"JOELHO FOBIA" - A AVERSÃO A SE AJOELHAR PERANTE JESUS - LITURGIA DIÁRIA , 09 DE NOVEMBRO DE 2012

sexta-feira, 9 de novembro de 2012


PadrePio6.jpg picture by kjk76_95
“JOELHO FOBIA” - A AVERSÃO A SE AJOELHAR PERANTE JESUS
SANTO PADRE PIO , MESMO SACERDOTE , RECEBE A HÓSTIA CONSAGRADA DE JOELHOS , QUE GRANDE EXEMPLO

NO SIMBOLISMO LITÚRGICO OFICIAL DA SANTA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA, O ATO DE AJOELHAR É O MAIS SIGNIFICATIVO GESTO CORPORAL DE ADORAÇÃO À NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, RESENTE VERDADEIRAMENTE NO SANTÍSSIMO SACRAMENTO DO ALTAR EM CORPO, SANGUE, ALMA E DIVINDADE - (CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA, 1373-1381)

TENHO ESCUTADO, ENTRETANTO, REPETIDOS RELATOS DE SITUAÇÕES QUE FIÉIS CATÓLICOS TEM PASSADO TANTO AQUI NO BRASIL COMO EM OUTROS PAÍSES, DIANTE DE SACERDOTES E MINISTROS DA COMUNHÃO EUCARÍSTICA QUE TEM NEGADO MINISTRAR O CORPO DE NOSSO SENHOR À QUEM DESEJA RECEBÊ-LO AJOELHADO, MUITAS VEZES DETERMINANDO QUE O FIEL SE LEVANTE EM PLENA FILA DA SAGRADA COMUNHÃO, FAZENDO-O PASSAR POR UMA SITUAÇÃO HUMILHANTE E CONSTRANGEDORA E GERANDO UM ESCÂNDALO ENORME . MAS O QUE DIZ A LEI DA SANTA IGREJA À RESPEITO DISSO?

A ESTE RESPEITO, A SAGRADA CONGREGAÇÃO PARA OS SACRAMENTOS E CULTO DIVINO PUBLICOU, EM JULHO DE 2002 UM DOCUMENTO PROIBINDO A ATITUDE DE SACERDOTES QUE NEGAM MINISTRAR A COMUNHÃO A QUEM DESEJA RECEBER NOSSO SENHOR AJOELHADO. DIZ O DOCUMENTO: “A RECUSA DA COMUNHÃO A UM FIEL QUE ESTEJA AJOELHADO, É GRAVE VIOLAÇÃO DE UM DOS DIREITOS BÁSICOS DOS FIÉIS CRISTÃOS. (…) MESMO NAQUELES PAÍSES EM QUE ESTA CONGREGAÇÃO ADOTOU A LEGISLAÇÃO LOCAL QUE RECONHECE O PERMANECER EM PÉ COMO POSTURA NORMAL PARA RECEBER A SAGRADA COMUNHÃO, ELA O FEZ COM A CONDIÇÃO DE QUE OS COMUNGANTES DESEJOSOS DE SE AJOELHAR NÃO SERIA RECUSADA A SAGRADA EUCARISTIA. (…) A PRÁTICA DE AJOELHAR-SE PARA RECEBER A SANTA COMUNHÃO TEM EM SEU FAVOR UMA ANTIGA TRADIÇÃO SECULAR, E É UM SINAL PARTICULARMENTE EXPRESSIVO DE ADORAÇÃO, COMPLETAMENTE APROPRIADO, LEVANDO EM CONTA A VERDADEIRA, REAL E SIGNIFICATIVA PRESENÇA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO DEBAIXO DAS ESPÉCIES CONSAGRADAS. (…) OS SACERDOTES DEVEM ENTENDER QUE A CONGREGAÇÃO CONSIDERARÁ QUALQUER QUEIXA DESSE TIPO COM MUITA SERIEDADE, E, CASO SEJAM PROCEDENTES, ATUARÁ NO PLANO DISCIPLINAR DE ACORDO COM A GRAVIDADE DO ABUSO PASTORAL.” (PROTOCOLO NO 1322/02/L) TAL INTERVENÇÃO FOI REITERADA EM 2003.

