SÃO JOÃO CRISÓSTOMO , E A FÉ NA ORAÇÃO , E O TEMOR DO PECADO - LITURGIA DIÁRIA , 14 DE OUTUBRO DE 2012

domingo, 14 de outubro de 2012


SÃO JOÃO CRISÓSTOMO , E A FÉ NA ORAÇÃO E O TEMOR DO PECADO

“NÃO TE AFASTE DA IGREJA: NADA É MAIS FORTE DO QUE ELA. ELA É A TUA ESPERANÇA, O TEU REFÚGIO. ELA É MAIS ALTA QUE O CÉU E MAIS VASTA QUE A TERRA. ELA NUNCA ENVELHECE”

(SÃO JOÃO CRISÓSTOMO)

 

SÃO JOÃO CRISÓSTOMO+ ARMÉNIA, 407. UM DOS QUATRO GRANDES DOUTORES DA IGREJA ORIENTALE BISPO DE CONSTANTINOPLA, NOTABILIZOU-SE PELA RARA ELOQÜENCIA, DE ONDE SEU NOME CRISÓSTOMO (BOCA DE OURO). PESEGUIDO E DESTERRADO PELA IMPERATRIZ EUDÓXIA, MORREU A CAMINHO DO EXÍLIO. SÃO PIO X DECLAROU-O PATRONO DOS ORADORES CRISTÃOS.

CONTA-SE QUE A CÉLEBRE EUDÓXIA, IMPERATRIZ DE CONSTANTINOPLA, CONTRARIADA POR SÃO JOÃO CRISÓSTOMO QUE LHE REPROVARA ALGUNS ATOS, REUNIU, CERTA VEZ, OS SEUS MINISTROS E DISSE-LHES:

- ESSE BISPO IRRITA-ME COM SUAS IMPERTINÊNCIAS. QUE DEVO FAZER PARA CASTIGÁ-LO?

UM DOS MINISTROS SUGERIU LOGO:

- PENSO QUE VOSSA MAJESTADE DEVE CONFISCAR TODOS OS BENS DO PRELADO E DESTERRÁ-LO.

- NADA DISSO - PONDEROU O SEGUNDO-MINISTRO. - ESSE BISPO PRECISA SER PRESO. DECRETAI, MAJESTADE, A PRISÃO DE VOSSO INIMIGO!

O TERCEIRO-MINISTRO NÃO CONCORDOU E DISSE COM SEVERIDADE:

- A MEU VER, SENHORA, O BISPO, PELO EXEMPLO DE REBELDIA QUE PRATICOU, É PASSÍVEL DA PENA DE MORTE. NÃO VEJO, ALIÁS, OUTRA SOLUÇÃO PARA O CASO. É ENTREGÁ-LO ÀS MÃOS DO CARRASCO.

O MAIS PRESTIGIOSO DOS MINISTROS, QUE EXERCIA COM ELEVADA SABEDORIA AS FUNÇÕES DE CONSELHEIRO DA IMPERATRIZ, AO OUVIR AS PÉRFIDAS SUGESTÕES DOS SEUS COLEGAS, ASSIM FALOU:

- BEM VEJO QUE NÃO CONHECEIS O BISPO. AS SUGESTÕES QUE ACABAIS DE FORMULAR NÃO REPRESENTAM, PARA O DIGNO PRELADO, CASTIGO DE ESPÉCIE ALGUMA .

- COMO ASSIM? - RETORQUIU, COM INDISFARÇÁVEL SURPRESA, A IMPERATRIZ. - O CONFISCO DOS BENS, O DESTERRO, A PRISÃO E A MORTE NÃO IMPORTARÃO EM CASTIGOS PARA O BISPO CRISÓSTOMO? POR QUÊ?

- A RAZÃO É SIMPLES - EXPLICOU O JUDICIOSO MINISTRO. - SE VOSSA MAJESTADE CONFISCAR-LHE AS PROPRIEDADES SÓ OS POBRES É QUE PERDERÃO, POIS O BISPO SÓ SE SERVE DOS BENS QUE POSSUI PARA SOCORRO DOS NECESSITADOS. QUE ADIANTA, POR OUTRO LADO, DESTERRÁ-LO, SE PARA O VERDADEIRO CRISTÃO A TERRA INTEIRA É SUA PÁTRIA! LANÇÁ-LO NO FUNDO DE UMA PRISÃO? ISSO PARA O BISPO JAMAIS REPRESENTARÁ UM CASTIGO. DEVOTADO COMO É À CAUSA DE DEUS, ELE SE SENTIRÁ FELIZ POR SOFRER, POR CRISTO, TODAS AS TORTURAS DO CATIVEIRO!

