVER DOS CRISTÃOS‏ - LITURGIA DIÁRIA , 27 DE MARÇO DE 2013

A IMATURIDADE , E A CORAGEM E O DEVER DOS CRISTÃOS‏

“Nunca queres "esgotar a verdade". - Umas vezes, por correção . Outras - a maioria -, para não passares um mau bocado. Algumas, para evitá-lo aos outros. E, sempre, por covardia . Assim, com esse medo de aprofundar, jamais serás homem de critério . Não tenhas medo à verdade, ainda que a verdade te acarrete a morte . Não gosto de tanto eufemismo: à covardia chamais prudência. - E a vossa "prudência" é ocasião para que os inimigos de Deus, com o cérebro vazio de idéias, tomem ares de sábios e ascendam a postos a que nunca deviam ascender . Não é a doutrina de Jesus que deve-se adaptar aos tempos modernos , mas sim o tempo , é que deve se abrir á luz do salvador" – [SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ, LIVRO “CAMINHO”]

"Numa reunião de pais de família , uma pergunta é lançada à madre superiora :
"- Então a Sra. acha que não devemos obrigar os filhos a ir à missa?
"Houve um silêncio. Um suspense. E então a madre, com voz clara e resoluta, respondeu:
"- Não. A missa não deve ser imposta às crianças como um castigo, do qual não se pode escapar. A criança deve ser despertada para o significado e a beleza desse encontro semanal com o Cristo. Os pais devem dar o exemplo e mostrar à criança que ela é livre de fazer a escolha...
"E aí está. Tudo isto que pareceu muito bonito a vários pais de família É SIMPLESMENTE MONSTRUOSO
"Em primeiro lugar obrigação não é castigo. Em segundo lugar, a educação consiste essencialmente em preparo e em indicar aos educandos as suas obrigações e os seus deveres para com Deus, consigo mesmos e com o próximo. E educação católica consiste essencialmente em preparar a alma do educando para o cumprimento da vontade de Deus, expressa nos mandamentos
"Todos nós sabemos há mais de dez mil anos, para o que concerne a lei natural, e há quase dois mil anos, para a lei revelada, que essa tarefa tem de ser feita com amor, dedicação incansável, alternativas de persuasão e severidade, e, sobretudo, sabemos que o desnível da autoridade paterna se atenua com o crescimento dos filhos. Ninguém pensará em obrigar um filho de 48 anos a cumprir o preceito dominical; mas também nenhum pai cristão de bom senso deverá consentir que um filho de 7 anos não vá à missa porque não quer. Diremos até que é bom, vez por outra, algum atrito, para lembrar à criança que há uma obrigação a cumprir em relação a Deus, e que nessa matéria ela tem de obedecer como o pai e a mãe obedecem. Chamo a atenção do leitor para um aspecto muito curioso da resposta daquela madre. Na religião nova ou na nova filosofia de vida que ela prega, os pais devem... os pais devem... mas os filhos não devem nem aprendem a dever. Observem especialmente esta passagem: “Os pais devem dar o exemplo e mostrar à criança que ela é livre de fazer a escolha...”. Do lado dos pais o dever, do lado dos filhos a liberdade, a livre opção. (Devemos aqui fazer uma distinção que certamente não ocorreu à freira: livre escolha, toda alma racional possui, se se trata de liberdade interior de autodeterminação da vontade; mas livre escolha dos atos exteriores, no sentido de liberdade, de independência, ou de não-obrigação, esta só temos em termos muito relativos já que todos nossos atos são polarizados no universo moral!)
"E aí está um exemplo típico do mundo em que vivemos: um colégio católico, de longa tradição, em cinco anos se transforma num “André Maurois”. Não ensinam os deveres e não se entende bem como será que o jovem descobrirá sozinho o dia e a hora em que deixa de ser um imaturo que só age em função do agrado, para ser um responsável"

LITURGIA DO DIA 27 DE MARÇO DE 2013
PRIMEIRA LEITURA (ISAÍAS 50,4-9ª)

LEITURA DO LIVRO DO PROFETA ISAÍAS.4O Senhor Deus deu-me língua adestrada, para que eu saiba dizer palavras de conforto à pessoa abatida; ele me desperta cada manhã e me excita o ouvido, para prestar atenção como um discípulo.  5O Senhor abriu-me os ouvidos; não lhe resisti nem voltei atrás. 6Ofereci as costas para me baterem e as faces para me arrancarem a barba: não desviei o rosto de bofetões e cusparadas. 7Mas o Senhor Deus é o meu Auxiliador, por isso não me deixei abater o ânimo, conservei o rosto impassível como pedra, porque sei que não sairei humilhado. 8A meu lado está quem me justifica; alguém me fará objeções? Vejamos. Quem é meu adversário? Aproxime-se. 9aSim, o Senhor Deus é meu Auxiliador; quem é que me vai condenar? - Palavra do Senhor