TAMBÉM A INSTRUÇÃO REDEMPTIONIS SACRAMENTUM, INSTRUÇÃO PUBLICADA PELA MESMA CONGREGAÇÃO EM 2004, DETERMINA : “QUALQUER BATIZADO CATÓLICO, A QUEM O DIREITO NÃO O PROÍBA, DEVE SER ADMITIDO À SAGRADA COMUNHÃO. ASSIM POIS, NÃO É LÍCITO NEGAR A SAGRADA COMUNHÃO A UM FIEL, POR EXEMPLO, SÓ PELO FATO DE QUERER RECEBER A EUCARISTIA AJOELHADO OU DE PÉ.” (RS, 91)

COM EFEITO, A FORMA TRADICIONAL QUE A SANTA IGREJA TEM DE RECEBER O CORPO DE NOSSO SENHOR É DE JOELHOS (E DIRETAMENTE NA BOCA), EM SINAL DE ADORAÇÃO À NOSSO SENHOR. SE AS NORMAS LITÚRGICAS ATUALMENTE PERMITEM QUE SE RECEBA O CORPO DE NOSSO SENHOR EM PÉ, É PRECISO QUE TENHAMOS CLAREZA QUE, SE POR UM LADO A CONCESSÃO TORNA ISSO MORALMENTE LÍCITO, POR OUTRO LADO ISTO É UMA CONCESSÃO À REGRA TRADICIONAL, E QUE AQUELES QUE DESEJAREM RECEBER O CORPO DE NOSSO SENHOR AJOELHADOS, EM SINAL DE ADORAÇÃO, SÃO LIVRES PARA FAZÊ-LO

VEJO AINDA MUITOS AFIRMAREM QUE TAMBÉM NA CONSAGRAÇÃO EUCARÍSTICA DEVE-SE PERMANECER EM PÉ E NÃO AJOELHADO, E MUITOS AFIRMAM INCLUSIVE QUE APRENDERAM ISSO EM CURSOS DE LITURGIA (!). MAS TAMBÉM QUANTO À ISSO À LEI DA SANTA IGREJA É CLARA EM AFIRMAR NA INSTRUÇÃO GERAL NO MISSAL ROMANO DETERMINA QUE OS FIÉIS ESTEJAM “DE JOELHOS DURANTE A CONSAGRAÇÃO, EXCETO SE RAZÕES DE SAÚDE, A ESTREITEZA DO LUGAR, O GRANDE NÚMERO DOS PRESENTES OU OUTROS MOTIVOS RAZOÁVEIS A ISSO OBSTAREM. AQUELES, PORÉM, QUE NÃO ESTÃO DE JOELHOS DURANTE A CONSAGRAÇÃO, FAZEM UMA INCLINAÇÃO PROFUNDA ENQUANTO O SACERDOTE GENUFLECTE APÓS A CONSAGRAÇÃO.” (IGMR, 43)

TEMOS ENTÃO, NESTAS SITUAÇÕES EM QUE CITAMOS, ALGO COMO SE FOSSE UMA “JOELHOFOBIA”, EM DESACORDO COM O SENSO LITÚRGICO E EM DESOBEDIÊNCIA EXPLÍCITA À LEI DA SANTA IGREJA. E ESCUTO PARA ISSO ARGUMENTAÇÕES COMO: “DEVE-SE ESTAR NÃO DE JOELHOS, MAS EM PÉ COMO SINAL DE PRONTIDÃO”; OU “A EUCARISTIA É BANQUETE E NINGUÉM COME AJOELHADO”; OU AINDA “A EUCARISTIA É PARA SER COMIDA, NÃO PARA SER ADORADA”. ORA, TODAS ESTAS ARGUMENTAÇÕES ESTÃO EQUIVOCADAS!

