quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O "Discurso da lua"





Queridos irmãos, queridas irmãs, a paz! Vocês gostariam de sorrir? Então leiam estas singelas palavras do “Papa bom”. Na noite de abertura do Concílio Vaticano II, uma multidão dirigiu-se espontaneamente à Praça São Pedro, rezando e levando velas acesas. Foi então que João XXIII, o “papa bom”, pronunciou, de forma improvisada, um dos seus mais famosos discursos: “o discurso da lua”. É impossível lê-lo sem sorrir. Transparecem, nestas palavras, a ternura e a bondade do coração daquele santo Papa.

Queridos filhinhos, estou ouvindo as vossas vozes. A minha é apenas uma, mas reúne todas as vozes do mundo inteiro. Todo o mundo está aqui representado. Parece que até a lua antecipou-se esta noite. Observai-na lá no alto, a contemplar este espetáculo. É que encerramos uma grande jornada de paz. Sim, de paz: Glória a Deus e paz aos homens de boa vontade.
A minha pessoa não conta para nada, quem vos fala é um irmão, que se tornou pai por vontade de Nosso Senhor, mas tudo junto – paternidade e fraternidade – é graça de Deus, tudo, tudo. Continuemos, pois, a querer-nos bem, a querer-nos bem assim, olhando-nos mutuamente no encontro, recolhendo aquilo que nos une, deixando de lado qualquer coisa que nos possa criar alguma dificuldade: nada. Fratres sumus.
Esta manhã aconteceu um espetáculo que nem a basílica de São Pedro, que tem quatro séculos de história, jamais pôde contemplar. Honremos as impressões desta noite. Que os nossos sentimentos permaneçam sempre como agora os manifestamos diante do céu e da terra. Fé, esperança, caridade, amor a Deus, amor aos irmãos. E assim, todos juntos, mutuamente apoiados, na santa paz do Senhor, para as obras do bem.


Quando voltardes para casa, encontrareis vossos meninos. Fazei uma carícia às vossas crianças e dizei: “Esta é a carícia do Papa”. Encontrareis algumas lágrimas por enxugar, fazei alguma coisa… dizei uma palavra boa: “O Papa está conosco, especialmente nas horas de tristeza e de amargura”. E assim, todos juntos, animemo-nos, cantando, suspirando, chorando, mas sempre, sempre cheios de confiança em Cristo que nos ajuda e nos escuta, para avançarmos e retomarmos o nosso caminho.
E, agora, queiram receber a bênção que vos dou e também meu desejo de uma boa noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...