- MAS A MORTE O ASSUSTARÁ COM CERTEZA - ROSNOU, ENTRE OS DENTES, UM DOS MINISTROS.

- NUNCA! - DISCORDOU O CONSELHEIRO. - DE FORMA ALGUMA! CONDENÁ-LO À MORTE SERÁ CONDUZI-LO, PELO MARTÍRIO, AO REINO DO CÉU.

- E QUE DEVO ENTÃO FAZER PARA CASTIGAR O BISPO? - PERGUNTOU A IMPERATRIZ.

- O BISPO CRISÓSTOMO - PROSSEGUIU O CONSELHEIRO - SÓ TEME UMA COISA: É O PECADO. DESEJA VOSSA MAJESTADE CASTIGÁ-LO? NADA MAIS SIMPLES. É PROCURAR UM MEIO QUALQUER DE OBRIGÁ-LO A CAIR EM PECADO!

NO PECADO EXISTE ALGUMA COISA TREMENDA, ODIOSA, HORRÍVEL E ABOMINÁVEL. OS SEUS CARACTERÍSTICOS SÃO OPOSTOS A TUDO QUANTO É PURO E SANTO.

O PECADO É PARA A ALMA O QUE A DOENÇA É PARA O CORPO. DE DEUS.

PODE O CORPO, PRIVADO DE SAÚDE, SUCUMBIR PELA AÇÃO MALÉFICA DA DOENÇA; ASSIM TAMBÉM A ALMA, VENCIDA PELO PECADO, SERÁ LEVADA À ETERNA PERDIÇÃO. UM ESPELHO EMBACIADO OU NÃO REFLETE OU REFLETE MAL. ORA, A ALMA É UM ESPELHO INCAPAZ DE REFLETIR AS VERDADES DA FÉ QUANDO EMPANADA PELO PECADO.

O PECADO É A DESOBEDIÊNCIA À VONTADE DE DEUS, OU AINDA É FAZER AQUILO QUE DEUS ODEIA E MANDA QUE NÃO SE FAÇA. SÃO PAULO DIZ QUE A LEI DE DEUS E "SANTA, JUSTA E BOA". QUEM A TRANSGRIDE OU DESPREZA PRATICA UM ATO CONTRÁRIO À SANTIDADE, À JUSTIÇA E À BONDADE

EIS PORQUE SÃO JOÃO CRISÓSTOMO TEMIA O PECADO.  

DE TODOS OS PADRES DA IGREJA, SÃO JOÃO CRISÓSTOMO É AQUELE CUJA PREGAÇÃO MENOS ENVELHECEU. SUA PREGAÇÃO MORAL E SOCIAL PARECE ESCRITA HOJE . A HONRA DA IGREJA CONSISTE EM CONTAR COM OS HOMENS, COMO JOÃO CRISÓSTOMO, QUE NÃO PACTUARAM COM O PODER, COM O DINHEIRO, E QUE SOUBERAM TOMAR O PARTIDO DOS POBRES. TODA A FÉ DESTE HOMEM EXPRIME-SE EM SUA PALAVRA. E ESTA PALAVRA VIVE SEMPRE  . O PODER DA ORAÇÃO É MUITO GRANDE.... POR ORAÇÃO ENTENDO, NÃO AQUELA QUE ESTÁ SÓ NOS LÁBIOS, MAS A QUE BROTA DO FUNDO DO CORAÇÃO . "A ORAÇÃO É A LUZ DA ALMA, O VERDADEIRO CONHECIMENTO DE DEUS, MEDIAÇÃO ENTRE DEUS E OS HOMENS. PELA ORAÇÃO É A ALMA ELEVADA ATÉ AOS CÉUS UNINDO-SE AO SENHOR NUM ABRAÇO INEFÁVEL. COMO CRIANÇA QUE, CHORANDO, CHAMA POR SUA MÃE, A ALMA ANSEIA O LEITE DIVINO, PEDE QUE SEJAM OUVIDOS OS SEUS APELOS E RECEBE DONS SUPERIORES A TUDO O QUE É NATURAL E VISÍVEL.

