terça-feira, 19 de março de 2013

19 de março - Dia de São José (Vídeo: Milagre da Escada)



A devoção e culto a São José nasceram e cresceram espontaneamente no coração do povo cristão, que soube descobrir no Santo Patriarca um modelo de humildade, de trabalho e de fidelidade ao cumprimento da vocação. O patrocínio de São José estende-se de modo particular à Igreja, às famílias cristãs, aos operários e àqueles que se encontram prestes a deixar este mundo a caminho da casa do Pai.
A festa de São José fixou-se nesta data, durante o século XV, e em 1621 estendeu-se a toda Igreja universal como dia de preceito. Em 1847, o Papa Pio IX nomeou São José Patrono da Igreja universal, pois a paternidade de São José não diz respeito somente a Jesus, mas à própria Igreja, que continua na terra a missão salvadora de Cristo. Assim, o Papa João XXIII o reconheceu ao incluir o seu nome no Cânon Romano, para que todos os cristãos, no momento em que Cristo se faz presente no altar, venerem a memória daquele que gozou da presença física do Senhor.
São José foi escolhido por Deus para ser pai de Jesus aqui na terra e foi o fiel guardião da Maria: se fez virgem, por causa da Virgem e cuidou de sua esposa com delicadeza e ternura. Em Maria e José, os esposos têm o exemplo perfeito do que devem ser o amor, a delicadeza e a fidelidade. Assim também a Igreja procura em São José o mesmo apoio, fortaleza, defesa e paz que ele soube proporcionar à Sagrada Família de Nazaré.
São José, fundamento e alicerce seguro em que se apoiaram Jesus e Maria, ensina-nos a ser firmes no seguimento da nossa vocação pessoal. Ele merece todo nosso carinho e devoção, pela fidelidade, amor e prontidão em servir a Deus, Jesus e Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...