quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Por que será que existem segredos em Medjugorje?




    
Queridos irmãos, queridas irmãs, a paz! Por que será que existem segredos nas aparições de Nossa Senhora, em Medjugorje? Padre Slavko, que, por vários anos, foi o diretor espiritual dos videntes, nos responde:

Falei com teólogos e com muitos especialistas em aparições, mas pessoalmente não encontrei nenhuma explicação teológica sobre a razão de existirem segredos. Certa vez, alguém disse que talvez Nossa Senhora queira dizer-nos que não sabemos tudo, que devemos ser humildes.

Muitas vezes me perguntei a mim mesmo: De que me serve saber que Nossa Senhora disse alguma coisa aos videntes em Medjugorje que eu não conheço? Para mim e para nós, a coisa mais importante é saber aquilo que já sei de tudo aquilo que Ela disse! Para mim, a coisa mais importante é que Nossa Senhora disse: “Deus conosco! Rezem, convertam-se, Deus lhes dará a paz”!

Só Deus sabe como será o fim do mundo e nós, homens, não devemos preocupar-nos ou criar problemas para nós. Há pessoas que, mal ouvem falar de aparições, pensam logo em catástrofes. Mas isso seria o mesmo que dizer que Maria é alguém que só anuncia catástrofes! Esta é uma interpretação equivocada, uma compreensão errada. A mãe Maria vem aos Seus filhos quando sabe que isso é necessário para eles.

Pedagogia materna

Através dos segredos, percebi que em muitos surge uma certa curiosidade, que os ajuda a acolher o caminho de Maria, e então acabam esquecendo dos segredos. A estrada a seguir é a única coisa importante. Qualquer mãe poderia, por exemplo, dizer ao seu filho: se você se comportar bem durante a semana, terá uma surpresa no domingo.

          Toda criança é curiosa e gostaria de saber logo qual a surpresa da mamãe. Mas a mãe quer, antes de mais nada, que o filho seja bom e obediente e, por isso, lhe dá um certo intervalo de tempo, após o qual o recompensará. Se o filho não se comportar, então não haverá nenhuma surpresa e o menino talvez diga que a mãe mentiu. Mas a mãe só queria indicar um caminho e quem espera apenas pela surpresa, mas não aceita o caminho, não poderá jamais entender que era tudo verdade.

       Em relação aos segredos que Nossa Senhora confiou aos videntes de Medjugorje, pode acontecer que estes não conheçam cem por cento do seu conteúdo. Na Bíblia, o profeta Ezequiel fala de um grande banquete que Deus prepara para todo o povo de Sião: todos virão e poderão comer sem pagar. Se alguém tivesse tido a oportunidade de perguntar ao profeta Ezequiel se se tratava daquele Sião que conheceram, certamente ele teria dito que sim. Mas Sião é ainda hoje um deserto. A profecia estava correta, mas sabemos que ali não existe nenhum banquete, e que Jesus no Tabernáculo é este novo Sião. A Eucaristia em todo o mundo é o Sião aonde os homens vêm para participar do banquete que Deus preparou para todos nós.

        Em relação aos segredos, é sem dúvida melhor não querer adivinhar alguma coisa, porque ninguém consegue nada. É preferível rezar um rosário a mais do que falar dos segredos. Todos os dias existem catástrofes, inundações, terremotos, guerras, mas, na medida em que não estou pessoalmente envolvido, o problema não é uma catástrofe para mim. Só quando acontece uma catástrofe a mim pessoalmente é que então digo: mas o que está acontecendo comigo?

      Esperar que algo aconteça ou que eu esteja pronto equivale à pergunta que o estudante frequentemente se faz: Quando será o exame, em que dia? Quando será a minha vez? O professor estará de bom humor?

       É como se o estudante não estudasse e não se preparasse para o exame, embora ele estivesse iminente, mas se concentrasse sempre e apenas sobre os “segredos” desconhecidos para ele. Portanto, também nós devemos fazer aquilo que podemos e os segredos não serão um problema para nós.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...