A ORAÇÃO É VENERÁVEL MENSAGEIRA QUE NOS LEVA À PRESENÇA DE DEUS, ALEGRANDO A ALMA E TRANQUILIZANDO O CORAÇÃO.

REFIRO-ME SIM À ORAÇÃO QUE NÃO CONSISTE SOMENTE EM PALAVRAS. A ORAÇÃO É DESEJO DE DEUS, PIEDADE INEFÁVEL , QUE NÃO PROVÉM DOS HOMENS MAS É GRAÇA DIVINA, COMO DIZ O APÓSTOLO: NÃO SABEMOS O QUE DEVEMOS PEDIR EM NOSSAS ORAÇÕES, MAS O PRÓPRIO ESPÍRITO INTERCEDE POR NÓS COM GEMIDOS INEFÁVEIS . NÃO HÁ, POIS, DESCULPA, COMO DIZ SÃO JOÃO CRISÓSTOMO, PARA AQUELE QUE SUCUMBE POR DEIXAR DE ORAR. PORQUE, SE TIVESSE ORADO, NÃO TERIA SIDO SURPREENDIDO POR SEUS INIMIGOS. NÃO QUIS VENCER O INIMIGO, ABANDONANDO A ORAÇÃO” . O HOMEM MAIS PODEROSO É O QUE REZA, PORQUE SE FAZ PARTICIPANTE DO PODER DE DEUS" .  MOSTRA-NOS A BELEZA DA CRIAÇÃO E A TRANSPARÊNCIA DE DEUS NA SUA CRIAÇÃO, A QUAL SE TORNA ASSIM QUASE QUE UMA "ESCADA" PARA SUBIR A DEUS, PARA O CONHECER . MAS A ESTE PRIMEIRO PASSO ACRESCENTA-SE UM SEGUNDO:  ESTE DEUS CRIADOR É TAMBÉM O DEUS DA CONDESCENDÊNCIA (SYNKATABASIS). NÓS SOMOS DÉBEIS NA "SUBIDA", OS NOSSOS OLHOS SÃO DÉBEIS. E ASSIM DEUS TORNA-SE O DEUS DA CONDESCENDÊNCIA, QUE ENVIA AO HOMEM PECADOR E ESTRANGEIRO UMA CARTA, A SAGRADA ESCRITURA, DE MODO QUE CRIAÇÃO E SAGRADA ESCRITURA COMPLETAM-SE. À LUZ DA ESCRITURA, DA CARTA QUE DEUS NOS DEU, PODEMOS DECIFRAR A CRIAÇÃO. DEUS É CHAMADO "PAI TERNO" (PHILOSTORGIOS) (IBID.), MÉDICO DAS ALMAS (HOMILIA 40, 3 SOBRE O GÉNESIS), MÃE (IBID.) E AMIGO AFECTUOSO (SOBRE A PROVIDÊNCIA 8, 11-12). MAS A ESTE SEGUNDO PASSO PRIMEIRO A CRIAÇÃO COMO "ESCADA" PARA DEUS E DEPOIS A CONDESCENDÊNCIA DE DEUS ATRAVÉS DUMA CARTA QUE NOS DEU, A SAGRADA ESCRITURA ACRESCENTA-SE UM TERCEIRO PASSO. DEUS NÃO SÓ NOS TRANSMITE UMA CARTA:  EM DEFINITIVA, DESCE ELE MESMO, ENCARNA-SE, TORNA-SE REALMENTE "DEUS CONNOSCO", NOSSO IRMÃO ATÉ À MORTE NA CRUZ. E A ESTES TRÊS PASSOS DEUS É VISÍVEL NA CRIAÇÃO, DEUS DÁ-NOS UMA SUA CARTA, DEUS DESCE E TORNA-SE UM DE NÓS ACRESCENTA-SE NO FINAL UM QUARTO PASSO. NO ARCO DA VIDA E DA ACÇÃO DO CRISTÃO, O PRINCÍPIO VITAL E DINÂMICO É O ESPÍRITO SANTO (PNEUMA), QUE TRANSFORMA AS REALIDADES DO MUNDO. DEUS ENTRA NA NOSSA EXISTÊNCIA ATRAVÉS DO ESPÍRITO SANTO E TRANSFORMA-NOS DO INTERIOR DO NOSSO CORAÇÃO