SALMO RESPONSORIAL (SALMO 68)

RESPONDEI-ME PELO VOSSO IMENSO AMOR, NESTE TEMPO FAVORÁVEL, SENHOR DEUS

1-Por vossa causa é que sofri tantos insultos, e o meu rosto se cobriu de confusão; eu me tornei como um estranho a meus irmãos, como estrangeiro para os filhos de minha mãe. Pois meu zelo e meu amor por vossa casa me devoram com fogo abrasador: e os insultos de infiéis que vos ultrajam recaíram todos eles sobre mim!
2-O insulto me partiu o coração; Eu esperei que alguém, de mim tivesse pena; procurei quem me aliviasse e não achei! Deram-me fel como se fosse um alimento, em minha sede ofereceram-me vinagre!

3-Cantando eu louvarei o vosso nome e agradecido exultarei de alegria! Humildes, vede isto e alegrai-vos: o vosso coração reviverá, se procurardes o Senhor continuamente! Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres, e não despreza o clamor de seus cativos
 
EVANGELHO (MATEUS 26,14-25)

PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO + SEGUNDO MATEUS
Naquele tempo, 14um dos doze discípulos, chamado Judas Isca­riotes, foi ter com os sumos sacerdotes 15e disse: “Que me dareis se vos entregar Jesus?” Combinaram, então, trinta moedas de prata. 16E daí em diante, Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus. 17No primeiro dia da festa dos Ázimos, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?” 18Jesus respondeu: “Ide à cidade, procurai certo homem e dizei-lhe: ‘O Mestre manda dizer: o meu tempo está próximo, vou celebrar a Páscoa em tua casa, junto com meus discípulos’”. 19Os discípulos fizeram como Jesus mandou e prepararam a Páscoa. 20Ao cair da tarde, Jesus pôs-se à mesa com os doze discípulos. 21Enquanto comiam, Jesus disse: “Em verdade eu vos digo, um de vós vai me trair”. 22Eles ficaram muito tristes e, um por um, começaram a lhe perguntar: “Senhor, será que sou eu?” 23Jesus respondeu: “Quem vai me trair é aquele que comigo põe a mão no prato. 24O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele. Contudo, ai daquele que trair o Filho do Homem! Seria melhor que nunca tivesse nascido!” 25Então Judas, o traidor, perguntou: “Mestre, serei eu?” Jesus lhe respondeu: “Tu o dizes” - Palavra da Salvação

MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE - “QUERIDOS FILHOS! DESEJO AGRADECER-IHES POR TODAS AS RESPOSTAS DADAS ÀS MENSAGENS. ESPECIALMENTE, QUERIDOS FILHOS, AGRADEÇO-IHES POR TODOS OS SACRIFÍCIOS E AS ORAÇÕES QUE VOCÊS ME OFERTARAM. QUERIDOS FILHOS, DESEJO, DE AGORA EM DIANTE, DAR AS MENSAGENS NÃO MAIS, QUERIDOS FILHOS, EM TODAS AS QUINTAS-FEIRAS, MAS A CADA DIA 25 DO MÊS. CHEGOU O TEMPO NO QUAL SE CUMPRIU TUDO AQUILO QUE O MEU SENHOR DESEJOU. A PARTIR DE HOJE, DAREI MENOS MENSAGENS, MAS ESTOU COM VOCÊS; POR ISSO, QUERIDOS FILHOS, SUPLICO-LHES: ESCUTEM AS MINHAS MENSAGENS E VIVAM-NAS, A FIM DE QUE EU POSSA GUIÁ-LOS” – MENSAGEM DO DIA 08.01.87

A IGREJA CELEBRA HOJE , SÃO RUPERTO - O santo de hoje foi um grande apóstolo da Baviera, Alemanha. A pedido do rei, foi convidado a evangelizar a França, e fez este belo trabalho. Após ser eleito bispo, a corte da Baviera o chamou, convidando-o também a evangelizar aquelas terras. Juntamente com o apoio do rei pôde ter o apoio de muitos religiosos, inclusive de sua irmã, que também era consagrada. São Ruperto evangelizou a muitos, fazendo a Boa Nova chegar às altas autoridades, ao ponto do sucessor do rei já ser evangelizado. Antes de sua última Santa Missa, sua irmã ouviu sua oração de entrega: “Pai, em Tuas mãos eu entrego o meu espírito”. Em toda sua vida, e também na morte, viveu entregue a Deus. São Ruperto, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...