quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Quinta Feira XXXI Semana do Tempo Comum

Laudes introdução ouvir: V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Hino Já surge a luz dourada, a treva dissipando, que as almas do abismo aos poucos vai levando. Dissipa-se a cegueira que a todos envolvia; alegres caminhemos na luz de um novo dia. Que a luz nos traga paz, pureza ao coração: longe a palavra falsa, o pensamento vão. Decorra calmo o dia: a mão, a língua, o olhar. Não deixe nosso corpo na culpa se manchar. Do alto, nossos atos Deus vê, constantemente; solícito nos segue da aurora ao sol poente. A glória seja ao Pai, ao Filho seu também; ao Espírito igualmente, agora e sempre. Amém. Salmodia Ant. 1 Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor. Salmo 86(87) Jerusalém: mãe de todos os povos A Jerusalém celeste é livre, e é a nossa mãe (Gl 4,26). –1 O Senhor ama a cidade * que fundou no Monte santo; –2 ama as portas de Sião * mais que as casas de Jacó. –3 Dizem coisas gloriosas * da Cidade do Senhor: –4 'Lembro o Egito e Babilônia * entre os meus veneradores. = Na Filistéia ou em Tiro † ou no país da Etiópia, * este ou aquele ali nasceu'. =5 De Sião, porém, se diz: † 'Nasceu nela todo homem; * Deus é sua segurança'. =6 Deus anota no seu livro, † onde inscreve os povos todos: * 'Foi ali que estes nasceram'. –7 E por isso todos juntos * a cantar se alegrarão; – e, dançando, exclamarão: * 'Estão em ti as nossas fontes!' – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor. Ant. 2 O Senhor, o nosso Deus, vem com poder, e o preço da vitória vem com ele. Cântico Is 40,10-17 O Bom Pastor é o Deus Altíssimo e Sapientíssimo Eis que venho em breve, para retribuir a cada um segundo as suas obras (Ap 22,12). –10 Olhai e vede: o nosso Deus vem com poder, * dominará todas as coisas com seu braço. – Eis que o preço da vitória vem com ele, * e o precedem os troféus que conquistou. (R. Bendito seja Aquele que há de vir!) –11 Como o pastor, ele apascenta o seu rebanho.* Ele toma os cordeirinhos em seus braços, – leva ao colo as ovelhas que amamentam, * e reúne as dispersas com sua mão. (R.) –12 Quem, no côncavo da mão, mediu o mar? * Quem mediu o firmamento com seu palmo? = Quem mediu com o alqueire o pó da terra? † Quem pesou, pondo ao gancho, as montanhas, * e as colinas, colocando-as na balança? (R.) –13 Quem instruíra o espírito do Senhor? * Que conselheiro o teria orientado? –14 Com quem aprendeu ele a bem julgar, * e os caminhos da justiça a discernir? – Quem as veredas da prudência lhe ensinou * ou os caminhos da ciência lhe mostrou? (R.) –15 Eis as nações: qual gota d'água na vasilha, * um grão de areia na balança diante dele; – e as ilhas pesam menos do que o pó * perante ele, o Senhor onipotente. (R.) –16 Não bastaria toda a lenha que há no Líbano * para queimar seus animais em holocausto. –17 As nações todas são um nada diante dele, * a seus olhos elas são quais se não fossem. (R.) – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. O Senhor, o nosso Deus, vem com poder, e o preço da vitória vem com ele. Ant. 3 Aclamai o Senhor nosso Deus, e adorai-o com todo o respeito! Salmo 98(99) ouvir: Santo é o Senhor nosso Deus Vós, Senhor, que estais acima dos Querubins, quando vos fizestes semelhante a nós, restaurastes o mundo decaído (Sto. Atanásio). =1 Deus é Rei: diante dele estremeçam os povos! † Ele reina entre os anjos: que a terra se abale! * 2 Porque grande é o Senhor em Sião! = Muito acima de todos os povos se eleva; † 3 glorifiquem seu nome terrível e grande, * porque ele é santo e é forte! =4 Deus é Rei poderoso. Ele ama o que é justo † e garante o direito, a justiça e a ordem; * tudo isso ele exerce em Jacó. =5 Exaltai o Senhor nosso Deus, † e prostrai-vos perante seus pés, * pois é santo o Senhor nosso Deus! =6 Eis Moisés e Aarão entre os seus sacerdotes. † E também Samuel invocava seu nome, * e ele mesmo, o Senhor, os ouvia. =7 Da coluna de nuvem falava com eles. † E guardavam a lei e os preceitos divinos, * que o Senhor nosso Deus tinha dado. =8 Respondíeis a eles, Senhor nosso Deus, † porque éreis um Deus paciente com eles, * mas sabíeis punir seu pecado. =9 Exaltai o Senhor nosso Deus, † e prostrai-vos perante seu monte, * pois é santo o Senhor nosso Deus! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Aclamai o Senhor nosso Deus, e adorai-o com todo o respeito! Leitura breve 1Pd 4,10-11 Como bons administradores da multiforme graça de Deus, cada um coloque à disposição dos outros o dom que recebeu. Se alguém tem o dom de falar, proceda como com palavras de Deus. Se alguém tem o dom do serviço, exerça-o como capacidade proporcionada por Deus, a fim de que, em todas as coisas, Deus seja glorificado, em virtude de Jesus Cristo. Responsório breve R. Clamo de todo o coração: * Atendei-me, ó Senhor! R. Clamo. V. Quero cumprir vossa vontade. * Atendei-me. Glória ao Pai. R. Clamo de todo. CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79 Versão em latim - clique aqui Ant. Sirvamos ao Senhor na justiça e santidade, e de nossos inimigos haverá de nos salvar. O Messias e seu Precursor –68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * porque a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador * na casa de Davi, seu servidor, –70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam. –72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo, = a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos, –77 anunciando ao seu povo a salvação, * que está na remissão de seus pecados; –78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, * que sobre nós fará brilhar o Sol nascente, –79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas * = e na sombra da morte estão sentados e para dirigir os nossos passos, * guiando-os no caminho da paz. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Sirvamos ao Senhor na justiça e santidade, e de nossos inimigos haverá de nos salvar. Preces Demos graças a Deus Pai, que no seu amor conduz e alimenta o seu povo; e digamos com alegria: R. Glória a vós, Senhor, para sempre! Pai clementíssimo, nós vos louvamos por vosso amor para conosco, – porque nos criastes de modo admirável, e de modo ainda mais admirável nos renovastes. R. No começo deste dia, infundi em nossos corações o desejo de vos servir, – para que sempre vos glorifiquemos em todos os nossos pensamentos e ações. R. Purificai os nossos corações de todo mau desejo, – e fazei que estejamos sempre atentos à vossa vontade. R. Dai-nos um coração aberto às dificuldades de nossos irmãos e irmãs, – para que jamais lhes falte o nosso amor fraterno.R. (intenções livres) Pai nosso. ouvir: Oração Deus eterno e todo-poderoso, sobre os povos que vivem na sombra da morte fazei brilhar o Sol da justiça, que nos visitou nascendo das alturas, Jesus Cristo nosso Senhor. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém. Hora Média introdução ouvir: V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. HINO Vós que sois o Imutável, Deus fiel, Senhor da História, nasce e more a luz do dia, revelando a vossa glória. Seja a tarde luminosa numa vida permanente. E da santa morte o prêmio nos dê glória eternamente. Escutai-nos, ó Pai Santo, pelo Cristo, nosso irmão, que convosco e o Espírito vive em plena comunhão. Salmodia Ant. 1 Sustentai-me e viverei como dissestes, ó Senhor! Salmo 118(119),113-120 XV (Samech) Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei Felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática (Lc 11,28). –113 Eu detesto os corações que são fingidos, * mas muito amo, ó Senhor, a vossa lei! –114 Vós sois meu protetor e meu escudo, * vossa palavra é para mim a esperança. –115 Longe de mim, homens perversos! Afastai-vos, * quero guardar os mandamentos do meu Deus! –116 Sustentai-me e viverei, como dissestes; * não podeis decepcionar minha esperança! –117 Amparai-me, sustentai-me e serei salvo, * e sempre exultarei em vossa lei! –118 Desprezais os que abandonam vossas ordens, * pois seus planos são engano e ilusão! –119 Rejeitais os pecadores como lixo, * por isso eu amo ainda mais vossa aliança! –120 Perante vós sinto tremer a minha carne, * porque temo vosso justo julgamento! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Sustentai-me e viverei como dissestes, ó Senhor! Ant. 2 Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador, por vosso nome, perdoai nossos pecados! Salmo 78(79),1-5.8-11.13 Lamentação sobre Jerusalém Se tu também conhecesses. o que te pode trazer a paz (Lc 19,42). =1 Invadiram vossa herança os infiéis, † profanaram, ó Senhor, o vosso templo, * Jerusalém foi reduzida a ruínas! –2 Lançaram aos abutres como pasto * os cadáveres dos vossos servidores; – e às feras da floresta entregaram * os corpos dos fiéis, vossos eleitos. =3 Derramaram o seu sangue como água † em torno das muralhas de Sião, * e não houve quem lhes desse sepultura! =4 Nós nos tornamos o opróbrio dos vizinhos, † um objeto de desprezo e zombaria * para os povos e àqueles que nos cercam. =5 Mas até quando, ó Senhor, veremos isto? † Conservareis eternamente a vossa ira? * Como fogo arderá a vossa cólera? =8 Não lembreis as nossas culpas do passado, † mas venha logo sobre nós vossa bondade, * pois estamos humilhados em extremo. =9 Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador! † Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! * Por vosso nome, perdoai nossos pecados! – –10 Por que há de se dizer entre os pagãos: * 'Onde se encontra o seu Deus? Onde ele está?' = Diante deles possam ver os nossos olhos † a vingança que tirais por vossos servos, * a vingança pelo sangue derramado. =11 Até vós chegue o gemido dos cativos: † libertai com vosso braço poderoso * os que foram condenados a morrer! =13 Quanto a nós, vosso rebanho e vosso povo, † celebraremos vosso nome para sempre, * de geração em geração vos louvaremos. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador, por vosso nome, perdoai nossos pecados! Ant. 3 Voltai-vos para nós, Deus do universo, olhai dos altos céus e observai, visitai a vossa vinha e protegei-a! Salmo 79(80) ouvir: Visitai, Senhor, a vossa vinha Vem, Senhor Jesus! (Ap 22,20). –2 Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. * Vós, que a José apascentais qual um rebanho! = Vós, que sobre os querubins vos assentais, † aparecei cheio de glória e esplendor * 3 ante Efraim e Benjamim e Manassés! – Despertai vosso poder, ó nosso Deus, * e vinde logo nos trazer a salvação! =4 Convertei-nos, ó Senhor Deus do universo, † e sobre nós iluminai a vossa face! * Se voltardes para nós, seremos salvos! –5 Até quando, ó Senhor, vos irritais, * apesar da oração do vosso povo? –6 Vós nos destes a comer o pão das lágrimas, * e a beber destes um pranto copioso. –7 Para os vizinhos somos causa de contenda, * de zombaria para os nossos inimigos. =8 Convertei-nos, ó Senhor Deus do universo, † e sobre nós iluminai a vossa face! * Se voltardes para nós, seremos salvos! –9 Arrancastes do Egito esta videira, * e expulsastes as nações para plantá-la; –10 diante dela preparastes o terreno, * lançou raízes e encheu a terra inteira. –11 Os montes recobriu com sua sombra, * e os cedros do Senhor com os seus ramos; –12 até o mar se estenderam seus sarmentos, * até o rio os seus rebentos se espalharam. –13 Por que razão vós destruístes sua cerca, * para que todos os passantes a vindimem, –14 o javali da mata virgem a devaste, * e os animais do descampado nela pastem? =15 Voltai-vos para nós, Deus do universo! † Olhai dos altos céus e observai. * Visitai a vossa vinha e protegei-a! –16 Foi a vossa mão direita que a plantou; * protegei-a, e ao rebento que firmastes! –17 E aqueles que a cortaram e a queimaram, * vão perecer ante o furor de vossa face. –18 Pousai a mão por sobre o vosso Protegido, * o filho do homem que escolhestes para vós! –19 E nunca mais vos deixaremos,Senhor Deus! * Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome! – =20 Convertei-nos, ó Senhor Deus do universo, † e sobre nós iluminai a vossa face! * Se voltardes para nós, seremos salvos! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Voltai-vos para nós, Deus do universo, olhai dos altos céus e observai, visitai a vossa vinha e protegei-a! Leitura breve Est 10,3f Meu povo é Israel. Eles invocaram a Deus e foram salvos. Sim, o Senhor salvou o seu povo, o Senhor nos arrebatou de todos estes males, Deus realizou sinais e prodígios como jamais houve entre as nações. V. Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes, R. E vos tornastes para mim o Salvador. Oração Senhor nosso Deus, atendei a nossa oração, dando-nos a graça de imitar o exemplo da paixão do vosso Filho e levar serenamente nossa cruz de cada dia. Por Cristo, nosso Senhor. Conclusão da Hora V. Bendigamos ao Senhor. R. Graças a Deus. COMPLETAS QUINTA-FEIRA introdução ouvir: V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Depois, recomenda-se o exame de consciência (...) Hino Ó Cristo, dia e esplendor, na treva o oculto aclarais. Sois luz de luz, nós o cremos, luz aos fiéis anunciais. Guardai-nos, Deus, nesta noite, velai do céu nosso sono; em vós na paz descansemos em um tranqüilo abandono. Se os olhos pesam de sono, vele, fiel, nossa mente. A vossa destra proteja quem vos amou fielmente. Defensor nosso, atendei-nos freai os planos malvados. No bem guiai vossos servos, com vosso sangue comprados. Ó Cristo, Rei piedoso, a vós e ao Pai toda a glória, com o Espírito Santo, eterna honra e vitória. Salmodia Ant. Meu corpo no repouso está tranqüilo. Salmo 15(16) O Senhor é minha herança Deus ressuscitou a Jesus, libertando-o das angústias da morte (At 2,24). =1 Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! † 2 Digo ao Senhor: 'Somente vós sois meu Senhor: * nenhum bem eu posso achar fora de vós!' –3 Deus me inspirou uma admirável afeição* pelos santos que habitam sua terra. –4 Multiplicam, no entanto, suas dores * os que corem para os deuses estrangeiros; – seus sacrifícios sanguinários não partilho, * nem seus nomes passarão pelos meus lábios. –5 Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, * meu destino está seguro em vossas mãos! –6 Foi demarcada para mim a melhor terra, * e eu exulto de alegria em minha herança! –7 Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, * e até de noite me adverte o coração. –8 Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, * pois se o tenho a meu lado não vacilo. =9 Eis por que meu coração está em festa, † minha alma rejubila de alegria, * e até meu corpo no repouso está tranqüilo; –10 pois não haveis de me deixar entregue à morte, * nem vosso amigo conhecer a corrupção. =11 Vós me ensinais vosso caminho para a vida; † junto a vós, felicidade sem limites, * delícia eterna e alegria ao vosso lado! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Meu corpo no repouso está tranqüilo. Leitura breve 1Ts 5,23 Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente, e que tudo aquilo que sois – espírito, alma, corpo – seja conservado sem mancha alguma para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo! Responsório breve R. Senhor, em vossas mãos * Eu entrego o meu espírito. R. Senhor. V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo. * Eu entrego. Glória ao Pai. R.Senhor. Cântico evangélico, ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Cântico de Simeão Lc 2,29-32 Cristo, luz das nações e glória de seu povo –29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, * conforme prometestes, ó Senhor. –30 Pois meus olhos viram vossa salvação * 31 que preparastes ante a face das nações: –32 uma Luz que brilhará para os gentios * e para a glória de Israel, o vosso povo. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Oração Senhor nosso Deus, após as fadigas de hoje, restaurai nossas energias por um sono tranqüilo, a fim de que, por vós renovados, nos dediquemos de corpo e alma ao vosso serviço. Por Cristo, nosso Senhor. O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranqüila e, no fim da vida, uma morte santa. R. Amém. Antífona final de Nossa Senhora Ave, Rainha do céu; ave, dos anjos Senhora; ave, raiz, ave, porta; da luz do mundo és aurora. Exulta, ó Virgem tão bela, as outras seguem-te após; nós te saudamos: adeus! E pede a Cristo por nós! Virgem Mãe, ó Maria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...