 LITURGIA DO DIA 14 DE OUTUBRO DE 2012
PRIMEIRA LEITURA: SABEDORIA 7, 7-11

XXVIII DO TEMPO COMUM , (VERDE, GLÓRIA, CREIO - IV SEMANA DO SALTÉRIO) - LEITURA DO LIVRO DA SABEDORIA -  7ASSIM IMPLOREI E A INTELIGÊNCIA ME FOI DADA, SUPLIQUEI E O ESPÍRITO DA SABEDORIA VEIO A MIM. 8EU A PREFERI AOS CETROS E TRONOS, E AVALIEI A RIQUEZA COMO UM NADA AO LADO DA SABEDORIA. 9NÃO COMPAREI A ELA A PEDRA PRECIOSA, PORQUE TODO O OURO AO LADO DELA É APENAS UM POUCO DE AREIA, E PORQUE A PRATA DIANTE DELA SERÁ TIDA COMO LAMA. 10EU A AMEI MAIS DO QUE A SAÚDE E A BELEZA, E GOZEI DELA MAIS DO QUE DA CLARIDADE DO SOL, PORQUE A CLARIDADE QUE DELA EMANA JAMAIS SE EXTINGUE. 11COM ELA ME VIERAM TODOS OS BENS, E NAS SUAS MÃOS INUMERÁVEIS RIQUEZAS. - PALAVRA DO SENHOR

SALMO RESPONSORIAL(89)

REFRÃO: SACIAI-NOS, Ó SENHOR, COM VOSSO AMOR,/ E EXULTAREMOS DE ALEGRIA!

1. ENSINAI-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS,/ E DAI AO NOSSO CORAÇÃO SABEDORIA!/ SENHOR, VOLTAI-VOS! ATÉ QUANDO TARDAREIS?/ TENDE PIEDADE E COMPAIXÃO DE VOSSOS SERVOS! -R.

2. SACIAI-NOS DE MANHÃ COM VOSSO AMOR,/ E EXULTAREMOS DE ALEGRIA TODO O DIA!/ ALEGRAI-NOS PELOS DIAS QUE SOFREMOS,/ PELOS ANOS QUE PASSAMOS NA DESGRAÇA! -R.

3. MANIFESTAI A VOSSA OBRA A VOSSOS SERVOS,/ E A SEUS FILHOS REVELAI A VOSSA GLÓRIA!/ QUE A BONDADE DO SENHOR E NOSSO DEUS/ REPOUSE SOBRE NÓS E NOS CONDUZA!/ TORNAI FECUNDO, Ó SENHOR, NOSSO TRABALHO. -R

SEGUNDA LEITURA: HEBREUS 4, 12-13

LEITURA DA CARTA AOS HEBREUS - 12PORQUE A PALAVRA DE DEUS É VIVA, EFICAZ, MAIS PENETRANTE DO QUE UMA ESPADA DE DOIS GUMES E ATINGE ATÉ A DIVISÃO DA ALMA E DO CORPO, DAS JUNTAS E MEDULAS, E DISCERNE OS PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO. 13NENHUMA CRIATURA LHE É INVISÍVEL. TUDO É NU E DESCOBERTO AOS OLHOS DAQUELE A QUEM HAVEMOS DE PRESTAR CONTAS. - PALAVRA DO SENHOR

