RESPOSTA PARA OS QUE DIZEM QUE A IGREJA ESTÁ FORA DE MODA

segunda-feira, 15 de outubro de 2012


RESPOSTA PARA ÀQUELES QUE DIZEM QUE A IGREJA "ESTÁ FORA DE MODA"

 

O ARCEBISPO DE NOVA IORQUE E PRESIDENTE DA CONFERÊNCIA EPISCOPAL DOS ESTADOS UNIDOS, CARDEAL TIMOTHY DOLAN, RESPONDEU COM SIMPLICIDADE E PRECISÃO, BASEADO NA VIDA COTIDIANA, ÀQUELES QUE AFIRMAM  QUE A IGREJA É "ANACRÔNICA" OU ESTÁ "FORA DE MODA".

 

NA MAIS RECENTE PUBLICAÇÃO DE SEU BLOG PESSOAL NO SITE DA ARQUIDIOCESE DE NOVA IORQUE, O CARDEAL RESPONDEU ÀS CRÍTICAS QUE DIZEM QUE A IGREJA DEVE "COLOCAR-SE AO DIA COM AS NOVAS ÉPOCAS OU VAI PERDER FIÉIS!"

 

COM UM CLARO TOM DE IRONIA, O CARDEAL COMENTA QUE TAMBÉM UNS DIZEM QUE O PAPA JUAN XXIII IA INICIAR ALGUMAS MUDANÇAS COM O CONCÍLIO VATICANO II PARA "COLOCAR A IGREJA EM DIA", MAS QUE O "INDECISO" PAULO VI E "O POLONÊS DE MENTE FECHADA" JOÃO PAULO II, E O "AUTORITATIVO PANZERKARDINAL" JOSEPH RATZINGER, AGORA BENTO XVI, "ARRUINARAM TUDO COM SEU CONSERVADORISMO!"

 

A SEGUIR O CARDEAL EXPLICA QUE O PAPA JOÃO XXIII REUNIU O CONCÍLIO PARA DEBATER A MELHOR FORMA DE TRANSMITIR A FÉ "SEM COMPROMETER OU DILUIR SUA INTEGRIDADE. E, DE ACORDO AOS ENSINAMENTOS DO MESMO CONCÍLIO, É O PAPA, UNIDO AOS BISPOS DA IGREJA, QUE PROPORCIONAM A GENUÍNA INTERPRETAÇÃO DO SIGNIFICADO DO CONCÍLIO".

 

O CARDEAL EXPLICA LOGO QUE O QUE DEVE ADEQUAR-SE AOS TEMPOS É A FORMA QUE A FÉ É APRESENTADA E QUE A MISSÃO DA IGREJA E SEUS ENSINAMENTOS NÃO DEVEM SER ALTERADOS, MAS DEVEM ESTAR CONFORMES À REVELAÇÃO DE DEUS NA BÍBLIA, AO DIREITO NATURAL, AOS ENSINAMENTOS DE JESUS E AO MAGISTÉRIO DA IGREJA (OS ENSINAMENTOS DO PAPA E DOS BISPOS).

 

PARA DEIXAR AINDA MAIS CLARO QUE OS ENSINAMENTOS DA IGREJA NÃO ESTÃO "FORA DE MODA", O CARDEAL PÕE TRÊS EXEMPLOS CONCRETOS.

 

O PRIMEIRO SE REFERE À CONVIVÊNCIA ANTES DO MATRIMÔNIO E A VIDA SEXUAL ATIVA, QUE SEGUNDO A IGREJA PERTENCE APENAS AO ÂMBITO DO MATRIMÔNIO. "TAL AFIRMAÇÃO, COMO SABEM, É QUALIFICADA DE TOLA, IMPRÁTICA E REPRESSIVA".

 

ENTRETANTO, PROSSEGUE O PRELADO, "NÃO FOI UM JORNAL CATÓLICO -A NÃO SER JUSTAMENTE O CONTRÁRIO- O NEW YORK TIMAS (QUE NO DIA 15 DE ABRIL DE 2012) INFORMOU AS SOMBRIAS ESTATÍSTICAS DE COMO A CONVIVÊNCIA ANTES DO MATRIMÔNIO GERA ALTOS GRAUS DE INFELICIDADE MARITAL E DIVÓRCIO!"

 

O SEGUNDO CASO É O DE UMA MULHER QUE PROCURA O SEU PÁROCO PARA PEDIR CONSOLO PORQUE AGORA NÃO PODE FICAR GRÁVIDA PORQUE, SEGUNDO O SEU MÉDICO, DURANTE 15 ANOS TOMOU A PÍLULA ANTICONCEPCIONAL, UM TEMA COM O QUAL ALGUNS SE BURLAVAM DA IGREJA. "A MULHER MESMO CONCLUI QUE O RESPEITO DA IGREJA PELA INTEGRIDADE NATURAL DO CORPO NÃO ESTÁ PARA NADA 'ULTRAPASSADO'".

 

O TERCEIRO CASO É UM HOMEM QUE SE APROXIMA DO PRÓPRIO CARDEAL PARA CONTAR-LHE O SEU DRAMA: ESTÁ VELHO, SOZINHO E VAI MORRER. DEIXOU A SUA ESPOSA E FILHOS UMA DÉCADA ATRÁS, PROCUROU DINHEIRO, PRESTÍGIO, PROPRIEDADES E UMA ESPOSA MAIS BONITA E MAIS JOVEM. ANOS ATRÁS ELE SE BURLOU DO SACERDOTE QUE LHE ADVERTIU SOBRE OS PERIGOS DE "ADORAR O DINHEIRO E O PRAZER".

 

"E AGORA -DIZ O CARDEAL DOLAN- O HOMEM ESTÁ MORRENDO SOZINHO, RECORDANDO AS PALAVRAS DE JESUS: 'DE QUE SERVE AO HOMEM GANHAR O MUNDO INTEIRO SE AO FAZÊ-LO PERDE SEU ALMA?' O HOMEM ADMITE QUE, NO FINAL DAS CONTAS, A IGREJA TINHA RAZÃO".

 

O ARCEBISPO ASSINALA QUE "A IGREJA 'NÃO ESTÁ FORA DE FOCO', MAS AO CONTRÁRIO SE ENCONTRA NO MEIO DE TUDO E BASTANTE MAIS ADIANTE DE NÓS PORQUE TEM OS OLHOS NA ETERNIDADE. É UMA MÃE AMOROSA E SÁBIA, FUNDADA SOBRE AQUELE QUE É 'O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA'".

 

"ELA, A IGREJA, NÃO TEM QUE MUDAR DE PERSPECTIVA, MAS NÓS TEMOS QUE MUDAR DE VIDA. ESQUEÇAM-SE DE 'ADAPTAR-SE AOS NOVOS TEMPOS' NO QUE DIZ RESPEITO À FÉ E À MORAL. EM VEZ DISSO 'COLOQUEM-SE EM DIA COM O ETERNO!', CONCLUIU"

 
Compartilhe este artigo, evangelize! :

0 comentários:

Deixe seu comentario

O que você achou do artigo... !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Support : | |
Copyright © 2011. Nossa Senhora de Medjugorje - All Rights Reserved
Template Created by Nossa Senhora de Medjugorje, Aparições de Nossa Senhora
Proudly powered by