A CONSAGRAÇÃO E A COMUNHÃO EUCARÍSTICA SÃO, ANTES DE QUALQUER COISA, MOMENTOS SUBLIMES DE ADORAÇÃO, POIS A HÓSTIA CONSAGRADA É A PRESENÇA REAL DE NOSSO SENHOR; JÁ DIZIA SANTO AGOSTINHO, DOUTOR DA SANTA IGREJA: “NINGUÉM COMA DESTA CARNE SE ANTES NÃO A ADOROU.” A SANTA MISSA É A RENOVAÇÃO DO ÚNICO E ETERNO SACRIFÍCIO DE NOSSO SENHOR, E EMBORA TENHA UMA DIMENSÃO DE BANQUETE E CEIA, É UM BANQUETE ESSENCIALMENTE SACRIFICAL, QUE PERDE TOTALMENTE O SENTIDO SE NÃO RECONHECERMOS NELE A DIMENSÃO DE SACRIFÍCIO. NA SANTA MISSA NÃO NOS ALIMENTAMOS DE UMA COMIDA QUALQUER COMO EM UM BANQUETE OU CEIA COMUNS, MAS SIM DO CARNE E DO SANGUE DE NOSSO SENHOR, ESCONDIDOS SOB A APARÊNCIA DO PÃO E DO VINHO. POR ISSO NOS ENSINOU O SAUDOSO PAPA JOÃO PAULO II QUE NÃO SE PODE ESQUECER QUE O “BANQUETE EUCARÍSTICO TEM TAMBÉM UM SENTIDO PRIMÁRIA E PROFUNDAMENTE SACRIFICAL” (MANE NOBISCUM DOMINE, 15)

OCORRE QUE, NA ATUAL CRISE DOUTRINÁRIA E LITÚRGICA QUE VIVEMOS, MUITOS “CATÓLICOS” DITOS “PROGRESSISTAS” NEGAM OU OBSCURECEM A PRESENÇA REAL DE NOSSO SENHOR NO SANTÍSSIMO SACRAMENTO DO ALTAR E O CARÁTER SACRIFICAL DA SANTA MISSA, VIVENDO-A COMO SE FOSSE UM SIMPLES BANQUETE, CEIA, FESTA OU REUNIÃO SOCIAL
SOBRE ISSO, LAMENTA O SAUDOSO PAPA JOÃO PAULO II NA SUA FABULOSA ENCÍCLICA ECCLESIA DE EUCHARISTIA: “AS VEZES TRANSPARECE UM COMPREENSÃO MUITO REDUTIVA DO MISTÉRIO EUCARÍSTICO. DESPOJADO DO SEU VALOR SACRIFICAL, É VIVIDO COMO SE EM NADA ULTRAPASSASSE O SENTIDO E O VALOR DE UM ENCONTRO FRATERNO AO REDOR DA MESMA. ALÉM DISSO, A NECESSIDADE DO SACERDÓCIO MINISTERIAL, QUE SE FUNDAMENTA NA SUCESSÃO APOSTÓLICA, FICA ÀS VEZES OBSCURECIDA, E A SACRAMENTALIDADE DA EUCARISTIA É REDUZIDA À SIMPLES EFICÁCIA DO ANÚNCIO. (…) COMO NÃO MANIFESTAR PROFUNDA MÁGOA POR TUDO ISTO? A EUCARISTIA É UM DOM DEMASIADAMENTE GRANDE PARA SUPORTAR AMBIGUIDADES E REDUÇÕES.” (EE 10) CONSEQUÊNCIA NATURAL DISSO É A DESVALORIZAÇÃO E O DESAPARECIMENTO, EM MUITOS LUGARES, DO SINAIS E SÍMBOLOS LITÚRGICOS QUE EXPRESSAM A FÉ CATÓLICA NO QUE DIZ RESPEITO AO SANTO SACRIFÍCIO DA MISSA, TAIS COMO: OS PARAMENTOS LITÚRGICOS, AS VELAS, O INCENSO, A GENUFLEXÃO, O DOBRAR OS JOELHOS E ASSIM POR DIANTE.

É NECESSÁRIO UMA NOVA TOMADA DE CONSCIÊNCIA ENTRE OS CATÓLICOS, PARA QUE, EM OBEDIÊNCIA AO SUMO PONTÍFICE GLORIOSAMENTE REINANTE – O PAPA BENTO XVI -, O SANTO SACRIFÍCIO DA MISSA SEJA CONHECIDO E VALORIZADO EM SUA ESSÊNCIA, SEUS SINAIS E SÍMBOLOS SEJAM TAMBÉM VALORIZADOS E AS LEIS LITÚRGICAS SEJAM, DE FATO, OBEDECIDAS, CONTRAPONDO-NOS À ISTO QUE É COMO SE FOSSE UMA “JOELHOFOBIA” E À TODOS OS DEMAIS ABUSOS LITÚRGICOS, PARA A GLÓRIA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO NO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
ACIMA , SANTO PADRE , PAPA JOÃO PAULO II , MESMO SENDO PAPA , NÃO FAZ A AUTO COMUNHÃO , E RECEBE NOSSO SENHOR DE JOELHOS - SANTA HUMILDADE DE NOSSO QUERIDO BEATO !!