EVANGELHO: MARCOS 10, 17-30

PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO MARCOS - NAQUELE TEMPO, 17TENDO ELE SAÍDO PARA SE PÔR A CAMINHO, VEIO ALGUÉM CORRENDO E, DOBRANDO OS JOELHOS DIANTE DELE, SUPLICOU-LHE: "BOM MESTRE, QUE FAREI PARA ALCANÇARA VIDA ETERNA?" 18JESUS DISSE-LHE: "POR QUE ME CHAMAS BOM? SÓ DEUS É BOM. 19CONHECES OS MANDAMENTOS: NÃO MATES; NÃO COMETAS ADULTÉRIO; NÃO FURTES; NÃO DIGAS FALSO TESTEMUNHO; NÃO COMETAS FRAUDES; HONRA PAI E MÃE." 20ELE RESPONDEU-LHE: "MESTRE, TUDO ISTO TENHO OBSERVADO DESDE A MINHA MOCIDADE." 21JESUS FIXOU NELE O OLHAR, AMOU-O E DISSE-LHE: "UMA SÓ COISA TE FALTA; VAI, VENDE TUDO O QUE TENS E DÁ-O AOS POBRES E TERÁS UM TESOURO NO CÉU. DEPOIS, VEM E SEGUE-ME. 22ELE ENTRISTECEU-SE COM ESTAS PALAVRAS E FOI-SE TODO ABATIDO, PORQUE POSSUÍA MUITOS BENS. 23E, OLHANDO JESUS EM DERREDOR, DISSE A SEUS DISCÍPULOS: "QUÃO DIFICILMENTE ENTRARÃO NO REINO DE DEUS OS RICOS!" 24OS DISCÍPULOS FICARAM ASSOMBRADOS COM SUAS PALAVRAS. MAS JESUS REPLICOU: "FILHINHOS, QUÃO DIFÍCIL É ENTRAREM NO REINO DE DEUS OS QUE PÕEM A SUA CONFIANÇA NAS RIQUEZAS! 25É MAIS FÁCIL PASSAR O CAMELO PELO FUNDO DE UMA AGULHA DO QUE ENTRAR O RICO NO REINO DE DEUS." 26ELES AINDA MAIS SE ADMIRAVAM, DIZENDO A SI PRÓPRIOS: "QUEM PODE ENTÃO SALVAR-SE?" 27OLHANDO JESUS PARA ELES, DISSE: "AOS HOMENS ISTO É IMPOSSÍVEL, MAS NÃO A DEUS; POIS A DEUS TUDO É POSSÍVEL. 28PEDRO COMEÇOU A DIZER-LHE: "EIS QUE DEIXAMOS TUDO E TE SEGUIMOS." 29RESPONDEU-LHE JESUS. "EM VERDADE VOS DIGO: NINGUÉM HÁ QUE TENHA DEIXADO CASA OU IRMÃOS, OU IRMÃS, OU PAI, OU MÃE, OU FILHOS, OU TERRAS POR CAUSA DE MIM E POR CAUSA DO EVANGELHO 30QUE NÃO RECEBA, JÁ NESTE SÉCULO, CEM VEZES MAIS CASAS, IRMÃOS, IRMÃS, MÃES, FILHOS E TERRAS, COM PERSEGUIÇÕES E NO SÉCULO VINDOURO A VIDA ETERNA. - PALAVRA DA SALVAÇÃO

MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM 2 DE FEVEREIRO DE 2011 ATRAVÉS DA VIDENTE MIRJANA – “QUERIDOS FILHOS, VOCÊS ESTÃO SE CHEGANDO AO REDOR DE MIM, VOCÊS ESTÃO PROCURANDO O SEU CAMINHO, VOCÊS ESTÃO PROCURANDO, VOCÊS ESTÃO PROCURANDO A VERDADE, MAS ESTÃO ESQUECENDO O QUE É MAIS IMPORTANTE, VOCÊS ESTÃO ESQUECENDO DE REZAR APROPRIADAMENTE. SEUS LÁBIOS PRONUNCIAM PALAVRAS SEM FIM, MAS SEU ESPÍRITO NÃO SENTE NADA. VAGANDO NA ESCURIDÃO, VOCÊS IMAGINAM MESMO DEUS DE ACORDO COM VOCÊS PRÓPRIOS E NÃO TAL COMO ELE REALMENTE É NO SEU AMOR. QUERIDOS FILHOS, A ORAÇÃO APROPRIADA VEM DO FUNDO DO CORAÇÃO, DE SEU SOFRIMENTO, DE SUA ALEGRIA, DE SUA PROCURA PELO PERDÃO DOS PECADOS. ESTA É A MANEIRA PARA SE CHEGAR A CONHECER O DEUS VERDADEIRO, E TAMBÉM A SI PRÓPRIOS, PORQUE VOCÊS SÃO CRIADOS DE ACORDO COM ELE. A ORAÇÃO LEVARÁ VOCÊS AO CUMPRIMENTO DO MEU DESEJO, DA MINHA MISSÃO AQUI COM VOCÊS, À UNIDADE DA FAMÍLIA DE DEUS. OBRIGADA” – MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE

