terça-feira, 6 de novembro de 2012

Terça Feira XXXI Semana do Tempo Comum

Laudes introdução ouvir: V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Hino Já vem brilhante aurora o sol anunciar. De cor reveste as coisas, faz tudo cintilar. Ó Cristo, Sol eterno, vivente para nós, saltamos de alegria, cantando para vós. Do Pai Ciência e Verbo, por quem se fez a luz, as mentes, para vós, levai, Senhor Jesus. Que nós, da luz os filhos, solícitos andemos. Do Pai eterno a graça nos atos expressemos. Profira a nossa boca palavras de verdade, trazendo à alma o gozo que vem da lealdade. A vós, ó Cristo, a glória e a vós, ó Pai, também, com vosso Santo Espírito, agora e sempre. Amém. Salmodia Ant. 1 Abençoastes, ó Senhor, a vossa terra, perdoastes o pecado ao vosso povo. Salmo 84(85) A nossa salvação está próxima No Salvador caído por terra, Deus abençoou a sua terra (Orígenes). –2 Favorecestes, ó Senhor, a vossa terra, * libertastes os cativos de Jacó. –3 Perdoastes o pecado ao vosso povo, * encobristes toda a falta cometida; –4 retirastes a ameaça que fizestes, * acalmastes o furor de vossa ira. –5 Renovai-nos, nosso Deus e Salvador, * esquecei a vossa mágoa contra nós! –6 Ficareis eternamente irritado? * Guardareis a vossa ira pelos séculos? –7 Não vireis restituir a nossa vida, * para que em vós se rejubile o vosso povo? –8 Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, * concedei-nos também vossa salvação! –9 Quero ouvir o que o Senhor irá falar: * é a paz que ele vai anunciar; – a paz para o seu povo e seus amigos, * para os que voltam ao Senhor seu coração. –10 Está perto a salvação dos que o temem, * e a glória habitará em nossa terra. –11 A verdade e o amor se encontrarão, * a justiça e a paz se abraçarão; –12 da terra brotará a fidelidade, * e a justiça olhará dos altos céus. –13 O Senhor nos dará tudo o que é bom,* e a nossa terra nos dará suas colheitas; –14 a justiça andará na sua frente * e a salvação há de seguir os passos seus. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Abençoastes, ó Senhor, a vossa terra, perdoastes o pecado ao vosso povo. Ant. 2 Durante a noite a minha alma vos deseja, e meu espírito vos busca desde a aurora. Cântico Is 26,1-4.7-9.12 Hino depois da vitória A muralha da cidade tinha doze alicerces (cf. Ap 21,14). –1 Nossa cidade invencível é Sião, * sua muralha e sua trincheira é o Salvador. –2 Abri as portas, para que entre um povo justo, * um povo reto que ficou sempre fiel. –3 Seu coração está bem firme e guarda a paz, * guarda a paz, porque em vós tem confiança. –4 Tende sempre confiança no Senhor, * pois é ele nossa eterna fortaleza! –7 O caminho do homem justo é plano e reto, * porque vós o preparais e aplainais; –8 foi trilhando este caminho de Justiça * que em vós sempre esperamos, ó Senhor! – Vossa lembrança e vosso nome, ó Senhor, * são o desejo e a saudade de noss'alma! –9 Durante a noite a minha alma vos deseja, * e meu espírito vos busca desde a aurora. – Quando os vossos julgamentos se cumprirem, * aprenderão todos os homens a justiça. –12 Ó Senhor e nosso Deus, dai-nos a paz, * pois agistes sempre em tudo o que fizemos! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Durante a noite a minha alma vos deseja, e meu espírito vos busca desde a aurora. Ant. 3 Ó Senhor, que vossa face resplandeça sobre nós! Salmo 66(67) ouvir: Todos os povos celebrem o Senhor Sabei que esta salvação de Deus já foi comunicada aos pagãos (At 28,28). –2 Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, * e sua face resplandeça sobre nós! –3 Que na terra se conheça o seu caminho * e a sua salvação por entre os povos. –4 Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, * que todas as nações vos glorifiquem! –5 Exulte de alegria a terra inteira, * pois julgais o universo com justiça; – os povos governais com retidão, * e guiais, em toda a terra, as nações. –6 Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, * que todas as nações vos glorifiquem! –7 A terra produziu sua colheita: * o Senhor e nosso Deus nos abençoa. –8 Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, * e o respeitem os confins de toda a terra! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Ó Senhor, que vossa face resplandeça sobre nós! Leitura breve 1Jo 4,14-15 Nós vimos, e damos testemunho, que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele, e ele com Deus. Responsório breve R. Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga, * Meu escudo e proteção: em vós espero! R. Ó meu Deus. V. Minha rocha, meu abrigo e Salvador. * Meu escudo. Glória ao Pai. R. Ó meu Deus. CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79 Versão em latim - clique aqui Ant. O Senhor fez surgir um poderoso Salvador, como falara pela boca de seus santos e profetas. O Messias e seu Precursor –68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * porque a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador * na casa de Davi, seu servidor, –70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam. –72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo, = a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos, –77 anunciando ao seu povo a salvação, * que está na remissão de seus pecados; –78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, * que sobre nós fará brilhar o Sol nascente, –79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas * = e na sombra da morte estão sentados e para dirigir os nossos passos, * guiando-os no caminho da paz. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. O Senhor fez surgir um poderoso Salvador, como falara pela boca de seus santos e profetas. Preces Adoremos a Jesus Cristo que, pelo seu sangue derramado, conquistou o povo da nova Aliança; e supliquemos humildemente: R. Lembrai-vos, Senhor, do vosso povo! Cristo, nosso Rei e Redentor, ouvi o louvor da vossa Igreja, no princípio deste dia, – e ensinai-a a glorificar continuamente a vossa majestade.R. Cristo, nossa esperança e nossa força, ensinai-nos a confiar em vós, – e nunca permitais que sejamos confundidos. R. Vede nossa fraqueza e socorrei-nos sem demora, – porque sem vós nada podemos fazer. R. Lembrai-vos dos pobres e abandonados, para que este novo dia não seja um peso para eles, – mas lhes traga conforto e alegria. R. (intenções livres) Pai nosso. ouvir: Oração Deus todo-poderoso, autor da bondade e beleza das criaturas, concedei que em vosso nome iniciemos, alegres, este dia e que o vivamos no amor generoso e serviçal a vós e a nossos irmãos e irmãs. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém. Hora Média introdução ouvir: V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. HINO Vós que sois o Imutável, Deus fiel, Senhor da História, nasce e more a luz do dia, revelando a vossa glória. Seja a tarde luminosa numa vida permanente. E da santa morte o prêmio nos dê glória eternamente. Escutai-nos, ó Pai Santo, pelo Cristo, nosso irmão, que convosco e o Espírito vive em plena comunhão. Salmodia Ant. 1 A plenitude da lei é o amor. Salmo 118(119),97-104 XIII (Mem) Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei Este é o mandamento que dele recebemos: aquele que ama a Deus, ame também o seu irmão! (1Jo 4,21). –97 Quanto eu amo, ó Senhor, a vossa lei! * Permaneço o dia inteiro a meditá-la. –98 Vossa lei me faz mais sábio que os rivais, * porque ela me acompanha eternamente. –99 Fiquei mais sábio do que todos os meus mestres, * porque medito sem cessar vossa Aliança. –100 Sou mais prudente que os próprios anciãos, * porque cumpro, ó Senhor, vossos preceitos. –101 De todo mau caminho afasto os passos, * para que eu siga fielmente as vossas ordens. –102 De vossos julgamentos não me afasto, * porque vós mesmo me ensinastes vossas leis. –103 Como é doce ao paladar vossa palavra, * muito mais doce do que o mel na minha boca! –104 De vossa lei eu recebi inteligência, * por isso odeio os caminhos da mentira. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. A plenitude da lei é o amor. Ant. 2 Recordai-vos deste povo que outrora adquiristes! Salmo 73(74) Lamentação sobre o templo devastado Não tenhais medo dos que matam o corpo (Mt 10,28). I –1 Ó Senhor, por que razão nos rejeitastes para sempre * e vos irais contra as ovelhas do rebanho que guiais? =2 Recordai-vos deste povo que outrora adquiristes, † desta tribo que remistes para ser a vossa herança, * e do monte de Sião que escolhestes por morada! –3 Dirigi-vos até lá para ver quanta ruína: * no santuário o inimigo destruiu todas as coisas; –4 e, rugindo como feras, no local das grandes festas, * lá puseram suas bandeiras vossos ímpios inimigos. –5 Pareciam lenhadores derrubando uma floresta, * 6 ao quebrarem suas portas com martelos e com malhos. –7 Ó Senhor, puseram fogo mesmo em vosso santuário! * Rebaixaram, profanaram o lugar onde habitais! –8 Entre si eles diziam: 'Destruamos de uma vez!' * E os templos desta terra incendiaram totalmente. –9 Já não vemos mais prodígios, já não temos mais profetas,* ninguém sabe, entre nós, até quando isto será! –10 Até quando, Senhor Deus, vai blasfemar o inimigo? * Porventura ultrajará eternamente o vosso nome? –11 Por que motivo retirais a vossa mão que nos ajuda? * Por que retendes escondido vosso braço poderoso? –12 No entanto, fostes vós o nosso Rei desde o princípio, * e só vós realizais a salvação por toda a terra. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Recordai-vos deste povo que outrora adquiristes! Ant. 3 Levantai-vos, Senhor Deus, e defendei a vossa causa! II –13 Com vossa força poderosa dividistes vastos mares * e quebrastes as cabeças dos dragões nos oceanos. –14 Fostes vós que ao Leviatã esmagastes as cabeças* e o jogastes como pasto para os monstros do oceano. –15 Vós fizestes irromper fontes de águas e torrentes * e fizestes que secassem grandes rios caudalosos. –16 Só a vós pertence o dia, só a vós pertence a noite; * vós criastes sol e lua, e os fixastes lá nos céus. –17 Vós marcastes para a terra o lugar de seus limites, * vós formastes o verão, vós criastes o inverno. –18 Recordai-vos, ó Senhor, das blasfêmias do inimigo * e de um povo insensato que mal diz o vosso nome! –19 Não entregueis ao gavião a vossa ave indefesa, * não esqueçais até o fim a humilhação dos vossos pobres! –20 Recordai vossa Aliança! A medida transbordou, * porque nos antros desta terra só existe violência! –21Que não se escondam envergonhados o humilde e o pequeno, * mas glorifiquem vosso nome o infeliz e o indigente! –22 Levantai-vos, Senhor Deus, e defendei a vossa causa! * Recordai-vos do insensato que blasfema o dia todo! –23 Escutai o vozerio dos que gritam contra vós, * e o clamor sempre crescente dos rebeldes contra vós! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Levantai-vos, Senhor Deus, e defendei a vossa causa! Leitura breve Pr 22,22-23 Não faças violência ao fraco, por ser fraco, nem oprimas o pobre no tribunal, porque o Senhor julgará a causa deles e tirará a vida aos que os oprimiam. V. O Senhor libertará o indigente. R. E a vida dos humildes salvará. Oração Senhor Deus, que enviastes vosso anjo para mostrar ao centurião Cornélio o caminho da vida, concedei-nos trabalhar com alegria para a salvação da humanidade, a fim de que, unidos todos na vossa Igreja, possamos chegar até vós. Por Cristo, nosso Senhor. Conclusão da Hora V. Bendigamos ao Senhor. R. Graças a Deus. COMPLETAS TERÇA-FEIRA V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Depois, recomenda-se o exame de consciência (...) Hino Ó Cristo, dia e esplendor, na treva o oculto aclarais. Sois luz de luz, nós o cremos, luz aos fiéis anunciais. Guardai-nos, Deus, nesta noite, velai do céu nosso sono; em vós na paz descansemos em um tranqüilo abandono. Se os olhos pesam de sono, vele, fiel, nossa mente. A vossa destra proteja quem vos amou fielmente. Defensor nosso, atendei-nos freai os planos malvados. No bem guiai vossos servos, com vosso sangue comprados. Ó Cristo, Rei piedoso, a vós e ao Pai toda a glória, com o Espírito Santo, eterna honra e vitória. Salmodia Ant. Não escondais vossa face de mim, porque em vós coloquei a esperança! Salmo 142(143),1-11 Prece na aflição Ninguém é justificado por observar a Lei de Moisés, mas por crer em Jesus Cristo (Gl 2,16). –1 Ó Senhor, escutai minha prece, * ó meu Deus, atendei minha súplica! – Respondei-me, ó vós, Deus fiel, * escutai-me por vossa justiça! – =2 Não chameis vosso servo a juízo, † pois diante da vossa presença * não é justo nenhum dos viventes. –3 O inimigo persegue a minha alma, * ele esmaga no chão minha vida – e me faz habitante das trevas, * como aqueles que há muito morreram. –4 Já em mim o alento se extingue, * o coração se comprime em meu peito! =5 Eu me lembro dos dias de outrora † e repasso as vossas ações, * recordando os vossos prodígios. =6 Para vós minhas mãos eu estendo; † minha alma tem sede de vós, * como a terra sedenta e sem água. –7 Escutai-me depressa, Senhor, * o espírito em mim desfalece! = Não escondais vossa face de mim! † Se o fizerdes, já posso contar-me * entre aqueles que descem à cova! –8 Fazei-me cedo sentir vosso amor, * porque em vós coloquei a esperança! – Indicai-me o caminho a seguir, * pois a vós eu elevo a minha alma! –9 Libertai-me dos meus inimigos, * porque sois meu refúgio, Senhor! –10 Vossa vontade ensinai-me a cumprir, * porque sois o meu Deus e Senhor! – Vosso Espírito bom me dirija * e me guie por terra bem plana! –11 Por vosso nome e por vosso amor * conservai, renovai minha vida! – Pela vossa justiça e clemência, * arrancai a minha alma da angústia! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Não escondais vossa face de mim, porque em vós coloquei a esperança! Leitura breve 1Pd 5,8-9a Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. Resisti-lhe, firmes na fé. Responsório breve R. Senhor, em vossas mãos * Eu entrego o meu espírito. R. Senhor. V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo. * Eu entrego. Glória ao Pai. R.Senhor. Cântico evangélico, ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Cântico de Simeão Lc 2,29-32 Cristo, luz das nações e glória de seu povo –29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, * conforme prometestes, ó Senhor. –30 Pois meus olhos viram vossa salvação * 31 que preparastes ante a face das nações: –32 uma Luz que brilhará para os gentios * e para a glória de Israel, o vosso povo. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Oração Iluminai, Senhor, esta noite e fazei-nos dormir tranqüilamente, para que em vosso nome nos levantemos alegres ao clarear do novo dia. Por Cristo, nosso Senhor. Amém. O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranqüila e, no fim da vida, uma morte santa. R. Amém. Antífona final de Nossa Senhora À vossa proteção recorremos, santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...