 LITURGIA DO DIA 09 DE NOVEMBRO DE 2012
PRIMEIRA LEITURA: EZEQUIEL 47, 1-2.8-9.12

BASÍLICA DO LATRÃO , (BRANCO, GLÓRIA, PREFÁCIO PRÓPRIO  - OFÍCIO DA FESTA) - LEITURA DA PROFECIA DE EZEQUIEL - NAQUELES DIAS, 1CONDUZIU-ME ENTÃO À ENTRADA DO TEMPLO. EIS QUE ÁGUAS JORRAVAM DE SOB O LIMIAR DO EDIFÍCIO, EM DIREÇÃO AO ORIENTE (PORQUE A FACHADA DO TEMPLO OLHAVA PARA O ORIENTE). ESSA ÁGUA ESCORRIA POR BAIXO DO LADO DIREITO DO TEMPLO, AO SUL DO ALTAR. 2FEZ-ME SAIR PELA PORTA DO NORTE E CONTORNAR O TEMPLO DO LADO DE FORA ATÉ O PÓRTICO EXTERIOR ORIENTAL; EU VI A ÁGUA BROTAR DO LADO SUL. 8ESSAS ÁGUAS, DISSE-ME ELE, DIRIGEM-SE PARA A PARTE ORIENTAL, ELAS DESCEM À PLANÍCIE DO JORDÃO; ELAS SE LANÇARÃO NO MAR, DE SORTE QUE SUAS ÁGUAS SE TORNARÃO MAIS SAUDÁVEIS. 9EM TODA PARTE AONDE CHEGAR A CORRENTE, TODO ANIMAL QUE SE MOVE NA ÁGUA PODERÁ VIVER, E HAVERÁ LÁ GRANDE QUANTIDADE DE PEIXES. TUDO O QUE ESSA ÁGUA ATINGIR SE TORNARÁ SÃO E SAUDÁVEL E EM TODA PARTE AONDE CHEGAR A TORRENTE HAVERÁ VIDA. 12AO LONGO DA TORRENTE, EM CADA UMA DE SUAS MARGENS, CRESCERÃO ÁRVORES FRUTÍFERAS DE TODA ESPÉCIE, E SUA FOLHAGEM NÃO MURCHARÁ, E NÃO CESSARÃO JAMAIS DE DAR FRUTOS: TODOS OS MESES FRUTOS NOVOS, PORQUE ESSAS ÁGUAS VÊM DO SANTUÁRIO. SEUS FRUTOS SERÃO COMESTÍVEIS E SUAS FOLHAS SERVIRÃO DE REMÉDIO - PALAVRA DO SENHOR

SALMO RESPONSORIAL (SALMO 45)

REFRÃO: OS BRAÇOS  DE UM RIO VÊM TRAZER ALEGRIA / À CIDADE DE DEUS, À MORADA DO ALTÍSSIMO

1. DEUS É NOSSO REFÚGIO E NOSSA FORÇA, MOSTROU-SE NOSSO AMPARO NAS TRIBULAÇÕES. POR ISSO A TERRA PODE TREMER, NADA TEMEMOS; AS PRÓPRIAS MONTANHAS PODEM SE AFUNDAR NOS MARES. - R.

2. OS BRAÇOS DE UM RIO ALEGRAM A CIDADE DE DEUS, O SANTUÁRIO DO ALTÍSSIMO. DEUS ESTÁ NO SEU CENTRO, ELA É INABALÁVEL; DESDE O AMANHECER, JÁ DEUS LHE VEM EM SOCORRO. - R.

3. ESTÁ CONOSCO O SENHOR DOS EXÉRCITOS, NOSSO PROTETOR É O DEUS DE JACÓ. VINDE ADMIRAR AS OBRAS DO SENHOR, OS PRODÍGIOS QUE ELE FEZ SOBRE A TERRA. - R.

