terça-feira, 6 de novembro de 2012

“QUERIDOS FILHOS! HOJE VOS CONVIDO A SE PREPARAREM PARA A VINDA DE JESUS!”

“QUERIDOS FILHOS! HOJE VOS CONVIDO A SE PREPARAREM PARA A VINDA DE JESUS!” 

Nós já sabemos que Nossa Senhora com as Suas mensagens, segue o ano Litúrgico. Também nesta mensagem, convida-nos a uma preparação para a vinda de Jesus, nos pede para nos preparamos para o Seu nascimento, o Seu Natal.

“Purifiquem os vossos corações para que fiquem prontos para receberem Jesus no Natal. Não deixem que as coisas materiais predominem sobre o Natal de Jesus!. Filhinhos queridos, nasce Jesus: recebam-No com o coração alegre!” ( 16/12/1984) 

Vemos claramente que Nossa Senhora nos convida a pensarmos na preparação interior, na preparação do coração. A preparação exterior provavelmente será visível em tantos lugares, em tantas lojas, com tudo que nos faz recordar que o Natal se aproxima. É bom prepara-nos assim, porque, quando esperamos uma pessoa querida, preparamos de modo especial as nossas casas, os nossos jardins, escrevemos, “bem-vindos”, levamos flores, etc...

É importante, mas mais importante é preparamos o coração. O coração de Maria estava preparado; de fato o Anjo Gabriel Lhe disse: “Tu és cheia de graça!”. Do momento de Sua concepção até o ultimo momento de Sua vida sobre a terra, o coração de Maria estava preparado para Jesus. Quando Ela disse:”Seja feita a Vossa vontade”. Jesus podia se tornar um homem no Seu seio, encarnar-Se. Assim, Nossa Senhora deseja que também nós preparemos o nosso coração para recebermos Jesus, que Jesus possa habitar em nosso coração.

Depois Nossa Senhora nos pede uma coisa concreta. A primeira coisa é a Confissão. Confissão para nós é o Sacramento da Reconciliação: procurar um Sacerdote, dizer-lhe os pecados, reconhece-los e arrepender-se deles. para nós é muito importante reconhecermos os nossos pecados, aquilo que fizemos de negativo com palavras ou comportamentos. Mas um sinal do crescimento interior é quando começamos a enxergar as coisas boas que não fizemos: as omissões. Uma palavra feia que dissemos a alguem, a confessaremos pedindo o perdão; mas não podemos esquecer também que uma palavra boa que não dissemos, pode ofender tanto quanto a palavra feia que dissemos.; ou um bom conselho que não demos a alguém, pode causar tanto dano quanto o mau conselho que demos.

Devemos agora rezar e fazermos uma boa Confissão, reconhecendo os pecados e nos arrependendo deles, mas também devemos ver todas as omissões que fizemos e estamos fazendo. Vos convido também a rezarem pelos Sacerdotes, os nossos Confessores, a fim de que sejam mãos de misericórdia, as mãos prolongadas do Senhor: a Confissão não é somente o perdão dos pecados, a reconciliação, mas também a cura interior.

Depois de uma Confissão feita assim como Nossa Senhora deseja, ela nos convida a decidirmos pela santidade. Também no convite à santidade, encontramos primeiramente o convite á cura, ao perdão e depois o crescimento nas virtudes. Quem cresce no amor a Deus, aos outros, e também a si mesmo, na paz, na alegria e na fidelidade, pode dizer que cresce também na santidade. Nossa Senhora nos diz que seja a conversão, seja a decisão pela santidade, deve-se começar hoje e não amanhã; porque todos somnos um pouco tentados à preguiça espiritual e a deixarmos para amanhã, mas isto não está certo: “Hoje”. Este “Hoje” , nos recorda também o hoje da eternidade e na eternidade existe somente um hoje! Também na espiritualidade de Nossa Senhora este “hoje” é importante. O passado precisamos dá-lo à misericórdia do Senhor, o amanhã precisamos dar à providencia do Senhor; mas hoje precisamos fazer tudo que pudermos fazer, porque o bem que não fizemos hoje não poderemos fazer amanhã.Aqui é preciso estar novamente consciente para não adiarmos e protelarmos. Aqui acontece uma grande decisão para todos  nós: rezarmos para podermos responder hoje!. Rezarmos por todos aqueles que ainda não se decidiram, que esperam, que adiam; por aquelas pessoas que nos seus hábitos de pecados, ficaram presas, feriram a liberdade ou a vontade.

 Nossa Senhora nos convida então ao caminho da salvação, porque deseja mostrar-nos o caminho em direção ao céu, ao paraíso. Jesus vem: é Ele a salvação, Ele oferece a salvação ao mundo. E naturalmente Maria, da qual é nascido Jesus, não deseja outra coisa que nos mostrar e nos aproximar de Jesus. Se nós permitirmos a Ela de nos aproximarmos de Jesus, significa que escolhemos o caminho da salvação, o caminho para o paraíso.

Maria nos convida a sermos “Seus”. Como Mãe, deseja que fiquemos perto Dela e não somente próximos, , mas deseja que nos tornemos propriamente “Seus”, e com Ela possamos decidir-nos pela santidade. Talvez nós, assim como somos, pecadores, fracos, tenhamos também medo de falar em santidade ou a decidirmos a nos tornarmos santos, mas com Ela podemos dizer tudo que é possível.

No final da mensagem nos convida a aceitarmos a oração com seriedade. Havendo Ela falado tantíssimas vezes sobre a oração nas mensagens, devemos compreender logo que sem na oração não pode acontecer propriamente nada. Por isto o tríplice convite: “Rezem, rezem,rezem!” 

O tempo de Natal é sempre para nós cristãos, um convite especial à oração, à preparação à vinda de Jesus; e muitos que deixaram a Missa, a Confissão, a Oração, nestes dias terão mais forças para se decidirem e começarem a rezar. Vamos ver agora a oração de um nível pessoal, ao nível da família, nos grupos de oração e também nas paróquias: que nestas semanas que antecedem o Natal, toda a Igreja se torne uma Igreja que reza!

 Oração: Senhor, Pai Onipotente, com Maria desejamos agradecer-Te pela vinda de Teu Filho Jesus e com Ela Vos pedimos: dá-nos a graça de preparamos os nossos corações, as nossas famílias e toda a Igreja para a vinda do teu Filho como preparaste o coração de Maria. Dá-nos a graça de uma boa Confissão: que na Confissão possamos nos reconciliar Contigo, com nós mesmos e com os outros; que na Confissão possamos também encontrar a cura. Te pedimos por todos os Sacerdotes para que sejam bons instrumentos em Tuas mãos. Dá-nos a graça e o desejo de nos tornarmos santos. Liberta-nos de tudo que nos tenta a deixar a conversão para amanhã. Dá-nos a graça de aceitarmos o caminho da salvação e empreendermos o caminho para o céu. Deus vos abençoe: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amem!”

 Padre Slavko Barbaric

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...