A IGREJA CELEBRA HOJE , SÃO CALISTO I - OS PAPAS DA IGREJA SÃO POR EXCELÊNCIA OS PRÍNCIPES DO CRISTIANISMO, E HOJE LEMBRAMOS UM DOS PRÍNCIPES DA FÉ QUE MAIS SE DESTACOU ENTRE OS PRIMEIROS PAPAS: SÃO CALISTO I. FILHO DE UMA HUMILDE FAMÍLIA ROMANA, NASCEU EM 160. ADMINISTRADOR DOS NEGÓCIOS DE UM COMERCIANTE, CALISTO PASSOU POR GRANDES DIFICULDADES, POIS ALGO SAIU DE ERRADO NO TRABALHO, CHEGANDO A SER FLAGELADO E DEPORTADO PARA A ILHA DA SARDENHA, ONDE COMO CONDENAÇÃO ENFRENTOU TRABALHOS FORÇADOS NAS MINAS, JUNTAMENTE COM CRISTÃOS CONDENADOS POR MOTIVOS DE FÉ. SEM DÚVIDA, COM A CONVIVÊNCIA COM OS CRISTÃOS QUE ENFRENTAVAM O MARTÍRIO, POIS O CRISTIANISMO ERA CONSIDERADO RELIGIÃO ILEGAL, CALISTO DECIDIU SEGUIR A JESUS. MAIS TARDE MUITOS CRISTÃOS FORAM RESGATADOS DO EXÍLIO E A COMUNIDADE CRISTÃ O LIBERTOU.  O SANTO DE HOJE COLABOROU COM O PAPA VÍTOR E DEPOIS COMO DIÁCONO AJUDOU O PAPA ZEFERINO EM ROMA, POIS ASSUMIU, COM MUITA SABEDORIA, A ADMINISTRAÇÃO DAS CATACUMBAS, NA VIA ÁPIA, QUE ERAM AQUELES CEMITÉRIOS CRISTÃOS, QUE SE ENCONTRAVAM NO SUBSOLO POR MOTIVOS DE SEGURANÇA, E TAMBÉM SERVIAM PARA CELEBRAÇÕES LITÚRGICAS, ALÉM DE GUARDAR PARA A RESSURREIÇÃO OS CORPOS DOS MÁRTIRES E DOS PRIMEIROS PAPAS . COM A MORTE DO PAPA ZEFERINO, O CLERO E O POVO ELEGERAM CALISTO COMO O SUCESSOR DESTE, APESAR DE SUA ORIGEM ESCRAVA. FOI PERSEGUIDO, CALUNIADO E MORREU MÁRTIR, QUANDO ACABOU CONDENADO AO EXÍLIO. SEGUNDO A TRADIÇÃO MAIS SEGURA, MORREU NUMA REVOLTA POPULAR CONTRA OS CRISTÃOS E FOI LANÇADO A UM POÇO . DURANTE OS SEIS ANOS DE PASTOREIO ZELOSO E SANTO, SÃO CALISTO I CONDENOU A DOUTRINA QUE SE POSICIONAVA CONTRA A SANTÍSSIMA TRINDADE. ATÉ O SEU MARTÍRIO DEFENDEU A MISERICÓRDIA DE DEUS, QUE SE EXPRESSA PELA IGREJA, QUE PERDOA OS PECADOS DOS QUE CUMPREM AS CONDIÇÕES DE PENITÊNCIA, ASSIM, COMBATIA CALISTO OS RIGORISTAS QUE CONDENAVAM OS APÓSTATAS ADÚLTEROS E HOMICIDAS . SÃO CALISTO I, ROGAI POR NÓS!

 

 

 
Compartilhe este artigo, evangelize! :

0 comentários:

Deixe seu comentario

O que você achou do artigo... !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Support : | |
Copyright © 2011. Nossa Senhora de Medjugorje - All Rights Reserved
Template Created by Nossa Senhora de Medjugorje, Aparições de Nossa Senhora
Proudly powered by