EVANGELHO: JOÃO 2, 13-22

PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO JOÃO - NAQUELE TEMPO, 13ESTAVA PRÓXIMA A PÁSCOA DOS JUDEUS, E JESUS SUBIU A JERUSALÉM. 14ENCONTROU NO TEMPLO OS NEGOCIANTES DE BOIS, OVELHAS E POMBAS, E MESAS DOS TROCADORES DE MOEDAS. 15FEZ ELE UM CHICOTE DE CORDAS, EXPULSOU TODOS DO TEMPLO, COMO TAMBÉM AS OVELHAS E OS BOIS, ESPALHOU PELO CHÃO O DINHEIRO DOS TROCADORES E DERRUBOU AS MESAS. 16DISSE AOS QUE VENDIAM AS POMBAS: TIRAI ISTO DAQUI E NÃO FAÇAIS DA CASA DE MEU PAI UMA CASA DE NEGOCIANTES. 17LEMBRARAM-SE ENTÃO OS SEUS DISCÍPULOS DO QUE ESTÁ ESCRITO: O ZELO DA TUA CASA ME CONSOME (SL 68,10). 18PERGUNTARAM-LHE OS JUDEUS: QUE SINAL NOS APRESENTAS TU, PARA PROCEDERES DESTE MODO? 19RESPONDEU-LHES JESUS: DESTRUÍ VÓS ESTE TEMPLO, E EU O REERGUEREI EM TRÊS DIAS. 20OS JUDEUS REPLICARAM: EM QUARENTA E SEIS ANOS FOI EDIFICADO ESTE TEMPLO, E TU HÁS DE LEVANTÁ-LO EM TRÊS DIAS?! 21MAS ELE FALAVA DO TEMPLO DO SEU CORPO. 22DEPOIS QUE RESSURGIU DOS MORTOS, OS SEUS DISCÍPULOS LEMBRARAM-SE DESTAS PALAVRAS E CRERAM NA ESCRITURA E NA PALAVRA DE JESUS - PALAVRA DA SALVAÇÃO

MENSAGEM DE NOSSA SENHORA NO DIA 25 DE OUTUBRO DE 2010 À VIDENTE MARIJA - “QUERIDOS FILHOS, QUE ESTE TEMPO SEJA UM TEMPO DE ORAÇÃO. MEU APELO, MEUS QUERIDOS FILHOS, DESEJA SER UM CHAMADO PARA VOCÊS SE DECIDIREM A SEGUIR O CAMINHO DA CONVERSÃO. PORTANTO, REZEM E PROCUREM A INTERCESSÃO DE TODOS OS SANTOS. POSSAM ELES SER PARA VOCÊS UM EXEMPLO, UM INCENTIVO E UMA ALEGRIA PARA A VIDA ETERNA. OBRIGADA POR TEREM RESPONDIDO AO MEU APELO” – MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE

A IGREJA CELEBRA HOJE , SÃO TEODORO - O SANTO DE HOJE, SÃO TEODORO, FOI UM SOLDADO QUE ACABOU SENDO DECAPITADO NA PROVÍNCIA DO PONTO POR CONFESSAR A FÉ CRISTÃ.ERA JÁ VENERADO NO SÉCULO IV. ACHAITA (TCHORUM, TURQUIA), ONDE SE ENCONTRA O SEU TÚMULO, ATRAIU DURANTE MUITO TEMPO OS PEREGRINOS . A LENDA DEPRESSA LHE EMBELEZOU A MEMÓRIA, ATRIBUINDO-LHE TODA A ESPÉCIE DE AVENTURAS, EM PARTICULAR, COMO A SÃO JORGE, TER MATADO UM DRAGÃO . COM SÃO JORGE E SÃO DEMÉTRIO, É UM DOS "TRÊS GRANDES SOLDADOS MÁRTIRES", PARA OS ORIENTAIS . SÃO TEODORO, ROGAI POR NÓS!

Compartilhe este artigo, evangelize! :

Um comentário:

  1. ajoelhar-se é algo que todo católico deve fazer! afinal de contas é CRISTO vivo que esta na nossa frente! nao tenham medo e nem sintam vergonha irmaos e irmas! na igreja tem gente que faz muitas coisas erradas e ninguem chama a atençao como mulheres que vao semi nuas e homens que vao de calçao e chinelo de dedo! onde esta os padres que nao chamam a atençao desses fieis que nao respeitam? em nada eles podem cobrar um filho (a) de DEUS se eles querem ajoelhar-se e receber a santa comunhão na boca. JESUS e SANTA MÃE DE DEUS abençoe a voce e sua familia que esta lendo isto!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Support : | |
Copyright © 2011. Nossa Senhora de Medjugorje - All Rights Reserved
Template Created by Nossa Senhora de Medjugorje, Aparições de Nossa Senhora
Proudly powered by